Olá! Boas-vindas ao curso Inteligência Artificial: Gestão de Mídias Sociais. Meu nome é Maíra Nicoletti, sou consultora de empresas e também instrutora aqui na Alura.
Audiodescrição: Maíra é uma mulher de pele clara, cabelos longos, lisos e castanhos, olhos escuros e usa óculos de armação grande, quadrada e preta. Está vestindo uma regata preta. Ao fundo, uma parede com iluminação degradê do rosa para o laranja.
Este curso é para você que deseja explorar todo o potencial da inteligência artificial para as mídias sociais, independentemente de já trabalhar na área ou estar começando a construir sua presença online.
Ao longo das aulas, você aprenderá a otimizar os principais processos da gestão de mídias sociais, tais como: planejamento estratégico, criação de conteúdo, relacionamento com a audiência e análise de resultados.
Com esse conhecimento, economizaremos tempo ao realizar cada uma dessas tarefas, aumentando também a probabilidade de melhorar a performance do seu perfil nas redes sociais ou dos perfis de seus clientes.
Para complementar ainda mais seus estudos, nós também disponibilizamos diferentes tipos de conteúdos complementares na Alura. Esses materiais lhe auxiliarão a aprofundar seu conhecimento durante o curso.
Nos encontramos nas próximas aulas! Bons estudos.
Caso já trabalhe com mídias sociais ou esteja começando a utilizá-las para potencializar seu negócio, você sabe que esse é um tipo de tarefa que demanda bastante tempo. Com a quantidade de trabalho envolvida, muitas vezes acaba não sobrando tempo para planejar estratégias eficientes ou mesmo produzir conteúdos de qualidade.
Mas, e se te dissermos que é possível ter um assistente capaz de auxiliar no gerenciamento das mídias sociais com base nas instruções que fornecemos? Esse assistente seria um Sistema Inteligente que aprende com as interações e as instruções passadas, entregando um resultado eficiente de forma autônoma.
Podemos dizer que esse processo de gerenciamento de mídias sociais seria, então, bastante otimizado, correto?
A boa notícia é que esse assistente existe e se chama Inteligência Artificial Generativa. É um tipo de inteligência artificial capaz de gerar diferentes tipos de conteúdos, incluindo imagens, textos, vídeos e até mesmo áudios. Tudo isso baseado nos prompts (perguntas, comandos ou instruções) fornecidas, indicando claramente o que é preciso que a inteligência artificial faça.
Entretanto, mesmo que a inteligência artificial facilite muito nossa vida, você é o ser humano estratégico e pensante por trás da máquina. Isso significa que você é a pessoa responsável por dar os comandos corretos para que a inteligência artificial possa realmente gerar os resultados mais efetivos possíveis. Portanto, esses comandos, ou prompts, são de extrema importância quando utilizamos qualquer tipo de inteligência artificial generativa.
Neste contexto, outro ponto bastante importante é que você precisa sempre revisar todas as informações que a inteligência artificial fornece. Afinal, essa ferramenta não está isenta de erros.
Vamos explorar com mais profundidade como a inteligência artificial pode nos auxiliar a gerenciar mídias sociais de forma mais efetiva.
Nos encontramos no próximo vídeo!
Quando uma pessoa se dedica à gestão de mídias sociais, se envolve em atividades como a administração e manutenção da presença online de uma empresa, marca ou mesmo indivíduo nas redes sociais.
É essencial compreender o que tais atividades englobam antes de pensar em como a inteligência artificial pode ser efetiva para otimizá-las.
Isso porque, para ser mais eficaz, a aplicação de qualquer tipo de inteligência artificial generativa deve ser a mais específica possível. Ou seja, se desconhecermos as partes do processo de gerência de mídias sociais - isto é, suas etapas e processos principais - será muito difícil usar a IA para otimizar esse processo.
Essa atividade engloba quatro processos principais.
Entendimento do Cliente/Negócio: O primeiro passo é entender quem é a pessoa ou a empresa cuja presença online nas redes sociais você gerenciará, ou seja, seu cliente (ainda que seja você mesmo!). Você precisa entender não apenas o mercado e a área de atuação em que estão inseridos, mas também quais são seus objetivos de presença em redes sociais e também seu público-alvo.
Planejamento Estratégico: Com todas essas informações em mãos, você pode passar para a segunda etapa - planejar estratégias para que seu cliente atinja seus objetivos. Essa etapa é onde toda a estratégia de conteúdo é formulada para atender às necessidades do cliente usando as redes sociais.
Criação e Publicação de Conteúdo: Depois de ter uma compreensão aprofundada do cliente e de uma estratégia de conteúdo claramente articulada, a próxima etapa é produzir e publicar conteúdo nas várias plataformas de redes sociais.
Relacionamento com a Audiência: Finalmente, a última parte do gerenciamento de redes sociais envolve a interação com a audiência ou seguidores de uma pessoa ou marca nas diferentes plataformas de mídia social.
Vale ressaltar que, na prática, pode ser que nem todas as etapas estejam sob responsabilidade da mesma pessoa. É comum em alguns lugares que, por exemplo, certos profissionais se concentrem apenas no planejamento estratégico ou na criação de conteúdo, enquanto outros podem ser contratados para realizar todas as etapas principais.
No decorrer deste curso, vamos adentrar o uso da inteligência artificial em cada uma dessas etapas para otimizar o processo de gestão de mídias sociais.
O curso Inteligência Artificial: gestão de mídias sociais possui 100 minutos de vídeos, em um total de 46 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de IA para Marketing Digital em Inteligência Artificial, ou leia nossos artigos de Inteligência Artificial.
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