Olá! Boas-vindas ao curso de Google Tag Manager! Meu nome é Felipe Castro, sou gestor de tráfego e instrutor de marketing aqui na Alura.
Felipe é um homem branco, com cabelos pretos bastante curtos, barba escura comprida e olhos castanhos. Usa óculos de armação quadrada e preta e uma camiseta cinza-escura. Ao fundo, uma parede branca.
Aqui, aprenderemos o que é essa valiosa ferramenta, além de aprender a implementar tags de acompanhamento no nosso site.
Abordaremos conceitos avançados, incluindo a integração do Google Tag Manager com outras ferramentas muito úteis no nosso dia a dia, como o Google Ads e o Google Analytics. Além disso, aprenderemos a criar e instalar tags no nosso site de forma eficaz.
Para reforçar o nosso conhecimento e fixar melhor todo o conteúdo, utilizaremos um site criado na plataforma Wix para instalar as tags que criarmos. Também manusearemos as ferramentas do Google Ads e Analytics para fazer as vinculações.
Nós da Alura pensamos com muito cuidado na didática do curso que você está iniciando. Você terá acesso ao fórum e à nossa comunidade no Discord, onde poderá compartilhar as suas ideias e conhecimentos. Aproveite!
Bons estudos!
Para iniciar, vamos entender um pouco mais sobre o que é essa ferramenta e como ela pode ser útil para nós no dia a dia.
Imagine uma ferramenta com a qual você coleta e gerencia todos os dados e informações sobre as pessoas usuárias que navegam no seu site. Além disso, ela consegue se integrar às plataformas Google Ads, Google Analytics, Facebook Ads e outras.
Essa plataforma existe, e se chama Google Tag Manager! O Google a disponibiliza gratuitamente para nos ajudar a instalar tags no nosso site e monitorar as ações das pessoas usuárias, concentrando todas as tags e acionadores em um só lugar.
Ou seja, nós mesmos podemos instalar o código do Tag Manager no nosso site, sem precisar terceirizar esse serviço com uma pessoa desenvolvedora (a depender da plataforma utilizada para a criação do site).
Entenderemos melhor esse processo mais adiante, mas o importante agora é saber que essa ferramenta simplifica a integração das tags.
Além disso, a ferramenta concentra todas as tags em um só board. Então, podemos ter apenas um Tag Manager com várias tags de plataformas diferentes e instalar apenas um código no nosso site. Isso economiza o tempo de quem monitora as ações de pessoas usuárias no site.
Por fim, essa ferramenta é essencial para acompanhar as métricas de todo site. Por exemplo: medir as conversões do site caso haja uma campanha do Google Ads ativa; ou analisar quanto tempo, em média, a pessoa usuária passa em determinada aba do site; monitorar a quantidade de cliques em um determinado link.
Se você precisa dessas informações, o Google Tag Manager pode ser fundamental!
Já entendemos que é necessário criar uma conta no Google Tag Manager. No momento da criação da conta, um contêiner é criado automaticamente e nós podemos configurá-lo também. Agora, falaremos sobre o processo de instalação.
O Google libera um código que deve ser instalado no nosso site para realizar a vinculação com a ferramenta.
A instalação do GTM no seu site depende da plataforma em que ele foi criado. Se são plataformas mais simples como WordPress, Wix ou semelhantes, podemos instalar um código menor por meio de plugins.
Se não é uma plataforma tão simples, é necessário adicionar manualmente o código do GTM no código do site. Entenderemos isso melhor adiante, o interessante é saber que cada plataforma tem seu próprio tutorial de instalação.
Veremos todo esse processo na prática mas, antes disso, vamos organizá-lo na teoria:
Criar uma conta no Google Tag Manager. Se você já tem uma conta do Google, basta fazer login.
Criar nosso primeiro contêiner.
Copiar o código do GTM.
Adicionar o código do contêiner ao seu site.
Publicar as alterações.
Com o navegador aberto na página do Google Tag Manager vemos que, assim que a conta e o contêiner são criados, surge uma janela no centro da tela com o seguinte título:
Instalar o Gerenciador de tags do Google
Ela contém os blocos de código (snippets) que devemos instalar no nosso site, em caixas de texto com um botão de "Copiar" no canto superior direito, representado pelo ícone de um retângulo com sua cópia atrás. As indicações são: o primeiro deve ser colado na tag <head>
da página, e o segundo imediatamente após a tag de abertura <body>
.
Podemos clicar em "Ok" no canto inferior direito dessa janela. É possível abrir esses códigos novamente clicando no pequeno código do contêiner disponibilizado à direita da barra superior da tela; no nosso caso, "GTM-5R74CXS".
Vamos nos familiarizar com a ferramenta. A página inicial é a de "Visão geral". Na lateral esquerda da tela, temos um menu de opções com as páginas de Tags, Acionadores, Variáveis, Pastas e Modelos.
Já na barra superior da tela, temos a seguintes opções de visualização: Espaço de trabalho (página inicial), Versões e Administrador. Clicando em "Versões", vemos as versões publicadas do contêiner, o que entenderemos melhor adiante.
Já em "Administrador", conseguimos gerenciar tanto a conta do GTM quanto o contêiner. Na metade esquerda da tela, temos o menu da conta com as seguintes opções: Configurações da Conta, Atividades da Conta e Gerenciamento de Usuários.
Essa última opção serve para adicionar ou remover um usuário como administrador nessa conta. Quando clicamos nela, uma janela se abre no centro da tela exibindo a lista de usuários permitidos, com suas respectivas funções na conta e suas permissões de acesso. Convidamos pessoas para integrar a administração da conta por meio de um link gerado nessa página.
Já na metade direita da tela de Administrador, temos o menu de contêiner com opções bastante parecidas com as de conta. As opções são: Configurações do Contêiner, Atividades do Contêiner, Gerenciamento de Usuários, Instalar o Gerenciador de tags do Google, Importar Contêiner, etc. Vamos nos familiarizar melhor com a administração do contêiner ao longo do curso.
Para realizar a instalação, clicamos em "Espaço de trabalho" no canto superior esquerdo. Ao fazer isso, voltamos à página de "Visão geral" que vimos no começo.
Vamos clicar em "GTM-5R74CXS", o código do contêiner. Há duas formas de instalar o código no nosso site: a primeira é copiando cada um deles (por meio do botão "Copiar" em cada caixa de texto) e o integrando ao código do nosso site.
Mas, caso nosso site seja hospedado em plataformas como WordPress ou Wix, precisamos copiar apenas o código "GTM-5R74CXS" que aparece dentro do snippet, o mesmo que identifica o contêiner na página inicial.
Como o site do nosso projeto está hospedado no Wix, vamos utilizar os plugins e esse código pequeno. Então vamos copiá-lo e partir para a plataforma Wix em uma segunda aba do navegador.
Com a parte de administração do site aberta, seguimos para a parte de "Site e app" no menu lateral esquerdo e, em seguida, clicamos em "Marketing e SEO > Integrações de marketing" ao final do menu.
No centro da tela, são disponibilizadas várias possibilidades de integração em quadros de informação: com o Google Analytics, com o Catálogo do Facebook, Feed do Merchant, etc. Mas, utilizando o GTM podemos instalar apenas o seu código, sem ser necessário instalar o resto dos códigos manualmente.
Para isso, vamos clicar em "Conectar" no quadro "Gerenciador de tag do Google". Nessa página, rolando para baixo, veremos um grande botão azul com os dizeres "Adicionar Gerenciador de tags do Google"; clicamos nele.
Com isso, é aberta uma janela para adicionar o ID do Gerenciador de Tags, que é aquele código que copiamos na ferramenta. Clicamos na caixa de texto e colamos o código:
GTM-5R74CXS
Em seguida, clicamos no botão "Salvar" na parte inferior da janela. Receberemos uma mensagem no topo da tela indicando o sucesso da conexão. Dependendo da plataforma utilizada, será necessário publicar a alteração nela também.
Agora, podemos voltar à aba do Google Tag Manager.
Se você não utiliza uma plataforma simplificada de criação de sites que tenha o plugin para essa instalação, será necessário instalar todo o código do gerenciador de tags no código do seu site.
Para isso, você pode procurar o tutorial da sua plataforma ou recorrer à pessoa que desenvolveu o seu site para fazer isso para você.
É necessário que esse código seja instalado corretamente para que todas as possíveis alterações e ajustes que fizermos no GTM surtam efeito.
O curso Google Tag Manager: aplicação e gerenciamento de tags possui 66 minutos de vídeos, em um total de 29 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Marketing Digital em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.
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