Alura > Cursos de Programação > Cursos de Node.JS > Conteúdos de Node.JS > Primeiras aulas do curso JavaScript: conhecendo arrays

JavaScript: conhecendo arrays

O que são arrays - Apresentação

Olá! Boas-vindas ao curso de Fundamentos do JavaScript para Back-end (Arrays). Meu nome é Ju Amoasei e irei te acompanhar ao longo dessa jornada!

Audiodescrição: Ju se descreve como uma mulher branca, de olhos pretos, sobrancelhas castanhas e cabelo curto pintado de azul. Ela usa óculos de armação arredondada vermelha, brincos prateados, piercing no nariz, veste uma camiseta preta com o logo da Alura e está no estúdio da Alura, iluminado em azul e verde ao fundo, com uma estante preta à direita com enfeites e luminárias.

Para quem é este curso?

Este conteúdo é indicado para quem está iniciando na programação e escolheu o JavaScript como linguagem.

Pré-requisitos

Para melhor aproveitamento deste conteúdo, recomendamos que você já tenha acompanhado o curso anterior de Fundamentos do JavaScript, onde falamos sobre variáveis, tipos de dados e funções.

O que vamos aprender?

Este curso não aborda tópicos específicos de front-end. Ao longo dos nossos estudos, você vai aprender o que são arrays e por que os arrays são uma estrutura de dados tão importante.

Também abordaremos o que são laços de repetição, como utilizamos os laços com arrays, como manipular arrays utilizando métodos específicos que o JavaScript disponibiliza, e vamos aplicar todos esses conceitos usando desafios práticos.

Aproveite os recursos da plataforma. Além dos vídeos, temos diversas atividades extra que acompanham o conteúdo audiovisual. Lembre-se de participar do fórum e do Discord; a comunidade te espera para ajudar com as suas dúvidas e também para compartilhar conhecimento.

Vamos estudar?

O que são arrays - Introdução a arrays

Neste curso, vamos continuar trabalhando no contexto de uma escola. Sendo assim, encontraremos listas de pessoas estudantes, listas de notas, médias, entre outros documentos.

Resolveremos os desafios com JavaScript, então vamos colocar a mão na massa para descobrir como resolver nosso primeiro desafio: calcular uma média.

Desafio: calculando a média

Precisamos calcular uma média entre as seguintes notas: 10, 6.5, 8 e 7.5. A primeira coisa a fazer é abrir o editor de código. Já estamos com o VS Code aberto, criamos uma pasta para o projeto, e da mesma forma que fizemos anteriormente no curso de fundamentos, criaremos um novo arquivo no botão "New File…". Vamos chamar esse arquivo de calculo-media.js.

Criando as constantes nota

Se retomarmos o que foi feito no curso anterior, podemos criar quatro const. Primeiro, vamos criar uma const nota1 = 10, depois uma const nota2 = 6.5 (lembrando que usamos ponto para separar o decimal, e não vírgula), uma const nota3 = 8, e a const nota4 = 7.5.

calculo-media.js:

const nota1 = 10;
const nota2 = 6.5;
const nota3 = 8;
const nota4 = 7.5;

Criando a constante media

Até o momento, nenhuma novidade. Agora vamos fazer a média, digitando const media que receberá a operação (nota1 + nota2 + nota3 + nota4) / 4. Por fim, podemos chamar o método console.log() para exibir a media. Por enquanto, apenas retomamos o que já fizemos anteriormente.

// código omitido

const media = (nota1 + nota2 + nota3 + nota4) / 4;

console.log(media);

Também como fizemos anteriormente, vamos abrir um terminal no menu "Terminal > New Terminal". Em seguida, conferimos se estamos dentro da pasta certa e chamamos o comando node, passando o nome do arquivo calculo-media.js para o Node.js executá-lo.

node calculo-media.js

Nesse caso, foi retornada a média 8. No entanto, esse método de atribuir cada valor a uma variável não é muito prático, porque, nesse caso, temos 4 notas. Porém, se pensarmos em qualquer caso, e se precisarmos somar mil números? Seria impraticável criar uma variável para cada número.

Criando a constante notas

Vamos fazer o seguinte: comentar as const que criamos anteriormente, e em vez disso, criar apenas uma const chamada notas que receberá uma lista com os valores das notas ([10, 6.5, 8, 7.5]).

const notas = [10, 6.5, 8, 7.5];

Agora, o que temos é algo parecido com uma lista de notas, e elas estão todas englobadas dentro de apenas uma variável. A partir disso, como calculamos a média?

Em vez de somar nota1, nota2, nota3 e nota4, podemos substituir isso pela lista. Mas como acessamos cada um dos valores desta lista? De uma forma um pouco diferente.

Agora, a nossa soma será da variável notas no índice onde está o primeiro valor, isto é, o valor 10. Então, será notas[0]. Em seguida, vamos somar a isso as variáveis notas[1] + notas[2] + notas[3].

Por último, em vez de dividir por 4, vamos usar um recurso do JavaScript para passar o tamanho da nossa lista de forma automática. Dessa forma, o JavaScript consegue acessar a lista, saber quantos valores há nela, e trazer esse número para nós sem a necessidade de contar manualmente.

Portanto, vamos dividir por notas.length. Tenha cuidado com a grafia da palavra "length" (comprimento), porque ela é muito fácil de errar. Isso é fonte de muitos bugs.

const media = (notas[0] + notas[1] + notas[2] + notas[3]) / notas.length;

Antes de continuar, vamos testar para conferir se tudo continua no lugar. De volta ao terminal, retornamos ao último comando com "Seta para cima", node calculo-media.js, e continua funcionando normalmente.

Conclusão

Agora que tudo funciona, é hora de revisar o que foi feito e entender o que são os índices [0], [1], [2], [3]. Você já pode ter até uma ideia do que está acontecendo, mas vamos analisar com detalhes logo em seguida!

O que são arrays - Como funcionam os arrays

Agora que tivemos nosso primeiro contato com um array, vamos examinar essa estrutura e entender o que acontece de fato!

Funcionamento do array

O que é um array e como ele funciona? Um array é uma sequência, ele é uma lista de elementos. Na nossa variável notas, temos 4 elementos, nesse caso, 4 dados do tipo número: 10, 6.5, 8 e 7.5. Esses são chamados de elementos ou itens do array.

Além disso, temos outro dado com que precisamos lidar: os índices do array. Se voltarmos ao código, vamos notar que para acessar cada um dos itens da lista, utilizamos uma anotação que foi colchete, número e colchete (exemplo: [0]), logo depois do nome da variável. Isso significa que estamos acessando o índice do array, ou seja, a posição onde o elemento está nessa lista.

O primeiro elemento sempre estará no índice número 0; depois temos o segundo elemento no índice número 1, o terceiro elemento no índice número 2, e o quarto elemento no índice número 3.

Ou seja, podemos concluir que todo array é uma lista numerada que começa sempre no índice 0 até infinito, porque não limitamos, no JavaScript, a quantidade de posições que podem existir dentro de um array.

Porém, é importante notar que ele sempre começa no índice 0 e os elementos que estão no array, exceto se manipularmos para fazer essa troca, eles sempre vão aparecer na mesma ordem.

Sendo assim, no nosso caso, o elemento de valor 10 sempre estará no índice 0, ou seja, ele sempre será o primeiro elemento desse array, seguido do 6.5, seguido do 8, e do 7.5 por último.

Ao contrário das variáveis que lidamos até agora, que guardam apenas um valor, uma string, um número, para conseguirmos acessar um valor de um array, precisamos acessar o número do índice onde ele está posicionado. Por isso, para acessar o primeiro valor, temos que usar a notação "variável + colchete + número do índice + colchete".

Para acessar o primeiro valor, utilizamos colchetes com 0. Assim, acessaremos o valor 10, que é o primeiro elemento do array. Para acessar, por exemplo, o número 8, que é o terceiro elemento desse array, temos que acessar o índice número 2. Então, é sempre um número a menos. Se quisermos acessar o terceiro elemento, é o índice 2; se quisermos acessar o quarto, é o índice 3; e assim por diante.

Se passarmos para o método console.log() a constante notas[2], vamos acessar o valor 8, que é o elemento de número 3 na lista.

Além disso, os arrays em JavaScript têm algumas outras particularidades diferentes de outras linguagens. Por exemplo: no JavaScript, podemos criar um array com diversos tipos de dados.

Assim, podemos ter uma variável lista, que tem, por exemplo, o número 10, seguido da string "oi", seguido do boolean (verdadeiro ou falso) true, seguido de outro array ([1, 2]), seguido de um objeto ({ a: b }), que abordaremos posteriormente durante essa formação e vai funcionar da mesma forma, com índice 0, 1, 2 e 3.

No exemplo acima, se quisermos acessar, por exemplo, o valor true, temos que acessar a lista no índice 2, ou seja, lista[2]. Não é uma prática comum em linguagens de programação essa possibilidade de agruparmos em uma mesma lista diversos tipos de dados. O normal é sempre termos listas de dados do mesmo tipo: ou listas só de números, ou listas só de strings, ou listas só de objetos.

Parece um pouco contraproducente não aceitarmos mais de um tipo de dado em uma lista, porém, com a prática de programação, criando aplicações e programas, você vai perceber que é muito mais comum do que se imagina ter apenas listas de um mesmo dado. Isso virá com a prática.

Como você deve ter notado, as listas podem conter qualquer tipo de dado, inclusive, um array dentro de outro array, um array de objetos, entre outras variantes. Vamos praticar mais durante o curso!

Conclusão

Agora que entendemos de forma um pouco mais específica o que são arrays e a questão de como acessamos os elementos desse array, podemos passar para os próximos desafios. Vamos lá!

Sobre o curso JavaScript: conhecendo arrays

O curso JavaScript: conhecendo arrays possui 121 minutos de vídeos, em um total de 75 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Node.JS em Programação, ou leia nossos artigos de Programação.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Node.JS acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas