Alura > Cursos de Data Science > Cursos de SQL e Banco de Dados > Conteúdos de SQL e Banco de Dados > Primeiras aulas do curso Microsoft SQL Server 2022: conhecendo SQL

Microsoft SQL Server 2022: conhecendo SQL

Instalando o SQL e conhecendo a Frutally - Apresentação

Olá! Meu nome é Ana Duarte e sou instrutora na Escola de Dados da Alura.

#acessibilidade: Sou uma mulher de pele clara, com olhos castanhos e cabelo curto, ondulado e rosa. Estou vestindo uma blusa azul e, atrás de mim, há uma luz verde e roxa iluminando a parede.

Neste curso, vamos entender as necessidades da empresa Frutally, que vende sucos, e implementaremos um banco de dados relacional do zero. Faremos tudo isso usando a linguagem SQL (Linguagem de Consulta Estruturada) em conjunto com o MySQL Server ERRATA! Usaremos o Microsoft SQL Server 22 neste curso.

No início do curso, faremos a instalação de todos os componentes necessários e aprenderemos os códigos para criar a estrutura do banco de dados e as tabelas. Além disso, vamos entender como inserir dados nessas tabelas.

Posteriormente, também aprenderemos a consultar essas informações, tanto na sua forma íntegra quanto de forma mais personalizada.

Questões como "Quais sucos são vendidos aqui? Quais sabores? Quais preços? Qual é mais barato que tal valor? O que está vendendo mais?" serão respondidas usando a linguagem SQL do zero.

Logo, se você não sabe nada de SQL, este é o curso perfeito para dar seus primeiros passos. Não só entenderemos como fazer a instalação, como também a sintaxe dessa linguagem tão utilizada e requisitada nos processos seletivos.

Então, você aceita o desafio? Espero encontrar você em breve.

Instalando o SQL e conhecendo a Frutally - Cenário

Para acompanhar melhor o conteúdo deste curso, vamos conhecer a empresa fictícia Frutally, que produz e vende sucos.

Necessidades da Frutally

No início, a Frutally mantinha as informações dos produtos e das vendas registradas em planilhas e até em anotações de papel. Mas, à medida que a empresa cresceu, percebeu-se que era necessário buscar uma solução mais robusta para gerenciar esses dados.

Decidiu-se então construir um banco de dados relacional para armazenar as informações de vendas, das pessoas vendedoras, das pessoas funcionárias e até dos produtos.

Imagine ter que fazer a consulta do preço de um suco específico em um caderno, em uma anotação pessoal, ou até manter um histórico de vendas de vários anos em uma planilha Excel ou de Google Sheets. Esses dois exemplos acabam sendo um pouco mais fáceis se usarmos a solução do banco relacional.

Vantagens do banco de dados relacional

Esta solução agilizará o armazenamento e consulta dessas informações. Ao implementar o banco de dados relacional, conseguimos estabelecer uma estrutura mais específica para esses dados, permitindo sua consulta sempre que necessário.

Nós contaremos com o SQL Server, o sistema que gerenciará o banco de dados para atender às necessidades da Frutally no que diz respeito à consulta e armazenamento dessas informações.

Vamos aprender como consultar informações na íntegra, obtendo dados de toda a tabela, e também como realizar consultas específicas.

Por exemplo, vamos responder a perguntas como: quais sucos têm um custo superior a R$10? Quais são os sabores disponíveis no formato lata? Ambas as perguntas podem ser respondidas por meio da linguagem SQL, consultando as informações estruturadas dentro do banco de dados.

A implementação do banco de dados relacional está muito alinhada à transformação digital, que permite a cultura de tomada de decisão baseada em dados.

Agora que já entendemos a empresa Frutally e suas necessidades, podemos partir para a instalação dos componentes necessários. Vamos lá!

Instalando o SQL e conhecendo a Frutally - Instalação SGBD

Nos passos anteriores conhecemos a Frutally, a empresa que produz e vende sucos, além de nos familiarizarmos mais com as suas necessidades. Para apoiá-la com isso, vamos instalar o SQL Server.

Antes de instalar os componentes, vamos criar uma pasta para armazenar todos eles. No Explorador de Tarefas, criaremos uma pasta no diretório C:, o disco local. Você pode escolher qualquer diretório para criar a sua pasta.

Clicamos com o botão direito sobre esse diretório, selecionamos "Novo > Pasta" e a nomeamos como "SQLSERVER22", que é a versão mais recente disponível. Esta pasta, localizada no diretório C:, armazenará todos os componentes.

A instalação ocorrerá em duas etapas:

  1. Instalação da Mídia;
  2. Instalação da IDE, a interface que possibilitará a criação dos códigos.

Vamos começar pelo primeiro componente. Com o navegador aberto, buscamos por "sql server download" na barra de pesquisa do Google. Clicaremos no link da Microsoft, "Downloads do SQL Server".

A página será redirecionada para várias opções de instalação do SQL Server. Descendo a tela, vamos instalar a opção específica para pessoas desenvolvedoras, denominada "Developer". Clicamos em "Baixar agora".

Será baixado um arquivo executável. Clicando em "Abrir Arquivo", uma caixa de diálogo perguntará se desejamos permitir que esse aplicativo faça alterações no nosso dispositivo. Vamos apenas verificar se é uma instalação da Microsoft Corporation e clicar em "OK".

Será iniciada a instalação da mídia, apresentando três possibilidades de instalação: Básico, Personalizado, Baixar Mídia. Vamos escolher a terceira opção.

Na tela seguinte, manteremos a opção de idioma como "Português (Brasil)" e selecionaremos o pacote "CAB", que trará a mídia compactada em dois tipos de arquivo, o .box e o .exe.

Também mudaremos o local de download para a pasta que acabamos de criar. Clicando em "Procurar > Este Computador > Disco Local (C:) > SQLSERVER22 > OK".

Agora, podemos clicar em "Baixar". Aguardamos a barra de progresso completar, tendo instalado todos os componentes dessa mídia.

Com a barra de progresso completa e o download bem-sucedido, clicaremos na opção "Abrir Pasta". Isso abrirá a pasta criada, onde dois itens estão armazenados: um com a extensão .box e o arquivo executável .exe.

Clicando duas vezes no executável, receberemos o mesmo alerta perguntando se permitimos que esse aplicativo faça alterações no computador. Clicamos em "Sim".

Será aberta outra caixa de diálogo para seleção do diretório que extrairá e armazenará as informações da mídia. Podemos selecionar a mesmo diretório, "SQLSERVER22", e clicar em "OK".

Aguardamos outra barra de progresso até completar a descompactação dos itens.

Finalizada a descompactação, visualizaremos uma janela com uma série de etapas da instalação na lateral esquerda da tela. Cada uma delas possui configurações específicas, conforme podemos notar à direita.

Inicialmente, clicamos na etapa "Instalação" e selecionamos a primeira opção de configuração: "Nova instalação anônima do SQL Server ou adicionar recursos a uma instalação existente".

Uma nova aba será aberta. Nela, vamos manter a especificação da edição que escolhemos inicialmente, que foi a de "Developer".

Clicamos em "Avançar" para prosseguir para a próxima tela, de Termos de Licença. Marcamos a checkbox para aceitar as condições e clicamos em "Avançar" novamente.

O sistema pode solicitar a reinicialização do computador nesse momento, então faça isso se necessário e depois volte.

Continuando do ponto em que paramos a instalação. Clicamos para avançar. O sistema perguntará se precisamos do Microsoft Update, mas não vamos marcar essa opção e avançaremos novamente.

O sistema exibe alguns itens de instalação incorporados no momento da operação, e exibe um ícone de alerta em amarelo no firewall do Windows. Contudo, não há necessidade de preocupação ou ação para essa mensagem.

Avançando, o sistema avisará sobre a extensão Azure como um complemento para a instalação do SQL Server.

A Azure é a plataforma de nuvem da Microsoft, mas, para esse curso, não é necessária. Portanto, não optaremos pela instalação desse item. Desmarcaremos a extensão e seguiremos adiante.

Na próxima janela, selecionaremos alguns recursos para personalizar a nossa instalação. O item que marcaremos será o primeiro, "Serviços de Mecanismo de Banco de Dados". Clicamos novamente para avançar.

Após isso, teremos as configurações das instâncias do SQL Server. Manteremos a Instância padrão e o ID da instância como MSSQLSERVER conforme sugerido.

Avançando para a próxima etapa de instalação, configuraremos os acessos ao nosso banco de dados. Nesta etapa, não faremos nenhuma alteração e apenas prosseguiremos.

No próximo passo, configuraremos o modo de autenticação. Escolheremos o Modo Misto, assim teremos duas possibilidades de acesso ao banco de dados. A primeira opção é mediante um usuário e senha pré-definidos. A segunda é pela autenticação do Windows, a mesma que você usa ao ligar o seu computador.

Portanto, definiremos a senha do usuário. Geralmente, a definição desse usuário é "SA", e a senha pode ser escolhida por você. É importante anotar e não esquecer a senha definida. Não precisa ser demasiadamente complexa, mas também não pode ser simples ao ponto de despertar uma reclamação do sistema.

Inseriremos uma senha qualquer e incluiremos um segundo usuário, que acessará o banco por meio da autenticação do Windows. Para isso, clicamos em "Adicionar Usuário Atual". O sistema processará isso mapeando o usuário logado no Windows. Ao reconhecer esse usuário, clicamos em "Avançar".

Agora, o sistema vai listar todas as configurações personalizadas definidas nas etapas anteriores. Prosseguiremos clicando em "Instalar", assim aparecerá uma barra de progresso. Só devemos esperar que ela se complete para finalizar a instalação nesta etapa.

Uma vez concluída a barra de progresso, o sistema exibirá que a instalação foi concluída, com checks de vários recursos instalados. Vamos clicar em "Fechar" no canto inferior direito da tela para encerrar a instalação.

As próximas abas abordam manutenção, recursos, avançados, que fazem parte da central de instalação do SQL Server. Nada mais precisará ser feito aqui.

Porém, ainda precisamos instalar um componente adicional, uma interface, que nos permitirá praticar os comandos de SQL.

Para isso, nos encontramos nos próximos passos.

Sobre o curso Microsoft SQL Server 2022: conhecendo SQL

O curso Microsoft SQL Server 2022: conhecendo SQL possui 137 minutos de vídeos, em um total de 56 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de SQL e Banco de Dados em Data Science, ou leia nossos artigos de Data Science.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda SQL e Banco de Dados acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas