Boas-vindas! Meu nome é Bruna Amaral, sou instrutora na escola de Inovação e Gestão da Alura, e irei te acompanhar ao longo dessa jornada.
Audiodescrição: Bruna se descreve como uma mulher parda, com cabelo cacheado castanho-escuro, e olhos castanho-escuros. Ela usa óculos de armação retangular dourada, usa brincos prateados, veste uma blusa branca com detalhes pretos, e está sentada em frente a um microfone preto com uma parede clara ao fundo iluminada em gradiente laranja e roxo.
Este curso trata de Marketing Analytics aplicado ao produto. Nosso objetivo é, ao final, conhecer algumas ferramentas. Uma delas é o Google Tag Manager, que nos ajuda a gerenciar tags de eventos, configurando-os em nosso site com a ajuda desse gerenciador.
Outra ferramenta é o Google Tag Assistant, que verifica se um evento específico está funcionando no site. Já o Google Analytics é utilizado para rastrear todos esses eventos. Quando falamos de eventos, nos referimos às necessidades das pessoas em nosso site.
O Looker Studio é utilizado para visualizar e integrar diferentes fontes de dados. Também aprenderemos a administrar palavras-chave, obtendo insights de público-alvo por meio do Answer the Public. Além disso, conseguiremos organizar e ler os dados para tomar decisões de produto.
A ideia é que, ao final do curso, tenhamos uma visão geral de como o produto pode ser rastreado do início ao fim, com a maior quantidade possível de dados para marketing.
Para aplicar tudo isso, utilizaremos um projeto chamado Fortal Fora de Rota.
Pedimos que você realize todas as atividades presentes no curso, para que possamos aplicar o que aprendemos com os vídeos. Para ajudar nisso, temos uma checklist ao final de cada aula para marcar o que conseguimos fazer. O objetivo é completar toda a checklist!
Te aguardamos no próximo vídeo para dar início a mais uma jornada!
Neste vídeo, começaremos a entender como é o projeto no qual iremos trabalhar, pois é a partir dele que utilizaremos todas as ferramentas ao longo deste curso.
Para isso, precisamos compreender como aplicar cada ferramenta.
Trabalharemos com o Fortal Fora de Rota, uma agência de turismo que está lançando seus primeiros produtos digitais. Esses produtos já estão criados e, agora, eles precisam desenvolver a estratégia para o lançamento, ou seja, as campanhas de marketing.
Juntamente ao time de marketing do Fortal Fora de Rota, iremos entender como foi montada a estratégia. Após muito estudo, eles concluíram que serão veiculados anúncios que levarão as pessoas para a página de captura, que, por sua vez, as direcionarão à página de vendas.
A partir da página de vendas, pessoas que tiverem interesse em comprar os produtos digitais serão encaminhadas para a página de checkout, onde poderá inserir seus dados e adquirir o produto.
Para compreender como funciona a estratégia e por que o time do Fortal Fora de Rota escolheu trabalhar dessa forma, conheceremos alguns pilares para montar uma campanha de marketing:
- Definir o público-alvo;
- Objetivos de campanha;
- Canais de divulgação;
- Como capturar leads;
- Quais ofertas oferecer;
- E como converter leads em clientes, ou seja, transformar pessoas interessadas em pessoas consumidoras.
Para começarmos a entender melhor como o time de marketing elaborou a estratégia, trabalharemos primeiro com o entendimento do produto, de modo que possamos obter alguns insights a partir dos produtos digitais criados pela Fortal Fora de Rota.
Inicialmente, a ideia era validar as seguintes hipóteses:
- Há interesse de turistas em conhecer vivências de pessoas nativas da cidade?
- Há interesse de turistas em dinâmicas lúdicas de interação com a cidade?
- Há interesse de turistas em conhecer rotas de experiências imersivas menos tradicionais?
Todas essas hipóteses devem ser validadas com o projeto, e a melhor maneira de validar uma hipótese é através de um MVP (Minimum Viable Product, ou Mínimo Produto Viável).
O MVP servirá para testar o produto e identificar rapidamente onde está o seu valor. No caso do time do Fortal Fora de Rota, foram criados os seguintes produtos:
- Um guia turístico com locais menos populares;
- 5 rotas turísticas em Fortaleza;
- E um método de imersão na cidade que promove a plasticidade neuronal.
Assim, temos três produtos digitais a serem vendidos como um kit.
Agora que entendemos um pouco mais sobre o produto, é hora de definir o público-alvo.
Embora possamos ter uma ideia de qual seria o perfil interessado nesses produtos, não podemos nos basear apenas na imaginação. Precisamos buscar dados que corroborem nossas hipóteses.
Onde encontramos dados sobre o público-alvo? No próprio site da Secretaria do Turismo do estado, existem informações sobre o perfil do turista da cidade. Observe abaixo:
Perfil do turista
O número de pessoas casadas, de acordo com o resultado do levantamento, foi 50,77%, e que viajaram com a família, 47,69%. Com relação à faixa etária, 67,49% dos visitantes têm entre 26 e 50 anos de idade. Um total de 17,12% é de pessoas acima de 51 anos e 15,38% têm idade inferior a 25 anos. Dos turistas entrevistados, 59,13% declararam ter nível superior e/ou pós-graduação.
Dos turistas nacionais, o principal mercado emissor foi a região Nordeste, com 40,23%, seguido pelo Sudeste (31,30%), Norte (14,86%), Centro Oeste (9,68%) e Sul (3,92%). Com relação aos estados, São Paulo aparece em primeiro lugar, com 18,45% dos visitantes, seguido por Piauí (8,76%) e Pernambuco (7,60%). No mercado internacional, Portugal foi o principal emissor, com 22,90%, seguido de França (17,17%), Itália (16,16%) e Argentina (7,41%).
Sobre a motivação da viagem, o número registrado de turistas que vieram a passeio foi de 68,76%, seguido pela visita a parente e amigos (18,53%). Já 8,36% dos entrevistados responderam que o motivo de desembarcar no Ceará foi a negócios/trabalho. Dentre os fatores que influenciaram essa demanda estão o conhecimento do local (38,80%) e os comentários de parentes e amigos (30,77%). A internet, por sua vez, influenciou 12,91% dos entrevistados.
Do total de turistas que chegaram ao estado, 72,91% utilizou o avião como meio de transporte e 20,27% utilizou ônibus, seja regular ou fretado.
Analisando a notícia acima, percebemos que 50,77% das pessoas que visitam a cidade, vêm com a família. Isso indica que os outros 50%, aproximadamente, vêm sozinhos ou com amigos.
Nesse caso, o grupo que vem sozinho ou com amigos talvez se interesse mais pelo produto, pois é mais inclinado a participar das experiências propostas.
Além disso, há outro dado importante: a faixa etária. Entre 26 e 50 anos, temos quase 68% das pessoas turistas. Esse é um dado excelente para nos orientar. Isso não necessariamente significa que essa será a faixa etária alvo, mas é um bom ponto de partida.
Além desses dados, analisaremos o Google Trends, uma ferramenta que identifica quais pesquisas estão em alta. O Trends também compara palavras-chave e nos informa em quais sub-regiões elas são mais pesquisadas. Essas informações nos ajudam a entender melhor o público-alvo.
No próximo vídeo, entenderemos como funciona a ferramenta na prática!
Neste vídeo, começaremos a trabalhar com os dados do Google Trends.
Para acessar o Google Trends, basta pesquisar diretamente no Google Chrome.
Ao acessar, observamos várias pesquisas em alta, como "Bolívar versus Club Deportivo", por exemplo, provavelmente, devido a algum jogo recente. As pesquisas são segmentadas por país, então vamos focar no que está em alta no Brasil e, especificamente, se há interesse em Fortaleza.
Como nosso objetivo é encontrar turistas, vamos pesquisar por palavras-chave relacionadas. No campo "Insira uma palavra-chave para ver se está em alta", buscaremos pelo seguinte:
O que fazer em Fortaleza?
Ao carregar, temos uma barra de menu inicial que exibe o texto digitado à esquerda, e algumas opções abaixo, como: o país de interesse, que neste caso, é o Brasil; e o período.
Avaliar um período considerável é importante, então vamos selecionar "Últimos 90 dias". Assim, receberemos um gráfico dos períodos em que houve buscas pelas palavras-chave enviadas.
Observe que junho e julho foram meses com alta busca, bem como o final de agosto.
Ao analisar por sub-região, no gráfico abaixo, notamos que as regiões Norte e Nordeste prevalecem, o que nos dá um bom indicativo de onde começar a anunciar as campanhas. Excluindo o Ceará, onde Fortaleza está localizada, o restante é um público potencial. Tocantins, Amazonas, Rio Grande do Norte e Paraíba são locais que mais pesquisam, indicando um bom ponto de partida.
No canto superior direito desse gráfico, podemos clicar no menu suspenso onde temos "Sub-região" e alterar para a opção "Cidade". Isso nos oferece outras nuances de dados:
Além de Fortaleza, que atrai pessoas que já estão na capital para turismo, as regiões metropolitanas também são dados relevantes. É possível criar campanhas específicas para a região metropolitana, considerando a busca significativa por informações sobre o que fazer em Fortaleza.
No canto superior direito da página, podemos clicar em "Comparar" e digitar, por exemplo, "Turismo em Fortaleza", para visualizar um comparativo entre as pesquisas realizadas.
Turismo em Fortaleza
O primeiro gráfico retornado, no formato de linhas, mostra "O que fazer em Fortaleza?" em azul e "Turismo em Fortaleza" em vermelho. Observe abaixo:
Continuando com as sub-regiões, podemos classificar por "Interesse em turismo em Fortaleza" e perceber pequenas mudanças, como São Paulo aparecendo como a primeira cidade.
Analisar esses picos e desvios padrões é interessante.
Ao selecionar "Cidade" em vez de "Sub-região neste mesmo gráfico, notamos mudanças, com Caucaia e Aquiraz — regiões metropolitanas — em destaque.
Abaixo, conseguimos visualizar as principais pesquisas relacionadas, como:
- O que fazer à noite em Fortaleza?
- Beach Park
- Hotel em Fortaleza
- O que fazer em Fortaleza hoje?
- Beach Park Fortaleza
O Google Trends nos ajuda a identificar que o público-alvo está principalmente no Norte e Nordeste, com destaque para as regiões metropolitanas, o que torna nosso nicho mais específico.
Concluímos que o perfil do nosso público-alvo começa pelas regiões Nordeste e Norte, conforme indicado pelo Google Trends e por pesquisas do governo estadual, que mostram essas regiões como as que mais buscam por Fortaleza.
Uma ferramenta chamada Ubersuggest, que calcula o volume de palavras-chave, revela que a pesquisa por "Hostel em Fortaleza" tem mais de 4 mil cliques, indicando a importância de vincular-se a esse público, que se interessa por turismo de aventura e experiência.
Ademais, pessoas entre 26 e 50 anos foram identificadas nas pesquisas como um grupo a ser trabalhado. Cerca de 68% das pessoas que visitam Fortaleza estão nessa faixa etária.
Embora seja uma faixa etária ampla, à medida que testamos o produto, podemos refinar esse horizonte para identificar o público-alvo e a persona que fará parte das estratégias!
O curso Marketing Analytics: gerenciando tags e visualizando dados possui 125 minutos de vídeos, em um total de 44 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Marketing Digital em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.
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