Entre para a LISTA VIP da Black Friday

00

DIAS

00

HORAS

00

MIN

00

SEG

Clique para saber mais
Alura > Cursos de DevOps > Cursos de Containers > Conteúdos de Containers > Primeiras aulas do curso Google Kubernetes Engine

Google Kubernetes Engine

Primeiros passos no GKE - Apresentação

Já tem um prévio conhecimento de Docker, Containers, Kubernetes, já começou a trabalhar com essas tecnologias, ou mesmo, quer aprofundar o teu conhecimento? Essa é a ideia para esse curso.

E mais especificamente pegarmos essas tecnologias aplicando dentro da nuvem da Google Cloud.

Pegaremos toda a parte de Kubernetes e vamos trabalhar com ela ligados diretamente no serviço provido pela nuvem do Google. Essa é a proposta.

O que veremos? Separaremos em duas partes, nessa primeira parte lembraremos alguns conceitos, criaremos imagem, usaremos o repositório da própria Cloud para guardar nossa imagem, criaremos um cluster. Colocaremos o nosso Kubernetes no ar.

E na segunda parte, aprofundaremos alguns conceitos de escalonamento, algumas técnicas de gerenciamento dessa tecnologia.

Sou o Ricardo Merces e quero te dar as boas-vindas a esse curso.

Primeiros passos no GKE - Conta Google Cloud

Para começarmos a trabalhar, eu quero te passar dois pré-requisitos, um é já ter a experiência com Docker, com Container, já ter brincado um pouco com Kubernetes. "Ricardo, como eu vejo isso, como eu resgato, como eu aprendo para ter esse background?"

Tenho indicação de dois cursos que eu já deixei na plataforma, até para você trabalhar isso como um pré-requisito.

A outra questão é mais de uso, de acesso, é termos uma conta na Google Cloud. Essa conta, como qualquer outro provedor, é aquela conta gratuita, entre aspas, onde você ganha um crédito e tem alguns serviços que você pode utilizar gratuitamente, o que não for gratuito ele vai debitando desse crédito. Essa é a ideia.

Como qualquer serviço free tier, como qualquer serviço que ofereça esse pacote gratuito, eu faço questão de te mostrar o seguinte, vamos aproveitar dois cenários.

"Ricardo, eu já tenho um monte de contas no Google, já expirou até meu prazo gratuito, posso usar?" Pode usar e vai ser habilitado as atividades que você fizer, por isso que é legal, até pelo curso, que você crie uma conta para evitar que você tenha algum custo, alguma coisa extra.

Como cria uma conta nova? Eu já tenho uma, como criar outra? Você vai precisar dado de cartão, aquilo tudo, mas independente disso, a ideia é vir em "Arquivo > Nova Janela Incógnita".

"Ricardo, por que você abriu isso?" Porque se eu fizer esse processo já no Chrome em que eu estou logado, começa aquilo de essa conta já existe, essa não existe, essa tem isso, não tem. Para evitar, uma janela incógnita. Digita “google free tier cloud > Enter".

O primeiro resultado, Grátis - Google Cloud. Vamos lá. E são dois processos, o primeiro processo é o seguinte, vou indicar como criar a conta, mas o que eu queria ler com você é o seguinte: "Rola a tela para baixo" 20 produtos gratuitos, até atingir os limites mensais, mais 300 reais de crédito.

Os clientes recebem 300 reais de crédito para conhecer e avaliar o Google por completo. Você não será cobrada a menos que faça um upgrade.

Só um parênteses rápido aqui, tem alguns serviços que são gratuitos, que ele não vai de repente tirar isso do seu crédito, agora, o importante é observar esses limites, no caso desse curso em que trabalharemos no Kubernetes e o que gira em torno, por exemplo, o Registry, como se fosse um Docker hub da própria Cloud aqui, trabalharemos com esses serviços.

E isso tudo que eu fiz aqui, ele foi debitando dos créditos, sempre tem aquele cuidado, se você já fez algum curso comigo de nuvem, você vai ver que eu sempre digo "Fez o cluster, agora damos aquela faxinada, limpa isso para não ficar gerando nenhuma cobrança".

Eu vou ficar te lembrando isso durante todo o tempo para irmos fazendo, apagando, ainda mais porque eu não quero que você seja cobrado por nada. Enfim, você tem o valor e essas atividades vão debitar desse valor.

"Ricardo, eu usei o crédito, mas me cobraram 10 dólares, por quê?", você tem que ver os serviços que você utilizou e você ultrapassou algumas dessas questões.

Leia isso, por favor, com atenção para não cair de repente uma cobrança que você não imaginaria ter. Esse é um ponto.

O segundo ponto é que depois que logarmos na conta, vou te lembrar, ficamos acompanhando se está sendo lançado algum valor para você monitorar isso de perto e também evitar qualquer tipo de cobrança.

Combinado assim? Já tem a conta? Pode passar para o próximo vídeo, começaremos a criar o nosso projeto. Se você ainda não tem a conta, não tem mágica, é só clicar em Comece gratuitamente.

Quando você faz isso nessa janela incógnita, a minha dica é criar um e-mail novo no Google e ir continuando com o processo.

Neste e-mail novo é que seria configurado o cartão e tudo mais, certo? Assim você tem um novo e-mail, que é uma nova conta, e o cartão associado. Com essa conta criada, próximo vídeo e podemos trabalhar. Combinado?

Vamos dar sequência para começarmos a criar uma imagem, começar a utilizar os serviços.

Primeiros passos no GKE - Criando o projeto e habilitando a API do Registry

Está com a conta criada, tudo funcionando. Como faz login na console caso você tenha saído? Eu também, honestamente, nunca guardo o link. No meu outro browser já está tudo, logicamente, marcado.

Console do Google Cloud. Clicou nesse link, vai fazer o login, já estou logado com a conta. E para começarmos a trabalhar, qual é a proposta agora desse vídeo, a proposta é criarmos uma imagem, é legal que você relembre alguns comandos do Docker e tudo mais para começarmos a esquentar para exatamente dar sequência no trabalho.

A ideia é criarmos um container, subir esse container para o Registry, você verá o que faremos.

Para que isso tudo aconteça, isso tem que estar dentro de um projeto na plataforma, dentro da Cloud do Google.

Você vem em "Selecione um projeto > Novo Projeto", eu vou usar esse projeto durante todo o curso, não vou precisar criar nenhum outro.

O legal é que no final do curso, até para você eliminar as coisas, não deixar se você não quiser, você apaga o projeto e ele vai apagar tudo que está lá dentro.

O meu novo projeto eu vou chamar de “lab-gke”. O que é GKE? Já é uma coisa legal para vermos. GKE é o Kubernetes do Google, é a sigla que ele dá, Google Kubernetes, ele chama de GKE.

Está aqui, “lab-gke”, "Criar". E durante o curso inteiro trabalharemos com esse projeto. Está criando o projeto, ele vai aparecer na nossa lista.

Nessa primeira etapa, como eu disse, vamos gerar uma imagem e subir para o Registry. Estou na nuvem, o que eu preciso fazer? Habilitar esta API, começaremos a trabalhar agora, eu preciso habilitar essas APIs.

Como eu faço isso? Estamos no nosso projeto, seleciona um projeto, “lab-gke”. E aproveitando a entrada no projeto, pacotes, caso você não lembre disso, clicou no pacote, mostra o saldo que eu tenho de crédito, os dias restantes e tudo mais para você monitorar os custos.

Faturamento, estou usando essa conta, cobrança zerada, mas eu estou usando com aquele cuidado que eu sempre gosto de falar, lembre de ficar atento a isso. Aqui você monitora.

Vamos lá. Aqui podemos procurar "api > API e serviços". Vai carregar. Ativar APIs e Serviços. "Ricardo, como você chegou aqui?". Podemos usar aquele atalho, ou você pode vir no Menu do canto esquerdo e descer até APIs e serviços, podemos vir aqui direto.

Clico em “Ativar APIs e Serviços”, em pesquisar APIs e serviços, vou colocar “container”, Google Container Registry API.

"Ricardo, por que você está habilitando isso?" Fazer uma analogia, esse serviço equivale ao Docker Hub, onde colocamos as imagens, teremos as nossas imagens publicadas diretamente aqui. "Ativar" Ele vai ativar essa API.

Demora um pouco, aguardamos um momento. E agora estamos prontos para trabalhar. Uma coisa que é legal é que durante todo o curso eu vou usar o Cloud Shell.

"Ricardo, eu posso instalar a ferramenta localmente, Kubectl, GCloud?" Você pode instalar tudo local, pode fazer assim, eu vou usar tudo por aqui porque eu vou mexer no editor, tem uma forma um pouco diferente de utilizar.

Abre o editor, já está a máquina lá dentro, até para testarmos e tudo mais, vamos trabalhar assim. Caso não tenha muita experiência com isso, isso aqui é muito legal, no canto direito "Abrir em nova janela". Ele cria uma tab e ficamos com a visão bem legal para trabalhar.

O que vamos fazer? Para não precisar escrever toda a imagem, eu já preparei, a ideia é ter um servidor web, um flask, e vamos fazer o acesso a ele. Geraremos uma imagem e publicar no Registry aqui do Google.

Como vamos fazer isso? Eu estou no Google Cloud, eu vou fazer o seguinte: vou fazer upload do meu zip, que você pode baixar, pegar esse webapp.zip e subir para cá. Como fazemos isso?

Olha só que legal, você vem no 3 pontos no canto superior direito "Fazer upload do arquivo". E aponta para onde ele está, estou no meu diretório “LABS”, webapp.zip. Está aqui o arquivo.

Ele faz o upload, isso é muito legal, essa console integrada é bem interessante. Uma vez concluído o nosso upload, vou dar um ls "Enter". E olha quem está aqui, webapp.zip.

O que fazemos? Eu vou pegar esse zip e vou descompactar ele aqui, unzip webapp.zip "Enter". Tem o meu diretório aqui, como eu compilei aqui, não tem problema, rm -rf __MACOSX/ "Enter". ls "Enter". Aqui está.

cd webapp/ "Enter". ls "Enter". Esse é o nosso projeto. E eu já coloquei, já deixei pronto alguns arquivos que usaremos ao longo do curso, vamos mexendo e tudo mais.

Tem um arquivo aqui. O que precisamos fazer? Como eu edito esses arquivos? Agora a parte legal. Esses arquivos, por isso eu quero usar o Cloud Shell, assim como tem o Shell na linha de comando, eu tenho o editor dele, "Clica no lápis no canto direito".

Abre o editor "File > Open", eu vou abrir o meu diretório “webapp”. E é como se fosse, entre aspas, um Visual Studio, seja o editor que você queira, já tem os arquivos aqui criados. Está vendo?

O que vamos fazer? Vou dar uma pausa para você fazer esse processo e no vídeo seguinte, comentaremos como está estruturada essa aplicação, fazer o deploy dela, testar e mandar para o Registry.

Combinado? Na sequência eu volto para editarmos isso aqui. Pega o teu webbapp.zip e sobe para o teu Shell.

Sobre o curso Google Kubernetes Engine

O curso Google Kubernetes Engine possui 132 minutos de vídeos, em um total de 42 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Containers em DevOps, ou leia nossos artigos de DevOps.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Containers acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas