Alura > Cursos de DevOps > Cursos de Azure > Conteúdos de Azure > Primeiras aulas do curso Microsoft AZ-900: simulado comentado

Microsoft AZ-900: simulado comentado

Como fazer o simulado? - Apresentação

Já terminou de estudar todo o conteúdo para certificação da AZ900 que é a primeira prova da Azure no nível fundamental, como é que está o teu estudo? Então agora que você já se preparou, vamos fazer juntos o simulado comentado.

Qual a ideia desse curso? O simulado comentado tem como objetivo verificar tudo que você já estudou, são exemplos de questões que vamos conversar uma e vendo cada resposta em qual tecnologia se encaixa, qual a melhor resposta, o que está certo.

O que poderia estar certo, mas não é exatamente a melhor resposta, vamos conversar sobre as questões para que você se prepare ainda melhor para certificação ou então simplesmente conhecer melhor essa estrutura.

E utilizar da melhor forma os serviços da Azure, sou Ricardo Mercês e vou te acompanhar em mais um Curso.

Como fazer o simulado? - Como assistir o curso?

Caso você queira fazer o download dos slides utilizados pelo instrutor durante este treinamento, clique aqui.

Vamos dar início ao nosso Curso e vou explicar rapidamente como ele vai funcionar. Você está no módulo um na parte 1, o curso é composto de duas partes e como é detalha isso? Na parte 1 vai ter o questionário que é efetivamente o simulado.

A minha dica é que faz primeiro o simulado, qual a regrinha, a boa indicação para fazer essas questões, resolver essas questões? Coloquei o tempo de prova cerca de 2 horas 120 minutos então eu sempre aconselho abate um pouquinho esse tempo.

Tira pelo menos 10 minutos e tenta resolver a prova em uma hora e 50 minutos para você ter uma margem. Quando eu digo 1 hora e 50 é terminar de resolver as questões e revisá-las, você teria 1 hora e 50 para entregar a prova, é essa minha dica.

Esses tempos de provas geralmente também às vezes estão ajustando, estão mudando isso, então a margem que gosto de usar é menos 10 minutos; com menos 10 minutos eu estaria com tudo resolvido, essa é a primeira dica.

Faz as questões, tem 50 questões para fazer, vai fazendo as questões como uma prova normal, está na dúvida em uma questão meio complicada você assinala para depois de voltar e tentar resolver, tem alguma dúvida “não tenho certeza” passa para outra, vai passando para não perder tempo.

Para não gastar tempo à toa, você faz essas questões todos, eu botei aqui também: 50 questões já falei, na dúvida passar para próxima, os tipos de questões são no geral de múltiplas escolhas também com múltiplas respostas.

Você tem de ficar atento a isso, prestar bem atenção porque tem essa variação. Outro ponto importante também é ficar atento aos enunciados das questões que tem sempre uma palavrinha ou outra que muda totalmente o entendimento.

Faz com calma, isso é um treinamento e certamente você vai aprimorar mais o teu conhecimento, faz o questionário e nos encontramos no primeiro vídeo que é comentando a primeira questão.

Lembrando que nessa parte 1 vamos resolver 25 questões, na parte 2 do Curso da questão 26 a questão 50, no simulado, no questionário já estão na plataforma as 50 questões para você resolver. Boa prova, bom simulado, te encontro nos comentários da primeira questão.

Explicações das questões 1 a 6 - Explicações das questões 1 e 2

Vamos para nosso primeiro bloco de questões, questão 1 e 2, para entender como é que vai ser a mecânica do nosso Curso, são questões fáceis já para começar engrenar, “um engenheiro de TI precisa criar uma máquina virtual na Azure.

E ele tem uma workstation baseada em Android, está usando SO de Android na workstation presta bem atenção e o que que ele precisa fazer para criar a máquina virtual lá na Azure? Essa questão eu vou começar com ela já para forçar você a separar alguns pontos na pergunta.

Você ver que ele propositalmente faz uma confusão. Olha só, ele quer criar uma máquina virtual e a estação de trabalho dele é um Android, então ele não quer criar uma máquina Android.

A máquina dele é um Android, ele quer criar uma máquina virtual lá na Azure, essas questões assim que tem que quebrar a pergunta, para não ir por um caminho errado e o que que ele precisa fazer?

O segredo dessa questão é se a minha máquina, se essa minha máquina fosse o Android como é que eu poderia fazer, o que que eu poderia utilizar para criar uma VM? Eu tinha que acessar o Portal, porque o portal é um front-end web e acessar o Portal e criaria por lá.

Tem essa resposta: olha o que aparece para a primeira que já vem para confundir o sujeito, se você não separou lá questão PowerApps é uma plataforma, um serviço que permite você criar aplicativos, entre eles Android ou iOs ele permite criar aplicativos.

A pessoa pensa em Android, pensa PowerApps , não tem nada a ver, a única coisa que Android é minha máquina de trabalho, isso está fora. Usar o Cloud Shell: você que estudou se preparou viu que lá no portal tem aquele íconezinho do “prompt”.

Terminal, um cursor, seja lá qual for o melhor descritivo para ele, onde aciona por ali e abre a Cloud Shell, dentro do Cloud Shell eu tenho as ferramentas que eu posso interagir com a Azure, então parece ser a melhor resposta.

Segunda Powershell, Powershell consegue utilizar se a máquina fosse uma máquina Windows, também estação de trabalho, “eu posso abrir o Powershell dentro do CloudShell”, posso, mas primeiramente eu acionei o Cloud Shell.

Então fica esperto e “Azure CLI”: regra - dentro do CloudShell posso usar Azure CLI e o Powershell também, mas eles estão dentro do guarda-chuva CloudShell, como não tenho instalado nada localmente, dentro das opções resposta correta Azure Cloud Shell.

Entendeu a mecânica da questão? É essa análise que você tem que fazer, vamos para a próxima, essa daqui é um sim não, só para começar engrenar, então diz “a empresa está planejando criar uma conta gratuita lá na Azure”.

E ele diz que o plano Standard é o plano que vem com essa conta gratuita, plano Standard, sim ou não; mostra propositalmente que você precisa ter o conhecimento das funcionalidades dos serviços.

Então quando você estudou aquele material todo, sempre comentei reiteradamente “olha a documentação”. Para complementar, voltando, qual é a resposta? O plano Inicial vinculado a conta gratuita, ou seja, o que vem sem pagar nada é o plano Basic.

Então essa resposta está errada, a resposta seria não, não é o Standard o plano que tem conta gratuita é o plano básico, pegou a mecânica aqui da resolução das questões? Próximo vídeo continuaremos.

Sobre o curso Microsoft AZ-900: simulado comentado

O curso Microsoft AZ-900: simulado comentado possui 141 minutos de vídeos, em um total de 79 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Azure em DevOps, ou leia nossos artigos de DevOps.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Azure acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas