Alura > Cursos de Inteligência Artificial > Cursos de IA para UX & Design > Conteúdos de IA para UX & Design > Primeiras aulas do curso Inteligência artificial e personas: acelerando o processo de criação

Inteligência artificial e personas: acelerando o processo de criação

IA e Criação de Personas - Apresentação

Olá! Boas-vindas ao curso Inteligência artificial e personas: acelerando o processo de criação da Alura! Eu sou a Aline Roque e vou te guiar nessa jornada.

Aline é uma mulher branca com cabelo castanho-escuro preso, olhos castanho-escuros, e está diante de um playground vertical para gatos com alguns livros dispostos.

Nesse curso, você vai descobrir como a inteligência artificial pode nos ajudar a acelerar o processo de criação de personas, desde a etapa de identificação dos objetivos, passando pela coleta de dados de pesquisa qualitativa e quantitativa, a análise dos dados com o uso de IA, a materialização da persona com o uso de ChatGPT e Midjourney, até a apresentação dos resultados usando o Notion como ferramenta de inteligência artificial.

Vamos nessa? Tenho certeza que se você tem o desafio de criar personas no seu dia a dia, esse curso vai te ajudar a ser mais eficiente no processo.

Te vejo no próximo vídeo. Até lá!

IA e Criação de Personas - O projeto

Para facilitar sua experiência de aprendizagem, nosso curso vai girar em torno do projeto da Buscante, um serviço de busca virtual para livros que quer se tornar uma livraria virtual.

Com essa mudança no modelo de negócios, surge a necessidade de identificar novas personas, em um tempo cada vez menor, por ser uma plataforma que já está rodando.

Como a inteligência artificial vai nos ajudar a resolver esse problema e criar as personas, facilitando o nosso processo de construção?

Para isso, serão utilizadas diferentes ferramentas, sendo a principal delas o ChatGPT.

Nele, passaremos por algumas etapas, desde a definição de objetivos da pesquisa, em que você aprenderá a criar prompts cada vez mais assertivos, até a criação dos nossos instrumentos de coleta, tanto de pesquisas qualitativas quanto quantitativas.

A ferramenta também irá nos ajudar no processo de análise dos dados e de identificação dos clusters. Por fim, chegaremos à criação da nossa persona e ao relatório de personas.

Na etapa qualitativa, vamos simular a criação de respostas que servirão de base para fazermos uma pré-análise. A partir da construção das respostas dessa pesquisa, o ChatGPT nos ajudará a criar a pesquisa quantitativa.

Para colocá-la em prática, utilizaremos uma ferramenta chamada Typeform. Ela consegue gerar, a partir de inteligência artificial, formulários inteligentes muito rapidamente.

A partir da análise dos dados obtidos com a pesquisa quantitativa, realizada por meio do Typeform, você vai aprender a utilizar a ferramenta Superluminal para identificar padrões, considerando uma grande base de dados.

Depois, a partir desses padrões e com os clusters identificados no ChatGPT, partiremos para a etapa da criação efetiva das personas.

Com base em uma descrição, criaremos um comando para pedir que o Midjourney gere a imagem que representa a nossa persona: a Julia.

Por fim, contaremos toda essa história por meio de um relatório publicado no Notion com o uso da inteligência artificial.

Com isso, seu tempo de trabalho, que normalmente seria de 2 a 4 meses, será reduzido, e você conseguirá fazer uma entrega bem-qualificada em até 1 mês, a depender da complexidade da sua pesquisa.

Disponibilizaremos uma lista dos comandos utilizados, que servirá como base para você utilizar e criar seus próprios comandos a partir desse conhecimento.

Vamos nessa? No próximo vídeo, começaremos a colocar a mão na massa, criando os objetivos da pesquisa. Te vejo lá!

IA e Criação de Personas - Personas e seus desafios

Para começar a entender como a inteligência artificial pode nos ajudar no processo de construção de personas, vamos navegar no entorno do contexto da Buscante.

Personas e seus desafios

Imagine que a Buscante surgiu como uma start-up focada na busca de livros, uma solução simples, e em determinado momento, resolveram virar uma biblioteca virtual.

Estamos falando sobre uma mudança no modelo de negócios, o que naturalmente implica na criação de novas personas. Precisamos fazer isso em um tempo cada vez mais curto, porém, não temos o mesmo tempo que tínhamos na fase de discovery (descoberta) inicial e do lançamento do produto.

Temos um produto que já roda e precisamos gerar mais rapidamente informações que alimentem o processo de desenvolvimento. Se você é uma pessoa que trabalha com produto, com design, com marketing, ou como pessoa empreendedora, já deve ter enfrentado esse desafio.

Geralmente, o primeiro passo é reunir a equipe e criar uma primeira versão dessa persona.

Existem muitas ferramentas de inteligência artificial, ou até mesmo não baseadas em IA, que são geradoras de personas. Elas podem ser úteis nessa fase inicial, mas vão gerar um tipo de persona diferente do que faremos neste curso.

Essas ferramentas geram o que chamamos de proto-persona. Imagine que acessamos um gerador ou usamos o próprio ChatGPT, uma das ferramentas que será utilizada ao longo do curso, e pedimos para criar a persona com base nas nossas percepções.

Nesse momento, reunimos o time e começamos a pensar em nome, idade, ocupação, descrição, objetivos, necessidades e desafios dessa persona, além de uma imagem que a represente. Todas essas informações viraram uma história.

Com isso em mãos, podemos acessar o ChatGPT e pedir para ele construir uma narrativa em torno disso. A proto-persona abaixo, por exemplo, foi feita exatamente dessa forma:

Proto-persona

Luana, 24, é uma estudante de Pedagogia apaixonada por literatura infantil e juvenil. Buscando aprimorar seus estudos, ela precisa de uma plataforma de busca de livros com um catálogo amplo, focada em literatura pedagógica e infantil, com recursos de busca avançada. Ela deseja marcar livros para referência futura e criar listas de leitura. Contudo, encontra desafios ao procurar por plataformas que atendam a essas necessidades.

Fotografia de uma mulher branca segurando um gato em frente a uma janela. À direita da foto, o nome "Luana", a idade "24 anos", e a formação "Estudante de pedagogia".

Observação: a imagem acima também foi gerada por inteligência artificial com o uso do Midjourney. Você aprenderá a fazer isso ao longo deste curso!

O que nos interessa nesse momento é saber que fizemos a construção acima com base nas nossas próprias crenças e percepções. Isso é fácil! Porém, normalmente, quando fazemos uma construção desse tipo, ela tende a estar errada, justamente por surgir a partir de suposições nossas.

Quando colocamos o produto no mercado em contato com nossa pessoa usuária real, é provável que as pessoas encontradas sejam diferentes.

Imagine o seguinte: nossa proto-persona foi pensada como uma mulher jovem de 24 anos e estudante de pedagogia, mas quando fomos pensar na user persona efetivamente, após conhecer as pessoas reais que têm interesse no nosso produto, descobrimos a persona Andressa, uma mulher engenheira de 45 anos que tem interesse de leitura em função do seu trabalho.

User persona

Andressa, 45 anos, é uma engenheira experiente e entusiasta de livros de não ficção, com um interesse particular por temas que auxiliem seu desenvolvimento profissional e pessoal. Apesar de sua busca constante por uma plataforma de busca de livros eficiente, que ofereça um catálogo abrangente, recursos de busca avançada, e a opção de marcar livros para referência futura e criar listas de leitura, ela enfrenta desafios para encontrar uma plataforma que atenda suas necessidades específicas.

Fotografia de uma mulher preta sentada em um sofá lendo um livro. À direita da foto, o nome "Andressa", a idade "45 anos", e a formação "Engenheira".

Percebe a diferença? A proto-persona é inventada, enquanto a user persona é buscada por meio de dados e fatos, e é isso que faremos ao longo do curso.

Conclusão

No próximo vídeo, falaremos sobre as etapas de criação de uma user persona!

Sobre o curso Inteligência artificial e personas: acelerando o processo de criação

O curso Inteligência artificial e personas: acelerando o processo de criação possui 108 minutos de vídeos, em um total de 42 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de IA para UX & Design em Inteligência Artificial, ou leia nossos artigos de Inteligência Artificial.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda IA para UX & Design acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas