Alura > Cursos de Inovação & Gestão > Cursos de Agilidade > Conteúdos de Agilidade > Primeiras aulas do curso Métricas Ágeis: como medir resultados em um Ambiente Ágil

Métricas Ágeis: como medir resultados em um Ambiente Ágil

Por que, o que e como medir - Apresentação

Boas-vindas ao curso de Métricas Ágeis: Como medir resultados em um ambiente ágil.

Sou a Thalyta Onimaru e serei sua instrutora!

Thalyta é uma mulher amarela de pele clara. Tem olhos castanhos e cabelos pretos com mechas loiras lisos e compridos. Usa piercing no nariz e uma camisa azul-claro. Ao fundo, uma parede lisa e a cabeceira da cama. O ambiente está iluminado com uma luz alaranjada.

Esse conteúdo é voltado para pessoas gestoras de equipe que desejam medir e aprimorar os resultados da equipe e também para quem está estudando para essa área.

Nessa jornada, vamos aprender os principais conceitos das métricas, incluindo por que, o que e como medi-las.

Além disso, também exploraremos detalhadamente as principais métricas, como:

Por fim, entenderemos como fazer a interpretação e análise dos resultados, além de como esses dados devem ser apresentados para a equipe.

É sempre importante ressaltar que todo seu conhecimento deve estar atrelado à prática. Por isso, preparamos diversos conteúdos e atividades para que você possa implementar o que foi aprendido.

Nós da Alura pensamos com muito cuidado e carinho em todo o conteúdo que você irá consumir. Por isso, você também terá acesso ao Discord e Fórum para tirar dúvidas e compartilhar seu aprendizado.

Te esperamos na primeira aula!

Vamos lá?

Por que, o que e como medir - O que são Métricas Ágeis

Nesse vídeo entenderemos o que são as métricas ágeis. Vamos lá?

Métricas ágeis

Para contextualizar, utilizaremos como exemplo a fase escolar. Para passar nas disciplinas é preciso atingir uma nota média ideal.

Para isso, é necessário acompanhar e analisar as notas das provas e trabalhos para saber se para atingir a meta serpa preciso se empenhar mais, por exemplo.

Nesse caso, é feito uma análise para saber qual caminho deve ser seguido para atingir um objetivo. Isso é semelhante às métricas.

Métricas ágeis são indicadores quantitativos utilizados para medir o desempenho, produtividade e o progresso de um projeto de software em um contexto de metodologias ágeis.

Essas métricas são baseadas em dados reais e usadas para ter uma percepção clara e objetiva do estado do projeto.

Além disso, podem abranger diversas áreas, como velocidade, qualidade, eficiência, tempo de resposta e até mesmo o nível de satisfação do cliente.

Existem algumas características que reforçam a importância das métricas nas metodologias ágeis. Vamos conhecê-las.

Visibilidade

As métricas proporcionam uma percepção clara e transparente sobre os projetos.

Dessa forma, todos os membros da equipe podem se manter informados e atualizados sobre o desempenho geral.

Identificação de problemas

Ao identificar problemas e gargalos no processo de desenvolvimento, é possível corrigi-los de forma rápida, evitando impactos maiores.

Tomada de decisão baseada em dados

A partir das métricas a equipe pode ter uma abordagem mais fundamentada e assertiva.

Melhoria contínua

Isso tanto da equipe quanto do projeto, afinal, as métricas permitem a implementação de ações corretivas.

Agora você já sabe a importância das métricas ágeis!

A partir do conteúdo desse curso, você poderá maximizar o sucesso do seu projeto e entregar mais valor para seus clientes e stakeholders.

Te esperamos no próximo vídeo!

Por que, o que e como medir - Por que, o que e como medir

Agora que você já sabe a importância das métricas ágeis, entenderemos um pouco mais sobre seu funcionamento.

Por que, o que e como medir

Para entendermos o motivo pelo qual devemos utilizar as métricas, utilizaremos a história do matemático, físico e filósofo Arquimedes como exemplo.

O rei da época deu ouro e dinheiro a um artesão para que produzisse uma coroa ade ouro maciço. Porém, ao ficar pronta, o rei desconfiou se todo o ouro havia mesmo sido utilizado ou se o artesão o teria enganado.

Para resolver o problema e decidir se deveria puni-lo ou vangloriá-lo, contratou Arquimedes para solucionar o caso. O matemático encontrou a solução quando foi tomar banho e percebeu que ao entrar na banheira parte da água transbordava. Foi quando saiu às ruas gritando "Eureka" em grego, que significa "descobri".

As métricas servem justamente para isso, tomar decisões embasadas em algo, nesse caso em dados reais.

Por que utilizar as métricas

A medição das métricas proporciona transparência e visibilidade do progresso do projeto. Dessa forma, possibilita a identificação de pontos de atenção que devem ser melhorados, além de bons resultados.

As métricas também auxiliam na tomada de decisão de forma embasada. Isso porque a partir dos dados é possível optar por alternativas concretas, evitando palpites e intuições. Isso contribui para evitar erros e auxiliar na eficiência da equipe.

Também é possível identificar pontos de melhoria, como erros e gargalos. Isso ajuda na implementação de ações corretivas que evitam problemas maiores.

Além disso, com as métricas é possível ter uma comunicação efetiva. Utilizando-as é possível exemplificar e apresentar para a equipe o desempenho e progresso do projeto de forma simples.

O que medir

Com as métricas é possível medir a velocidade da equipe, ou seja, a quantidade de trabalho realizada em determinado período. Isso ajuda a compreender a produtividade geral e capacidade do time.

Também é possível medir a qualidade do software, como defeitos e nível de satisfação do cliente.

Ao medir o fluxo de trabalho é possível compreender qual é o tempo necessário para concluir determinada tarefa. Isso irá ajudar a identificar problemas e oportunidades de melhoria.

Também é possível medir o engajamento da equipe, desde o nível de satisfação, até mesmo a motivação. Além de aplicar pesquisas de clima organizacional ou de retrospectivas, para entender como foi o período passado, diferenciais e o que pode ser aprimorado.

Lembrando que esses são parâmetros gerais. Você pode aplicá-los conforme a realidade do seu negócio, considerando o que sua equipe precisa.

Como medir

O primeiro passo para realizar a medição é definir as métricas relevantes. É preciso identificar as métricas essenciais para seu projeto, considerando os objetivos e necessidades da equipe e clientes.

Depois, é preciso coletar dados. É preciso definir como isso será feito e quais ferramentas serão utilizadas.

Em seguida ocorre a análise e interpretação dos resultados. Isso permite a identificação de padrões, problemas e oportunidades de melhoria.

Por fim, é importante apresentar os resultados para o time, stakeholders e dependendo das métricas, os clientes.

Para isso, é recomendado a utilização de relatórios, gráficos ou outras alternativas que facilitem a visualização dos dados.

Lembre-se que toda métrica precisa de uma ação. Por isso é preciso compartilhá-lá com os profissionais envolvidos no projeto.

Sobre o curso Métricas Ágeis: como medir resultados em um Ambiente Ágil

O curso Métricas Ágeis: como medir resultados em um Ambiente Ágil possui 42 minutos de vídeos, em um total de 27 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Agilidade em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Agilidade acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas