Olá! Boas-vindas a mais um curso voltado ao marketing digital. Quem vai nos acompanhar é a especialista em marketing digital e instrutora na Alura, Ana Mascarenhas.
Autodescrição: Ana é uma mulher morena, de cabelos pretos encarracolados de comprimento médio e olhos castanho-escuros. Usa uma blusa azul sem mangas. Está sentada em um ambiente com iluminação levemente alaranjada. Ao fundo, uma parede branca com quadros e uma porta de madeira.
Agora que já nos conhecemos, vamos falar sobre o que estudaremos nesse curso.
Esse conteúdo é para você que está iniciando seus passos na carreira do marketing digital - seja buscando novas oportunidades profissionais ou querendo descobrir as melhores práticas para divulgar o seu próprio negócio.
Considere esse curso seu ponto de partida para entender os conceitos do marketing, as principais aplicações e o que devemos entender para ter um bom planejamento de marketing digital para iniciar a carreira nessa área.
Juntos vamos aprender quais são os principais conceitos e diferenças do marketing tradicional para o marketing digital.
Também vamos entender como criar conteúdo de qualidade relevante para a nossa comunidade, independente da plataforma escolhida. Por exemplo, em redes sociais, sites ou canal no YouTube.
Além disso, vamos compreender o que é marketing orgânico e marketing pago, assim como quais são as melhores práticas para cada uma dessas modalidades do marketing digital.
Também vamos conhecer um passo a passo para ter um planejamento de marketing coeso a partir dos seus objetivos de negócio.
Em seguida, vamos passar por uma introdução de conceitos de análises de resultados, marketing analytics e métricas.
Para finalizar, vamos falar sobre tendências de mercado do marketing digital.
E aí, despertou sua curiosidade? Vamos nos preparar para iniciar a nossa jornada dentro do marketing digital? Então, continua conosco porque esse curso está muito legal e acreditamos que você vai aproveitar bastante!
Para começar a nossa jornada pelo conhecimento, precisamos te fazer uma pergunta:
Você sabe o que é marketing?
Você conhece aquele conceito geral da literatura? O que é marketing e como aplicá-lo no nosso dia a dia? Quais são os diferenciais do marketing e do marketing digital?
Vamos responder esses questionamentos a partir de referenciais teóricos para dominar esse assunto.
Começamos por uma definição de marketing segundo Philip Kotler, considerado na literatura como o pai do marketing.
"É um processo tanto administrativo quanto social pelo qual as pessoas obtêm o que desejam e necessitam através da geração de desejo, oferta e troca de produtos de valor."
Em outras palavras, o marketing é essa interação de oferta e demanda entre empresa/marca com pessoas consumidoras. As empresas e marcas têm por objetivo sanar as necessidades das pessoas consumidoras - ou criar essas necessidades.
O grande segredo do marketing é que nem sempre compramos só o que precisamos. Também compramos aquilo que desejamos sem nem mesmo saber de onde surgiu aquela necessidade. Mas, pode ter certeza que veio do marketing.
Philip Kotler dividiu a história e as fases do marketing, setorizando por números. Com isso, podemos identificar como o marketing se reorientou ao longo do processo de mudanças de comportamento de compra e consumo.
A primeira setorização é o marketing 1.0 que define a fase dos primeiros anos e primeiros registros que temos de marketing por revistas, jornais e assuntos em cartazes colados no meio da rua.
Esse marketing era muito centrado na produção e nos lucros. Tinha pouco objetivo e orientação à pessoa consumidora. Assim, era totalmente referente ao produto divulgado.
Em seguida, tivemos a fase do marketing 2.0. Philip Kotler desenha com sua análise histórica que anunciantes e fabricantes da época começaram a identificar que era necessária uma segmentação de mercado e mais atenção ao público-alvo.
Uma vez que não estamos simplesmente anunciando um produto para toda e qualquer pessoa, precisamos anunciar esse produto para a pessoa certa. Esse pensamento de orientar melhor a mensagem à pessoa consumidora começou a partir do marketing 2.0.
No marketing 3.0 tivemos o início da transformação digital entre marcas e público.
Kotler pontua esse marketing 3.0 a partir dos anos 2000, onde tivemos nossos primeiros passos na internet e a criação das primeiras redes sociais - que nem tinham ainda tanta influência no marketing. Mas, já tínhamos a internet como um ponto de atenção para anunciantes, marcas e empresas para identificar que era um meio de comunicação e um canal de divulgação.
Uma das fases mais recentes é a do marketing 4.0. Foi a partir dele que as estratégias do marketing digital foram difundidas.
As empresas começaram a ter mais responsabilidade com o comportamento delas dentro do ambiente digital. Com isso, tivemos a criação de persona, comunidade e vínculo com essa comunidade.
Nessa fase o marketing passou a ser 100% centrado na pessoa e não mais no produto. O produto é orientado a pessoa e não a pessoa orientada ao produto.
Segundo os últimos livros e relatos de Philip Kotler, atualmente vivemos o marketing 5.0 que é uma continuação do 4.0, pois continua centrado a pessoa e com estratégias fortes no mundo digital.
Contudo, é um marketing baseado em dados. Agora, temos tecnologias a nosso favor, como inteligência artificial, aprendizado de máquina nas plataformas e softwares que utilizamos para aplicar nossas estratégias de marketing. Utilizamos esses recursos e fontes de captação para basear nossas próximas estratégias de marketing e também os próximos passos.
Agora que você já sabe o que é marketing e se orientou melhor, vamos entender um pouco sobre os números e o alcance da internet no Brasil, bem como a importância da internet com um viés de mercado e negócio.
Vamos aprender como identificar os dados de pesquisa que já temos e os utilizar a nosso favor ao iniciar as nossas estratégias no marketing digital. Vamos lá?
Já conhecemos resumidamente sobre a história do marketing e as fases que o marketing passou ao longo do tempo. Agora, vamos entender se existe diferença do marketing tradicional para o marketing digital.
Você já percebeu esses termos usados separadamente? As pessoas gostam de considerar um como totalmente diferente do outro. Na verdade, tem diferença, mas não é tão diferente assim.
Pode ser que um tenha mais vantagens para o seu negócio do que o outro ou que ambos caminhem perfeitamente juntos.
O marketing digital é composto de estratégias de comunicação que empresas e marcas colocam no mercado para fazer balanço de oferta, demanda e entrega de valor no meio digital.
É possível reaproveitar no ambiente online todas as estratégias de marketing que já conhecemos e que você pode ter estudado do marketing tradicional. Claro, colocamos as mudanças e boas práticas necessárias, além de estratégias mais alinhadas com o contexto digital.
Mas é importante entender quais são os principais diferenciais do marketing digital. Por que gostamos de trazê-lo como um grande diferencial em relação ao marketing tradicional?
O primeiro diferencial do marketing digital é a possibilidade de segmentar o público-alvo, criar personas e conversar com essa persona de forma mais assertiva.
Por exemplo, você pode contratar um outdoor (painel publicitário) em uma avenida muito movimentada da sua cidade para divulgar a sua empresa. Com esse outdoor, várias pessoas vão estar olhando e absorvendo aquele conteúdo todos os dias - pessoas que podem estar interessadas no seu serviço ou não.
Apesar disso, você vai pagar o valor integral daquele outdoor, pois não é possível pagar para que somente as pessoas possivelmente interessadas no seu produto absorvam aquele conteúdo. Já na internet, você pode fazer esse direcionamento.
Quando você faz um anúncio nas redes sociais, você estabelece para quem vai aparecer aquele outdoor digital - seja em um feed, blog, YouTube ou site de buscas. Se aquele site recebe 100 acessos em um dia e apenas 50 seriam de perfis interessados no seu produto, você só paga por esses 50.
Em outras palavras, existe uma assertividade muito maior no meio digital para que você direcione a sua comunicação. Aliás, nem toda a publicidade é bem vista e nem sempre é melhor aparecer para todo mundo.
É melhor aparecer para quem realmente vai se interessar pelo seu produto. Esse é o primeiro mandamento do marketing digital.
Outro diferencial é conseguir mensurar resultados em tempo real.
Voltamos a pensar nesse mesmo outdoor que você colocou na sua cidade. Às vezes, você vai esperar dias ou meses para entender o impacto daquela publicidade na sua demanda, ou seja, no seu serviço por meio de ligações, mensagens, pedidos de orçamento ou compras diretas.
Enquanto na internet, conseguimos ter todos esses dados de maneira detalhada e em tempo real. No momento em que uma campanha é aprovada e vai ao ar, você já consegue saber quantas visualizações, cliques e custos por clique teve aquela campanha.
Também consegue sabe se teve algum retorno, por exemplo, verificar quanto você vendeu no seu e-commerce a partir de um clique vindo da campanha.
Essa mensuração de resultados em tempo real dá mais agilidade para o seu trabalho, para a sua demanda e a demanda da sua equipe.
Além disso, existe um relacionamento mais estreito entre marca e pessoa consumidora.
Retomando o exemplo do outdoor, as pessoas o olham de forma distante. Por vezes, só têm aquela informação sobre a sua marca e não sabem mais sobre o seu serviço ou produto.
Em contrapartida, na internet essas pessoas conseguem buscar mais informações, te mandar uma mensagem, responder uma postagem sua e interagir com o que você coloca na sua comunidade.
Isso faz com que o seu negócio fique mais parceiro e mais próximo da pessoa consumidora - o que é uma ótima estratégia para a fidelização da clientela.
Também temos um maior controle de investimento, receita e lucros. Da mesma maneira que conseguimos mensurar os resultados em tempo real, também conseguimos saber exatamente quanto investimos no ambiente digital.
Em uma campanha paga, você coloca exatamente a quantia que você quer gastar por dia ou mês. Você ainda pode interromper aquele gasto a qualquer momento sem chegar a gastar todo o volume estabelecido para aquele determinado período.
Além disso, pode verificar quanto é a sua receita e lucro. Você tem clareza sobre o seu retorno sobre o investimento. Essa expressão é inclusive uma sigla muito utilizada do marketing, o ROI.
Esse controle é mais difícil de se ter com assertividade e certeza no marketing tradicional.
Já entendemos as diferenças entre marketing tradicional e digital, quais são as fases do marketing e o que é marketing de fato.
Agora, vamos entender mais sobre o alcance da internet do Brasil e como utilizar esses dados a nossa favor. Aprenderemos como aproveitar as informações do uso e alcance dos canais digitais no Brasil dentro da nossa campanha e planejamento de marketing.
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