Boas-vindas ao curso de Liderança com foco em desenvolvimento de talentos por meio da mentoria.
Audiodescrição: Tavane Gurdos é uma mulher branca, de cabelos castanhos até os ombros e olhos também castanhos. Usa uma camiseta preta, colar e maquiagem leve. Ao fundo, uma parede lisa e ao lado direito uma prateleira com itens de decoração.
Tavani possui mais de 20 anos de experiência no mercado de tecnologia e publicidade online, tendo atuado em grandes empresas e startups. Já trabalhou na Microsoft, OLX, Meta, Uber e atualmente lidera todo o time que foca em soluções para empresas dentro do ecossistema formado pela Alura, FIAP e PM3.
Este curso é destinado a quem já exerce liderança, seja formal ou informalmente. Vamos compartilhar um pouco da nossa experiência ao longo dos anos liderando equipes. O desenvolvimento das pessoas é uma das responsabilidades mais importantes de uma liderança.
Ao longo deste curso, discutiremos algumas metodologias, desde a identificação do que precisa ser desenvolvido em uma pessoa liderada, até o uso de ferramentas para que, de fato, essa pessoa se desenvolva na prática. Abordaremos metodologias como COIN, GROW, 9inboxes, entre outras.
Não deixe de aproveitar todas as atividades que serão propostas. É fundamental, como líderes, desenvolvermos nossos talentos. Esperamos você na primeira aula!
Hoje, vamos discutir o papel da liderança no desenvolvimento de pessoas, um desafio que exige conhecimento e estratégia. Existem diversas metodologias e ferramentas disponíveis, mas é essencial compreender a responsabilidade da liderança nesse processo. Ao longo das aulas, exploraremos não apenas o papel da pessoa líder, mas também metodologias para identificar e mapear as necessidades de desenvolvimento das pessoas lideradas. Daremos destaque a uma dessas abordagens: a mentoria.
Para começar, é essencial compreender o papel da liderança no desenvolvimento da equipe. Para construir um time de alta performance, o primeiro passo é identificar as competências necessárias para alcançar os objetivos, sempre alinhados às expectativas da área, da organização e dos negócios. Dessa forma, é fundamental mapear quais habilidades são essenciais para a equipe.
Nem todas as pessoas terão todas as competências, e esse é um ponto de atenção para a liderança. O próximo passo é analisar quais membros da equipe já possuem essas competências, reconhecer seus pontos fortes e identificar oportunidades de desenvolvimento.
Uma vez identificadas essas oportunidades de desenvolvimento e os pontos fortes de cada um, estabelecemos um plano para cada pessoa da equipe. É importante que o líder tenha em perspectiva quais são os principais pontos e competências que cada pessoa precisa desenvolver ao longo de sua jornada.
Uma citação que apreciamos do livro Treinamento e Desenvolvimento com Foco em Educação Corporativa destaca a liderança como um agente ativo no desenvolvimento da equipe. É interessante enxergar a liderança como um papel educador, essencial para o crescimento dos liderados, e não apenas uma responsabilidade de outras áreas.
A liderança tem um papel central no desenvolvimento das pessoas, garantindo que a equipe, individualmente e coletivamente, alcance o impacto necessário. Uma das abordagens utilizadas nesse processo é a metodologia 10-20-70. Essa metodologia define como o tempo e o foco são distribuídos entre diferentes formas de aprendizado e desenvolvimento de competências.
Começamos com os 10% do nosso tempo, foco e atenção, que devem ser dedicados ao desenvolvimento formal, ou seja, à educação formal. Isso inclui treinamentos, workshops e aulas presenciais. É essencial que as pessoas tenham tempo para se dedicarem a aprender, fazer cursos e treinamentos. A liderança deve apoiá-la nessa trajetória, garantindo que toda trilha de desenvolvimento esteja relacionada às competências e habilidades que precisam ser desenvolvidas.
O segundo passo, os 20%, refere-se ao aprendizado social, que é aprender com os outros. Isso envolve trocas, grupos de aprendizagem e mentoria, inclusive com a liderança, que será bastante discutido. Essas trocas são fundamentais, pois trazem a vivência de outras pessoas e a construção do conhecimento através da comunidade.
Por fim, 70% do desenvolvimento e da aprendizagem ocorrem no dia a dia, experimentando na prática o que precisa ser feito, criado e realizado, atuando efetivamente no papel. Aprendemos diariamente como liderança em nosso papel, e também precisamos oferecer aos nossos liderados a oportunidade de se desenvolverem através das ações que executam em suas atividades diárias, para alcançar o desempenho esperado.
Neste vídeo, discutimos o papel da liderança líder no desenvolvimento da equipe e a metodologia de tempo e atenção no desenvolvimento das pessoas, amplamente conhecida no mercado como metodologia 70, 20 e 10. No próximo vídeo, abordaremos formas de desenvolvimento, incluindo feedback, mentoria e coaching.
Neste vídeo, vamos discutir algumas metodologias e suas diferenças: mentoria, coaching (treinamento) e feedback (retorno). É importante compreendermos as características e distinções de cada uma para sabermos quando utilizá-las.
A mentoria é um processo de compartilhamento de experiências focado no desenvolvimento de competências e habilidades a longo prazo. É uma ferramenta essencial para a liderança e para aqueles que desejam assumir esse papel, contribuindo para seu crescimento e aprimoramento.
Outra metodologia bastante utilizada é o coaching. Trata-se de uma abordagem reflexiva, na qual a liderança questiona, promove a reflexão e desenvolve a pessoa liderada com foco em resultados e ações específicas para resolver problemas ou alcançar metas determinadas.
Um terceiro ponto que podemos utilizar como ferramenta é o feedback. Este é um retorno imediato, fornecendo informações sobre o desempenho ou comportamento da pessoa naquele momento. É importante ressaltar que, normalmente, as pessoas utilizam o feedback para situações não tão positivas. No entanto, uma dica valiosa é que o feedback também deve ser usado para reforço positivo, quando alguém realiza algo com alto impacto, de maneira apropriada e destacada.
Quando analisamos essas três principais metodologias, é importante refletir sobre como escolhê-las. Por exemplo, se estamos falando de desenvolvimento de longo prazo, de carreira, de desenvolver uma competência que não é algo que desenvolvemos de maneira rápida, estamos falando do papel da liderança como mentor.
Quando estamos tratando de algo muito específico e pontual, como lideranças, utilizamos o feedback rápido. Não precisamos esperar até uma avaliação ou um ciclo de avaliação de desempenho, por exemplo, para fornecer esse feedback. Quando queremos trazer um pensamento em conjunto, uma reflexão, para que a resposta também venha da pessoa liderada, o coaching pode ser uma ferramenta interessante.
No nosso curso, vamos falar muito de mentoria, mas é importante destacar o termo em inglês, mentoring, que foca no desenvolvimento de longo prazo. Uma ferramenta, obviamente, não exclui a outra. É importante, como liderança, utilizar cada uma delas no momento apropriado. Apesar do curso ter um foco grande na mentoria em si, a liderança tem como foco principal esse desenvolvimento de longo prazo, compondo diversas técnicas, como o coaching e o feedback, para promover o desenvolvimento da pessoa liderada.
Agora que abordamos algumas das possibilidades de desenvolvimento das pessoas, vamos discutir um tópico muito importante: os limites e a ética dentro dessas abordagens.
O curso Mentoria para líderes: inspirando e desenvolvendo talentos possui 82 minutos de vídeos, em um total de 36 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Liderança em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.
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