Boas-vindas a mais um curso da Alura! Dessa vez, vamos falar sobre Kanban. Quem vai nos acompanhar é o instrutor da Alura, Roberto Sabino.
autodescrição: Roberto Sabino é um homem de pele clara, olhos e cabelos castanhos. Tem barba grisalha e veste uma blusa preta. Ao fundo, uma parede azul sem decorações.
Se você ainda não conhece o Sabino e não assistiu nenhum curso sobre Kanban, procure na plataforma a formação Kanban para assistir os cursos anteriores dessa sequência.
Já está acompanhando a formação? Então, venha aprender como fazer uma implementação sistêmica do Kanban em múltiplas equipes.
Dentro da nossa história, o banco conhecido como ByteBank já implantou o Kanban. E, agora, vamos expandir o uso do Kanban.
A partir dos conhecimentos adquiridos nos cursos anteriores, aprender como evoluir o método para outras equipes da empresa.
Também vamos compreender o conceito de STATIK, um pensamento sistêmico para implantação do Kanban. É uma sequência de passos:
Além de implantar o Kanban de forma sistêmica, saberemos como escalá-lo para outras equipes. Para isso, vamos entender como podemos ampliar o quadro Kanban em largura, altura e profundidade.
E, por fim, vamos conhecer os papéis recomendados pelo Kanban e aprender como relacionar todos esses conteúdos.
Esperamos você na primeira aula de mais um curso de Kanban!
Antes de mais nada, vamos recapitular os principais conceitos abordados nos cursos anteriores.
O Kanban é um método evolucionário e evolutivo.
Ao contrário do Scrum, o Kanban é um método e não um framework. Por isso, menos prescritivo.
Também é considerado evolucionário, pois propicia uma evolução do serviço prestado, e evolutivo, já que o próprio método sempre está em evolução.
Um dos princípios do Kanban é:
Comece pelo que você já tem.
Se você decide começar a usar o Kanban hoje, você já está usando Kanban. E, a partir do que você tem, vai começar a aplicar os princípios e práticas do Kanban para evoluir dentro do método.
Não é possível melhorar o que não se pode medir.
Precisamos saber medir a evolução do serviço e do método Kanban. Por isso, as métricas são essenciais.
Métricas fazem parte do processo de evolução.
As métricas são fundamentais para conseguir medir nossa evolução e perceber se estamos realmente progredindo.
Pare de começar, comece a terminar (limitação de WIP).
Um dos conceitos mais importantes é redução do trabalho em progresso, ou seja, da quantidade de demandas que fazemos ao mesmo tempo.
Ao invés de começar algo novo, deve-se terminar primeiro aquilo que já se estava fazendo. Com isso, nossa produtividade aumenta.
Use cadências para organizar o trabalho.
As cadências são reuniões que marcam e ajudam a manter o ritmo do processo de trabalho. Cadência é todo o ciclo de feedback, mas normalmente nos referimos a reunião que marca o ritmo do ciclo.
Nosso cenário inicial era uma equipe de manutenção de sistemas da ByteBank liderada pela Léia Líder e que utilizava Scrum.
Fizemos análises de performance e organização, bem como uma análise do ponto de vista do cliente e notamos uma possibilidade de começar a usar o Kanban.
Com isso, implementamos o método Kanban e o evoluímos, aprendendo suas métricas principais:
A métrica de lead time representa o tempo total de atendimento, enquanto cycle time é o tempo de uma determinada etapa do nosso processo.
A sigla WIP se refere ao trabalho em andamento, ou seja, a quantidade de demandas que fazemos simultaneamente. Por fim, o tempo de vazão ou throughput é a quantidade de entregas que conseguimos fazer em um determinado período de tempo.
Além disso, trabalhamos com conceitos a partir do quadro Kanban. Esse quadro é a base para se visualizar o trabalho.
O Kanban é voltado para trabalho intelectual, de maneira a facilitar sua visualização.
No quadro Kanban, fizemos uma limitação de WIP. Por exemplo, limitamos um máximo de três itens para a etapa "Fazendo".
Também criamos uma raia de urgentes na metade superior do quadro e uma raia de fluxo normal na metade inferior.
Com isso, aprendemos que cada raia tem métricas específicas, pois são classes de serviços diferentes - um termo que aprenderemos ao longo desse curso.
Além do mais, estudamos as cadências e como usá-las para nos ajudar no dia a dia.
Usamos a sugestão de cadências no livro Kanban Essencial Condensado, disponível gratuitamente na Kanban University. Você pode baixar o e-book para aprender a usar o Kanban, tirar dúvidas e ter como base para sua implantação do método.
Os materiais da Kanban University são materiais oficiais do método e podem ajudar durante nossa jornada.
Se você tem dúvida em alguns dos conceitos que vimos até agora, revise os cursos anteriores da formação.
Sem dúvidas? Então, vamos começar a aprender os novos conceitos desse curso, onde vamos conhecer o pensamento sistêmico e como escalar o método Kanban.
Para entender como fazer a implantação em escala do método Kanban e usar o pensamento sistêmico, vamos continuar a analisar a ByteBank.
Vamos continuar o processo que começamos nos cursos anteriores, quando a Léia Líder trouxe a ideia de implantar o Kanban. Na época, a empresa não usou o STATIK que é esse pensamento sistêmico.
A implantação do Kanban na equipe da Léia foi um sucesso. Houve uma melhora na performance do time e o cliente está mais satisfeito.
Além disso, o work in progress (trabalho em progresso) está mais controlado e as pessoas do time sentiram que o processo contínuo de trabalho realmente é mais adequado a manutenção de sistemas.
Com isso, surgiu a ideia de expandir o Kanban para as outras equipes de manutenção de sistemas.
Vamos conhecer outros Scrum Masters que usam as sprints de 4 semanas com um processo de trabalho iterativo e incremental.
Mas, suas equipes Scrum estão com uma performance variável com o uso dessas timeboxes do Scrum. A entrega contínua atende melhor o ritmo de trabalho da manutenção de sistemas.
No começo, o Léo Rico, líder da equipe de negócios, e a Mana Ger, gerente de desenvolvimento, não queriam mudar para o Kanban. Afinal, já estavam acostumados com o Scrum e não achavam que haveria uma diferença significativa na implementação desse método que ainda não conheciam.
Agora, voltam a conversar após conhecer os bons resultados da equipe da Léia.
Léo Rico: Gostei do resultado do Kanban na equipe da Léia. O que você acha das outras equipes usarem o método também?
Mana Ger: Acho uma boa ideia! Foi uma adaptação rápida e a performance da equipe já subiu… Mas como faremos essa expansão?
A dúvida da Mana Ger sobre como expandir o Kanban é muito frequente. É fácil entender o uso do quadro Kanban em uma única equipe, mas relacionar duas equipes pode trazer dúvidas.
Léo Rico: Acredito que a Léia Líder possa ser o ponto focal nessa mudança. Ela pode nos ajudar a espalhar esse conhecimento.
Ao contrário do Léo e da Mana, a Léia tem mais vivência com o Kanban e pode dar um direcionamento com a expansão.
Você está vivendo essa situação em sua empresa? Saiba que implantar Kanban em uma equipe não é igual a implementá-lo em várias equipes.
Ao longo do curso, vamos aprender como fazer essa implementação e analisar em detalhe como fazer a escalada do método Kanban dentro da ByteBank.
O curso Kanban: implementação sistêmica em múltiplas equipes possui 114 minutos de vídeos, em um total de 33 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Gestão de Produtos em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.
Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:
Impulsione a sua carreira com os melhores cursos e faça parte da maior comunidade tech.
1 ano de Alura
Assine o PLUS e garanta:
Formações com mais de 1500 cursos atualizados e novos lançamentos semanais, em Programação, Inteligência Artificial, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.
A cada curso ou formação concluído, um novo certificado para turbinar seu currículo e LinkedIn.
No Discord, você tem acesso a eventos exclusivos, grupos de estudos e mentorias com especialistas de diferentes áreas.
Faça parte da maior comunidade Dev do país e crie conexões com mais de 120 mil pessoas no Discord.
Acesso ilimitado ao catálogo de Imersões da Alura para praticar conhecimentos em diferentes áreas.
Explore um universo de possibilidades na palma da sua mão. Baixe as aulas para assistir offline, onde e quando quiser.
Acelere o seu aprendizado com a IA da Alura e prepare-se para o mercado internacional.
1 ano de Alura
Todos os benefícios do PLUS e mais vantagens exclusivas:
Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos, corrige exercícios e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com a Luri até 100 mensagens por semana.
Aprenda um novo idioma e expanda seus horizontes profissionais. Cursos de Inglês, Espanhol e Inglês para Devs, 100% focado em tecnologia.
Transforme a sua jornada com benefícios exclusivos e evolua ainda mais na sua carreira.
1 ano de Alura
Todos os benefícios do PRO e mais vantagens exclusivas:
Mensagens ilimitadas para estudar com a Luri, a IA da Alura, disponível 24hs para tirar suas dúvidas, dar exemplos práticos, corrigir exercícios e impulsionar seus estudos.
Envie imagens para a Luri e ela te ajuda a solucionar problemas, identificar erros, esclarecer gráficos, analisar design e muito mais.
Escolha os ebooks da Casa do Código, a editora da Alura, que apoiarão a sua jornada de aprendizado para sempre.