Olá! Me chamo Giovanna Moeller e sou instrutora aqui na Alura.
Audiodescrição: Giovanna Moeller é uma mulher branca, de cabelos loiros, lisos e longos. Veste uma camiseta azul com o logotipo "Alura".
Boas-vindas a mais um curso de SwiftUI, este focado em autenticação de pessoas usuárias.
Se você realizou os outros cursos desta formação, é provável que você já esteja familiarizado com o Voll Med.
O Voll Med é um aplicativo que oferece a capacidade aos pacientes de agendar, reagendar e cancelar consultas médicas de forma conveniente.
Dentro deste aplicativo, encontramos quatro operações fundamentais, a saber: a criação, a atualização, a leitura e a exclusão de dados. Todas essas ações estão interligadas com um serviço externo.
Ao longo deste curso, abordaremos a autenticação de pessoas usuárias, possibilitando que elas se registrem e façam login na nossa aplicação. Assim, vamos analisar esse projeto em ação.
A aplicação apresenta uma tela de login com campos para inserção do e-mail e senha. No entanto, caso a pessoa usuária ainda não tenha uma conta, há também a possibilidade de realizar o cadastro na aplicação.
Nessa tela de cadastro, são fornecidos campos de entrada para o nome, e-mail, CPF, número de telefone e senha. Além disso, há a opção de selecionar o plano de saúde desejado.
Caso a pessoa usuária já tenha uma conta, podemos proceder ao início de sessão para demonstrar o funcionamento. Nesse sentido, irei utilizar uma conta à qual tenho acesso, com o endereço de e-mail "lucas@gmail.com" e a respetiva senha correspondente.
Assim, a pessoa usuária ficará autenticada na aplicação e estará apto a realizar diversas operações, tais como agendar uma consulta, remarcar compromissos e até mesmo cancelá-los. Adicionalmente, essa pessoa pode efetuar o logout da aplicação, o que a levará de volta à tela de início de sessão.
Para aproveitar este curso, é necessário ter conhecimento prévio na criação de layouts com o uso do SwiftUI, bem como dominar seus principais elementos. Além disso, é importante possuir experiência em fazer solicitações a serviços externos, ou seja, estar familiarizado com requisições HTTP.
Aguardamos sua participação na primeira aula!
Começaremos construindo a tela de login, que permitirá à pessoa usuária inserir seu e-mail e senha para acessar a aplicação.
A tela de login é composta por uma imagem, um texto de saudação "Olá", uma orientação "Preencha para acessar sua conta", campos para inserção de e-mail e senha, além de botões de ação.
Existe também o link "Ainda não possui uma conta? Cadastre-se!" que, ao ser clicado, direciona a pessoa usuária para a tela de cadastro. Na tela de cadastro, temos o inverso: o link "Já possui uma conta? Faça o login." que retorna à tela de login.
Vamos começar!
No Xcode, do lado esquerdo selecionamos com o botão direito na pasta Views
e selecionamos "New File" para criar uma nova view.
Será exibida uma janela intitulada "Choose a template for your new file", onde selecionamos a opção "SwiftUI View" e depois clicamos no botão "Next" no canto inferior direito.
Na janela seguinte, temos os campos "Save As", "tags", "where", "group" e "Targets". Abaixo, dois botões "Cancel" e "Create". Em "Save As" digitamos "SigninView".
Seremos redirecionados para o arquivo SigninView
com um código padrão:
import SwiftUI
struct SignInView: View {
var body: some View {
Text("Hello, World!")
}
}
#Preview {
SignInView()
}
Para estilizar essa view, inicialmente removemos o Text("Hello, World!")
e criamos uma VStack
.
Na VStack
, utilizamos alguns parâmetros, como Alignment
no modo Leading
para alinhar os elementos à esquerda, e um espaçamento Spacing
de 16
entre os elementos.
SigninView
import SwiftUI
struct SignInView: View {
var body: some View {
VStack(alignment: .leading, spacing: 16.0) {
}
}
}
#Preview {
SignInView()
}
O elemento inicial na VStack
é uma imagem que importamos do nosso arquivo Asset
, utilizando a referência .logo
para identificar o arquivo.
Agora, iremos adicionar alguns modificadores de propriedade.
Adicionamos o .resizable()
e .scaledToFit()
para ajustar o tamanho da imagem.
Do lado direito no emulador, no aplicativo, a logo da Voll Med está centralizada na tela, em um fundo branco.
Também aplicamos o modificador Frame
para gerenciar a altura e largura, definindo um valor de maxWidth: .infinity
para preencher a largura total do dispositivo, um maxHeight
de 36
e um alinhamento alignment: .center
para centralizar a imagem.
SigninView
import SwiftUI
struct SignInView: View {
var body: some View {
VStack(alignment: .leading, spacing: 16.0) {
Image(.logo)
.resizable()
.scaledToFit()
.frame(maxWidth: .infinity, maxHeight: 36.0, alignment: .center)
}
}
}
#Preview {
SignInView()
}
Observem que a logomarca da Voll Med está agora em um tamanho apropriado e centralizada na tela do aplicativo no emulador à direita.
Posteriormente, incluímos os textos com o Text()
passando a string "Olá"
. Logo após, adicionamos alguns modificadores como .font(title2)
. Além disso, aplicamos a formatação em negrito com o uso do parâmetro bold
, e definimos as cores, usando a cor accent.
Para a mensagem de orientação, aplicamos a mesma lógica. No entanto, a fonte será .title3
(para torná-la menor), a cor será .gray
, e adicionamos um .padding(.bottom)
para criar um espaço abaixo do texto, proporcionando um espaçamento com o próximo elemento.
SigninView
import SwiftUI
struct SignInView: View {
var body: some View {
VStack(alignment: .leading, spacing: 16.0) {
Image(.logo)
.resizable()
.scaledToFit()
.frame(maxWidth: .infinity, maxHeight: 36.0, alignment: .center)
Text("Olá!")
.font(.title2)
.bold()
.foregroundStyle(.accent)
Text("Preencha para acessar sua conta.")
.font(.title3)
.foregroundStyle(.gray)
.padding(.bottom)
}
}
}
#Preview {
SignInView()
}
Agora, a fim de que a pessoa usuária possa inserir seu e-mail e senha, iremos incluir mais campos de texto, Text()
. Logo após, adicionamos os modificadores, como .font()
passando title3
, depois inserimos um .bold()
para colocar em negrito. Por fim, adicionamos o foregroundStyle()
passando .accent
.
SigninView
// código omitido
Text("Email")
.font(.title3)
.bold()
.foregroundStyle(.accent)
}
}
}
#Preview {
SignInView()
}
Na tela de cancelamento, fazemos uso do componente TextEditor
, que permite que as pessoas usuárias redijam maiores quantidades de texto em várias linhas. No entanto, nesta situação, empregaremos o componente TextField
.
TextField
O TextField
, por padrão, aceita apenas uma linha, o que o torna apropriado para campos com quantidades menores de texto, como nome, e-mail, senha e telefone.
Digitamos TextField()
e, em seguida, são exibidas várias opções em um menu suspenso, nas quais selecionamos a opção "TextField(titleKey:text)
".
O titleKey
será o placeholder, sendo o texto que será exibido enquanto a pessoa usuária ainda não digitou nada: "Insira seu email"
. No text
precisamos passar um binding do tipo string, sendo uma variável de estado para controlar o que a pessoa usuária está digitando.
Para criar a variável de estado, após carregar o arquivo e dentro da estrutura SignInView
, inserimos: @State private var password: String = ""
, sendo as aspas duplas vazias representativas de uma string vazia, pois inicialmente a variável é uma string vazia.
Embora não seja necessário especificar o tipo de dado (pois o Swift permite isso), optamos por manter a padronização nessa View
.
Aproveitando, vamos criar outra variável de estado para a nossa senha. Será @State private var password
, a qual é do tipo string (sequência de caracteres) e também iniciará vazia.
SigninView
// código omitido
@State private var email: String = ""
@State private var password: String = ""
// código omitido
Descendo o arquivo, na hora de passar o binding na linha 37, onde estamos definindo o TextField
, vamos usar o $email
.
SigninView
// código omitido
Text("Email")
.font(.title3)
.bold()
.foregroundStyle(.accent)
TextField("Insira seu email", text: $email)
// código omitido
Ao executar o simulador, à nossa direita, notamos que foi adicionada a instrução "Insira seu email". Vamos agora adicionar alguns modificadores de propriedade para este TextField
.
Primeiramente, adicionamos um padding()
(espaçamento) e atribuímos o valor de 14
. Também definimos uma cor de fundo através de background()
, com color.gray.opacity(0.25)
. Além disso, configuramos um cornerRadius()
(raio de canto) de 14
para dar um aspecto de cantos arredondados.
O TextFields
tem alguns modificadores relacionados ao teclado e ao texto. Por exemplo, podemos desabilitar a função de correção automática do texto quando estiver errado, o que, no caso do email, não é muito apropriado. Portanto, utilizamos .autocorrectionDisabled
para desativar a autocorreção.
Outro modificador que podemos usar é o keyboardType
(tipo de teclado), que definirá o tipo de teclado. Se quisermos um teclado que só contenha números, utilizaremos a opção numberpad
no menu de opções exibido.
Mas, neste caso, optamos pela opção email address
, pois o símbolo "@" fica mais acessível neste teclado. Abordaremos isso com mais detalhes posteriormente.
Nós também podemos adicionar um modificador chamado textInputAutocapitalization()
(autocapitalização da entrada de texto). Definimos este modificador como .never
(nunca), o que significa que o teclado nunca colocará automaticamente a primeira letra em maiúscula.
Afinal, em alguns casos, quando estamos digitando algo, a primeira letra é mantida em maiúscula automaticamente. No caso do e-mail, isso não ocorre.
SigninView
// código omitido
Text("Email")
.font(.title3)
.bold()
.foregroundStyle(.accent)
TextField("Insira seu email", text: $email)
.padding(14)
.background(Color.gray.opacity(0.25))
.cornerRadius(14.0)
.autocorrectionDisabled()
.keyboardType(.emailAddress)
.textInputAutocapitalization(.never)
// código omitido
Vamos, então, para a senha. Adicionamos outro text()
com a string "senha". Aplicamos os mesmos modificadores do texto de email, copiamos da linha 33 até a 35 e colamos no nosso texto de senha.
Para a senha, não podemos utilizar o TextField
, pois as nossas senhas ficariam visíveis. Queremos que os caracteres fiquem ocultos, como é comum quando estamos digitando nossa senha. Por isso, utilizamos o SecureField
, que funciona da mesma maneira, porém oculta os caracteres.
Então, escolhemos o SecureField
, definindo o texto predefinido como "Insira a nossa senha". No texto, passamos a nossa variável de estado $password
.
Adicionamos também os mesmos modificadores presentes no TextField
: padding
de 14
, background
com Color.gray.opacity(0.25)
e um cornerRadius
de 14.
SigninView
// código omitido
Text("Email")
.font(.title3)
.bold()
.foregroundStyle(.accent)
TextField("Insira seu email", text: $email)
.padding(14)
.background(Color.gray.opacity(0.25))
.cornerRadius(14.0)
.autocorrectionDisabled()
.keyboardType(.emailAddress)
.textInputAutocapitalization(.never)
Text("Senha")
.font(.title3)
.bold()
.foregroundStyle(.accent)
SecureField("Insira sua senha", text: $password)
.padding(14)
.background(Color.gray.opacity(0.25))
.cornerRadius(14.0)
// código omitido
Com os modificadores necessários concluídos, vamos ao simulador, à direita, e testamos a digitação da senha.
Se executarmos a aplicação e ela não abrir na tela de login, será necessário adicionar um padding
na nossa viewStack
para que fique adequada.
SigninView
// código omitido
SecureField("Insira sua senha", text: $password)
.padding(14)
.background(Color.gray.opacity(0.25))
.cornerRadius(14.0)
}
.padding()
// código omitido
Para executarmos essa aplicação, iremos ao arquivo VollmedApp
do lado esquerdo e, em vez de ContentView
, receberemos SigningView
.
import SwiftUI
@main
struct VollmedApp: App {
var body: some Scene {
WindowGroup {
SignInView()
}
}
}
Agora, executamos a aplicação pressionando "R" para abrir o simulador.
Agora, para ativarmos o teclado, vamos ao canto superior, na opção "I/O", em seguida, selecionamos "keyboard" e finalmente marcamos a opção "Toggle Software Keyboard". Agora, temos o teclado visível e, lembram-se do arroba mencionado anteriormente? Nosso acesso a ele fica muito mais fácil neste tipo de teclado.
Ao começarmos a inserir uma senha, as bolas pretas serão representadas pelo SecureField
.
Agora que nós já conhecemos o componente TextField
e o SecureField
, continuaremos a construção dessa tela e também da tela de cadastro.
Espero você no próximo vídeo!
Agora vamos finalizar a nossa tela de login. Quero tranquilizar vocês quanto aos alertas que o Xcode está apresentando. Não sei exatamente porque isso está acontecendo e, às vezes, pode ser um bug do próprio Xcode. Portanto, não se preocupem com isso.
Retornando para o SigningView
, vamos completar o que falta, que é o botão "Entrar" e o texto "Ainda não possui uma conta? Cadastre-se.".
Logo após o SecureField
, começaremos a definir um botão. Selecionaremos a opção "Action" e "Label". Na Action
, incluiremos um comentário vazio, pois ainda não chamaremos nenhuma função. Faremos isso mais tarde.
No Label
, chamaremos a nossa ButtonView()
, que é o componente do botão. Escolheremos a opção com um texto e passaremos uma string como "Entrar".
SigningView
// código omitido
Button(action: {}, label: {
ButtonView(text: "Entrar")
})
// código omitido
Agora, criaremos um NavigationLink
, pois, no texto "Ainda não possui uma conta? Cadastre-se.", às pessoas usuárias serão redirecionadas para a tela de cadastro. Indo para o Navigation Link
, selecionaremos a opção NavigationLink(destination, label)
.
Como é uma View
de destino, precisamos criar a tela de cadastro a seguir. Na pasta Views
, no canto esquerdo, clicaremos com o botão direito e escolheremos "New File > Swift UI View" e selecionamos "Next. Nomearemos essa View
como SignUpView
.
Seremos redirecionados para o arquivo com um código padrão.
Na nossa SignUpView
, começaremos a estilizá-la. Vamos remover o Text()
e iniciaremos a inserção de ScrollView
. Optamos por utilizar o ScrollView
devido à quantidade considerável de campos de texto, permitindo que as pessoas usuárias possam rolar a tela.
Para o ScrollView
, configuramos o parâmetro ShowsIndicators
com o valor false
, de modo a não exibir a barra de rolagem.
SignUpView.swift
import SwiftUI
struct SignUpView: View {
var body: some View {
ScrollView(showsIndicators: false) {
}
}
}
#Preview {
SignUpView()
}
Isso acarretará erro, pois na SignInView
, não estamos fazendo nada nas linhas 62 ou 64 ainda. Assim, na linha 62, a View de destino é a SignUpView()
.
Vamos retornar à tela de cadastro em um momento. Vamos substituir o Label
por um Text
e, em seguida, inseriremos a string "Ainda não possui uma conta, cadastre-se." Aplicaremos alguns modificadores, como o estilo bold
.
Adicionamos um .frame(maxWidth: .infinity,)
para ocupar toda a largura do dispositivo e um alignment: .center
para garantir que fique centralizado.
SigningView
// código omitido
NavigationLink {
SignUpView()
} label: {
Text("Ainda não possui uma conta? Cadastre-se.")
.bold()
.frame(maxWidth: .infinity, alignment: .center)
}
}
// código omitido
Testaremos isso pressionando "Command + R" para abrir o simulador e tentaremos clicar em "Ainda não possui uma conta? Cadastre-se.". Não está navegando para a nossa tela de cadastro. Isso acontece porque ainda não adicionamos nenhum NavigationStack
para fazer isso.
NavigationStack
Portanto, vamos no nosso VollmedApp
encapsular a nossa View
, SigningView
, em um NavigationStack
. Isso é provisório, porque posteriormente faremos modificações na nossa ContentView
, a TabView
que criamos antes.
VollMedApp
import SwiftUI
@main
struct VollmedApp: App {
var body: some Scene {
WindowGroup {
NavigationStack {
SignInView()
}
}
}
}
Após a inclusão do NavigationStack
, pressionamos "Command + R" mais uma vez para executar. Nesse ponto, a cor da interface foi alterada para azul. Ao clicar em "Ainda não possui uma conta", a tela de cadastro será exibida.
Queremos eliminar o botão "Voltar" ("back") no canto superior esquerdo da tela de cadastro, já que não desejamos tê-lo presente. Queremos que, quando a pessoa usuária clique novamente em "Já possui uma conta", ela faça login.
Para alcançar esse objetivo, basta acessar a SignUpView
, após o ScrollView
, e ativar o modificador .navigationBarBackButtonHidder()
.
SignUpView.swift
import SwiftUI
struct SignUpView: View {
var body: some View {
ScrollView(showsIndicators: false) {
}
.navigationBarBackButtonHidder()
}
}
#Preview {
SignUpView()
}
Vamos realizar o teste, pressionamos "Command + R". Ao clicarmos em "Ainda não possui uma conta? Cadastre-se", observamos que o botão "Voltar" não está mais presente no canto superior esquerdo na tela de cadastro.
SignUpView
Vamos começar a estilizar a SignUpView
. Começaremos adicionando a imagem. Para isso, digitamos image(.logo)
.
A implementação será semelhante à que fizemos na tela de login. Portanto, começamos com image(.logo)
e adicionamos .resizable()
. Em seguida, incluímos .scaledToFit()
, seguido por .frame()
, definindo MaxWidth
como infinito e MaxHeight
como 36
e alignment: .center
. Adicionaremos também um .padding()
na direção vertical, utilizando vertical
.
SignUpView.swift
import SwiftUI
struct SignUpView: View {
var body: some View {
ScrollView(showsIndicators: false) {
Image(.logo)
.resizable()
.scaledToFit()
.frame(maxWidth: .infinity, maxHeight: 36.0, alignment: .center)
.padding(.vertical)
}
.navigationBarBackButtonHidder()
}
}
#Preview {
SignUpView()
}
Em seguida, incluiremos um texto com o seguinte comando: Text("Olá, boas-vindas!")
. Agora, vamos adicionar alguns modificadores, como .font(.title2)
, .bold()
e .foregroundStyle(.accent)
.
SignUpView.swift
import SwiftUI
struct SignUpView: View {
var body: some View {
ScrollView(showsIndicators: false) {
Image(.logo)
.resizable()
.scaledToFit()
.frame(maxWidth: .infinity, maxHeight: 36.0, alignment: .center)
.padding(.vertical)
Text("Olá, boas-vindas!")
.font(.title2)
.bold()
.foregroundStyle(.accent)
}
.navigationBarBackButtonHidder()
}
}
#Preview {
SignUpView()
}
Agora, vamos adicionar o VStack
. Após a ScrollView
, adicionaremos o VStack()
, começando com parênteses, seguido por alignment: .leading
e spacing: 16.0
. Abriremos chaves, copiamos o Image(.logo)
e esse Text()
, aplicamos o comando "Command + X" e em seguida "Command + V" dentro do nosso VStack
.
Agora sim. Dentro da ScrollView
, logo após o modificador navigationBarBackButtonHidder
, adicionaremos também um Padding
.
SignUpView.swift
import SwiftUI
struct SignUpView: View {
var body: some View {
ScrollView(showsIndicators: false) {
VStack(alignment: .leading, spacing: 16.0) {
Image(.logo)
.resizable()
.scaledToFit()
.frame(maxWidth: .infinity, maxHeight: 36.0, alignment: .center)
.padding(.vertical)
Text("Olá, boas-vindas!")
.font(.title2)
.bold()
.foregroundStyle(.accent)
}
}
.navigationBarBackButtonHidder()
.padding()
}
}
#Preview {
SignUpView()
}
Seguindo com a construção do código, inserimos mais um texto aqui, "Preencha para acessar sua conta.", juntamente com alguns modificadores: .font(.title3)
, .foregroundStyle(.gray)
para uma cor cinza e também um .padding(.bottom)
.
Em seguida, adicionaremos um .padding(.bottom)
também na parte inferior desse texto para que eles fiquem distantes do próximo elemento.
SignUpView.swift
// código omitido
Text("Olá, boas-vindas!")
.font(.title2)
.bold()
.foregroundStyle(.accent)
Text("Preencha para acessar sua conta.")
.font(.title3)
.foregroundStyle(.gray)
.padding(.bottom)
}
}
.navigationBarBackButtonHidder()
.padding()
}
}
// código omitido
Assim, temos nossa base criada. Vamos testar novamente no simulador, com o comando "Command + R".
No emulador, atualmente encontramos o logotipo da VollMed no centro superior. Abaixo, há o texto "Olá" seguido de "Preencha para acessar sua conta." Logo após, são visíveis os campos "Email" e "Senha", seguidos de um botão denominado "Entrar". Abaixo deste botão, encontramos um texto clicável com a mensagem "Ainda não possui uma conta? Cadastre-se".
Se clicarmos no texto "ainda não possuímos uma conta", ele nos levará para a tela de cadastro.
Agora, precisamos adicionar todos os campos de texto nessa tela de cadastro. Esperamos por você no próximo vídeo para concluir isso!
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