Olá, pessoa! Meu nome é Letícia Watanabe e eu vou te acompanhar nos estudos sobre Marketing Viral. Nós vamos aprender o que é o Buzz Marketing, como essa ferramenta pode ser utilizada como forma de viralizar campanhas, trabalhando com influencer para alavancarmos a marca, entendendo o comportamento do consumidor, passando pela humanização das marcas com exemplos reais.
E trabalhando, também, gatilhos mentais e como eles podem chegar mais perto das ansiedades, desejos, trazendo o público alvo mais próximo à marca, como uma amiga. Além disso, vamos aprender sobre as Métricas de Marketing e como gerar advogados fiéis à nossa marca, aqueles fãs evangelistas.
Esse curso é para você que gosta de Marketing, que quer estudar cada vez mais Marketing ou que é empreendedor, empreendedora, que está querendo alavancar a sua marca, querendo chegar ao maior número de pessoas possíveis. Vamos começar?
Vamos iniciar os nossos estudos sobre Marketing Viral? Sabe quando vemos uma postagem bem interessante no Instagram ou alguma outra rede social? Isso mexe com os nossos sentimentos e sentimos aquele impulso, aquela vontade de compartilhar com os nossos seguidores.
Ou, até mesmo, quando compramos um produto ou serviço e queremos comentar se ele foi bom ou nem tanto assim. Estamos fazendo Buzz Marketing, normalmente, quando fazemos isso e que é esse "burburinho", os comentários sobre um determinado assunto, uma marca ou um serviço, uma agitação em torno de um produto ou uma campanha.
E é importante ressaltar que as empresas, para gerarem isso tudo nas pessoas, elas precisam fazer o quê? Elas precisam fazer uso da criatividade e conhecer muito bem quem? A persona.
Porque, senão, falamos com todo mundo e, ao mesmo tempo, não estamos falando com ninguém. Mas, afinal de contas, o que é o Buzz Marketing? Vamos dividir em três pontos.
Primeiro ponto, Marketing Viral. O nome já diz, o marketing que viraliza a mensagem. É importante que, quando falamos em Marketing Viral, que toquemos nos sentimentos das pessoas, que precisamos impulsionar as pessoas a fazer algo. E, normalmente, temos que tocar no emocional para que isso aconteça.
O boca a boca, que não pode faltar. Chega uma mensagem para uma pessoa, essa pessoa passa para outra, que passa para outra e formamos uma grande colmeia. Normalmente, as empresas fazem o que?
Elas pegam um indivíduo alpha, que pode ser um influencer ou pode, até mesmo, ser uma celebridade. Eles pegam essa pessoa, colocam uma mensagem nela, essa pessoa leva a mensagem até as abelhas (intituladas pessoas abelhas) e vão disseminar essa mensagem para o maior número de pessoas possível.
Por isso chamamos de Colmeia, porque parece uma grande colmeia sendo formada. Porque eles disseminam essa mensagem para as redes de contato que eles tem em comum e nós vamos formando essa grande Colmeia.
No livro Buzz – a Era do Marketing Viral eu destaquei uma frase bem interessante: “Ofereça às pessoas algo genuinamente interessante para se falar a respeito e elas passarão adiante a notícia. Está na natureza humana.”
É ou não é verdade? As pessoas são curiosas e elas tem vontade de comentar sobre um fato que, normalmente, gera esse instinto de querer falar a respeito, de querer fazer comentários a respeito quando é muito interessante, é muito empolgante ou até mesmo muito criativo.
Então, se a sua campanha causa impacto, pode ter certeza que ela não vai passar despercebida. Agora, vamos ver alguns exemplos dessas campanhas?
Vamos conhecer alguns exemplos de campanhas reais que utilizaram da estratégia do Buzz Marketing para virarem virais e alcançarem um grande número de pessoas. A Domino’s Pizza, por exemplo, é uma dessas empresas.
Sabemos que a Domino’s faz pizza, no caso. Só que para ter a pizza entregue no modo mais perfeito possível, eles criaram uma grande campanha nos Estados Unidos que chamava Paving for Pizza. Exatamente! Pavimentando pela pizza.
O que eles fizeram, no caso? Eles criaram um site onde as pessoas envolvidas, os consumidores, podiam entrar nesse site clicando no seu Estado, colocando o nome da rua, para eles poderem averiguar como estava a situação daquela rua. Quantos buracos tinham naquela rua, para eles poderem tampar.
Outra ideia interessante que eles colocaram nesse site: colocaram uma câmera dentro de uma caixa de pizza e você podia escolher a intensidade do buraco que você queria que aquela pizza passasse.
No caso, se você colocasse no “Catastrófico”, a pizza ficava completamente bagunçada. Então, imagina como estavam algumas ruas quando eles resolveram fazer, de fato, esse tipo de ação.
Foi uma ação que criou muito Buzz. No caso, como? Eles usaram do gatilho de humor e em nome de ações reais. Fizeram, realmente, as benfeitorias nas ruas, tampando os buracos. Deixavam até a logo da campanha “Oh, yes, we did”, no caso.
Isso gerou muito Buzz. Realmente, muita mídia espontânea. Nos jornais era muito comentado a respeito disso, que a empresa Domino's Pizza estava pavimentando, arrumando as ruas das cidades. Vamos dar uma olhada num pedaço dessa campanha.
Muito interessante! Eles usaram os jornais para anunciar, para dar notícia, do que eles estavam fazendo nas ruas dos Estados Unidos e isso ajudou a impulsionar muito mais aquele Buzz Marketing, o burburinho que as pessoas estavam fazendo em torno da marca.
Outro case de sucesso é o rapaz Khaby Lame. Ele é um senegalês naturalizado italiano que hoje tem mais de 70 milhões de seguidores no TikTok. Ele utiliza do humor na criação do seu conteúdo, fazendo com que ações de memes na internet, que são coisas que as pessoas fazem do modo mais difícil, ele mostrava de modo como seria mais fácil, agindo de uma forma mais simples, mais normal para aquela situação. E ficou muito conhecido.
Empresas como a Microsoft e até a 99, brasileira, enxergam esses influencers como forma de chegar no público alvo. No caso da Microsoft, eles pegaram os principais jogos, Fortnite, Rocket League, Forza, o Halo, que são os jogos que tem uma ótima adesão ao seu público alvo.
E, então, uniram a imagem do Khaby dizendo na propaganda “A vida é muito mais fácil com Xbox Series S”. O que ele quer dizer com isso? Na verdade, ele vai satirizar uma situação onde as pessoas podem fazer de uma forma mais simples e mais divertida lá dentro do console, dentro do jogo. Vamos dar uma olhada nessa campanha que a Microsoft fez.
A marca utiliza Khaby como uma forma de mostrar como é simples construir um forte. Dentro do jogo é muito mais divertido, mais simples, mais legal.
No caso da 99, eles trabalharam a ideia do “Para que complicar?”, sendo que com a 99 eles podem deixar a vida das pessoas mais fácil. É importante ressaltar que tanto a Microsoft quanto a 99 utilizaram a mesma linha de criação que o influencer tem dentro das suas redes sociais. Por quê?
Na verdade, as pessoas já estão engajadas, elas já estão acostumadas com aquela pessoa, o modo como ela é. É importante que as marcas mantenham essa mesma linha de criação para poder continuar engajando e atraindo as pessoas. Agora, vamos dar uma olhada nessa campanha que a 99 fez no Tiktok.
Essa campanha, por exemplo, tem 48 mil curtidas nesse vídeo no TikTok da 99. Muito interessante! A utilização desse tipo de influencer que atinge um público jovem é o que as marcas querem, no caso. Elas querem atingir exatamente essas pessoas.
Mas, vamos entender por quê? Por que as marcas estão querendo atingir cada vez mais as pessoas jovens?
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