Alura > Cursos de Data Science > Cursos de SQL e Banco de Dados > Conteúdos de SQL e Banco de Dados > Primeiras aulas do curso Microsoft SQL Server 2022: consultas avançadas

Microsoft SQL Server 2022: consultas avançadas

Ambiente de trabalho - Apresentação

Tudo bem, gente? Meu nome é Victorino Vila e eu serei instrutor desse treinamento de consultas SQL com Microsoft SQL Server.

Nesse treinamento nós vamos preparar o nosso ambiente de trabalho, nós vamos carregar uma base de dados dentro de um banco de dados SQL server e nessa base de dados que nós vamos treinar todos os nossos comandos de seleção.

Também nessa primeira aula nós vamos entender como um banco de dados SQL server é representado e como eu consigo ver um esquema de banco e entender os relacionamentos e conteúdos que existem lá entre as tabelas, para inclusive saber que tipo de comando de seleção eu vou efetuar no banco de dados.

Depois passaremos direto para a segunda aula, em que nós vamos começar a colocar a mão na massa e faremos consultas simples, consultas com filtros e inclusive consultas usando expressões lógicas, que acabam misturando lá nos testes as palavras and e or.

Passaremos então para a próxima aula, onde vamos mudar o resultado de saída da consulta. Nesse caso nós vamos ver como eu tiro as linhas repetidas da consulta, como eu limito a saída da consulta para olhar, por exemplo, somente os 100, os 200 ou os 300 registros da tabela.

Veremos como ordenar a saída, fazendo um critério, por exemplo, de ordenação de resultados, baseado em um nome ou em um valor e veremos também como ordenar em diferentes sentidos, por exemplo, ascendente ou descendente.

Também nessa aula veremos como agrupar as linhas da tabela, pegando os valores numéricos e aplicando uma forma matemática de agregação, por exemplo, soma, média, mínimo, máximo e assim por diante.

E aí nessa mesma aula nós veremos também como filtrar, usando como critério de filtro esses valores que foram agrupados.

Passaremos então para a aula onde vamos aprender a juntar tabelas. E aí por que juntar tabelas é importante dentro das minhas consultas? Porque muitas vezes eu estou procurando campos que estão em tabelas diferentes, então nós vamos aprender os comandos que são chamados os comandos de join e veremos quantos tipos de join nós temos.

Mas também nessa aula nós vamos aprender a unir tabelas, através do comando e union. Então nessa aula nós veremos justamente o join e o union de tabelas.

Também vamos no final dessa aula falar um pouco sobre visões, que são, na verdade, tabelas lógicas que conseguimos construir dentro do nosso banco de dados. Passaremos então para mais uma aula, onde falaremos sobre funções e veremos quatro grupos de funções.

As funções de texto, as funções de data, as funções numéricas e também as funções de conversão de dados. E aí finalmente, vamos colocar dois problemas práticos, onde vamos colocar todo o nosso conhecimento para produzir dois relatórios que os nossos usuários da empresa que nós estamos usando como exemplo, vão nos pedir.

Então é isso aí, espero que vocês gostem desse curso, um grande abraço e até o próximo vídeo.

Ambiente de trabalho - Avisos sobre este curso

Antes de começar esse treinamento, eu quero dar um aviso para vocês. Se você está começando a formação SQL Server a partir deste curso e pulou o primeiro curso da formação, que é um curso de introdução a SQL, não tem nenhum problema.

Justamente o primeiro curso da formação é para quem nunca viu SQL na vida e aí tem muita gente que pula esse curso introdutório, porque já tem um conhecimento pré-estabelecido de SQL e já quer ir aprender a parte mais avançada.

Como eu acabei de dizer, não tem nenhum problema você fazer isso. Porém, para fazer este e os outros cursos aqui da formação, é preciso que você tenha aí na sua máquina o SQL Server 2022 e o SQL Management Studio.

E muitas vezes você está com a máquina limpa e quer fazer esse curso avançado, sem ter feito o nosso primeiro curso aqui da formação. E precisa instalar os softwares, por isso eu vou te dar uma dica: voltem lá no curso introdutório e pelo menos assistam os seguintes vídeos que eu estou mencionando aqui no slide da tela.

Primeiro vídeo que vale a pena vocês revisarem é o sobre a história da linguagem do SQL, porque esse vídeo é muito bacana, você vai ver algumas curiosidades de como surgiu a linguagem de banco de dados relacionais.

Depois passem para o próximo vídeo, onde eu vou discutir as vantagens e desvantagens de existir um padrão SQL para quase que todas as linguagens que manipulam banco de dados relacionais.

Depois passem para o vídeo onde eu menciono um pouco sobre os grupos de comandos do SQL, mesmo que você saiba já sobre isso, vale a pena dar uma revisada.

Depois passem para o vídeo onde eu vou mostrar um pouco da história do Microsoft SQL Server, tem também um pouco de curiosidade, como a Microsoft construiu desde o início o seu banco de dados.

Aí como nós vamos instalar na máquina uma versão que nós chamamos de CTP, ou seja, uma versão Community Technology Preview, que é uma versão ainda em testes do SQL Server 2022, nós vamos precisar criar um e-mail corporativo para você se registrar na Microsoft antes de baixar o produto.

E muitas vezes, você não tem um e-mail corporativo à sua disposição, por isso nesse outro vídeo, criação do e-mail corporativo, eu vou te mostrar como é que você pode criar um e-mail corporativo fake, para você poder usar no seu registro.

Depois passamos para o vídeo onde nós vamos baixar a mídia do SQL Server 2022, para fazer a instalação. E essa instalação passo a passo eu mostro no vídeo "Instalando o SQL Server versão CTP 2022".

Depois, revejam o vídeo onde baixamos e instalamos o SQL Server Management Studio. Esse software é uma interface DE, que faz com que nós possamos manipular o banco de dados.

E finalmente eu vou estar mostrando no último vídeo que eu aconselho a vocês revisarem sobre como criamos uma conexão entre o IDE e o banco de dados que foi instalado.

Então, fazendo essa revisão, você depois pode voltar para esse curso e começar a seguir esse treinamento, ok? Agora, se você está seguindo a formação corretamente, ou seja, fez o curso introdutório e já tem o ambiente na sua máquina, você não precisa voltar nesses vídeos não.

Agora basta seguir os próximos vídeos aqui do curso. Muito obrigado e até daqui a pouco no próximo vídeo. Tchau, tchau.

Ambiente de trabalho - Criação do ambiente de trabalho

Agora que vocês já têm na máquina o SQL Server e o Management Studio instalados, e uma conexão com o banco, vamos criar o nosso ambiente de trabalho. Nós vamos criar um banco e colocar dados dentro desse banco e, neste banco de dados, é que nós vamos estar um praticando as consultas de SQL, combinado?

Você vai ver lá no “Mão na massa” um link para fazer o download deste arquivo aqui: Arquivos.zip (ou você pode fazer o download diretamente aqui). Baixe esse arquivo compactado na máquina de vocês e depois copie esse arquivo e cria um diretório na máquina, que tenha um acesso fácil.

Por exemplo, eu criei aqui no meu drive C um diretório chamado TEMP3 e vou colar esse arquivo compactado. Nesse diretório, eu descompactar esse arquivo, eu vou extrair e eu vou ter aqui quatro scripts SQL. São esses aqui destacados aqui em cima.

Com esses quatro scripts, nós vamos carregar o nosso banco de dados de trabalho. Vamos deixar esses arquivos aí e vamos agora abrir o Management Studio.

Eu já tenho ele aberto aqui, mas eu vou até fechá-lo e abri-lo de novo, para mostrar novamente a conexão com o banco de dados.

Então pronto, eu tenho minha tela de login e eu vou entrar com aquele usuário SA, o usuário SA foi aquele usuário no qual, durante a instalação do banco de dados, nós colocamos a senha.

Eu vou clicar em "Conectar" e se eu abrir aqui "Banco de Dados", no meu caso, eu tenho esse banco chamado SUCOS_VENDAS, que foi o banco de dados que nós criamos e praticamos no curso anterior, de introdução ao SQL.

Os dados que eu vou estar carregando também são da empresa de suco de frutas, mas eu vou criar um banco diferente. Nós não vamos fazer nada nesse banco que está aí.

Para isso, vocês vão clicar em "Banco de Dados", botão direito do mouse, "Novo Banco de Dados" e aí aqui vamos colocar SUCOS_FRUTAS. Eu vou criar outro nome para o banco de dados, diferentes do que já existe.

Eu vou clicar no botão embaixo "OK" e aí o banco de dados vai ser criado.

Vamos agora fazer a carga dos dados dentro desse banco. Para isso, eu vou vir em "Arquivo > Abrir > Arquivo" e eu vou primeiro escolher esse script aqui, Cria_Banco.sql.

Esse script vai criar as tabelas do banco, as chaves primárias e essas chaves estrangeiras, entre as tabelas. As cinco primeiras linhas desse script dropam as tabelas. Só que claro, esse banco eu acabei de criar, ele não tem tabela nenhuma para dropar.

Por isso, selecionem aqui essas cinco linhas:

DROP TABLE ITENS_NOTAS_FISCAIS;
DROP TABLE NOTAS_FISCAIS;
DROP TABLE TABELA_DE_CLIENTES;
DROP TABLE TABELA_DE_PRODUTOS;
DROP TABLE TABELA_DE_VENDEDORES;

E cliquem no ícone de comentário. Se você clicar aqui em cima, ele vai colocar um traço na frente do comando. Note que os meus comandos ficaram com a cor verde, significa que eles não vão ser executados quando eu executar o script:

--DROP TABLE ITENS_NOTAS_FISCAIS;
--DROP TABLE NOTAS_FISCAIS;
--DROP TABLE TABELA_DE_CLIENTES;
--DROP TABLE TABELA_DE_PRODUTOS;
--DROP TABLE TABELA_DE_VENDEDORES;

Por quê? Porque eu não vou dropar tabelas porque essas tabelas não existem.

As outras linhas vamos manter. Certifique-se que você tem o banco de dados selecionado na parte superior direita, que acabamos de criar. Se por acaso não tiver, selecione-o.

O banco está selecionado, o script comentado, vou clicar no botão "Executar".

Você deve encontrar alguma coisa desse tipo, mostrando que os comandos rodaram de maneira correta. Se nós viemos aqui do lado em SUCO_FRUTAS e eu abrir "Tabelas", eu vou ver aqui as cinco tabelas criadas.

Vamos continuar. Vamos carregar o outro script: "Arquivo > Abrir > Arquivo" e eu agora vou carregar o script Carga_Cadastros.sql. Vou clicar em "Abrir".

E eu aqui vou colocar dados dentro das tabelas de cadastro. Quem são as tabelas de cadastro? São essas três aqui: dbo.TABELA_DE_CLIENTES, dbo.TABELA_DE_PRODUTOS, dbo.TABELA_DE_VENDEDORES. É a tabela clientes, de produtos e de vendedores.

Estou com o meu banco selecionado, meu script carregado, eu vejo algumas linhas vermelhas aqui, como se ele sugerisse que esse comando não está muito correto, porém quem se recorda no curso anterior, curso de introdução, eu falei que nem sempre nós temos que confiar muito nessas linhas vermelhas que o Management Studio te coloca sinalizando um erro.

Nem sempre tem erro. Vamos lá, vou clicar no botão "Executar", pronto. Foi carregado.

Vamos agora carregar os dados das notas fiscais de vendas na nossa empresa de suco de frutas. Basicamente eu vou colocar dados nesta tabela aqui, de notas fiscais.

Vou vir tão aqui: "Arquivo > Abrir > Arquivo" e eu vou selecionar o Carga_Notas.sql. Pronto, esse script é um script já bem grande, você vai inserir muitas linhas nessa tabela.

Estou aqui com SUCO_FRUTAS selecionado, vou clicar em "Executar".

Note que lá embaixo, no canto inferior direito, basicamente aqui, ele está mostrando um temporizador com um relógio, mostrando que o script está sendo executado.

Dependendo do número de linhas que o script tenha, dependendo da capacidade de processamento da sua máquina, esse tempo vai ser mais longo ou menos longo. Vou fazer o seguinte então: vamos esperar um pouco, para terminar a execução desses comandos e voltamos assim que o processo terminar. Até daqui a pouco.

Pronto, carregou. Agora vamos carregar os itens das notas fiscais. Para isso vou vir aqui em "Arquivo > Abrir > Arquivo" e agora vou selecionar esses scripts aqui, Carga_ Itens_Notas.sql.

Também é um script bem extenso, vamos nos certificar que eu estou olhando a base de dados SUCOS_FRUTAS e eu vou clicar agora em "Executar".

Novamente um temporizador ali embaixo começou a contar o tempo, então vou parar de novo aqui o vídeo, vamos esperar um pouco e aí quando terminar a carga, estou voltando. Até já.

Pronto, finalizou. Vamos fazer o seguinte, vamos dar uma checada para ver se realmente houve uma carga correta desses dados. Vamos ver quantas linhas cada tabela tem.

Para isso eu vou clicar aqui de novo em "Nova Consulta" e aí vou vir aqui e vamos colocar:

SELECT COUNT(*) FROM TABELA_DE_CLIENTES;

Para quem não sabe o que significa o COUNT(*), eu estou contando o número de linhas de uma tabela. Então eu vou selecionar aqui essa consulta e vou clicar em "Executar".

Eu tenho aqui 15 clientes. Vamos aproveitar o comando SQL que está aqui, colar aqui embaixo e eu vou substituir a palavra clientes por produtos:

SELECT COUNT(*) FROM TABELA_DE_PRODUTOS;

Então eu vou estar selecionando e vendo quantas linhas eu tenho na tabela de produtos. Se você não sabe o que é esse comando, não se preocupe, mais à frente vamos explicar como funciona o comando SELECT, como eu consigo ver coisas de uma tabela.

Eu selecionei a segunda linha, executei, tenho lá 31 produtos.

Vamos ver agora a tabela de vendedores:

SELECT COUNT(*) FROM TABELA_DE_VENDEDORES;

Aqui eu tenho quatro vendedores.

Vamos ver a tabela de notas fiscais:

SELECT COUNT(*) FROM NOTAS_FISCAIS;

Eu tenho 87 mil 960 notas fiscais.

E vamos ver agora a tabela de itens de notas fiscais:

SELECT COUNT(*) FROM ITENS_ NOTAS_FISCAIS;

Eu vou ter 213 mil 364 itens de notas fiscais.

Estou com o meu banco montado, já estamos aqui com o nosso ambiente preparado para poder fazer os exercícios práticos desse curso.

Então valeu, gente. Um abraço e até o próximo vídeo.

Sobre o curso Microsoft SQL Server 2022: consultas avançadas

O curso Microsoft SQL Server 2022: consultas avançadas possui 371 minutos de vídeos, em um total de 77 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de SQL e Banco de Dados em Data Science, ou leia nossos artigos de Data Science.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda SQL e Banco de Dados acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas