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Marketing Analytics: gerenciando tags e visualizando dados

Estratégia de campanha - Apresentação

Boas-vindas! Meu nome é Bruna Amaral, sou instrutora na escola de Inovação e Gestão da Alura, e irei te acompanhar ao longo dessa jornada.

Audiodescrição: Bruna se descreve como uma mulher parda, com cabelo cacheado castanho-escuro, e olhos castanho-escuros. Ela usa óculos de armação retangular dourada, usa brincos prateados, veste uma blusa branca com detalhes pretos, e está sentada em frente a um microfone preto com uma parede clara ao fundo iluminada em gradiente laranja e roxo.

O que vamos aprender?

Este curso trata de Marketing Analytics aplicado ao produto. Nosso objetivo é, ao final, conhecer algumas ferramentas. Uma delas é o Google Tag Manager, que nos ajuda a gerenciar tags de eventos, configurando-os em nosso site com a ajuda desse gerenciador.

Outra ferramenta é o Google Tag Assistant, que verifica se um evento específico está funcionando no site. Já o Google Analytics é utilizado para rastrear todos esses eventos. Quando falamos de eventos, nos referimos às necessidades das pessoas em nosso site.

O Looker Studio é utilizado para visualizar e integrar diferentes fontes de dados. Também aprenderemos a administrar palavras-chave, obtendo insights de público-alvo por meio do Answer the Public. Além disso, conseguiremos organizar e ler os dados para tomar decisões de produto.

A ideia é que, ao final do curso, tenhamos uma visão geral de como o produto pode ser rastreado do início ao fim, com a maior quantidade possível de dados para marketing.

Para aplicar tudo isso, utilizaremos um projeto chamado Fortal Fora de Rota.

Pedimos que você realize todas as atividades presentes no curso, para que possamos aplicar o que aprendemos com os vídeos. Para ajudar nisso, temos uma checklist ao final de cada aula para marcar o que conseguimos fazer. O objetivo é completar toda a checklist!

Conclusão

Te aguardamos no próximo vídeo para dar início a mais uma jornada!

Estratégia de campanha - Definir público-alvo da campanha #1

Neste vídeo, começaremos a entender como é o projeto no qual iremos trabalhar, pois é a partir dele que utilizaremos todas as ferramentas ao longo deste curso.

Para isso, precisamos compreender como aplicar cada ferramenta.

Definindo o público-alvo da campanha

Trabalharemos com o Fortal Fora de Rota, uma agência de turismo que está lançando seus primeiros produtos digitais. Esses produtos já estão criados e, agora, eles precisam desenvolver a estratégia para o lançamento, ou seja, as campanhas de marketing.

Definindo estratégias da campanha de marketing

Juntamente ao time de marketing do Fortal Fora de Rota, iremos entender como foi montada a estratégia. Após muito estudo, eles concluíram que serão veiculados anúncios que levarão as pessoas para a página de captura, que, por sua vez, as direcionarão à página de vendas.

A partir da página de vendas, pessoas que tiverem interesse em comprar os produtos digitais serão encaminhadas para a página de checkout, onde poderá inserir seus dados e adquirir o produto.

Diagrama esquemático com fundo preto e linhas hexagonais conectando-se em um fluxo de processo laranja. Quatro hexágonos rotulados representam diferentes etapas de um funil de vendas, com texto em branco. Dois hexágonos à esquerda com a etiqueta 'Anúncios' e 'Página de captura' estão conectados a um hexágono central superior intitulado 'Página de vendas', que por sua vez se conecta a um hexágono à direita denominado 'Checkout'. Dentro dos hexágonos estão escritos 'rota das letras + drink', 'vídeo de vendas' e 'compra dos produtos digitais', indicando o conteúdo ou a ação em cada etapa do funil.

Pilares para montar uma campanha de marketing

Para compreender como funciona a estratégia e por que o time do Fortal Fora de Rota escolheu trabalhar dessa forma, conheceremos alguns pilares para montar uma campanha de marketing:

  1. Definir o público-alvo;
  2. Objetivos de campanha;
  3. Canais de divulgação;
  4. Como capturar leads;
  5. Quais ofertas oferecer;
  6. E como converter leads em clientes, ou seja, transformar pessoas interessadas em pessoas consumidoras.

Entendendo o produto

Para começarmos a entender melhor como o time de marketing elaborou a estratégia, trabalharemos primeiro com o entendimento do produto, de modo que possamos obter alguns insights a partir dos produtos digitais criados pela Fortal Fora de Rota.

Inicialmente, a ideia era validar as seguintes hipóteses:

O que é Mínimo Produto Viável?

Todas essas hipóteses devem ser validadas com o projeto, e a melhor maneira de validar uma hipótese é através de um MVP (Minimum Viable Product, ou Mínimo Produto Viável).

O MVP servirá para testar o produto e identificar rapidamente onde está o seu valor. No caso do time do Fortal Fora de Rota, foram criados os seguintes produtos:

Assim, temos três produtos digitais a serem vendidos como um kit.

Definindo o público-alvo

Agora que entendemos um pouco mais sobre o produto, é hora de definir o público-alvo.

Embora possamos ter uma ideia de qual seria o perfil interessado nesses produtos, não podemos nos basear apenas na imaginação. Precisamos buscar dados que corroborem nossas hipóteses.

Onde encontramos dados sobre o público-alvo? No próprio site da Secretaria do Turismo do estado, existem informações sobre o perfil do turista da cidade. Observe abaixo:

Perfil do turista

O número de pessoas casadas, de acordo com o resultado do levantamento, foi 50,77%, e que viajaram com a família, 47,69%. Com relação à faixa etária, 67,49% dos visitantes têm entre 26 e 50 anos de idade. Um total de 17,12% é de pessoas acima de 51 anos e 15,38% têm idade inferior a 25 anos. Dos turistas entrevistados, 59,13% declararam ter nível superior e/ou pós-graduação.

Dos turistas nacionais, o principal mercado emissor foi a região Nordeste, com 40,23%, seguido pelo Sudeste (31,30%), Norte (14,86%), Centro Oeste (9,68%) e Sul (3,92%). Com relação aos estados, São Paulo aparece em primeiro lugar, com 18,45% dos visitantes, seguido por Piauí (8,76%) e Pernambuco (7,60%). No mercado internacional, Portugal foi o principal emissor, com 22,90%, seguido de França (17,17%), Itália (16,16%) e Argentina (7,41%).

Sobre a motivação da viagem, o número registrado de turistas que vieram a passeio foi de 68,76%, seguido pela visita a parente e amigos (18,53%). Já 8,36% dos entrevistados responderam que o motivo de desembarcar no Ceará foi a negócios/trabalho. Dentre os fatores que influenciaram essa demanda estão o conhecimento do local (38,80%) e os comentários de parentes e amigos (30,77%). A internet, por sua vez, influenciou 12,91% dos entrevistados.

Do total de turistas que chegaram ao estado, 72,91% utilizou o avião como meio de transporte e 20,27% utilizou ônibus, seja regular ou fretado.

Fonte da matéria

Analisando a notícia acima, percebemos que 50,77% das pessoas que visitam a cidade, vêm com a família. Isso indica que os outros 50%, aproximadamente, vêm sozinhos ou com amigos.

Nesse caso, o grupo que vem sozinho ou com amigos talvez se interesse mais pelo produto, pois é mais inclinado a participar das experiências propostas.

Além disso, há outro dado importante: a faixa etária. Entre 26 e 50 anos, temos quase 68% das pessoas turistas. Esse é um dado excelente para nos orientar. Isso não necessariamente significa que essa será a faixa etária alvo, mas é um bom ponto de partida.

Conclusão

Além desses dados, analisaremos o Google Trends, uma ferramenta que identifica quais pesquisas estão em alta. O Trends também compara palavras-chave e nos informa em quais sub-regiões elas são mais pesquisadas. Essas informações nos ajudam a entender melhor o público-alvo.

No próximo vídeo, entenderemos como funciona a ferramenta na prática!

Estratégia de campanha - Definir público-alvo da campanha #2

Neste vídeo, começaremos a trabalhar com os dados do Google Trends.

Definindo o público-alvo da campanha

Acessando o Google Trends

Para acessar o Google Trends, basta pesquisar diretamente no Google Chrome.

Ao acessar, observamos várias pesquisas em alta, como "Bolívar versus Club Deportivo", por exemplo, provavelmente, devido a algum jogo recente. As pesquisas são segmentadas por país, então vamos focar no que está em alta no Brasil e, especificamente, se há interesse em Fortaleza.

Buscando por palavras-chave

Como nosso objetivo é encontrar turistas, vamos pesquisar por palavras-chave relacionadas. No campo "Insira uma palavra-chave para ver se está em alta", buscaremos pelo seguinte:

O que fazer em Fortaleza?

Analisando os resultados

Ao carregar, temos uma barra de menu inicial que exibe o texto digitado à esquerda, e algumas opções abaixo, como: o país de interesse, que neste caso, é o Brasil; e o período.

Avaliar um período considerável é importante, então vamos selecionar "Últimos 90 dias". Assim, receberemos um gráfico dos períodos em que houve buscas pelas palavras-chave enviadas.

Gráfico de linha azul mostrando o interesse ao longo do tempo, com picos variáveis e datas no eixo x indo de 20 de maio a 9 de agosto.

Observe que junho e julho foram meses com alta busca, bem como o final de agosto.

Ao analisar por sub-região, no gráfico abaixo, notamos que as regiões Norte e Nordeste prevalecem, o que nos dá um bom indicativo de onde começar a anunciar as campanhas. Excluindo o Ceará, onde Fortaleza está localizada, o restante é um público potencial. Tocantins, Amazonas, Rio Grande do Norte e Paraíba são locais que mais pesquisam, indicando um bom ponto de partida.

Gráfico de mapa do Brasil mostrando interesse por sub-região em diferentes tons de azul, com as regiões mais escuras indicando maior interesse. À direita, uma lista numerada com as cinco sub-regiões de maior interesse: 1 Ceará, 2 Tocantins, 3 Amazonas, 4 Rio Grande do Norte, 5 Paraíba, acompanhadas de barras de progresso azuis que representam a magnitude do interesse.

No canto superior direito desse gráfico, podemos clicar no menu suspenso onde temos "Sub-região" e alterar para a opção "Cidade". Isso nos oferece outras nuances de dados:

Mapa do Brasil destacando uma sub-região com um círculo azul, acompanhado de uma lista ao lado direito com cinco cidades e barras azuis indicando níveis de interesse numerados de 100 a 38: 1 Fortaleza (100), 2 Caucaia (65), 3 Aquiraz (58), 4 Eusébio (58) e 5 Maracanaú (38). Abaixo do mapa, uma caixa de seleção com a opção 'Incluir regiões com baixo volume de pesquisa' desmarcada e a informação 'Mostrando 1 a 5 de 6 cidades' abaixo da lista.

Além de Fortaleza, que atrai pessoas que já estão na capital para turismo, as regiões metropolitanas também são dados relevantes. É possível criar campanhas específicas para a região metropolitana, considerando a busca significativa por informações sobre o que fazer em Fortaleza.

Comparando as pesquisas

No canto superior direito da página, podemos clicar em "Comparar" e digitar, por exemplo, "Turismo em Fortaleza", para visualizar um comparativo entre as pesquisas realizadas.

Turismo em Fortaleza

O primeiro gráfico retornado, no formato de linhas, mostra "O que fazer em Fortaleza?" em azul e "Turismo em Fortaleza" em vermelho. Observe abaixo:

Gráfico de linhas exibindo a variação de interesse ao longo do tempo, com duas linhas de cores diferentes representando diferentes séries de dados. A linha azul mostra picos irregulares que aumentam e diminuem de forma significativa, enquanto a linha vermelha mostra uma tendência mais plana e estável, com alguns pequenos picos. Ambas as linhas se estendem ao longo de um período de tempo marcado no eixo x, começando em 20 de maio e terminando em 21 de julho. O eixo y representa a escala de interesse, variando de 0 a 100 em intervalos de 25. No canto inferior esquerdo, duas barras verticais representam a média dos dados, que é significativamente menor do que os picos observados no gráfico.

Continuando com as sub-regiões, podemos classificar por "Interesse em turismo em Fortaleza" e perceber pequenas mudanças, como São Paulo aparecendo como a primeira cidade.

Gráfico comparativo de interesse por turismo em Fortaleza por sub-região do Brasil, com mapa destacando algumas regiões em azul, indicando o percentual de pesquisas, acompanhado de um ranking e barras de progresso que representam São Paulo, Ceará, Rio de Janeiro, Tocantins e Amazonas como as cinco sub-regiões com maior interesse.

Analisar esses picos e desvios padrões é interessante.

Ao selecionar "Cidade" em vez de "Sub-região neste mesmo gráfico, notamos mudanças, com Caucaia e Aquiraz — regiões metropolitanas — em destaque.

Abaixo, conseguimos visualizar as principais pesquisas relacionadas, como:

  1. O que fazer à noite em Fortaleza?
  2. Beach Park
  3. Hotel em Fortaleza
  4. O que fazer em Fortaleza hoje?
  5. Beach Park Fortaleza

O Google Trends nos ajuda a identificar que o público-alvo está principalmente no Norte e Nordeste, com destaque para as regiões metropolitanas, o que torna nosso nicho mais específico.

Conclusão

Concluímos que o perfil do nosso público-alvo começa pelas regiões Nordeste e Norte, conforme indicado pelo Google Trends e por pesquisas do governo estadual, que mostram essas regiões como as que mais buscam por Fortaleza.

Uma ferramenta chamada Ubersuggest, que calcula o volume de palavras-chave, revela que a pesquisa por "Hostel em Fortaleza" tem mais de 4 mil cliques, indicando a importância de vincular-se a esse público, que se interessa por turismo de aventura e experiência.

Ademais, pessoas entre 26 e 50 anos foram identificadas nas pesquisas como um grupo a ser trabalhado. Cerca de 68% das pessoas que visitam Fortaleza estão nessa faixa etária.

Embora seja uma faixa etária ampla, à medida que testamos o produto, podemos refinar esse horizonte para identificar o público-alvo e a persona que fará parte das estratégias!

Sobre o curso Marketing Analytics: gerenciando tags e visualizando dados

O curso Marketing Analytics: gerenciando tags e visualizando dados possui 125 minutos de vídeos, em um total de 44 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Marketing Digital em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

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