Olá! Meu nome é Letícia Watanabe, sou especialista em gestão estratégica de marketing e comunicação e serei sua instrutora nesse curso sobre estratégias para lançamento de um produto digital.
Letícia é uma mulher de traços orientais, olhos pretos, cabelos lisos e longos na cor preta. Usa uma blusa rosa e maquiagem leve. Ao fundo, uma parede clara com iluminação laranja. No lado esquerdo, um teclado elétrico e uma guitarra pendurada na parede. Já no lado direito, vemos um móvel com alguns objetos em cima, um quadro preto e branco, livros coloridos empilhados e uma luminária.
Esse curso é para você que quer aprimorar suas técnicas sobre lançamento de infoprodutos. Assim, vamos entender que tipo de conteúdo é trabalhado dentro de um funil de conteúdo para redes sociais.
Além disso, aprenderemos como são as técnicas de pitch de vendas, ou seja, o que precisamos falar para vender o nosso produto.
Também vamos estudar a importância de um bom storytelling para segurar a audiência, principalmente nas redes sociais.
Em seguida, vamos conhecer quais são as diferenças entre página de vendas e página de captura. Afinal, o que devemos colocar nessas páginas para poder chamar a atenção do lead?
Vamos entender o poder de uma prova social na hora da conversão de vendas - como o depoimento e opinião das pessoas.
Além disso, vamos analisar um cenário onde tivemos uma boa venda e outro cenário onde não tivemos nenhuma venda. Assim, vamos entender o que levou aos dois resultados.
Por fim, vamos construir juntos o lançamento para um novo produto digital, um curso on-line, onde vamos utilizar as técnicas para trabalhar com um MVP (Minimum Viable Product ou Mínimo Produto Viável).
Já estou ansiosa para começar a estudar sobre essas estratégias de lançamento de infoprodutos. Vamos começar nossos estudos?
Recebemos uma pessoa muito especial, a Rebeca, uma profissional de maquiagem que criou seu primeiro produto digital, um curso on-line de automaquiagem.
Rebeca é uma mulher de pele clara, olhos castanhos claros e rosto retangular. Tem cabelos cacheados castanhos com mechas loiras e de comprimento médio. Está maquiada e com batom vermelho. Usa brincos e uma blusa vermelha.
Ela nos procurou para poder ajudá-la, já que na época ela não sabia como fazer o lançamento desse produto.
Com isso, fizemos a proposta da criação de um esteira de produtos. O primeiro curso on-line já estava pronto, mas seria interessante criar outros infoprodutos para oferecer a audiência dentro do nicho dela.
Então, sugerimos que Rebeca oferecesse um e-book, ou seja, um livro digital com os primeiros passos na maquiagem. Em seguida, uma consultoria exclusiva para falar diretamente com a Rebeca, tirar dúvidas e aprender novas técnicas de maquiagem. E também um curso on-line que já estava pronto para ser vendido.
Analisamos e entendemos que seria interessante trabalhar para o curso on-line da Rebeca com o Lançamento Desafio 21 dias, onde utilizaríamos 7 dias de lançamento.
Já para o e-book de primeiros passos na maquiagem, utilizamos o Lançamento Relâmpago. Dessa forma, falamos com as pessoas por meio de 4 e-mails com link para acessar a página de vendas.
Por fim, trabalhamos com o Lançamento Interno para a consultoria. Assim, produzimos três vídeos de CPL e um vídeo de vendas. No caso do vídeo de vendas, decidimos que seu formato seria de live (ao vivo), onde Rebeca poderia sentir e conversar com as pessoas para tirar possíveis dúvidas.
A seguir, vamos continuar a trabalhar com a Rebeca ao entender o tipo de conteúdo que ela vai precisar trabalhar no funil de conteúdo para o Instagram.
A Rebeca é muito ativa no Instagram e sempre produz conteúdo para falar com sua audiência. Normalmente, ela recebe pessoas com dúvidas de maquiagem. Algumas pessoas nem sabem como começar a se maquiar, enquanto outras já sabem o básico, mas querem descobrir técnicas mais avançadas.
Entretanto, também tem pessoas que entram no perfil da Rebeca, mas não sabe que ela tem infoprodutos e faz atendimento presencial para noivas.
Por isso, precisamos pensar em produzir conteúdo para seu Instagram. Se alguém entra no perfil da Rebeca, mas não encontra stories nem novas postagens, pode ser que não tenha interesse em seguir a Rebeca e saia do perfil.
Afinal, estamos falando com uma audiência de diferentes níveis de consciência. Em outras palavras, quando falamos das redes sociais em geral, falamos para pessoas com interesses distintos e em momentos diferentes. Pode ser que a pessoa saiba muito ou não entenda nada do assunto.
Por exemplo, pode ser que a pessoa entenda do assunto, mas não conhece a pessoa expert (especialista). Possivelmente, podem entrar pessoas que não conhecem do assunto maquiagem e também não conhecem a Rebeca. Por fim, podem entrar pessoas que conhecem do assunto e conhecem a expert, Rebeca.
Ou seja, estamos falando com pessoas que sabem do problema e que tem uma dor - como a dificuldade de se maquiar. Mas, também podemos falar com pessoas que não sabem que tem o problema. Assim, essa pessoa não sabe se maquiar, mas futuramente pode perceber a necessidade daquele produto ao entrar no perfil da Rebeca.
Para lidar com diferentes níveis de consciência, temos muitos funis de vendas e marketing que trabalham com diferentes estratégias.
Nesse momento, precisamos entender que:
Produção de conteúdo influencia na decisão de compra.
É importante que tipo de conteúdo vamos oferecer para cada tipo distinto de consciência.
No caso da rede social, é preciso demonstrar autoridade. Por exemplo, as pessoas que entram no perfil e não conhecem a Rebeca precisam pensar "essa pessoa entende do que ela está falando" por meio do conteúdo.
O conteúdo também tem que gerar identificação. As pessoas precisam conferir o conteúdo e se identificar para querer continuar no perfil e participar do que a Rebeca vai oferecer.
E, é claro, as pessoas precisam perceber que aquele conteúdo vai resolver a dor dela, ou seja, um problema que ela tem.
Em um funil de vendas e marketing, sempre lembramos das estratégias de topo, meio e fundo de funil. Claro que existem outras estratégias, mas vamos focar nesses três pontos.
Como levar essas estratégias de funil para o Instagram?
Para o topo, podemos fazer reels que são vídeos curtos que permanecem no perfil de forma definitiva.
Quando fazemos reels alcançamos o maior número de pessoas possível, porque a plataforma entrega esses vídeos para um grande número de pessoas.
Por isso, é preferível trabalhar assuntos mais rasos. Não devemos trazer uma complexidade muito grande para esse tipo de formato. É interessante ter conteúdos mais simples para atrair mais pessoas ao perfil.
Quando produzimos materiais para o feed de conteúdo, estamos seguindo para o meio do funil.
Por isso, temos conteúdo mostrando soluções para dores para atingir essas pessoas do meio do funil. Com isso, vai mostrar que ela é a autoridade e entenda daquilo que ela está falando.
Dessa forma, ela pode fazer postagens que mostram o lado profissional e atendimentos profissionais, indo além dos infoprodutos.
Quando vamos aos stories criamos relacionamento. Ela fala com as pessoas por meio de vídeos curtos que duram apenas 24 horas.
Rebeca pode mostrar um momento de shooting (ensaio fotográfico) onde ela vai maquiar modelos, ou seja, ao atuar dentro do nicho dela.
Além disso, deve gerar identificação quando ela mostra um pouco do seu cotidiano, aproximando as pessoas.
Com essa aproximação, as pessoas vão para o direct, isto é, mandam mensagens diretamente para Rebeca.
Já estamos no fundo de funil, onde temos uma proximidade maior.
Desse modo, é possível falar com as pessoas e até fazer convites. O momento do direct é mais próximo e, por isso, pode convidar a pessoa a participar de um evento para o lançamento, por exemplo.
Nesse vídeo, trouxemos exemplos para o Instagram. Mas, também podemos dividir os tipos de conteúdos de outras redes sociais que podemos disparar para falar com as pessoas entre topo, meio e fundo de funil.
Normalmente, as pessoas gostam de usar o Instagram para fazer a conversão de vendas e negócios, principalmente relacionados a infoprodutos.
Outro ponto relevante que precisamos conversar com nossa expert é de como falar com as pessoas para vender seu produto, principalmente nas lives de lançamento. Por isso, vamos passar algumas técnicas de pitch de vendas no próximo vídeo.
O curso Marketing Digital para lançamentos de Infoprodutos: do conteúdo à conversão possui 93 minutos de vídeos, em um total de 40 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Marketing Digital em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.
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