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Alura > Cursos de Programação > Cursos de Node.JS > Conteúdos de Node.JS > Primeiras aulas do curso JavaScript com Node.js: criando sua primeira biblioteca

JavaScript com Node.js: criando sua primeira biblioteca

Acessando e lendo arquivos - Apresentação

Boas-vindas ao curso de Criação de Primeira Biblioteca em Javascript!

Me chamo Juliana Amoasei e serei a sua instrutora neste curso.

Audiodescrição: Juliana é uma mulher branca. Tem cabelo curto e pintado de azul. Veste uma camiseta preta da Alura e usa óculos de grau de armação vermelha. Está nos estúdios da Alura; ao fundo, há uma iluminação azul e uma estante à direita.

Para quem é esse curso?

Este curso é direcionado a iniciantes em programação que optaram por iniciar com Javascript. Para uma melhor aproveitamento, é altamente recomendado que você já tenha concluído os cursos anteriores desta formação, que incluem Fundamentos de Javascript, Objetos, Arrays, Variáveis, Funções e Tipos de Dados. Este curso não abordará tópicos específicos de front-end.

O que Aprenderemos neste Curso?

Neste curso, você aprenderá a desenvolver uma programa completo em Javascript, aplicando os conceitos abordados nos cursos anteriores de Fundamentos. O foco será em praticar Lógica de Programação, Manipulação de Arrays e Manipulação de Objetos, além de introduzir conceitos importantes em back-end.

Exploraremos ferramentas essenciais do cotidiano, abordaremos código síncrono e assíncrono, ensinaremos importação e exportação de módulos, demonstraremos como instalar bibliotecas externas para facilitar seu trabalho, discutiremos o tratamento de erros e a interação com a linha de comando através do terminal.

Além disso, aplicaremos todos esses conceitos em um desafio prático em um caso real para que você possa vivenciar na prática o que aprendeu. Não deixe de aproveitar todos os recursos disponíveis na plataforma. Além dos vídeos, oferecemos diversas atividades extras e contamos com o suporte do fórum e do Discord da comunidade para auxiliá-lo durante o curso.

Vamos começar!

Acessando e lendo arquivos - Iniciando um projeto Node.js

Vamos analisar o problema que nossa aplicação resolverá, começando agora.

Entendendo o problema

Estou exibindo a página de artigos da Alura na tela. Se pensarmos em artigos, como um artigo de programação ou qualquer outro artigo acadêmico, podemos abrir um sobre "Padrões arquiteturais: arquitetura de software descomplicada" que está aparecendo no site. Durante a escrita, é comum termos certos cacoetes, tanto quanto temos na fala.

Ao escrever um texto sobre front-end (desenvolvimento de interface), por exemplo, é comum começar a repetir a palavra front-end em um parágrafo, o que pode tornar a leitura um tanto estranha ao longo do tempo.

Normalmente, o procedimento é ler o texto manualmente e fazer correções conforme necessário. Recentemente, uma amiga me trouxe uma demanda real relacionada a isso.

Ela perguntou se não seria viável criar um programa para realizar essa tarefa automaticamente. Em outras palavras, o programa analisaria um arquivo de texto, independentemente do seu tamanho, identificaria onde palavras específicas se repetem (por exemplo, a palavra front-end aparecendo cinco vezes em um parágrafo) e me forneceria essas informações.

Isso facilitaria bastante a revisão dos artigos científicos, a tese de mestrado, entre outros textos. Portanto, essa é uma demanda real que pretendemos resolver.

Antes de iniciarmos a solução, vale a pena recapitular um pouco sobre a principal ferramenta que será abordada neste curso durante o desenvolvimento, que é o Node.js.

O que é Node.js?

O que exatamente é o Node e por que ele é tão importante? Para entender isso, é necessário recordar que todo programa precisa de um ambiente de execução para funcionar, independentemente da linguagem utilizada. No caso do JavaScript, existem dois ambientes principais: os navegadores e o runtime, como é conhecido, que inclui o Node, bem como seus concorrentes, como o Dyno e o BAN.

Optamos pelo Node.js entre BAN e Dyno porque é a opção mais antiga, amplamente usada, adotada e testada. Ele se tornou quase sinônimo de JavaScript para o back-end, embora seja apenas uma das opções disponíveis.

Contudo, é a escolha mais significativa e utilizada como ambiente de execução (runtime) do JavaScript fora do navegador. Esse ambiente já inclui diversas funções prontas para uso, como o console.log, que são familiares desde os primeiros passos na programação.

A biblioteca que contém a palavra console e o método log já vem implementada por padrão tanto nos navegadores quanto no Node.js. Essa implementação padrão é tão comum e amplamente utilizada que podemos acessá-la facilmente nos navegadores ou no Node.js através do terminal.

Esse fato nos permite utilizar várias funções sem a necessidade de instalar nada, pois elas estão disponíveis por padrão, tanto nos navegadores quanto no Node.js. Em resumo, um ambiente de execução inclui não apenas o código base, mas também as bibliotecas necessárias para seu funcionamento.

O que são bibliotecas?

Uma biblioteca consiste em conjuntos de códigos reutilizáveis que solucionam problemas específicos ou atendem necessidades particulares.

Em outras palavras, na programação, existem diversos problemas e demandas comuns, como exibir texto no console, para os quais não precisamos escrever código do zero.

Optamos por utilizar código pronto para evitar o retrabalho. O termo "reinventar a roda" é empregado na programação quando, ao invés de utilizar uma solução já existente, testada e implementada, tentamos criar algo totalmente novo.

Por que utilizamos a biblioteca?

  1. Diversos usos e funcionalidades
  2. Reaproveitamento e eficiência
  3. Empresas e comunidades
  4. Qualquer pessoa pode criar uma lib e publicá-la

Existem várias razões pelas quais utilizamos bibliotecas na programação. Primeiramente, elas abrangem uma vasta gama de funcionalidades, o que é importante dado que os problemas enfrentados na programação atualmente tendem a ser complexos.

Em outras palavras, existem bibliotecas prontas para realizar validações, autenticações, testes, conexões com bancos de dados, bem como conexões com uma variedade de outros serviços que uma aplicação pode requerer.

No front-end, enfrentamos desafios comuns como animação e conversão de arquivos. Esses problemas são encontrados em praticamente todas as aplicações e, para evitarmos reinventar a roda, utilizamos bibliotecas pré-desenvolvidas, conhecidas como pacotes de código. Durante o curso, também desenvolveremos isso.

Essas bibliotecas não só nos poupam tempo, mas também nos permitem programar de forma mais eficiente ao reutilizar o código desenvolvido e testado por outras pessoas em diversos cenários.

Quando desenvolvemos algo do zero, é necessário realizar extensos testes para garantir seu funcionamento. No entanto, bibliotecas, especialmente as populares, já passaram por testes abrangentes, identificaram e corrigiram bugs, eliminando a necessidade de reinventar soluções já existentes.

Algumas bibliotecas comuns são nativas nos ambientes de execução, como o console.log. Nos navegadores, há bibliotecas específicas para lidar com elementos de tela, enquanto o Node.js possui suas próprias bibliotecas para diferentes funcionalidades.

Muitas bibliotecas importantes, como as de autenticação, validação e conexão com bancos de dados, são desenvolvidas por empresas ou comunidades externas. Frequentemente, as empresas criam essas bibliotecas e as disponibilizam para uso geral.

Algumas dessas bibliotecas são originalmente desenvolvidas para uso interno, mas, ao perceberem sua utilidade geral, são liberadas para uso externo. Isso ocorre porque resolveram problemas específicos dentro da empresa, mas viram potencial em compartilhar essas soluções com outras pessoas desenvolvedoras.

As comunidades também desenvolvem bastante, inclusive, se você quer contribuir para resolver um bug em determinada biblioteca ou para ajudar em alguma coisa, as comunidades costumam ajudar nos códigos das bibliotecas que são públicas.

Qualquer pessoa tem a capacidade de criar e publicar uma biblioteca em qualquer linguagem de programação, especialmente em JavaScript, desde que atenda a certos requisitos. A disponibilidade da publicação da biblioteca dependerá da plataforma escolhida para isso.

No curso, haverá material adicional sobre como distribuir uma biblioteca, um tópico que não será abordado diretamente aqui.

Conclusão e Próximos Passos

Agora que entendemos o problema a ser resolvido e o que será desenvolvido, estamos prontos para criar uma biblioteca para solucionar esse problema específico.

Então, vamos lá!

Acessando e lendo arquivos - Usando a linha de comando

Identificamos o problema e agora estamos prontos para iniciar a codificação. Durante a etapa de preparação do ambiente, disponibilizamos um link para o download de três arquivos de texto essenciais para testar nossa aplicação.

Esses arquivos já foram baixados e estão armazenados na pasta de trabalho designada para a codificação. Para garantir que você tenha esses arquivos, criamos uma pasta específica chamada arquivos e os colocamos lá.

Caso ainda não tenha feito isso, é importante fazer uma pausa aqui para baixar os arquivos antes de continuar com o processo.

Criando os arquivos

Para começar, criaremos o nosso primeiro arquivo. Primeiramente, fora da pasta arquivos, na raiz da pasta do nosso projeto, vamos utilizar o Visual Studio Code para criar uma nova pasta chamada src, que representa o diretório de source (código fonte) onde estarão todos os nossos arquivos.

Para criar, clicamos no segundo ícone de pasta na parte superior esquerda, que representa "New Folder". Dentro dessa pasta src, vamos criar o arquivo index.js, que será o ponto de entrada padrão da nossa aplicação. Para isso, clicamos no primeiro ícone de arquivo na parte superior esquerda ("New File").

Vamos revisar o problema e dividir em três etapas principais. Primeiramente, precisamos implementar a funcionalidade para receber o conteúdo de um arquivo de texto. Em segundo lugar, devemos processar esse conteúdo como uma string, já que se trata de texto.

Por fim, precisamos determinar como disponibilizar as informações resultantes desse processamento. Independentemente do que desejamos realizar - como contar palavras, identificar a quantidade de parágrafos ou encontrar palavras repetidas - o processo geral é o mesmo. O importante é garantir que o resultado do processamento seja disponibilizado de alguma maneira.

Resolveremos o primeiro problema, que é receber o texto do arquivo.

Recebendo o texto

Criando a variável caminhoArquivo

Dentro do nosso arquivo index.js, criamos uma variável chamada de caminhoArquivo, pois nosso objetivo inicial é importar esse arquivo para dentro do nosso programa. Em cursos anteriores de fundamentos, aprendemos sobre a função require(), que é nativa do Node.js e nos permite importar módulos externos utilizando uma string como referência para o arquivo desejado.

Foi o que fizemos anteriormente. Vamos testar? Utilizaremos o require() para criar uma string contendo ./arquivos como argumento. Nessa string, inseriremos o nome de um dos arquivos de teste presente na pasta, como por exemplo, texto-web.txt.

Assim, ao passarmos o caminho /texto-web.txt e finalizarmos com ponto e vírgula, poderemos então chamar a função console.log() para verificar o conteúdo da variável caminhoArquivo.

index.js

const caminhoArquivo = required('./arquivos/texto-web.txt');

console.log(caminhoArquivo);

Abrimos o terminal clicando em "Terminal > New terminal" na parte superior esquerda e em seguida executamos o comando que já conhecemos, que é node seguido do caminho para o nosso arquivo index.js que está localizado dentro da pasta src.

node src/index.js

Contudo, deparamo-nos imediatamente com um erro. Parece que já começamos com uma anomalia desde o início.

O erro abaixo foi parcialmente transcrito.

Error: Cannot find module './arquivos/texto-web.txt'

O erro diz, em inglês, que o Node não consegue encontrar o módulo que está dentro do caminho que passamos. Isso acontece por quê? Vamos fechar o terminal clicando no ícone de xis no canto superior direito.

Isso ocorre devido ao método require() que tenta obter o conteúdo de um arquivo e executá-lo de alguma maneira. Portanto, ele só pode ser usado com módulos.

Ao executar o comando no terminal, notamos a menção da palavra módulos. Isso significa que o require() só funciona com arquivos JavaScript ou similares, como arquivos JSON. Portanto, para resolver esse problema, precisaremos adotar uma abordagem diferente.

Para resolver essa questão, precisamos instruir o JavaScript a entender que o caminho de arquivo que estamos passando se refere a um texto, e então capturar essa string do texto.

Além disso, há outra questão a considerar. Em segundo, seria conveniente se pudéssemos especificar o caminho do arquivo com o qual desejamos trabalhar, seja "texto-web", "texto-kanban" ou qualquer outro arquivo .txt, sem ter que abrir diretamente o arquivo index.js.

Caso contrário, toda vez que quisermos executar o código, teríamos que acessar manualmente o arquivo index.js e modificar a string do caminho do arquivo. Isso não seria prático.

Vamos começar abordando o segundo problema para tornar nossa vida mais fácil, permitindo que possamos receber qualquer arquivo. Para isso, faremos o seguinte: removeremos o require() do caminhoArquivo, já que não está funcionando como esperado, e substituiremos por outra instrução, que será process.argv.

E deixamos o console.log() para exibir o conteúdo da variável caminhoArquivo.

index.js

const caminhoArquivo = process.argv;

console.log(caminhoArquivo);

Assim, poderemos abrir o terminal e testar o resultado obtido por essa variável. Digitamos o comando node src/index.js no terminal e verificar se ainda há erros.

node src/index.js

Neste momento, o terminal não está mais apresentando erros; em vez disso, está exibindo um array contendo duas strings.

O retorno abaixo está de acordo com a estrutura de pastas da instrutora:

[

'/home/juliana/.nvm/versions/node/v20.11.0/bin/node', 

'/home/juliana/Documents/nodejs-lib/src/index.js'

]

Ao analisarmos esse array, notamos que a primeira string é um caminho de arquivo localizado no meu computador. Isso é evidente pela presença de /home/juliana, que corresponde ao meu diretório, bin de binário, seguido de outros detalhes como /.nvm/versions/node/v20.11.0/bin/node.

O segundo elemento do array é um caminho, notavelmente mais simples de identificar, pois refere-se diretamente ao arquivo que enviamos para ser lido pelo node, src/index.js. Portanto, o objetivo de process.argv, derivado de argument vector (vetor de argumentos), é simplesmente capturar os valores passados pelo terminal e organizá-los em um array.

Os argumentos são inseridos no array na ordem em que são executados. Assim, o primeiro argumento se refere ao endereço em que estão armazenados os arquivos binários do node, ou seja, os arquivos que o node utiliza para interpretar nosso código. Já o segundo argumento indica o local onde está o código a ser interpretado.

Para ilustrar, podemos fazer um teste prático no terminal. Basta pressionar a seta para cima para recuperar o comando anterior e adicionar alura após node src/index.js.

node src/index.js alura

Em seguida, pressionamos "Enter" para executar o comando novamente.

O que foi exibido no console desta vez?

[

'/home/juliana/.nvm/versions/node/v20.11.0/bin/node', 

'/home/juliana/Documents/nodejs-lib/src/index.js', 'alura'

]

Mais uma vez, uma string, porém, o último valor agora é uma string contendo a informação "alura". A partir disso, já podemos compreender o que estamos prestes a fazer. O process.argv possibilita que enviemos comandos para o terminal, os quais são inseridos em um array. Dessa forma, ao estarem dentro de um array, podemos utilizá-los em nosso código.

Ou seja, ao executar console.log(caminhoArquivo) e fornecer apenas o índice 2, o comando mostrará apenas alura no terminal.

const caminhoArquivo = process.argv;

console.log(caminhoArquivo[2]);

alura

Isso indica que conseguimos passar o caminho do texto para dentro do programa, seja esse texto proveniente de texto-web, texto-Kanban ou qualquer outro local no computador.

Agora, vamos prosseguir.

Criando a constante link

No código, criaremos uma nova constante chamada link, que será definida como o resultado de caminhoArquivo no índice 2. Podemos então utilizar console.log() para visualizar o conteúdo de link.

const caminhoArquivo = process.argv;
const link = caminhoArquivo[2]; 

console.log(link);

Em seguida, podemos retornar ao terminal para realizar o último teste. Para limpar o terminal, utilizamos "Ctrl + L" e executamos o comando Node com node src/index.js.

Segundo, src/index.js, que será o arquivo executado. Terceiro, a informação extra, a instrução extra que queremos passar, que é o caminho do nosso arquivo de texto, que está dentro de arquivos/texto-web.txt, por exemplo, .txt.

node src/index.js arquivos/texto-web.txt

Ao teclarmos "Enter", obtemos:

arquivos/texto-web.txt

E agora ele vai para dentro do nosso programa e pode ser utilizado.

Conclusão e Próximos Passos

A resolução do segundo problema, que consistia em inserir o caminho dentro do programa, já foi concluída. Agora, enfrentamos o problema principal: transformar esse texto em uma string para que possamos manipulá-lo dentro do código.

Vamos abordar essa questão agora!

Sobre o curso JavaScript com Node.js: criando sua primeira biblioteca

O curso JavaScript com Node.js: criando sua primeira biblioteca possui 165 minutos de vídeos, em um total de 58 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Node.JS em Programação, ou leia nossos artigos de Programação.

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