Fala aí, pessoal. Sejam bem-vindos ao curso Conhecendo e Explorando o Krita. Esse curso é a primeira parte de uma série que eu vou trazer, onde eu vou mostrar como trabalhar com pintura digital dentro desse programa.
Nessa primeira parte vocês vão conhecer o Krita, entendo a interface, sabendo como navegar, e conhecendo as principais ferramentas para se começar a trabalhar com pintura digital dentro desse programa.
Para auxiliar os vídeos, eu criei um projeto bem simples, onde a gente vai desenvolver um personagem, do esboço, passando pela lineart e terminando com uma pintura simples, e também o esboço de um cenário.
Então fiquem ligados, e nos vemos nos próximos vídeos. Até lá.
E começando aqui a primeira aula do curso do Krita, eu estou com o site do Krita aberto, e muito provavelmente a primeira pergunta que vocês querem me fazer é: “O que é o Krita?”, “O que eu posso fazer dentro desse programa?”, “Ele é igual ao Photoshop?”.
Bem, o Krita, ele é parecido com o Photoshop, mas tem uma pequena diferença: o Photoshop é um programa de manipulação de imagem. Isso significa que ele não foi desenvolvido com a intenção de se trabalhar com pintura digital. Como é um programa que tem muita ferramenta, você, por consequência, vai acabar fazendo pintura ali, você tem as ferramentas para isso, e vai conseguir pintar muito bem, sem nenhum problema. Mas você não pode esquecer de que ele, na verdade, é um programa de manipulação de imagem.
O Krita, por outro lado, ele é um programa de pintura digital, ele foi feito para isso. Todas as ferramentas são para desenho. Isso significa que se você quiser editar uma imagem, manipular uma foto dentro do Krita, você até vai conseguir, mas as ferramentas são limitadas para esse tipo de trabalho.
Em contrapartida você vai ter muita coisa interessante para a parte de desenho e pintura. Um outro ponto positivo do Krita é que ele é um programa open source, isso significa que ele é um programa gratuito, que você não paga nada para ter ele no seu computador. Se quiser, você pode fazer uma doação. E isso eles deixam muito transparente aqui no site. Como vocês podem ver, aqui no topo, você vai ter uma barra onde eles indicam o mês que eles estão, o ano, a quantidade de pessoas que já doaram nesse mês e o valor arrecadado. E aqui um botão, convidando você para fazer uma doação. Clicando aqui você vai ter uma descrição do que eles vão fazer com esse dinheiro, para onde vai. Então é bem transparente isso.
Então, a minha recomendação é: entrem aqui no site, vem aqui na aba de download, faça um download do Krita. E para esse curso, eu aproveitei que lançou agora um remake do Zelda para o Switch, o “The Legend of Zelda: Link’s Awakening”, e criarei um projeto relacionado a esse jogo.
Então vamos imaginar que um cliente entrou em contato e disse que está fazendo uma Fanfic inspirado nesse novo Zelda e está precisando de um desenho de uma criatura, colorido, e um esboço bem simples do cenário.
Basicamente, a história dessa Fanfic é a seguinte: em vez do Link ter caído nessa ilha daqui, do jogo, ele veio parar na Amazônia brasileira. E a aventura toda vai ser dentro da Amazônia. Então ele quer você crie uma criatura que se adeque a esse universo, com características da Amazônia, e que esboce um cenário. O cenário vai ser só um auxílio visual para a Fanfic dele.
Então, a gente vai estar, durante esse curso, trabalhando nessas duas imagens: um desenho de um personagem do início ao fim, de uma criatura, passar pelos esboço, lineart, e aplicação da cor. E desenvolver um esboço de um cenário.
Assim que vocês abrirem o programa, vocês vão se deparar com uma tela dessas. Eu vou ter aqui o menu, a barra de topo, a caixa de ferramenta. Aqui ao lado algumas janelas, e no centro, algumas opções. Eu vou ter a opção start, que seria a opção de início, onde eu posso criar um novo arquivo ou abrir um arquivo já existente.
Segunda, vou ter community. Vai ser a comunidade do Krita. Aqui eu vou encontrar manual, tutoriais, fórum, suporte e o site. Terceira parte, News, vão ser as novidades relacionadas ao programa. Por padrão, ela vem desabilitada, mas eu posso habilitar, clicando nessa caixinha aqui.
E, como vocês podem ver, agora eu tenho acesso às novidades do Krita. Caso eu não queira, só desmarcar. Se essa for a sua primeira vez abrindo esse programa, você vai ver exatamente isso que está aqui na tela. Mas se você já usou um pouco, ou já usa o Krita, você vai notar que está faltando uma opção extra, que vai se localizar aqui embaixo, embaixo do start, do início. Vai ser uma opção de arquivos recentes, que vai apresentar exatamente os últimos arquivos que você abriu dentro do Krita. Como nós não abrimos nenhum ainda, nem criamos nenhum arquivo, não aparece nada.
Bem, vamos agora criar o nosso primeiro arquivo. E para criar o primeiro arquivo, eu tenho aqui algumas opções. Eu posso clicar aqui em new file para criar um novo arquivo, ou eu posso pressionar essa tecla de atalho, “control+n”, como está mostrando aqui. Mas o Krita ainda me dá mais duas opções. Eu posso vir aqui em cima, nessa barra do topo, e pressionar esse ícone aqui, e vai criar um arquivo novo. Ou, ainda vir em file, e new.
Independente da opção que você escolha, todas vão te levar para o mesmo fim, que vai ser essa janela de pop-up de criação de novo documento. Dentro dela, já vai estar marcado a opção custom documents, que vai ser customizar o documento. E aqui ele vai me oferecer algumas opções. Eu já posso pegar algum tamanho de papel pré-definido, como A6, A5, A4, A3. Eu posso definir meu próprio tamanho do arquivo também, dando aqui um valor tanto para altura quanto para largura do documento.
Posso colocar um valor aqui para resolução do meu arquivo, se eu quero de alta ou baixa resolução. Eu também posso definir se esse arquivo vai ser no formato paisagem, mais largo na horizontal, ou no formato retrato, maior na vertical. Posso definir o sistema de cor, e aqui em contente, o conteúdo do arquivo, eu posso dar um nome, posso definir a quantidade de layers, de camadas que eu quero que esse arquivo se inicie. Eu posso definir a cor do background. Por padrão vem branco, mas eu posso clicara aqui e escolher qualquer cor. E eu ainda posso definir a opacidade dessa cor de fundo, se eu quero completamente opaco ou mais ou menos transparente. Ou completamente transparente.
E ainda, aqui embaixo, eu posso escrever uma descrição para esse arquivo. O Krita também me oferece alguns templates. Seriam alguns formatos já predefinidos pelo próprio Krita. Mas vale lembrar que você pode criar o seu próprio. E os templates oferecidos pelo Krita são: animation, para animação; comic, para quadrinho; design; TSLR, para câmera, provavelmente para fotografia. E textura.
Eu quero criar um documento simples, então eu vou vir aqui para a minha primeira opção, “customizar documento”, vou colocar um valor de 2000 pixels, tanto para altura quanto para largura, e a resolução, eu vou deixar em 300.
Como arquivo, ele pode ser impresso em um cartão postal? Eu poderia usar 150 PPI de resolução, mas, trabalhar com 300, o arquivo ainda não estar tão pesado, e eu dou uma oportunidade para o cliente usar em algum outro meio, talvez imprimir em um formato um pouco maior caso ele precise no futuro.
Então, eu já deixo com 300 PPI. Fazendo essas modificações, eu venho aqui embaixo e clico nesse botão aqui, chamado create, ou “criar”, para criar esse novo documento. Com isso, eu criei o meu primeiro documento aqui no Krita.
Para o próximo vídeo, eu vou mostrar um pouquinho de como vocês podem navegar dentro do programa, e apresentando um pouco da interface, para então a gente começar a desenhar.
O curso Krita: desenvolvendo uma pintura digital possui 167 minutos de vídeos, em um total de 44 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Pintura Digital em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.
Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:
Impulsione a sua carreira com os melhores cursos e faça parte da maior comunidade tech.
1 ano de Alura
Assine o PLUS e garanta:
Formações com mais de 1500 cursos atualizados e novos lançamentos semanais, em Programação, Inteligência Artificial, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.
A cada curso ou formação concluído, um novo certificado para turbinar seu currículo e LinkedIn.
No Discord, você tem acesso a eventos exclusivos, grupos de estudos e mentorias com especialistas de diferentes áreas.
Faça parte da maior comunidade Dev do país e crie conexões com mais de 120 mil pessoas no Discord.
Acesso ilimitado ao catálogo de Imersões da Alura para praticar conhecimentos em diferentes áreas.
Explore um universo de possibilidades na palma da sua mão. Baixe as aulas para assistir offline, onde e quando quiser.
Acelere o seu aprendizado com a IA da Alura e prepare-se para o mercado internacional.
1 ano de Alura
Todos os benefícios do PLUS e mais vantagens exclusivas:
Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos, corrige exercícios e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com a Luri até 100 mensagens por semana.
Aprenda um novo idioma e expanda seus horizontes profissionais. Cursos de Inglês, Espanhol e Inglês para Devs, 100% focado em tecnologia.
Transforme a sua jornada com benefícios exclusivos e evolua ainda mais na sua carreira.
1 ano de Alura
Todos os benefícios do PRO e mais vantagens exclusivas:
Mensagens ilimitadas para estudar com a Luri, a IA da Alura, disponível 24hs para tirar suas dúvidas, dar exemplos práticos, corrigir exercícios e impulsionar seus estudos.
Envie imagens para a Luri e ela te ajuda a solucionar problemas, identificar erros, esclarecer gráficos, analisar design e muito mais.
Escolha os ebooks da Casa do Código, a editora da Alura, que apoiarão a sua jornada de aprendizado para sempre.