Boas-vindas ao curso de MicroStrategy Workstation - Transformações e Métricas. Durante toda essa caminhada do curso, junto a mim, você vai desenvolver uma demanda para a empresa “Suco de Frutas”. Essa demanda é: nós vamos nos conectar utilizando o MicroStrategy Workstation a um banco, um sistema gerenciador de banco de dados MySQL.
Vamos até aprender como realizar consultas SQL através da ferramenta MicroStrategy Workstation. Além disso, vamos realizar todos os tratamentos necessários, até porque a equipe de banco de dados nos trouxe algumas inconsistências que são existentes no banco. Então vamos conhecer cada tipo de função, para o que ela serve, como ela funciona, dentro de cada tabela que vamos estruturar dentro do banco de dados.
E não é só isso, depois que estruturarmos, que prepararmos todos esses dados, vamos mapear, relacionar esses bancos, essas tabelas, e vamos criar as métricas necessárias. Tudo isso vamos utilizar visuais de apoio para conseguirmos verificar se essas métricas, que estão sendo criadas, se elas fazem sentido.
Além disso, vamos criar agrupamentos específicos, filtros específicos, e criar atributos temporais, que facilitarão a nossa forma de visualização dos dados mais para frente. Além disso, por fim, vamos aprender a exportar esses dados e transferir a outra parte do trabalho, da demanda, que é de criação de visualização, que vai ficar por conta da outra parte da equipe.
Então, vamos estruturar toda a base, preparar essa base, criar as métricas e exportar esses dados da melhor maneira possível para que a outra parte da equipe desenvolva os visuais. Só falta você entrar agora nesse curso, te aguardo nessa.
A equipe de analistas de BI da empresa “Suco de Frutas” tem um papel muito importante, desde a extração dos dados até moldá-los em informações relevantes de acordo com essa regra de negócio. Surgiu uma demanda da empresa, ela gostaria de identificar o faturamento de acordo com o tempo.
Então ela gostaria de analisar o comportamento do faturamento de acordo com o ano, o mês e os dias. E não só isso, ela gostaria de analisar o ranking dos produtos de acordo com o faturamento, ou seja, ela gostaria de ver qual o produto que tem o maior faturamento, que tem o menor, e a partir disso ela vai tomar alguma ação de tirar algum sabor, ou algum produto, ou até mesmo investir mais em um sabor em específico.
Além disso, ela gostaria de analisar o ticket médio por cliente e por vendedor. O ticket médio por cliente, ela gostaria de analisar e tomar algumas ações para que ela engaje mais os clientes e também dê uma sensação de pertencimento. Já para os vendedores, ela gostaria de identificar qual o vendedor que tem o maior ticket médio e tomar uma ação de reconhecimento.
Por fim, a última demanda é justamente de subcategorizar os sabores desses produtos, afinal, alguns sabores, eles são misturados, ou seja, existe um suco, por exemplo, que ele é morango e limão ao mesmo tempo. Então ela gostaria de classificar entre sabores mix e sabores únicos.
Cada integrante, ele tem a sua importância durante esse processo. Eu e você, como integrantes da equipe, nós vamos extrair esses dados, então vamos nos conectar a um SGBD MySQL, dentro dele teremos uma base de dados chamada “Sucos Vendas” e vamos transformar esses dados, vamos lapidar todos esses dados e disponibilizar para que uma outra parte da equipe consiga criar as visualizações.
Então o nosso papel basicamente será transformar, criar as métricas e disponibilizar esses resultados para uma outra parte da equipe. Para tudo isso vamos utilizar o MicroStrategy Workstation. Nós vamos utilizar essa ferramenta para realizar todas essas etapas. Vamos nessa?
Agora que você já tem todo o ambiente estruturado, do SGBD MySQL, nós vamos realizar a conexão dentro do MicroStrategy Workstation. Como podemos fazer isso? Acessando a nossa criação do nosso dossiê. Com o MicroStrategy Workstation aberto, eu tenho uma opção no canto esquerdo, no nosso menu do canto esquerdo, nós temos uma opção "Dossiers", onde podemos adicionar um novo dossiê.
Clicando nessa opção, vai abrir uma nova janela onde traz todas as configurações do nosso dossiê, inclusive temos um campo de "Conjunto de Dados", do lado esquerdo, onde podemos adicionar os novos dados. Existe um botão nesta coluna, de "Conjunto de Dados", onde podemos usar essa nova conexão. É exatamente isso o que nós vamos fazer.
Eu vou clicar em “Novos Dados” e ele vai abrir uma janela onde trará todas as conexões possíveis dentro do MicroStrategy Workstation. Eu poderia procurar pela conexão MySQL, mas eu vou fazer de uma forma mais simplificada, que é justamente no canto direito superior desta janela, temos uma barra de pesquisa, onde eu vou digitar "MySQL" e ele vai justamente filtrar e nos trazer duas opções.
Uma com o Amazon Aurora e a segunda é justamente a que queremos, que é conectar-se a um banco MySQL. Então vamos lá, é um banco de dados SQL, vou digitar "MySQL" na busca novamente, e vou clicar na segunda opção. Clicando, ele abrirá uma nova janela que eu posso selecionar opções de importação, olha que interessante.
Nós temos três opções de importação, sendo a primeira delas a forma mais simplificada que podemos fazer: nós vamos conectar a todos os bancos e selecionar as tabelas que gostaríamos. Nas duas outras opções teremos uma conexão mais customizada, podemos utilizar o SQL para fazer uma consulta mais específica.
Mas, no primeiro momento, eu vou utilizar a primeira opção, que é a de selecionar tabelas. Vou clicar em "Selecionar Tabelas", ele já está até selecionado, e vou clicar no botão "Próximo", que está no canto inferior direito. Apertei o botão e ele nos traz uma janela, que é a de “Importar Tabela”.
Ele está dividido em três partes: na primeira é uma coluna "Fonte de Dados", na segunda, uma coluna no meio de "Tabelas Disponíveis" e a do canto direito é uma área onde eu posso arrastar essas tabelas. É justamente onde vamos colocar as tabelas que gostaríamos de nos conectar.
O nosso primeiro passo é clicar no símbolo de mais "+" que está localizado na parte superior da coluna "Fonte de Dados", no canto esquerdo. Eu vou clicar nesse símbolo de mais "+" e ele abrirá uma janela de conexões. Ela tem várias configurações que nós precisamos preencher, tem vários campos, e vamos desbravando um pouco de cada um desses cantos.
No primeiro caso eu preciso colocar o nome da minha conexão. É um nome customizado, que podemos deixar até com um nome mais semântico. Eu vou colocar, nesse campo, "Sucos Vendas - MySQL". Com isso eu já sei que essa conexão, eu sei que é com o banco “Sucos Vendas” pelo SGBD MySQL.
Vamos desbravar a parte debaixo. Ele traz aqui a conexão, qual é o tipo de banco de dados? É o MySQL, a versão está em 5x, nós vamos escolher a versão 8x, para ter uma conexão melhor. Na parte do nome do servidor nós precisamos registrar, que está logo abaixo da versão, qual seria o nosso servidor.
Como o nosso SGBD, o nosso banco, ele está dentro da nossa máquina, vamos utilizar o nome do servidor como "localhost", que é justamente a nossa máquina local. Eu vou digitar "localhost". Em seguida, ele quer saber qual o número da porta. Quando você fez a instalação do MySQL, você configurou, por padrão ele vem na porta 3306.
Nós vamos colocar essa porta. Caso você tenha alterado o número da porta, coloque o número da porta que você utilizou. Mas, no meu caso, eu mantive a padrão, 3306. Um novo campo, logo abaixo do número da porta, é o nome do banco de dados. O nome do banco de dados é justamente o "sucos_vendas". Eu vou clicar dentro do campo e digitar "sucos_vendas", tudo em minúsculo.
Por fim, ele pede o seu usuário MySQL e a sua senha. É uma coisa muito particular, no meu caso eu estou utilizando o usuário "root" e vou utilizar a senha a qual eu configurei. Eu vou clicar, vou digitar "root" no campo de usuário e digitar a minha senha. Por fim eu vou clicar em "Salvar".
Cliquei em "Salvar". Agora, no canto esquerdo, na coluna "Fontes de Dados", nós já vemos a conexão. Na verdade, conseguimos verificar que existe uma conexão, "Sucos Vendas - MySQL", que é justamente o nome que determinamos. Se selecionarmos a área de tabelas disponíveis, ela traz todos os bancos que estão disponíveis dentro dessa conexão e uma dessas conexões é a "sucos_vendas".
Eu vou selecionar a conexão "sucos_vendas" e ele vai trazer todas as tabelas disponíveis. Nós temos a tabela "clientes", "itens_notas_fiscais", "notas_fiscais", "produtos" e "vendedores". Temos essas cinco tabelas, as quais podemos importar para dentro do MicroStrategy Workstation no caso.
Eu vou fazer o seguinte, eu posso tanto pegar a tabela, selecionar com o meu mouse, pressionar o botão esquerdo e arrastar para dentro da área do canto direito, e ela já fica disponível, ou apenas dar um duplo clique com o botão esquerdo em cima de cada uma das tabelas.
Dando um duplo clique ela já vai adicionando e importando. No total nós temos cinco tabelas. Então ele traz, nessa área em branco, as tabelas que serão importadas e já traz uma contagem do total de tabelas no canto direito superior que, no caso, são cinco.
Feito isso, eu poderia clicar em "Concluir", mas como a equipe de banco de dados nos trouxe a questão de que existem dados que precisamos transformar, que precisamos tratar em algumas tabelas, como a tabela de clientes, vendedores e produtos, vamos clicar na opção "Preparar Dados" que está no canto direito inferior, logo ao lado do botão "Concluir".
Vou clicar em "Preparar Dados" e ele já traz a nossa área de transformação, nossa área de staging, onde temos todas as nossas tabelas e nos resta criar as conexões. Mas, antes de partirmos para essa parte, seria interessante você conhecer como podemos realizar consultas em SQL, então vamos conhecer aquelas outras duas opções na hora da conexão. Mas isso vai ficar para o próximo vídeo.
O curso MicroStrategy Workstation: transformações e métricas possui 123 minutos de vídeos, em um total de 51 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Business Intelligence em Data Science, ou leia nossos artigos de Data Science.
Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:
Impulsione a sua carreira com os melhores cursos e faça parte da maior comunidade tech.
1 ano de Alura
Assine o PLUS e garanta:
Formações com mais de 1500 cursos atualizados e novos lançamentos semanais, em Programação, Inteligência Artificial, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.
A cada curso ou formação concluído, um novo certificado para turbinar seu currículo e LinkedIn.
No Discord, você tem acesso a eventos exclusivos, grupos de estudos e mentorias com especialistas de diferentes áreas.
Faça parte da maior comunidade Dev do país e crie conexões com mais de 120 mil pessoas no Discord.
Acesso ilimitado ao catálogo de Imersões da Alura para praticar conhecimentos em diferentes áreas.
Explore um universo de possibilidades na palma da sua mão. Baixe as aulas para assistir offline, onde e quando quiser.
Acelere o seu aprendizado com a IA da Alura e prepare-se para o mercado internacional.
1 ano de Alura
Todos os benefícios do PLUS e mais vantagens exclusivas:
Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos, corrige exercícios e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com a Luri até 100 mensagens por semana.
Aprenda um novo idioma e expanda seus horizontes profissionais. Cursos de Inglês, Espanhol e Inglês para Devs, 100% focado em tecnologia.
Transforme a sua jornada com benefícios exclusivos e evolua ainda mais na sua carreira.
1 ano de Alura
Todos os benefícios do PRO e mais vantagens exclusivas:
Mensagens ilimitadas para estudar com a Luri, a IA da Alura, disponível 24hs para tirar suas dúvidas, dar exemplos práticos, corrigir exercícios e impulsionar seus estudos.
Envie imagens para a Luri e ela te ajuda a solucionar problemas, identificar erros, esclarecer gráficos, analisar design e muito mais.
Escolha os ebooks da Casa do Código, a editora da Alura, que apoiarão a sua jornada de aprendizado para sempre.