Boas-vindas a mais um curso! Eu sou a Thalyta Onimaru, instrutora de Inovação e Gestão na Alura, e vou acompanhar você ao longo desta prática de aprendizado.
Audiodescrição: Thalyta se descreve como uma mulher amarela de pele branca, com cabelos pretos lisos e longos, e olhos pretos. Ela usa batom vermelho na boca, delineador preto nos olhos, brincos dourados nas orelhas, um cordão dourado no pescoço, veste uma camisa preta, e está sentada em frente a uma parede branca com iluminação gradiente roxa.
Agora que já nos conhecemos melhor, é a hora de falarmos sobre o tema deste vídeo e curso: a prática de análise e construção de estratégias voltadas para o Google Analytics.
Se você chegou até este curso, certamente, tem interesse em saber o que fazer após abrir o Google Analytics, configurar e se deparar com dados e números. Como tomar decisões e ter certeza de que estamos fazendo a escolha certa para nosso negócio, site ou aplicativo, visando o crescimento desejado? Nesse contexto, temos duas notícias: uma ruim e uma boa.
- A ruim é que não existe uma fórmula mágica que podemos passar, um segredo que garanta o sucesso do negócio ou que deixe a conta do Analytics perfeita. Infelizmente, ainda não temos essa fórmula;
- A boa é que a prática leva à perfeição. Quanto mais praticarmos análise de dados, levantamento de hipóteses com base em dados, e elaboração de estratégias, mais experientes nos tornaremos. Isso facilitará a análise de quais dados devemos considerar e quais estratégias adotar com base nos dados.
Para exemplificar, estamos com a página do Google Analytics aberta. No menu à esquerda, em "Relatórios", podemos acessar a seção "Monetização > Jornada de compra". Nessa página, temos um exemplo de funil de vendas, que é apenas um dos vários relatórios disponíveis no Google Analytics.
Ao analisar este funil, podemos obter diversos insights. Ele é dividido em cinco etapas:
- Início de sessão;
- Conferir produto;
- Adicionar ao carrinho;
- Iniciar pagamento;
- Comprar.
Nesse funil, há uma queda significativa de uma etapa para outra. Isso não é motivo para desespero, pois é algo comum. No entanto, podemos extrair vários insights a partir desses dados.
Por exemplo: na etapa 3, onde as pessoas adicionam o produto ao carrinho, há uma queda acentuada para a etapa 4. Essa queda é mais preocupante do que a da etapa 1 para a 2, pois a pessoa consumidora já percorreu um longo caminho: conheceu a marca, acessou o site, conferiu o produto, escolheu detalhes, inseriu o CEP e adicionou ao carrinho, mas não iniciou o pagamento.
Existem várias hipóteses para essa situação:
- Pode ser que a pessoa tenha esperado frete grátis ou um cupom de desconto e não conseguiu;
- Talvez o valor do frete não tenha sido informado antes de adicionar ao carrinho e foi alto;
- Ou, simplesmente, a pessoa mudou de ideia ou pretende voltar depois para comprar.
Da mesma forma, a transição da etapa 4 para a 5 também é preocupante. É frustrante quando alguém inicia o pagamento, mas não conclui a compra. Talvez a pessoa quisesse parcelar, mas havia juros ou taxas, ou ela queria pagar via PIX, mas essa opção não estava disponível.
Quanto mais pensarmos em hipóteses e analisarmos dados concretamente, reunindo informações e realizando testes para melhorias no negócio, site ou aplicativo, melhores serão os resultados.
A análise de dados no marketing é essencial para entender o comportamento da pessoa consumidora. Tomar decisões baseadas em dados aumenta a chance de serem mais assertivas, pois não agimos conforme o que achamos, mas com foco específico e mensurando a estratégia.
Se você é profissional de marketing com contato prévio com o Google Analytics, e quer aprimorar sua estratégia de análise e construção de estratégias baseadas em dados, te convidamos a realizar este curso e praticar bastante com base nas atividades propostas. Bons estudos!
O curso Praticando Google Analytics: análises e construção de estratégias possui 6 minutos de vídeos, em um total de 12 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Marketing Digital em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.
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