Alura > Cursos de UX & Design > Cursos de Design Gráfico > Conteúdos de Design Gráfico > Primeiras aulas do curso InDesign: construindo um design editorial

InDesign: construindo um design editorial

O design editorial - Apresentação

Olá, tudo bem? Eu sou o Felipe Labouriau, designer gráfico, instrutor aqui na Alura e quero te convidar a participar do nosso curso de Design Editorial. Nele, nós vamos conhecer técnicas, ferramentas e princípios fundamentais do design gráfico para que você seja capaz de criar um layout visualmente interessante e que abrigue um extenso volume de texto e imagens.

Nós vamos trabalhar com o software Adobe InDesign, explorando ao máximo o que ele tem a nos oferecer, a nível principalmente de automações. Vamos falar bastante sobre os estilos de parágrafo, estilos de caractere, numeração de páginas. Eu espero que você já tenha algum conhecimento prévio do InDesign, eu não vou te apresentar essa ferramenta do zero.

Além de compor todo o layout, entendendo o que devemos observar a nível de hierarquia de informação, nós também vamos falar sobre a produção desse material, quais cuidados você deve ter e como você vai exportar o documento para ser impresso. Esse curso é para você que quer se aprofundar ainda mais no Design Editorial e na ferramenta InDesign. Espero que você tenha curtido a nossa proposta. Eu te vejo aqui no curso.

O design editorial - Overview

Quero te dar boas-vindas a mais um curso aqui na Alura. Muito obrigado pela sua participação. Eu vou aproveitar esse espaço para conversarmos rapidamente sobre tudo aqui que vai ser trabalhado durante o curso. A proposta aqui é que você crie o layout de uma revista e faça a diagramação do seu conteúdo, de modo que majoritariamente nós vamos ter um curso mais prático do que teórico.

Porém, nós vamos ter logo no início uma parte teórica, na qual vamos entender o que é o Design Editorial, por que ele é importante quais são os seus principais jargões, o que é um kicker, uma margem, um rodapé, um cabeçalho, o que são informações extras, citações, enfim. Depois dessa porção mais teórica, vamos dar início a parte mais prática, na qual nós vamos iniciar a construção desse nosso layout montando o grid sobre o qual vai ser diagramado todo o conteúdo.

Vamos trabalhar com as páginas principais, antes conhecidas como páginas mestres. Vamos entender números de colunas, o porquê que eu vou trabalhar aqui com seis colunas e não com três, não com duas. Eu vou utilizar o baseline grid, vamos entender as vantagens e as desvantagens de fazer o alinhamento do texto por meio desse recurso.

Depois que nós montarmos esse esqueleto fundamental da nossa revista, vamos começar a trazer o conteúdo e a organizá-lo tendo sempre em mente os princípios fundamentais do design gráfico para termos um material visualmente interessante, estimulante, que seja bem acabado, mas que cumpra a sua função, que comunique a mensagem, o texto, o conteúdo da revista da maneira clara possível.

Vamos trabalhar com estilos de parágrafo, estilos de caracteres, que são automações do InDesign para que processemos o texto e com apenas um clique, depois desses estilos criados, façamos a estilização do texto. Vamos conversar sobre os princípios do design gráfico para entender, por exemplo, porquê que eu vou trabalhar com um subtítulo na cor vermelha e em uma fonte maior e diferente da massa de texto, para que vou utilizar uma fonte capitular, o que é, por exemplo, um running head.

Vamos ver, depois de ter essas estilizações fundamentais, como criar automações com InDesign mais sofisticadas, automações que vão fazer, por exemplo, que eu tenha um running head aqui em cima que se adapte conforme as seções desse meu conteúdo, dessa minha revista, de maneira automática, que eu não precise reescrever cada um desses running head. Vamos ver como fazer a numeração das páginas, como também criar um estilo aninhado, que vai está dentro de outro estilo de parágrafo, mas que vai personalizar ainda mais o nosso texto.

Vamos conhecer também o GREP, que é uma automação ainda mais sofisticada do InDesign para combatermos viúvas. Enfim, nós teremos uma grande parte prática para explorarmos ao máximo o que o InDesign tem a nos oferecer a nível de ferramentas, combinando com técnicas e conceitos.

Ao final do curso, nós vamos gerar um arquivo PDF para exportação para que sejamos capazes de visualizar o nosso resultado e vamos conversar também sobre como fazer a produção desse material, a atenção que eu tenho que ter no momento de gerar esse arquivo PDF e a diferença de eu exportar o arquivo para impressão e o arquivo para fazer uma boneca, uma simulação, um teste desse meu documento.

Mais uma vez, muito obrigado pela sua participação e nos vemos no próximo vídeo.

O design editorial - Preparando o ambiente

Antes de começarmos a trabalhar com o InDesign de fato, eu quero conversar sobre algumas coisas importantes com você. Nesse vídeo aqui, nós vamos falar rapidamente sobre o que é o Design Editorial e para que ele serve. O Design Editorial nada mais é do que a combinação de texto com outros elementos visuais, como imagens e grafismos, de modo que esse texto segue um padrão por toda a peça gráfica.

Peça gráfica essa que tem um conteúdo mais extenso, ou seja, que acontece em múltiplas páginas, como livros, revistas, catálogos, relatórios, periódicos, enfim, documentos mais extensos. O Design Editorial tem duas preocupações fundamentais, uma questão funcional, ou seja, garantir que o conteúdo cumpra a sua função de comunicação e uma questão estética, que no primeiro momento você pode pensar que é um tanto subjetiva, mas que eu vou te mostrar que tem bastante objetividade.

Vamos observar esse documento que está aberto aqui na tela sem nos preocuparmos nesse momento aqui com a ferramenta em si, com o InDesign, porque vamos ter tempo o suficiente para se debruçar a fundo sobre ele e vamos observamos como esse texto ele está diagramado, ele está acontecendo aqui nessa página, mas observa como ele não é muito convidativo, como ele está um pouco apertado dentro dessa página, porque eu tenho margens aqui muito estreitas, tanto nas laterais quanto na parte inferior e na parte superior, eu tenho linhas muito compridas que podem, inclusive, atrapalhar a leitura, o leitor pode se perder nessas linhas.

Eu tenho tanto uma questão estética aqui, que não é convidativa para esse material, ele não é visualmente interessante, como também tem uma questão funcional, porque ele pode atrapalhar a leitura. Nessa página aqui do lado, vamos trazer esse outro conteúdo, esse conteúdo sem fazer grandes alterações, vamos manter uma única coluna, mas vamos deixá-lo visualmente mais interessante e funcionalmente melhor.

Eu vou copiar todo esse conteúdo, trazer aqui para o lado. O seguinte: primeira coisa que eu vou fazer é dar margens mais generosas aqui nas laterais. Além disso, vou trazer esse subtítulo aqui para o alinhamento junto com a mancha de texto maior, também vamos ver o que são todos esses termos. Note como já fez uma diferença, mas, além disso, eu quero aumentar o espaçamento entre as linhas aqui desse meu texto, que estar muito pequeno.

Note que eu tenho essa distância aqui que pode aumentar, pode ficar mais generosa também. Vamos selecionar aqui o texto todo e eu tenho um espaçamento de 14 pontos com uma tipografia de 12 pontos. Vamos ver os parâmetros interessantes que podemos observar para trabalhar isso também, mas vamos aumentar bastante e dar aqui, por exemplo, 18 pontos. Note como já faz uma diferença, como o meu texto respira, como dar mais vontade de ler esse texto aqui da direita.

Além disso, claro, eu posso descer também o título com o conteúdo todo para ter uma margem superior maior. Posso descer aqui com a caixa de texto também, com o subtítulo e diminuir a extensão aqui da caixa. Vamos dar aqui um "Ctrl + 0", tirar o zoom e observar o antes e depois. Estou trabalhando ainda com uma coluna, não fiz grandes mudanças no texto e deixei o conteúdo da direita visualmente mais interessante e funcionalmente melhor, mais confortável de ser lido.

Durante o curso, nós vamos mergulhar em diversos princípios visuais e gráficos, nas ferramentas, como que podemos criar diversos artifícios para que você tenha esse material funcional e bem-acabado. Claro, você não deve se esquecer de pesquisar, de procurar referências, porque esse exemplo que eu te mostrei é bem simples, mas note como temos outros procedimentos que podem ser feitos aqui.

Podemos, por exemplo, trabalhar com tipografias de diferentes cores, de diferentes estilos. No exemplo aqui do InDesign, eu estava com uma coluna de texto, aqui eu tenho quatro. Posso, inclusive, variar a quantidade de colunas em um mesmo documento, aqui eu já tenho cinco, esse documento já trago imagens. Vamos observar isso tudo com detalhe, vamos ver como extrair o máximo do InDesign para criar automações, para criar esse padrão visual para que você tenha uma peça funcional e bem-acabada visualmente.

Esse vídeo aqui é mais tranquilo, mais rápido para termos essa conversa introdutória. Eu te vejo no próximo vídeo.

Sobre o curso InDesign: construindo um design editorial

O curso InDesign: construindo um design editorial possui 198 minutos de vídeos, em um total de 58 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Design Gráfico em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Design Gráfico acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas