Boas-vindas ao curso de Google Analytics da Alura, no qual abordaremos a configuração de contas e a extração de relatórios. Eu sou Thalyta Onimaru e serei sua instrutora ao longo do curso.
Audiodescrição: Thalyta é uma mulher amarela de pele branca, utiliza óculos de armação preta, tem os cabelos presos longos soltos e está usando uma camisa listrada nas cores azul e branco. Atrás dela, uma parede de coloração roxa.
Este curso é destinado a quem já se aventura no mundo do Google Analytics e deseja aprofundar seus conhecimentos, ou para quem está começando agora no mundo da análise de dados e quer entender tudo sobre o assunto. Serão explorados todos os principais pontos para a criação de uma conta eficiente no Google Analytics.
Nós vamos criar a conta juntos, configurá-la e navegar de maneira prática pela plataforma. Além disso, serão abordadas métricas, configurações personalizadas e eventos. O objetivo é que, ao final, você consiga exportar seus dados em relatórios e, com base neles, obter insights para tomadas de decisão mais estratégicas.
É importante lembrar que todo o conteúdo aprendido deve ser colocado em prática para uma aprendizagem mais efetiva. Durante as aulas, enquanto a plataforma for configurada, sinta-se convidado(a) a acompanhar o processo, configurando ao mesmo tempo, para que no final também realize a exportação de seus relatórios.
Nós da Alura preparamos a didática do curso com muito cuidado. Além disso, todos terão acesso ao fórum e ao Discord, onde poderá compartilhar ideias e dúvidas sobre o curso. Será um prazer te atender por lá. Aproveite bastante o curso e bons estudos!
Sou o tipo de pessoa que realiza muitas compras online, até mesmo produtos como sabão em pó eu compro pela internet. Antes de realizar qualquer compra, sempre busco saber mais sobre a marca que estou consumindo. Um dos critérios é verificar se a marca possui um site ou um aplicativo confiável e bem estruturado. Afinal, na internet, estamos sempre sujeitos a golpes. Esse é um critério importante para procurar informações sobre a marca.
Quando nos sentimos mais seguros ao consumir? Com uma marca que possui um site bem estruturado, com bastante informações, ou com uma marca que não possui presença online? A resposta é clara. Um site está presente em nossa estrutura de compra, seja para adquirir um produto ou serviço, ou para divulgar algum serviço. O site está presente em todo o funil de vendas, desde a atração, quando os clientes conhecem e associam a marca a algo, até a venda, permitindo realizar transações ou encaminhar para plataformas como o WhatsApp para finalizar a venda. Sites e aplicativos são, de fato, mecanismos importantes para trabalhar com marketing digital.
Além de vender, o funil de vendas possui uma etapa de "analisar", na qual entra o Google Analytics, também conhecido como GA4, uma plataforma da Google para monitorar aplicativos e sites, gerando dados e insights sobre o comportamento dos usuários. Ele pode ser utilizado para acompanhamento de e-commerces, monitoramento de blogs e sites de conteúdo, e para avaliar o desempenho de campanhas.
Ao longo do curso, veremos como o Google Analytics e o Google Ads trabalham juntos, complementando-se. Com uma boa campanha no Google Ads, obtemos bons resultados no Google Analytics. Caso contrário, podemos usar os resultados do Google Analytics para analisar o desempenho da campanha no Google Ads. Também é possível observar o comportamento do usuário em aplicativos e fazer uma análise competitiva - afinal, com tantos sites, aplicativos e e-commerces na internet, é importante ter esses dados para se destacar em relação à concorrência.
Para trabalhar mais com o Google Analytics, apresentaremos o projeto que será desenvolvido ao longo do curso: o Fortal Fora de Rota. Este site visa diversificar e revolucionar o turismo em Fortaleza, proporcionando aos visitantes uma perspectiva local e experiências únicas. Nosso objetivo é expandir o Fortal Fora de Rota utilizando o Google Analytics.
Para acessar o Google Analytics, é necessário entrar no Google Marketing Platform. No menu superior, encontramos as opções "para pequena empresas" e "para grandes empresas", além do blog do Google. Acessaremos "para pequenas empresas" e, no centro, a opção Google Analytics. Ao entrar, teremos duas opções: "Faça login no Google Analytics" ou "Comece hoje mesmo". Para quem ainda não possui uma conta, a opção "Comece hoje mesmo" é indicada. Como já temos uma conta, clicaremos em "Faça login no Google Analytics".
Com o Google Analytics aberto, ainda sem dados, criaremos uma nova propriedade. No menu à esquerda, em "Administrador", há um botão para criar uma nova conta. Existem duas formas de ter uma conta: a normal, com o Gmail, e a empresarial, que permite gerenciar vários negócios em uma mesma conta. Vamos criar a conta do Fortal Fora de Rota, nomeando-a como "Fortal fora de rota" para melhor organização.
Durante a criação, há opções de compartilhamento que podem ser marcadas ou desmarcadas de acordo com suas preferências. Em seguida, na próxima tela, criaremos uma propriedade, inserindo o nome, país, fuso horário e moeda ("Fortal fora de rota", "Brasil", "GMT-03:00" e "Real brasileiro"). Em seguida, será pedida uma breve descrição da empresa, incluindo o setor e o tamanho. Escolhemos "outras atividades comerciais", já que "turismo" não está entre as opções, e "empresa pequena". Por fim, selecionaremos os objetivos de negócio, como "gerar leads e impulsionar vendas online", "aumentar o reconhecimento da marca", "analisar o comportamento do usuário ou "Get baseline reports", sendo que esta última não permite marcar as outras.
Para termos o máximo possível de dados, selecionaremos todas as opções, menos a última, e clicaremos em "Criar". Assim, nossa conta está pronta no Google Analytics.
Nós já temos a conta do Fortal Fora de Rota criada no Google Analytics, mas, como podemos observar, ainda não há dados ou relatórios disponíveis. Isso ocorre porque o site ainda não está integrado à plataforma, tornando impossível a obtenção de dados. Para resolver isso, vamos realizar a integração dos dados, transferindo informações do nosso site para o Google Analytics.
Voltando ao ponto em que paramos no último vídeo, no momento de configurar a conta, clicaremos em "Criar". Surge um contrato de serviço, e, em seguida, temos a opção de começar a coleta de dados, iniciando o fluxo de dados do nosso site.
Existem três plataformas disponíveis para coleta de dados: uma plataforma web, um aplicativo Android ou um aplicativo iOS. Neste curso, optaremos pela instalação de uma plataforma web, pois estamos utilizando o site do Portal Fora de Rota. Contudo, caso alguém deseje configurar a instalação de um aplicativo, será disponibilizada uma atividade para orientar nessa integração.
Ao clicar em "Web", é solicitado que informemos o fluxo do nosso site. Copiaremos a URL do site do Portal Fora de Rota, inserindo-o no campo respectivo. Ao lado, incluiremos o nome do fluxo, que, neste caso, é o nome do site. Abaixo, são apresentadas as métricas otimizadas, que serão coletadas automaticamente do nosso site. No entanto, essas configurações podem ser ajustadas posteriormente, permitindo a adição ou remoção de métricas conforme necessário. Na parte superior direita, clicaremos em "Criar e Continuar".
Em seguida, é apresentada a configuração de uma tag do Google. As tags são pequenos fragmentos de código que servem para coletar e transferir dados do site para outras plataformas do Google. Para instalar essa tag, utilizaremos a ferramenta Google Tag Manager, que é especialmente útil para quem não possui conhecimentos avançados em programação, mas deseja realizar a instalação de uma tag. O Google Tag Manager é intuitivo e facilita esse processo.
Para acessar o Google Tag Manager, basta visitar tagmanager.google.com
. Clicaremos na parte direita em "Criar Conta". É solicitado o nome da conta, que será "Fortal Fora de Rota". O país já está definido como Brasil. A configuração do container também será o site do Fortal Fora de Rota, incluindo a parte de "www" (www.fortalforaderota.com.br/). Dentre as opções, selecionaremos a plataforma segmentada como web - também é possível selecionar "iOS", "Android", "AMP" ou "Server" - e clicaremos na parte inferior em "Criar". Surge um contrato de serviço, que aceitaremos. Após aceitar os termos de serviço, seremoss direcionados para a página de instalação da tag do Google.
A instalação pode ser feita de duas maneiras. A tag possui um código iniciado pelos caracteres "GTM". Dependendo da hospedagem do site, pode haver uma opção para integrar ou configurar o fluxo de dados. Caso essa opção esteja disponível, basta copiar o código e colá-lo na seção de integração do site. Se não houver essa opção, o código deve ser inserido no head do código do site, enquanto outro trecho deve ser colocado no body. É importante seguir essas instruções cuidadosamente, sem acrescentar ou remover caracteres, para evitar problemas na configuração do site
Agora que o site está integrado ao Google Analytics, podemos explorar e navegar mais pela plataforma. Na próxima aula, continuaremos essa exploração juntos.
O curso Google Analytics: configurando a conta e extraindo relatórios possui 88 minutos de vídeos, em um total de 40 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Marketing Digital em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.
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