25%Off

Compre com desconto

Começou!

Começou!

00

DIAS

00

HORAS

00

MIN

00

SEG

Alura > Cursos de Mobile > Cursos de iOS > Conteúdos de iOS > Primeiras aulas do curso IOS: autenticação, GPS e mais recursos nativos

IOS: autenticação, GPS e mais recursos nativos

Salvando arquivos local - Apresentação

Olá, boas-vindas, eu sou o Ândriu e esse é o curso de frameworks nativos para iOS, onde nós vamos dar continuidade a uma série de cursos que nós já estamos vendo sobre frameworks nativos. Nós temos aqui o app Alura Ponto, onde nós conseguimos registrar ponto.

Ou seja, o horário que um funcionário trabalha. Eu posso aqui registrar um ponto e eu tenho aqui os recibos com todos os horários que eu trabalhei.

A ideia desse curso é continuar as implementações, então nós vamos começar falando um pouco sobre armazenamento com o File Manager. No curso anterior, nós falamos um pouco sobre o core data, e agora nós vamos falar um pouco sobre o File Manager, como persistimos, por exemplo, essa foto de perfil local, utilizando o File Manager.

Depois nós vamos seguir com outro recurso bem interessante, que é a autenticação local, que também é nativa do iOS. No nosso caso, ao deletar um recibo - se eu clicar nesse "X", ele pede que eu faça a autenticação para conseguir apagar esse recibo. Esse recurso é muito utilizado em aplicativos de banco ou aplicativos que exigem uma identificação do usuário para fazer alguma ação, e vamos aprender através de deletar um recibo.

Depois nós vamos falar um pouco sobre localização, vamos aprender um pouco sobre core location, como podemos trackear a localização do usuário. E depois vamos falar também sobre o map kit, com o mapa da Apple. A ideia então é ao bater um ponto, registrarmos a latitude e longitude do usuário para conseguirmos exibir onde foi registrado o ponto. Então vamos trabalhar com o mapa do iOS.

Por último vamos falar um pouco sobre os quick actions, sobre o shortcut do iOS, então eu posso clicar e segurar e nós temos essa opção "Registrar ponto".

Nada mais é do que um atalho para o nosso aplicativo, então conseguimos também utilizar atalhos no nosso app de forma nativa. Esse é o conteúdo que nós vamos ver durante esse curso e eu espero você.

Salvando arquivos local - Salvando arquivo com File Manager

Estamos iniciando então mais um curso da nossa série de frameworks nativos para iOS. Então nós já iniciamos algumas implementações no primeiro curso, onde nós aprendemos a persistir informações com o core data, aprendemos a utilizar a câmera, a biblioteca de imagens. A ideia é continuarmos utilizando o mesmo projeto, que é Alura Ponto, um aplicativo para registrar o horário de trabalho do funcionário.

Então a hora que ele começa, a hora que vai almoçar, a hora que ele volta do almoço e a hora que ele termina de trabalhar. A ideia é registrar todos esses horários no aplicativo. No curso passado nós aprendemos então a persistir algumas coisas com o core data, quando nós batemos ponto nós já temos essas informações salvas, local, e temos aqui uma imagem de perfil que ainda nós não tratamos desse caso.

Quando eu clico para escolher uma foto, por exemplo, na verdade, é a foto de perfil do usuário, se eu fechar o aplicativo e rodar ele de novo, nós perdemos essa informação. Clico para ir para o perfil, eu não tenho mais a imagem.

Isso foi proposital, porque vamos utilizar outra maneira de trabalhar com persistência local no iOS, que é o File Manager, o gerenciador de arquivos. Nós aprendemos a trabalhar com o core data, nós temos também o File Manager, temos outras bibliotecas, como o user defaults para preferências do usuário, enfim, mas com certeza o File Manager também é muito utilizado para persistir esporadicamente algum arquivo que você precise.

Alguns cuidados que nós devemos ter é em relação ao tamanho dos arquivos que nós estamos armazenando com o File Manager, então fotos muito pesadas, em grande quantidade, se você precisar fazer algumas consultas mais rápidas no aplicativo, então é melhor você trabalhar com o core data ao invés do File Manager, porque ele é muito mais seguro e as consultas também são muito mais rápidas.

Mas, o File Manager, é muito importante termos esse conhecimento, porque quando você precisar persistir, esporadicamente, alguma coisa, você pode optar por esse recurso também. Então vamos lá, o que vamos começar a fazer? Vamos começar a trabalhar com o File Manager, o nosso gerenciador de arquivos, e vamos entender como salvar e como ler essa imagem através do File Manager.

Para começar, nós temos a nossa pasta "Model", onde nós temos já algumas classes: "Camera", "Recibo", "FormatadorDeData". Vamos criar um novo arquivo, botão direito em cima da pasta, novo arquivo, eu vou manter a opção "Swift File" mesmo, vou dar um "Next" e eu vou criar a classe chamada "Perfil". Vou dar um "Create". Vou criar aqui a classe.

class Perfil {}. Nós vamos ter aqui um método chamado func salvarImagem(), onde nós vamos receber, por parâmetro, a ( imagem: ), nós selecionamos da biblioteca de imagens do iOS. Ela é um ( imagem: UIIMage) {}. Nós não temos acesso às coisas do UIkit, porque estamos com o foundation.

Quando eu importo o UIkit automaticamente eu importo também o foundation, então agora eu posso utilizar o UIImage que nós precisamos persistir. Eu vou começar criando uma constante, porque a ideia aqui, para conseguirmos salvar essa imagem, é acessarmos o diretório de pastas interno do nosso aplicativo.

Então todo aplicativo, quando nós buildamos ele no simulador, ele cria algumas pastas e podemos utilizar essas pastas para salvar os nossos arquivos. É como se criássemos uma pasta realmente aqui, no finder, eu tenho algumas pastas do curso. Quando eu abro, por exemplo, o terminal, se eu quiser entrar em alguma pasta, eu posso clicar e arrastar a pasta para o terminal e repare que eu tenho o endereço desta pasta.

Na "/Users/andriucoelho/Documents/alura-ponto-parte2", eu tenho aqui um path, um diretório. É esse diretório que precisamos acessar para conseguirmos criar a nossa pasta e salvar as coisas dentro. Vamos lá, vou fechar aqui. Eu vou criar uma constante chamada let diretorio =, ela é igual ao = FileManager.default.urls().

Eu vou pegar esse primeiro método mesmo, onde nós precisamos apontar algumas configurações. A primeira é o tipo que eu quero acessar, o tipo da pasta que eu quero acessar. Eu quero acessar a pasta de documentos, então é (for: .documentDirectory,. Esse in, na verdade, também é o tipo de pasta de permissão que eu quero acessar, então é esse in: .userDomainMask).

Ele retorna uma lista, então vou pegar a primeira dessa lista, ).first, o primeiro path. Isso, na verdade, ele ficou opcional, repare que ele é uma URL opcional, só para desembrulhar essa linha com segurança, vou utilizar aqui o guard let, se ele não conseguir, eu dou um .first else {return} aqui no final.

Próximo passo, precisamos colocar um nome para essa foto que vamos salvar, let nomeDaFoto = " ", que você pode colocar qualquer coisa, eu vou colocar "perfil.png". Depois disso, o que precisamos fazer? Precisamos montar a URL, repare que temos o endereço da pasta, mas precisamos concatenar com o nome da foto.

É isso que vamos fazer, pegar esse diretório, na verdade, uma barra, e perfil.png. Como eu faço isso? Eu vou utilizar o appending path, só que eu vou criar uma constante, eu vou chamar de let urlDoArquivo =. Eu vou utilizar aqui o diretório que eu criei e vou dar um = diretorio.appendingPathComponent()e eu passo o (nomeDaFoto).

Já temos a nossa URL, com o diretório mais o nome da foto. Agora precisamos pegar essa imagem, que é um UIImage, e precisamos converter isso para binário, porque não salvamos um UIImage, nós salvamos os arquivos em bytes, e é isso que vamos fazer. Outra coisa que precisamos também fazer é uma verificação, para verificar se a foto já existe.

Por exemplo, se eu seleciono uma foto e depois eu quero trocar, eu preciso saber se essa foto já existe, para apagar antiga e salvar a nova foto. Vamos lá, como eu faço para verificar se já existe uma foto com esse nome? Eu vou utilizar também o File Manager, vou criar aqui uma verificação, if FileManager.default., eu vou utilizar esse .fileExists(), onde eu passo o path.

O path eu já tenho, que é a URL do arquivo, ponto path, porque ele está esperando uma string, se eu passar só a URL do arquivo, ele é do tipo URL, por isso eu dou um path, (atPath: urlDoArquivo.path) {}. Se isso for verdadeiro, ele cai aqui dentro desse if. O que eu vou fazer aqui?

Eu vou então remover a foto. //remover a foto, já vamos ver como remover. Feita a verificação, depois disso eu posso então, de fato, salvar a minha imagem. Como eu salvo? Primeiro eu vou criar uma nova constante, que é, na verdade, a imagem, mas em outro formato, guard let imagemData =- data não de data de dia, data de dados.

O que eu tentarei fazer aqui? Eu tentarei converter isso. Eu tenho um método que se chama = imagem.jpegData(), onde eu passo, na verdade, de 0 a 1 qual a qualidade que eu quero salvar. Nesse caso, como é uma única foto, eu vou colocar (compressionQuality: 1) else. Se eu não conseguir fazer essa conversão, eu também dou um else {return}.

Com a imagem aqui, agora sim, eu vou utilizar o método onde vamos salvar, que é o seguinte, eu vou pegar a imagem e eu vou chamar esse método do { imagemData.write(to: )} catch {}, onde eu passo uma URL, ou seja, eu vou escrever, eu vou salvar, eu vou persistir isso em algum lugar. Qual é o lugar?

Nós já temos a URL do arquivo, então vou passar aqui (to: urlDoArquivo). Caso eu não consiga, eu precisarei saber qual foi o erro. EU vou dar um try imagemData, porque é uma throw function. Se não der certo, vamos verificar o que aconteceu.

Então nós já temos aqui um método onde nós estamos salvando a nossa imagem. Relembrando, primeiro precisamos do acesso ao local onde será salva essa foto, depois nós precisamos de fato criar o nome de uma foto e concatenar essa URL. E precisamos verificar se essa foto já existe, se já existir, apagamos a antiga e salvamos a nova.

Se não existir vamos então salvar a imagem. Agora precisamos ver como vamos remover a foto, e vamos ver isso no próximo vídeo.

Salvando arquivos local - Removendo arquivo

Continuando, então faltou removermos a foto, caso ela exista. Para não ficar muito misturado, porque, na verdade, esse método é para salvar a imagem e não para remover, eu vou criar aqui um método que será especificamente para remover uma foto. private func removerImagemAntiga() e eu vou pegar aqui, vou pedir para o parâmetro a URL em forma de string, ( url: String) {}.

Dessa maneira nós não colocamos aqui a implementação de remover. Vamos passar então a URL, que é a URL do arquivo, removerImagemAntiga(urlDoArquivo.path), para ele retornar como string, porque só URL do arquivo é do tipo URL. Nós precisamos dela como string, por isso o .path.

Aqui embaixo, nós vamos, na verdade, utilizar o FileManager.default.remove, e temos dois métodos parecidos, um é at e o outro é at path. Como nós estamos trabalhando com string, vamos utilizar esse (atPath: url) e vamos passar a URL. Ele vai reclamar aqui porque esse método .removeItem(atPath é uma throw function, ou seja, é um método que pode disparar uma exceção.

Todos os métodos que tem essa assinatura do throw function, nós precisamos fazer uma verificação, na verdade, e tratar isso, porque pode ser que ele devolva um erro e nós podemos manipular esse erro. A maneira mais feia e perigosa de se trabalhar é colocar o try! FileManager forçado e deixar o método assim.

Isso é ruim, porque pode ser que ele dispare um erro e o seu aplicativo vai dar crash e você não vai saber o que está acontecendo. Então evite trabalhar dessa forma. Nós vamos trabalhar dessa outra, que é mais segura, utilizando o do, catch, aqui é catch let error e vamos colocar todo esse código no do. Então ele vai tentar fazer esse comando, se ele não conseguir, ele vai estourar o erro e podemos verificar qual foi o erro.

No seu projeto, se você quiser, você pode colocar, por exemplo, um UI alert controller para mostrar uma mensagem para o usuário, caso dispare algum erro, vai da forma que você quer tratar os erros no seu app. Já temos aqui o removerImagemAntiga, já estamos chamando ele no código.

Agora o que precisamos fazer, de fato, é chamar esse método salvarImagem. Nós vamos no "ReciboViewController", aqui tem o método de delegate da câmera, que ele dispara ao escolher uma foto, que é esse método didSelectFoto.

Então quando eu seleciono uma foto da biblioteca, ele cai aqui dentro desse código. O que vamos fazer aqui? Eu vou chamar a classe que nós criamos, que é classe Perfil()., e eu vou chamar esse método ().salvarImagem(image), onde eu passo a imagem que eu selecionei na biblioteca.

Agora já podemos testar. Qual é o teste que eu vou fazer? Primeiro vamos verificar se a imagem realmente está sendo salva. Porém, como nós ainda não implementamos o método para recuperar essa imagem, nós só estamos salvando, só vamos colocar alguns breakpoints no nosso código.

Breakpoint nada mais é do que um ponto onde o nosso programa vai parar a execução e conseguimos inspecionar o valor de algumas variáveis, ver se ele entra no if ou no else, nós conseguimos ver, de fato, o que está acontecendo. Então primeiro eu vou colocar um breakpoint na linha 18, onde ele vai verificar se a imagem existe.

Eu vou colocar um outro breakpoint na linha 32, para ver se essa tentativa de remover a imagem está dando certo ou se está caindo no erro. A mesma coisa na linha 24, eu vou verificar se ele está conseguindo salvar a imagem ou se está estourando algum erro. Quando eu rodar o programa vai ficar um pouco mais fácil de entender o porquê desses breakpoints, você verá que eles são bem úteis para debug.

No app, cliquei em "Recibos", cliquei onde selecionamos a foto de perfil, biblioteca de fotos, vou escolher a cachoeira, "Escolher". Olha só, o programa parou na linha 18, repare que tem uma linha verde.

É exatamente no meu breakpoint, então breakpoint nada mais é do que essa figura azul, onde nós clicamos e ele para o nosso código. O que eu posso fazer agora? Eu vou remover toda essa mensagem para conseguirmos ver o valor de uma variável, caso precisemos, mas o mais importante são esses botões aqui embaixo.

No símbolo de play eu solto a execução, então ele parou, se eu clicar nesse ícone ele vai continuar a execução e cair no próximo breakpoint, se houver. Esse próximo botão, esse step over, ele vai para a linha debaixo. No botão que é uma seta para baixo, ele entra no método para verificar o valor das variáveis.

Nós vamos utilizar agora o step over, que é essa seta, o quarto botão. O que eu vou fazer? Eu vou verificar se ele vai entrar nessa linha 19 ou se ele já vai para a linha 22. Cliquei no step over, ele já foi para a linha 22, significa que ainda não existe nenhuma foto antiga, nós ainda não salvamos nenhuma foto.

Vou clicar mais uma vez para ir para a linha debaixo e aqui é onde nos interessa, a linha 25, ele vai tentar escrever, ele vai tentar salvar essa foto. Se essa linha verde vier para a linha 27, ou seja, se ele cair nesse print(error), significa que ocorreu algum erro, então fizemos alguma coisa errada.

Se ele não passar por aqui, significa que a foto está salva. Eu vou mais uma vez clicar nesse botão do step over e ele não entrou na linha 27, ele já veio direto para baixo.

Isso é muito bom. Porém, se eu vier no simulador, repare que a execução está toda travada, não consigo clicar em lugar nenhum, porque o meu breakpoint ainda está ativo. Como eu continuo a execução do meu programa? Através desse botão de play, "Continue program execution".

Clico nesse botão, ele vai soltar todos os breakpoints. É bem importante, porque às vezes você coloca um breakpoint, ele fica preso e você não sabe como continua a execução. Legal, já estamos salvando a imagem, já está funcionando.

Para finalizar então vou remover esses breakpoints. Como eu removo? Eu clico nele, seguro e arrasto para fora, clico e arrasto para direita em todos. Nós já asseguramos que a imagem está sendo salva. A seguir vamos implementar o método para recuperar essa imagem e setar no nosso outlet.

Sobre o curso IOS: autenticação, GPS e mais recursos nativos

O curso IOS: autenticação, GPS e mais recursos nativos possui 135 minutos de vídeos, em um total de 35 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de iOS em Mobile, ou leia nossos artigos de Mobile.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda iOS acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!