Alura > Cursos de DevOps > Cursos de Google Cloud Platform > Conteúdos de Google Cloud Platform > Primeiras aulas do curso Associate Cloud Engineer parte 1: a certificação do Google Cloud

Associate Cloud Engineer parte 1: a certificação do Google Cloud

Sobre a certificação - Apresentação

Você está interessado nas certificações do Google Cloud ou mesmo conhecer as tecnologias que compõem esse ambiente nuvem, essa é a proposta desse curso.

Vamos focar aqui nos temas e tecnologias principais para a primeira certificação do Google Cloud que é o nível associate e nós vamos ver a parte teórica, as coisas que são exigidas no exame, bem como atividades sobre as principais tecnologias, parte toda de virtualização, parte de storage, de “VPCs” e todas as principais tecnologias abordados durante o exame.

Então vamos dar início ao primeiro módulo, eu sou o Ricardo Merces e vou te acompanhar durante as aulas. Bora começar.

Sobre a certificação - Certificações do Google Cloud

O link que o instrutor acessou neste vídeo é o seguinte: https://cloud.google.com/certification/guides/cloud-engineer.

Então vamos começar o nosso curso, lembrando que o foco, o objetivo principal é na certificação do nível Associate, conforme está na sua tela, o Associate Cloud Engineer.

E dentro dessa temática, dentro desse tema, nós vamos ver as tecnologias que fazem relação, todo o material que é exigido na prova de certificação. Então vamos começar.

Para quem é esse curso? Qual é o público-alvo? “Será que eu estou enquadrado nele, Ricardo?”. Logicamente todo o material foi concebido para preparar, para te ajudar a preparar no processo de certificação, mas é só esse grupo de pessoas que podem fazer esse curso?

Claro que não. A ideia é no curso é nós apresentarmos as tecnologias principais do Google Cloud e também exercitar com práticas relacionadas a esses principais pontos.

Então, por exemplo, nós vamos falar da parte toda de instâncias virtuais e vamos fazer atividades, balanceamentos, storage, “VPC” e várias atividades interligadas aos temas principais.

Então de forma resumida, o curso serve para te ajudar na preparação para a certificação, mas também se você: “Não, Ricardo, eu não estou interessado por enquanto em certificação, mas eu quero aprender, eu quero estudar mais sobre Google Cloud porque é uma área que eu quero trabalhar”.

“Esse curso serve para mim?”, sim, porque ele vai direto ao ponto, nós pegamos as principais tecnologias. Então, seja um caso ou seja outro, esse material certamente vai te ajudar bastante.

Na sequência, vamos ver o que se espera de um Associate, alguém que tem a titulação do Cloud Engineer. O que o mercado espera? O objetivo geral. É o que está no slide.

O Associate “implanta aplicativos, monitora operações, gerencia soluções corporativas. Esse profissional sabe usar o Google Cloud e a interface de linha de comando”. Já chamando a atenção aqui.

Parte de console, parte de linha de comando, tudo isso nós vamos ver durante o curso. No final das contas, esse texto diz o seguinte: é alguém que conhece as tecnologias e consegue montar cenários para entregar, para desenhar soluções.

Esse é o resumo do Associate do Cloud Engineer. Dentro do processo de certificação, cada player tem aquele grupo, aquelas divisões de provas de níveis para que a pessoa faça a certificação.

No Google Cloud não seria diferente, então tem esses níveis que eu já separei e para você. O nível Associate que é a primeira, habilidades básicas para implantar, monitorar, manter projetos no Google Cloud, daquele resumo de aquém destina-se.

Tem um nível profissional, que logicamente é um degrau acima. No nível profissional nós já entraríamos mais profundamente no desenho de tecnologias é um nível mais avançado, implementar e gerenciar os projetos em um degrau acima.

E tem também no Google Cloud esse Nível User, que é experiência de uso no “G Suite”, que é aquele conjunto de aplicativos do Google que vai do e-mail, “docx”, o slide, a planilha, então são aqueles aplicativos, vamos dizer assim, básicos, aplicativos de escritório.

Nós vamos trabalhar no nível Associate. Aqui é um quadro, um resumo é só para você se inteirar das terminologias, as divisões e aqui uma dica, o que nós vamos falar também bastante durante todo o curso, se você prestar atenção e por acaso: “Ricardo, eu vi o curso sobre certificação de AWS, aquele material todo, estava até estudando isso”.

Você vai ver que as coisas são muito semelhantes no que tange carreira e as tecnologias abordadas, com nomes diferentes, um tem uma particularidade, o outro é um pouquinho diferente, mas no final a coisa é muito similar.

Então nós vamos fazer até menção de algumas coisas da AWS, até para fazer os links entre as tecnologias, eu acho que isso também ajuda bastante.

Mas o que eu quero dizer é o seguinte: em termos de carreira e tudo mais que você pode estudar, hoje na nuvem, esses grandes players de certificação, eles já começam a ter a questão de arquiteto, a questão do “DevOps”.

A galera que trabalha como “DevOps”, já tem uma, vamos dizer assim, aqui é um “Y”, já tem a parte arquitetura, a parte de “DevOps” e tem os outros temas bem interessantes, por exemplo, tem a parte de Data Engineer, Security.

Então no nível profissional, nós já temos um leque maior de opções. “Ricardo, vamos voltar um pouco no Associate, tem algum pré-requisito para o Associate? Eu preciso fazer o módulo ‘G Suit’?”. Não. O Associate não tem nenhum pré-requisito.

Vamos entender como é que a parte, a divisão, os temas, o conteúdo que vai ser exigido para quem quer fazer a prova. Então a parte de certificação, ele dividiu-se em domínios, domínios são na verdade coleções de conhecimento, coleções do que você precisa saber para poder fazer a prova .

E nesse grupo de domínios tem: “Configurar um ambiente de solução de nuvem; planejar e configurar uma solução”. Tem só, além da configuração, tem o planejamento também, para você planejar, como eu sempre digo, você precisa conhecer, não só a tecnologia, mas o produto em si para saber montar o teu lego e casar certinho as peças.

Implantar a solução; garantir essa operação da solução em nuvem e também, lógico, não poderia ficar de fora: garantir a segurança desse ambiente. Então dentro desses domínios, todas as matérias, vamos dizer assim, são espalhadas aqui.

Cada tecnologia, cada combinação de recurso para atender todos esses itens. Isso tudo eu tirei, deixa pegar o link, vou fazer um disclaimer rápido.

Todo o material utilizado para a preparação do curso, todo o material é retirado exclusivamente do Google Cloud porque é exatamente, as provas de certificações são feitas assim, ele vai tirar sempre da documentação oficial o material que ele vai te pedir

Então eu peguei as principais tecnologias e nós vamos conversando, vai entendendo, vai fazendo os exercícios. Tem sobre o Cloud Engineer, o guia de exame e nós vamos voltar nesse ponto.

Nesse detalhe, ele explode aquele grupo de domínios, “setar” uma solução de nuvem, planejar, isso é todo o detalhamento daquele tópico que é interessante de você dar uma lida nisso.

E agora já é outro ponto que eu quero combinar com você, nós vamos falar nisso e mais detalhes, mas é importantíssimo que todos esses links, tudo isso que eu comentar, você dá uma pausa no vídeo.

Termina de assistir o vídeo e vai na documentação e dá uma passada porque na prova, ele vai pedir exatamente às vezes um detalhamento que vai estar escrito num desses documentos.

Então é importantíssimo essa leitura para poder complementar o que você está aprendendo. E na sequência, eu volto para nós falarmos mais especificamente dessa prova do Associate, como é que é, tempo, número de questões e também uma dica de como você deve estudar.

Na sequência eu volto para nós continuarmos.

Sobre a certificação - Google Cloud para profissionais AWS

O link que o instrutor acessou neste vídeo é o seguinte: https://cloud.google.com/docs/compare/aws.

Para nós finalizarmos essa primeira parte e já começarmos a ver a infraestrutura do Google Cloud, quero te mostrar um material também bem legal disponibilizado nos documentos do Google.

“Google Cloud para profissionais da AWS”, isso, particularmente, lá no início me ajudou bastante porque a minha primeira experiência com nuvem foi toda de AWS e ao longo do tempo passei a usar os outros serviços e como por exemplo aqui, o caso do Google.

O que é legal nisso? E a que isso ajuda? Então, “Ricardo, eu já comecei, assim como você, já tinha começado na época a estudar AWS, já tenho uma noção, já tenho uma vivência”.

Esse quadro ajuda bem legal para você fazer o link entres os serviços, então, por exemplo, só para você entender, ele até tem a coluna do Azure, apesar do título ser para a AWS.

Instâncias na AWS, nós no Google Cloud são os VM Instances, por exemplo, o lambda, que é o serverless, para nós colocamos a nossa função rodando, no Google Clound já chama de Cloud Functions e por aí vai.

Na verdade, você vai ver que em todo o trabalho de nuvem, os serviços, eu posso dizer que são os quase os mesmos, muda um detalhe, uma particularidade, uma forma de implementar, mas você conhecendo um deles ou uma plataforma, te ajuda bastante a utilizar as demais.

Os principais, o “S3”, que é o bucket da AWS, no Google Cloud, nós chamamos, ele está dentro do Cloud Storage e na apresentação tem mais um link para nós chegarmos nessa documentação, deixa eu colocar ele na barra de pesquisas.

O título que eu usei no slide para profissionais da AWS. Ele vai explicar, nós vamos voltar nessa documentação para você ver a infraestrutura do Google Cloud, mas no final tem a questão de serviços, “IaaS”, “PaaS”, aquelas terminologias todas, está bem dividido.

Para não poluir o slide, eu botei uma foto dos principais, mas nesse link, ele vau fazer um para um, cada um deles vai te mostrar. Então esse material complementar, legal também para dar uma passada, você que já tem experiência AWS e está começando agora no Google Cloud, certamente isso vai te ajudar.

Na sequência eu volto para nós agora efetivamente começarmos entendendo arquitetura, a infraestrutura que o Google Cloud utiliza.

Sobre o curso Associate Cloud Engineer parte 1: a certificação do Google Cloud

O curso Associate Cloud Engineer parte 1: a certificação do Google Cloud possui 155 minutos de vídeos, em um total de 35 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Google Cloud Platform em DevOps, ou leia nossos artigos de DevOps.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Google Cloud Platform acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas