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Inteligência artificial no RH: impactando o dia a dia da área que cuida de pessoas

Definindo o papel do agente - Apresentação

Olá! Boas-vindas ao curso de Inteligência Artificial para Recursos Humanos. Meu nome é Aline Roque e serei sua instrutora.

Audiodescrição: Aline se autodeclara uma mulher branca. Ela tem cabelos bem curtos e olhos castanho-escuros. Ela está usando uma blusa preta com gola alta e brincos dourados pequenos. Ao fundo, um ambiente com luz degradê, que mescla azul e roxo, com uma estante estilo industrial com objetos de decoração à direita e, à esquerda, um quadro aramado de estilo industrial com flores.

A Inteligência Artificial está transformando carreiras, e isso já é de conhecimento comum. E com o RH não seria diferente, certo?

Neste curso, vamos aprender a criar um chatbot, um agente baseado em ChatGPT, para atuar como um assistente para o RH no processo de revisão das avaliações de desempenho das lideranças da sua empresa.

Pré-requisitos

Para este curso, você precisará de acesso à versão 4 omni do ChatGPT, ou "GPT-4o", que é paga.

Se você não tem esse acesso e, mesmo assim, deseja fazer o curso para conferir o potencial de uso dessa ferramenta para o RH, sinta-se à vontade. Mas você só conseguirá executar as atividades com essa plataforma.

O que vamos aprender?

Neste curso, vamos gerar o agente de ChatGPT para ajudar no processo de Avaliação de Desempenho da empresa. Mas ele não vai gerar as avaliações: nós vamos treiná-lo para que ele seja um assistente, ajudando a economizar o seu tempo no acompanhamento das lideranças, gerando avaliações cada vez mais eficazes.

Também vamos aprender a criar um simulador de devolutivas: um agente que vai ajudar as lideranças, principalmente aquelas que estão iniciando a sua primeira liderança, a treinar a devolutiva das avaliações das pessoas colaboradoras, às vezes mais sensíveis.

Para isso, vamos aprender:

Lembre-se:

Use a tecnologia com sabedoria e ela será uma aliada poderosa para o seu crescimento profissional.

Esperamos você próximo vídeo. Até lá!

Definindo o papel do agente - IA no RH

Para começar, vamos entender como a Inteligência Artificial está impactando o RH das empresas.

Como a inteligência artificial pode ajudar o RH?

É tudo muito recente, mas alguns dados já nos levam a crer que alguns impactos vieram para ficar.

Um deles é na parte de análise de dados. Métricas de desempenho, pesquisas de engajamento e outros dados relevantes podem ser muito mais facilmente analisados com o uso da Inteligência Artificial.

Imagine a seguinte situação: sua empresa está com o turnover (taxa de rotatividade de pessoas colaboradoras) alto e você não sabe por quê. Então, você resolve realizar uma pesquisa de clima para identificar onde estão as áreas de atenção.

Em um processo convencional, levaríamos uma ou duas semanas analisando esses dados para conseguir chegar a uma conclusão que pode orientar uma tomada de decisão. No entanto, com a Inteligência Artificial, conseguimos chegar a esse mesmo resultado em alguns minutos. Ela consegue interpretar um grande volume de dados, identificar padrões e correlações que talvez nem fossem óbvias para nós, orientando uma tomada de decisão muito mais eficiente.

Outro grande ganho é a automatização de processos. Sabe aquelas tarefas que consomem muito tempo, repetitivas e que prejudicam nossa produtividade? Pois essas tarefas geralmente são ótimas candidatas para serem automatizadas com o uso da Inteligência Artificial. Inclusive, o curso vai seguir majoritariamente nesse caminho.

Isso tudo nos leva a uma tomada de decisão muito mais eficiente. Ao analisar grandes volumes de dados, a IA consegue, inclusive, fazer uma análise preditiva e nos sugerir caminhos possíveis, antecipando necessidades ou mesmo identificando riscos que talvez não fossem óbvios no início.

Por exemplo: imagine um processo de recrutamento e seleção, no qual você quer selecionar os candidatos de maior afinidade com a sua empresa. Muitos podem ter as mesmas competências técnicas, mas ao identificar padrões comportamentais de um jeito mais eficiente, a IA consegue filtrar as pessoas que farão mais sentido para a sua organização. Com isso, a chance de essas pessoas terem uma vida útil longa dentro da empresa é maior.

Agentes de IA

Agora, vamos entender um pouco sobre como os agentes do GPT funcionam, antes de partir para a prática da definição do nosso agente assistente de um subsistema de RH.

Primeiro, precisamos entender que agentes exercem papéis específicos. Se você tem medo de perder o seu emprego para um ChatGPT ou para qualquer outra IA, já pode respirar com alívio: a IA não pode ser um generalista de RH, pois ela não consegue resolver muitos problemas além daqueles que foi designada por nós a resolver. Ou seja, ela é uma hiper especialista: vai assumir um papel bastante específico a partir do momento em que determinarmos o que ela deve fazer.

Elas também representam a marca. Diferente de você, que tem a sua personalidade própria mesmo que tenha que representar a marca, a inteligência artificial vai assumir a personalidade da brand persona, a personalidade de marca utilizada pelo marketing. Ela vai seguir um tom de voz e vocabulário específicos, o que reforça a identidade da marca empregadora em que você está trabalhando.

Próximos passos

No próximo vídeo, vamos entender como isso funciona na prática, já na plataforma do ChatGPT. Vamos lá?!

Definindo o papel do agente - Planejamento do agente

Vamos prosseguir diretamente na interface do ChatGPT para praticarmos.

Solicitando uma Avaliação de Desempenho pelo chat

Se você tem familiaridade com o ChatGPT, sabe que na parte inferior central da tela inicial, temos um campo de chat.

Vamos inserir nesse campo um comando para fazer uma solicitação relacionada à avaliação de desempenho:

Crie uma avaliação de desempenho para uma pessoa colaboradora que teve um ótimo resultado no último trimestre. Essa pessoa colaboradora atua como líder na área de atendimento ao cliente.

A resposta do ChatGPT inclui metas e informações sobre a atuação dessa pessoa que sequer existe, sem nenhum detalhe sobre essa avaliação:

Avaliação de Desempenho Trimestral

Nome do Colaborador: [Nome do Colaborador]Cargo: Líder de Atendimento ao ClientePeríodo Avaliado: [Data de Início] - [Data de Término]


1. Resultados Alcançados

Metas de Atendimento ao Cliente:

[...]

Esse é o grande problema da inteligência artificial. Se utilizamos um modelo como o ChatGPT, ele vai trazer o resultado que solicitamos a qualquer custo, sendo esse resultado ser verdadeiro ou não. Isso é o que chamamos de alucinação da IA.

Como evitamos que isso aconteça? Não vamos utilizar esse modelo ChatGPT! Em vez disso, vamos criar o nosso próprio agente. Como fazemos isso?

Criando um GPT para o RH

No canto superior direito da tela, temos a foto de perfil da nossa conta. Vamos clicar nela e selecionar a opção "Meus GPTs", no segundo item do menu. Isso abrirá uma janela que nos permite criar o nosso próprio GPT.

Podemos criar um GPT para cada um dos processos de cada um dos subsistemas de RH, pois não há limitação para isso! Então, vamos clicar na opção "Criar um GPT", que vai permitir que estabeleçamos regras para a IA por meio de um formulário.

Vamos preencher os campos desse formulário, começando pela identidade: clicamos no campo de foto de perfil e podemos carregar uma foto qualquer para representar esse assistente, ou criá-la usando o DALL-E. Nesse caso, vamos subir a logo da nossa empresa de exemplo, a Wavecast.

Na sequência, precisamos preencher o campo de Nome. Como queremos chamar esse GPT? Queremos que ele seja o nosso profissional de suporte na construção de Avaliações de Desempenho. Então, vamos chamá-lo de RH - Avaliações de desempenho.

Em seguida, temos os campos de Descrição, onde definimos o papel desse GPT, e Instruções, em que explicamos o que esse GPT faz. Para preencher esses campos, precisamos primeiro buscar alguns dados da nossa organização.

Então, vamos pausar a criação desse GPT para entender alguns conceitos importantes.

Propósito, tom de voz e proatividade

O primeiro passo é definir um propósito claro: qual é a nossa motivação para criar esse GPT? Que problema ele vai resolver? Essa é a definição da função do nosso bot, o papel que ele vai exercer.

No nosso caso, estamos considerando que, durante o período de avaliações de desempenho, as lideranças demandam muita atenção do time de RH com perguntas e dúvidas sobre como preencher a avaliação, ou mesmo querendo uma segunda opinião. É quase um trabalho de mentoria.

Sendo assim, como podemos fazer para que o agente de inteligência artificial ajude a desonerar o tempo do profissional de RH nesse período, servindo como um primeiro agente de suporte para essas lideranças?

Esse vai ser o propósito do nosso bot: dar suporte para as lideranças durante o processo de avaliação de desempenho.

Além disso, precisamos definir qual é o tom de voz desse agente. Ele vai conversar com pessoas colaboradoras da empresa como se fosse um membro do time de RH. Então, precisamos que ele represente a nossa marca.

Diferente de uma pessoa, que tem personalidade própria, o GPT vai ser configurado com o tom de voz da comunicação da empresa. Não faz sentido, por exemplo, criar um robô todo fofo se a nossa empresa é formal, orientada à performance e tem um estilo mais competitivo. E o contrário também vale: não faz sentido criar um bot muito formal, que usa um linguajar incomum na nossa empresa, se temos nessa empresa uma estrutura mais amigável, acolhedora e informal. Tudo isso também vai fazer parte das instruções.

Além disso, precisamos definir a proatividade do robô. Já sabemos que, se não especificamos até onde queremos que ele vá, ele tenderá a alucinar, criando algo sem sentido para nós.

Num processo de avaliação de desempenho, não queremos que o robô crie uma avaliação. Queremos que ele seja um assistente para dar suporte para as lideranças na criação das avaliações. Quem vai refletir e avaliar suas equipes são as próprias lideranças, não o robô. Ele não pode fazer isso. Então, precisamos estabelecer regras claras para que ele exerça esse papel. É isso o aque vamos criar na sequência.

Definição do papel do seu agente

O nosso bot vai ser um HRBP (Human Resources Business Partner, ou Parceiro de Negócios de RH) especialista no processo de avaliação de desempenho.

Lembre-se: o bot nunca vai ser um generalista de RH, mas sempre um hiper especialista em alguma tarefa. Então, se há vários subsistemas de RH que precisamos atender na empresa, e cada subsistema desses tem vários processos, podemos ter um agente para cada um desses processos. Se fosse, por exemplo, o subsistema de recrutamento e seleção, poderíamos ter um bot só para fazer triagem e avaliação de currículos.

Vamos definir a função do nosso bot. No nosso projeto, o papel dele será auxiliar as lideranças na revisão das avaliações de desempenho. Ou seja, ele não vai criar avaliações de desempenho e não vai avaliar o desempenho das pessoas colaboradoras, mas apenas ajudar as lideranças.

Vamos voltar para o GPT para fazer essa definição. Agora que sabemos a função específica do noss bot, podemos alterar o RH do nome para HRBP, de Human Resources Business Partner. Ou seja, ele é um HRBP especialista em avaliações de desempenho.

Nome: HRBP - Avaliações de desempenho

Agora, podemos preencher o campo de Descrição:

Descrição: Agente especializado na revisão de avaliações de desempenho.

Ele não é um gerador de avaliações, mas um revisor. Esse é o primeiro foco desse bot. Agora, vamos especificar o que ele faz, no campo de Instruções:

Instruções: Sua função é auxiliar as lideranças no que se refere à revisão das avaliações de desempenho e orientações sobre como melhorar suas criações. 

Ou seja: as lideranças vão criar as avaliações de desempenho e o agente vai revisar e dar sugestões de melhoria.

Próximos passos

No próximo vídeo, vamos entender um pouco mais como definir critérios para que esse bot consiga fazer esse trabalho.

Assim como quando uma pessoa colaboradora nova entra na empresa, precisamos treinar nosso agente de IA sobre o seu papel e quais são os critérios que ele precisa seguir, além das práticas e processos da equipe.

Sobre o curso Inteligência artificial no RH: impactando o dia a dia da área que cuida de pessoas

O curso Inteligência artificial no RH: impactando o dia a dia da área que cuida de pessoas possui 90 minutos de vídeos, em um total de 39 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de IA para Negócios em Inteligência Artificial, ou leia nossos artigos de Inteligência Artificial.

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