Maria Gabriela: Boas-vindas ao curso de MicroStrategy Workstation – Elaborando uma apresentação.
Maria Gabriela: Eu sou Maria Gabriela, instrutora de Data Science na Alura.
David: E eu, David Neves, também instrutor na Alura.
Maria Gabriela: Nós somos os instrutores que vão acompanhar você, junto com a Isadora e o Pablo, elaborando um projeto de marketing. Vamos ver desde a extração dos dados até a elaboração de uma apresentação.
David: Durante toda essa caminhada, vamos iniciar o processo extraindo os dados, tratando e, por fim, vamos criar as métricas, entendendo toda a regra de negócio das campanhas de marketing.
David: A partir deste momento, tendo todas as métricas desenvolvidas, vamos elaborar uma apresentação na qual vamos ter esse projeto incrível, com um menu e quatro seções, e podemos acessar cada uma delas para realizar todas as análises necessárias.
Maria Gabriela: Espero você conosco, até já.
Maria Gabriela: Pablo é dono de um blog, o “Bloco do Código”, em que são publicados vídeos e artigos tanto de sua autoria quanto de autoria de outras pessoas. Durante essa trajetória, Pablo notou que precisava entender o quanto a campanha de marketing que ele fez do blog “Bloco do Código” estava dando retorno a ele ou não.
David: Para isso, ele precisava de alguém que fosse expert nesse assunto, tanto na análise de dados quanto em marketing. Isadora, sua amiga, é a pessoa perfeita para essa situação.
David: Então, ele fez uma sugestão para ela elaborar uma apresentação no dashboard, em que Pablo visualizaria todas as métricas e informação relacionadas à sua campanha.
Maria Gabriela: Dentro dessas métricas, temos: os CTRs, que são as taxas de clique; o total de cliques; o total de impressões – quantas vezes o anúncio foi visualizado; uma estratégia de marketing, que é o interstitial, o megabanner e o mid page.
Maria Gabriela: Dessas estratégias também vamos fazer as taxas de cliques: o percentual de cliques pagos por anúncio; o percentual de cliques em redes sociais – quantas vezes os anúncios foram clicados nas redes sociais; o percentual de vezes pesquisados – quantas vezes o vídeo o ou o artigo foi pesquisado nos mecanismos de busca.
Maria Gabriela: O percentual de visitas diretas – o artigo ou vídeo pode ter sido acessado diretamente pela URL do site; e 100% playthrough, o percentual que, no caso, é quantas vezes o vídeo foi assistido 100%, ou seja, na sua totalidade.
David: Ela topou o desafio, dada uma única condição, que é o de utilizar o MicroStrategy Workstation para desenvolver todo o projeto de API e o dashboard. Claro que Pablo topou o desafio e vai começar essa caminhada com a Isadora.
Maria Gabriela: Tendo esse contexto como plano de fundo, estamos prontos para este desafio juntos com a Isadora, desde a conexão até o desenvolvimento de um dashboard interativo, fácil de entender e visualmente bonito. Vamos lá?
Você pode baixar aqui a base de dados do curso.
David: Dado que já temos o MicroStrategy Workstation instalado na nossa máquina, estou com ele aberto e vamos realizar a conexão com a base de dados que o Pablo disponibilizou para a Isadora e para nós.
David: Como podemos fazer essa conexão? Primeiramente, precisamos criar um dossiê, e vamos criá-lo acessando uma barra vertical de opções que está localizada no canto esquerdo.
David: Logo ao lado de “Dossiers”, temos um símbolo de mais, “+”, e vamos clicar nele para criarmos o nosso primeiro dossiê. Clicando, ele abre uma nova janela, que é justamente a janela que tem todas as configurações referentes ao dossiê.
David: A configuração que estamos precisando olhar, nesse momento, é uma coluna de conjunto de dados que tem um botão chamado “Novos Dados”. Vamos clicar nesse botão para realizar a conexão.
Maria Gabriela: Clicando no botão “Novos Dados”, uma janela com várias opções de conexões vai abrir. Como o Pablo disponibilizou o arquivo Excel para a Isadora, a opção que vamos usar é a segunda opção à esquerda, “Arquivo de Disco”, em que podemos importar arquivos Excel, CSV, JSON e vários outros formatos de arquivos.
Maria Gabriela: Vou clicar sobre o botão de “Arquivos de Disco” e vai abrir outra janela para nós. Vamos clicar no botão “escolher arquivo” e isso vai abrir uma janela do Windows para podermos procurar o nosso arquivo. Como a minha janela já abre direto no arquivo, vou clicar sobre ele e em “Abrir”.
Maria Gabriela: Podemos verificar que aqui, estamos com o arquivo “campanha bloco de código.doc” e, na parte de baixo, temos dois botões, o “Concluir” e o “Preparar Dados”.
Maria Gabriela: Vamos clicar no botão “Concluir” se não tivermos nenhum tratamento a fazer na base de dados, e no botão “Preparar Dados” caso precisemos fazer uma transformação nos dados antes da realização da carga.
David: Neste caso, a base de dados já está muito bem estruturada, o Pablo já disponibilizou ela perfeitamente para nós, mas é interessante clicarmos em “Preparar Dados” para conseguirmos verificar todo o mapeamento e como cada uma das tabelas se relaciona.
David: Isso vamos ver no próximo vídeo.
O curso MicroStrategy Workstation: elaborando uma apresentação possui 94 minutos de vídeos, em um total de 45 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Business Intelligence em Data Science, ou leia nossos artigos de Data Science.
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