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Alura > Cursos de UX & Design > Cursos de UI Design > Conteúdos de UI Design > Primeiras aulas do curso Handoff de acessibilidade: documentando comportamentos acessíveis

Handoff de acessibilidade: documentando comportamentos acessíveis

Barreiras em acessibilidade web - Apresentação

Olá! Boas-vindas ao curso de Handoff de acessibilidade. Meu nome é Marília Rodrigues.

Audiodescrição: Marília se identifica como uma mulher parda, de cabelos castanhos cacheados, que estão presos. Ela veste uma camiseta cinza clara, possui algumas tatuagens aparentes. Ao fundo, o estúdio da Alura com uma iluminação do roxo para o lilás, com um vaso de planta à esquerda e uma estante com algumas decorações à direita.

Sou bibliotecária de formação. Trabalho no Banco do Brasil, na Diretoria de Tecnologia, e minha familiaridade com documentação e gestão do conhecimento me levou a atuar com acessibilidade digital. Atualmente, sou mestranda em design, pesquisando acessibilidade em soluções de tecnologia.

Tenho alguns anos de experiência trabalhando no time de acessibilidade digital e participei do processo de implementação do handoff de acessibilidade no Banco do Brasil.

O que vamos aprender?

Neste curso, iremos discutir o propósito dessa tarefa, porque realizamos um handoff de acessibilidade, como documentamos comportamentos acessíveis em projetos digitais e como melhoramos nossa comunicação com o desenvolvimento para entregar aplicações cada vez mais acessíveis.

Este curso faz parte da formação em acessibilidade em UX, onde entenderemos como documentar comportamentos acessíveis de projetos digitais. Atuaremos com um projeto fictício, a Liber, uma plataforma de ensino.

Para quem é esse curso?

O público-alvo deste curso são pessoas designers que desejam entregar projetos digitais cada vez mais acessíveis e melhorar sua comunicação com o desenvolvimento, passando documentações cada vez mais completas e que contribuam para a entrega de soluções digitais acessíveis.

Se houver interesse, basta se matricular. Nos vemos nos próximos vídeos. Até lá!

Barreiras em acessibilidade web - O que é Handoff

Olá, estudante! Hoje vamos conversar sobre o que é handoff e, especificamente, o que é handoff de acessibilidade.

Imagine que estamos realizando nosso trabalho como pessoas designers, trabalhando em um projeto. Após finalizar todas as tarefas necessárias, precisamos passar esse projeto para outra equipe ou profissional para que deem continuidade. Como fazemos isso? Quais são as barreiras e dificuldades que encontramos nessa etapa?

Existem barreiras de comunicação, padronização e compreensão do que está sendo transmitido entre as equipes. Para superar essas barreiras, já existe um padrão e uma documentação conhecida como handoff. Trata-se de preparar toda a documentação do projeto para realizar essa transição entre equipes.

Hadoff: qualquer ponto em um processo onde o trabalho ou informação passa de uma função para outra.

No processo de desenvolvimento de uma solução tecnológica, há uma etapa em que finalizamos nosso trabalho e passamos todas as informações e especificações necessárias para que a próxima pessoa possa dar continuidade ao projeto.

Agora, pensemos no contexto da acessibilidade digital. Passamos todas as informações do projeto, incluindo especificações e informações relacionadas à acessibilidade digital. Durante este curso, chamaremos isso de handoff de acessibilidade, que são as informações, especificações e documentações voltadas para a acessibilidade digital.

Próximo passo

Continuaremos discutindo esse tema no próximo vídeo, explicando melhor como funciona a tarefa de documentação de handoff de acessibilidade. Até lá!

Barreiras em acessibilidade web - Principais problemas de acessibilidade

Agora que sabemos o que é handoff e handoff de acessibilidade, é importante entender a razão de ser dessa tarefa e o que reforça sua importância. A Deque é uma empresa especialista em acessibilidade digital, que trabalha com várias ferramentas e pesquisas. Estamos compartilhando uma publicação da Deque, onde apresentam uma pesquisa que indica que 67% dos problemas de acessibilidade têm origem no design.

Gráfico retirado do site da Deque: Gráfico de linha mostrando o custo crescente de defeitos de acessibilidade ao longo do tempo desde os requisitos até a produção. O eixo horizontal representa o tempo, dividido em etapas de 'Requisitos', 'Design', 'Desenvolvimento', 'Teste' e 'Produção'. O eixo vertical representa o custo em horas. A linha começa em azul na fase de 'Requisitos' (não especificado), passa para verde no 'Design' com 3 horas, amarelo no 'Desenvolvimento' com 9,5 horas, laranja no 'Teste' com 15,5 horas e termina em vermelho na 'Produção' com 37,5 horas. Uma seta vermelha indica a trajetória ascendente do custo. Uma anotação destaca que '67% dos defeitos de acessibilidade têm origem no design'.

Essa pesquisa apresenta um gráfico que ilustra a relação entre o custo de implementar a acessibilidade e o aumento desse custo quando a acessibilidade é deixada para depois. O objetivo é destacar a importância de considerar a acessibilidade desde o início do processo, para assim reduzir os custos e solucionar uma série de problemas de design relacionados à acessibilidade de forma mais eficaz.

Perguntamos: que problemas são esses? Existem várias pesquisas e relatórios que realizam testes e verificações de acessibilidade em páginas web e aplicações digitais.

Trouxemos a página do Web Accessibility in Mind, que possui muita documentação relevante sobre acessibilidade. Eles publicam anualmente um relatório que verifica um milhão de páginas web.

Nesse relatório, conseguimos compreender uma série de questões voltadas para a acessibilidade, principalmente a evolução da complexidade da internet, a evolução da conformidade dessas páginas com a acessibilidade e os principais erros encontrados.

É importante termos em mente quais são esses erros e barreiras, para que isso influencie quando estivermos realizando o handoff de acessibilidade com consciência sobre o papel da pessoa design e sobre o quanto podemos evitar que esses erros aconteçam.

No relatório da WebAIM, são apontados problemas de contraste, texto alternativo, rótulos de entradas de formulário, links e botões vazios, e ausência de idioma no documento. Conhecer essas barreiras e erros auxilia na hora de documentar e preparar nosso handoff de acessibilidade.

Além de ser uma tarefa que traz a acessibilidade mais para a esquerda, ela divide a responsabilidade, com o design assumindo seu papel em relação à acessibilidade digital e se mantendo conectado com os principais erros e barreiras, com a intenção de evitar que esses erros aconteçam.

Próximo passo

Nos próximos vídeos, continuaremos abordando sobre o propósito dessa documentação do handoff de acessibilidade. Nos vemos lá!

Sobre o curso Handoff de acessibilidade: documentando comportamentos acessíveis

O curso Handoff de acessibilidade: documentando comportamentos acessíveis possui 77 minutos de vídeos, em um total de 36 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de UI Design em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

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