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Google Analytics 4: implementação e relatórios

Conhecendo o Google Analytics - Apresentação

O que é Web Analytics? Para quê que usamos isso no nosso dia a dia de trabalho? E por que é uma estratégia importante no marketing digital? Se você já fez algumas dessas perguntas e está a fim de encontrar as respostas, esse é o curso certo para você.

Sou Ana Mascarenhas, instrutora da escola de marketing digital, e esse é o curso de Google Analytics 4. Tudo o que você precisa saber sobre essa ferramenta de Web Analytics, para você começar a desenvolver o seu trabalho na coleta de dados do seu site, do site da empresa que você trabalha, e fazer da melhor forma possível o seu planejamento de marketing digital, baseado em estratégias retiradas dos insights dos usuários que acessam o seu site.

Nesse curso vamos aprender como funciona o Google Analytics 4, a nova e mais atualizada versão da plataforma. Vamos aprender a criar uma conta, configurar uma conta em uma propriedade, configurar fluxo de dados. Nós vamos aprender a interpretar os principais relatórios que o Analytics disponibiliza para a nossa análise.

Nós vamos entender, também, o que são eventos, o que são parâmetros, como criar eventos personalizados e como que o Analytics coleta os eventos automáticos de dentro do nosso site.

Esse curso é para você que nunca teve nenhum contato com o tema, mas que deseja começar a estudar sobre. Esse curso é para você que trabalha numa equipe de marketing digital, quer trabalhar numa equipe de marketing digital. Esse curso é para você que trabalha sozinho(a) e que quer gerir os dados e análises de web analytics do seu site, da empresa que você está criando, enfim, do seu empreendimento.

Se você ficou curioso(a) com a temática deste curso, se você quer saber mais sobre tudo que vamos desenvolver e falar ao longo desse curso, eu te convido para ficar comigo ao decorrer das aulas.

Conhecendo o Google Analytics - O que é o Google Analytics

Se você chegou até aqui comigo, eu preciso te fazer uma pergunta para começarmos com tudo o nosso conteúdo: você tem um site da sua empresa, do seu negócio, ou você trabalha numa empresa que tem um site, e você está na equipe que gerencia conteúdo, que cria esse conteúdo, que analisa os resultados desse conteúdo?

Se a resposta é sim, ou se você pretende estar nessa equipe um dia, você precisa saber que todo site, sem exceção, precisa de coleta de dados, para que consigamos tomar decisões sobre esse mesmo site no futuro.

O que seriam essas decisões? Você pode pensar, por exemplo, que seu site precisa de um blog, para colocar novidades ou artigos sobre a sua empresa, sobre a empresa que você colabora, para gerar mais tráfego, para ter pessoas compartilhando o link do seu blog.

Você pode achar também que o seu site precisa de uma nova página interna, uma página com novos descritivos, com mais informações sobre o seu produto, o seu serviço, uma página de vendas, ou um novo formulário de contato, para você captar leads que se interessem em assinar sua newsletter, que se interessem em receber os seus conteúdos nos e-mails.

Enfim, você pode ter várias possibilidades de alteração no gerenciamento do seu site, mas você só vai ter certeza se esses passos foram positivos, foram com frutos proveitosos, se você tem a coleta e a análise desses dados. Para isso usamos a Web Analytics, que é a estratégia dentro do marketing digital, que vai coletar, de maneira automática, todos os dados, todo o rastreio dos usuários que navegam no seu site.

O Web Analytics se define, basicamente, como a análise de dados quantitativos e qualitativos sobre a experiência dos usuários do seu site. Então a Web Analytics vai numa abrangência, tratando de forma bem resumida, ela vai coletar os seus dados dos seus visitantes, como o número de visitantes que acessam o seu site diariamente, semanalmente, num determinado período, num mês, num ano, numa média geral dos últimos meses.

O Web Analytics também vai coletar os dados de acesso de cada página, então não é só os dados de acesso do seu site em si, do seu domínio principal, mas quantas vezes a sua página interna “Contatos” foi acessada, quantas vezes a sua página interna “Missão” foi acessada, quantas vezes a sua página interna “Sobre Nós” foi acessada.

Então todas as páginas que completam a estrutura/arquitetura do seu site, nós coletamos esses dados, nós armazenamos, nós fazemos um grande relatório, para fazer essa análise bem sucintamente dentro do Web Analytics.

Também conseguimos medir o engajamento, quanto tempo os usuários passam dentro do seu site e quanto tempo, em média, eles levam dentro de cada página. Isso nos ajuda a ter uma noção se aquela página está cumprindo o objetivo dela.

Porque, por exemplo, se você tem uma página que tem uma grande rolagem de leitura, de informação, e que essa rolagem dá uma média de 7-8 minutos de leitura, mas a média dos seus usuários dentro dessa página é de 2 minutos, significa que tem alguma coisa de errado com essa página.

Então o Web Analytics vai trazer para nós até mesmo esse tipo de dado, se o engajamento está ok dentro da sua página. E por último, mas não mesmo menos importante, o número de cliques – cliques de entrada; cliques de saída, ou seja, por onde a pessoa chegou ao seu site e em que link ela saiu do seu site; cliques em páginas internas; cliques em vídeos; cliques em formulários de contato.

Enfim, você consegue mensurar absolutamente todos os links que existem dentro da sua página. Inclusive se eles estão funcionando, se estão quebrados. Tudo. Absolutamente tudo.

Ou seja, não tem como você ter um site, ou você estar numa equipe que ajuda na manutenção e gerenciamento de um site, e sobreviver sem as estratégias de Web Analytics. E nesse curso vamos falar dele, do maioral, do poderoso Google Analytics, a ferramenta gratuita do Google sobre Web Analytics. Mas vamos falar um pouco mais sobre ele no próximo vídeo.

Conhecendo o Google Analytics - Por que usar o Google Analytics?

Google Analytics, o grande protagonista do nosso curso. E se você nunca teve contato com o Google Analytics não se preocupe, vamos começar a falar bastante sobre ele a partir de agora.

O Google Analytics é a ferramenta gratuita do Google, que monitora todo o tráfego do seu site, loja virtual, blog ou aplicativo. Essa é a definição que o próprio Google dá sobre a ferramenta/plataforma, mas vamos explicar um pouco mais sobre o que é, de fato, o Google Analytics.

Como dito, o Google Analytics tem integração direta com o seu site ou aplicativo. Você faz a instalação, joga dentro do seu site e, a partir de estar tudo ok – vamos ver como faz isso, mais para frente – o Google Analytics começa a coletar os dados de entrada no seu site ou aplicativo.

Ele vai realizar a coleta e gerenciamento de dados e faz análises muito precisas de tráfego. Como já falamos, o Analytics vai saber, por exemplo, de onde aquele usuário veio, de onde foi a entrada dele no seu site, em qual página que ele saiu, quanto tempo médio ele gastou em cada página. Enfim, os relatórios são muito detalhados e muito precisos, para nos ajudar com nossas estratégias de marketing.

Além disso, como eu falei, tem gráficos e relatórios em praticamente todos os dados que o Analytics te entrega. Ele também tem integração com outras ferramentas do Google, como o Google Ads e o Google Search Console.

Google Ads, a maior ferramenta de publicidade que temos atualmente, e o Google Search Console, a ferramenta que auxilia os desenvolvedores de páginas e sites, para ver se está tudo ok, se todos os links estão ok, se o site está carregando, indexando corretamente na rede de pesquisa do Google.

Ou seja, o Google Search Console te ajuda a saber se o Google está identificando o seu site como um site, de fato, como uma fonte de busca para as pesquisas dos usuários.

Além de tudo, o Google Analytics vai ser uma ótima ferramenta para a otimização da sua página e do seu negócio, porque a partir dele, a partir dos relatórios, a partir dos dados coletados, você consegue ter insights para melhorar o seu negócio, para adaptar o seu site, para criar uma nova estratégia, uma nova abordagem, uma nova identidade visual. Enfim, são inúmeras as possibilidades de otimização que você vai ter com esses insights do Google Analytics.

É obrigatório ter o Google Analytics? Todos nós devemos usar o Google Analytics? Qual é a importância para o seu negócio, para a empresa que você colabora?

Eu trouxe essa frase de William Edwards Deming, que é um famoso estatístico, que diz que “Não se gerencia o que não se mede”. Então como você vai fazer o gerenciamento da sua loja virtual, do seu aplicativo, do seu site, do seu blog, se você não sabe exatamente como tudo isso está performando para os usuários que acessam o seu site, que acessam seu aplicativo, que acessam seu blog?

Como você vai ter esses insights para mudar, para alterar, para tirar uma parte que não foi tão bem entregue, que não teve uma performance ok. Então não se gerencia o que não se mede.

Isso diz que é praticamente obrigatório ter o Google Analytics. Mas, é só o Google Analytics? Não. Temos no mercado outras ferramentas, também de Web Analytics, que se comportam de forma parecida ou um pouco próximas do Google Analytics.

Temos alternativas como o Adobe Analytics, o Mixpanel ou o Hotjar, que não funciona tanto como um Web Analytics, mas sim como um mapa de calor, que vai te mostrar os pontos mais quentes do seu site, as páginas mais acessadas, os locais do seu site que o pessoal mais acessa.

Mas todos esses concorrentes são pagos, o que já é um grande demérito em relação ao Google Analytics, que é uma ferramenta gratuita.

Mas, para além de ser uma ferramenta gratuita, no Google Analytics você pode instalar via Google Tag Manager, dando mais facilidade para o seu dia a dia, sem você precisar ficar solicitando a pessoa desenvolvedora que criou o seu site, que faça a instalação de maneira manual – vamos dizer assim – de maneira dentro do código do cabeçalho do seu site, para instalar o Google Analytics.

Você pode instalar sozinho(a) de dentro do Google Tag Manager, e vamos mostrar como nas atividades durante do curso.

E, o principal, é do Google. Eu acho que isso já responde por si só a importância e a grandiosidade do Google Analytics em relação aos seus concorrentes.

O Google é o maior buscador do mundo, então todas as redes de pesquisa, todas as regras de rede de pesquisa são pautadas no Google; é a maior plataforma de publicidade da atualidade, então temos o Google Ads como, disparado, o campeão de investimento e o campeão de concorrência dentro de todas plataformas de publicidade paga do mundo online; e a base regras do SEO, como conhecemos hoje, vem do Google.

O SEO é o Search Engine Optimization, são as otimizações dos mecanismos de busca, como você pode otimizar o seu site, para que ele apareça em melhores posições na rede de pesquisa, quando um usuário está buscando pelo seu serviço ou por coisas complementares ao seu serviço ou o seu produto.

Isso te deixou já naquela coisa de “eu preciso ter o Google Analytics” ou “eu preciso aprender o Google Analytics no meu negócio, no site da empresa que eu colaboro”, ou você já trabalhou com o Google Analytics, mas você foi entrar, esses dias, para integrar de novo o seu site, para fazer uma nova compra, e percebeu que muita coisa tinha mudado.

Muita coisa mudou, mas não se preocupe, vamos falar mais sobre as mudanças do Google Analytics mais recentes, no próximo vídeo.

Sobre o curso Google Analytics 4: implementação e relatórios

O curso Google Analytics 4: implementação e relatórios possui 152 minutos de vídeos, em um total de 44 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Marketing Digital em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

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