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Mídias sociais: aplicando estratégias avançadas de IA

Entendendo o cenário competitivo - Apresentação

Boas-vindas ao curso de Gestão de Mídias Sociais com Estratégias Avançadas de IA. Sou Pedro Andrade, formado em Publicidade e Propaganda com MBA em Negócios, Estratégia e Transformação pela FIAP.

Audiodescrição: Pedro Andrade é uma pessoa de pele clara, cabelos curtos castanhos e olhos também castanhos. Usa óculos de grau com armação arredondada. No corpo, usa uma camiseta azul-escura. Está sentado em uma cadeira gamer preta. Ao fundo, uma parede clara iluminada em tons de rosa, com uma porta à esquerda e uma estante cheia de objetos e livros à direita.

O que aprenderemos?

Neste curso, vamos abordar toda a criação de uma estrutura de comunicação e gerenciamento de mídias sociais utilizando Inteligências Artificiais como auxiliares na nossa rotina.

Aprenderemos a:

Convidamos você a iniciar essa jornada conosco e aprender a utilizar a IA como uma nova auxiliar no dia a dia. Vamos começar?

Entendendo o cenário competitivo - Identificando contextos

Boas-vindas ao curso de Gestão de Mídias Sociais com Estratégias Avançadas de IA.

Conhecendo o projeto

Para começar o conteúdo deste vídeo, precisamos apresentar a Renata, CEO de uma startup recém-lançada no mercado. Esta startup está em fase inicial de atuação, começando a conquistar a primeira gama de clientes e ganhando visibilidade em seu nicho.

Ela oferece soluções como planos de ação e PDIs (Planos de Desenvolvimento Individual) para profissionais de diversos setores, que buscam uma progressão mais clara de carreira ou evolução no cargo atual na empresa onde atuam.

Nesse contexto, passamos a conhecer o problema da Renata e de muitos empreendedores em seus diversos projetos e empregos atuais: a falta de tempo para promover a visibilidade do seu projeto ou negócio.

Isso ocorre porque, nesse momento inicial, e até em outros projetos que já têm mais tempo de existência, ficamos muito preocupados com questões como validações da solução que estamos oferecendo ou na parte financeira do negócio. Acabamos esquecendo da presença e das estratégias no meio digital, que é onde conseguimos atrair mais público e, consequentemente, vender melhor a ideia.

Pensando nisso, e para auxiliar a Renata nesse processo e nesse problema que ela está enfrentando, precisamos otimizar o planejamento e a criação das estratégias para ter presença e frequência maiores dentro das redes sociais. Para isso, vamos utilizar o ChatGPT.

Enviando o primeiro input

Já dentro da plataforma do ChatGPT, vamos colar o prompt que será utilizado para solucionar o problema.

Para isso, podemos utilizar a conta gratuita do ChatGPT, pois isso não afetará os resultados gerados. É possível utilizar o mesmo prompt que vamos utilizar no vídeo.

Solicitação: Preciso de sugestões para criar um cronograma de postagens que inclua tipos de conteúdo (informativo, motivacional, educativo), frequência ideal e temas relevantes para o nosso público-alvo. Busco também ideias de como apresentar a personalização dos nossos serviços e destacar casos de sucesso.

Utilize o formulário abaixo como base para as sugestões:

Nome da marca: Startup XYZ

Serviços/Produtos: Oferecemos soluções para criar planos de ação e PDIs (Planos de Desenvolvimento Individual) personalizados para profissionais de diversas áreas, focando na progressão de carreiras.

Tema: Preciso de ajuda para construir um cronograma de postagens de conteúdo para aumentar a presença da marca nas redes sociais.

Público-alvo: Profissionais de mercado que trabalham em empresas e buscam evoluir em suas carreiras, alcançando objetivos como aumento de remuneração, promoções de cargo e desenvolvimento pessoal.

Diferencial de mercado: Personalização dos planos de ação e PDIs, ajustados às necessidades específicas de cada profissional.

Tom de voz: Formal, objetivo, transparente e simplificado, evitando linguagem burocrática.

Com o prompt dentro da ferramenta, precisamos informar com maior riqueza de detalhes qual é a necessidade. Para isso, desenvolvemos um formulário bem simples que você vai adequar de acordo com a necessidade do seu negócio.

Para a necessidade da Renata nesse projeto, precisamos de uma sugestão para criar um cronograma de postagens que inclua tipos de conteúdo e temas relevantes para o público-alvo. Buscamos também ideias de como apresentar a personalização dos nossos serviços e destacar casos de sucesso.

Quanto mais rica for a informação adicionada nessa solicitação, melhor e mais completa será o retorno da ferramenta.

Pedimos que ele utilize o formulário que adicionamos ao prompt como base para as sugestões geradas. Criamos um nome fictício para a marca, especificamos os serviços e produtos que oferecemos. Além disso, evidenciamos que precisamos de ajuda para construir um cronograma para aumentar a presença da marca nas redes sociais e sanar a principal dor da Renata atualmente.

Também informamos nosso público-alvo, nosso diferencial de mercado e o tom de voz para esse projeto.

Após enviar esse prompt, precisamos analisar o retorno gerado pelo ChatGPT e o que ele indicou, entendendo se faz sentido ou se precisamos mudar algo no prompt e agregar algo extra. A resposta pode ser consultada abaixo:

Cronograma de Postagens para a StartupXYZ

Frequência Ideal de Postagens:

Tipos de Conteúdo:

1. Informativo:

2. Motivacional:

3. Educativo:

Temas Relevantes:

1. Segunda-feira:

2. Terça-feira:

3. Quarta-feira:

4. Quinta-feira:

5. Sexta-feira:

6. Sábado:

Ideias para Destacar a Personalização dos Serviços:

1. Estudos de Caso: Publique detalhes de como a personalização dos planos de ação ajudou profissionais específicos a alcançar suas metas.

2. Depoimentos em Vídeo: Compartilhe vídeos de clientes falando sobre suas experiências positivas com a personalização dos PDIs.

3. Demonstração de Processo: Crie posts que detalhem o processo de personalização, mostrando etapas e exemplos práticos.

4. Infográficos: Utilize infográficos para ilustrar os benefícios e resultados da personalização dos PDIs.

Apresentação de Casos de Sucesso:

1. Postagens Semanais: Destine um dia da semana para compartilhar um novo caso de sucesso.

2. Histórias Detalhadas: Crie posts detalhados, incluindo desafios enfrentados, soluções personalizadas implementadas e resultados alcançados.

3. Citações e Feedback: Utilize citações diretas dos clientes para dar autenticidade aos posts.

4. Before and After: Mostre a evolução dos clientes antes e depois de usar os serviços da Startup XYZ.

Exemplo de Cronograma Semanal:

DiaTipo de ConteúdoTema
SegundaMotivacionalHistória de sucesso ou citação inspiradora
TerçaInformativoImpacto da personalização nos PDIs
QuartaEducativoEstratégias para negociar uma promoção
QuintaInformativoEstudo de caso ou artigo de especialista
SextaMotivacionalDepoimentos de clientes e histórias de sucesso
SábadoMotivacional/LeveReflexões para o desenvolvimento pessoal durante o fim de semana

Sugestões de Hashtags:

Implementando esse cronograma, a Startup XYZ poderá aumentar sua presença nas redes sociais de forma estruturada e engajadora, destacando o diferencial de personalização e conquistando a confiança do público-alvo.

O cronograma de postagens que a IA construiu para a Startup XYZ começa pela frequência ideal de postagens. Durante a semana, postaremos diariamente, de segunda a sexta; e nos finais de semana, uma postagem mais leve de conteúdo adicional.

Dentro dos tipos de conteúdo informados, ele fala sobre os três tópicos que pedimos no prompt: informativo, motivacional e educativo. Já sabemos que esses tópicos são adequados nesse nicho.

Se não soubermos os tópicos, podemos pedir essa informação para o ChatGPT no prompt inicial.

Para o tópico informativo, ele nos indicou artigos e estudos de caso, já no tópico do motivacional, histórias de sucesso, citações inspiradoras e assim por diante. Ele dá sugestões do que produzir dentro de cada tópico.

Em seguida, ele insinuou e trouxe temas relevantes. Para cada dia da semana, ele abordou a temática e como podemos postar. Isso nos ajuda na criação e a pensar em como serão as postagens.

Depois, o ChatGPT fornece ideias para destacar a personalização dos nossos serviços, especificação que informamos no prompt inicial. Ele sugere estudos de caso, depoimentos em vídeo de clientes, demonstração de processos e infográficos. Isso é informado de acordo com a riqueza de detalhes da primeira solicitação.

Na sequência, ele aborda a apresentação de casos de sucesso, retornando uma resposta bem completa, uma tabela de exemplo de um cronograma semanal, fornecendo um vislumbre de como podemos criar esse conteúdo.

Por fim, entrega sugestões de hashtags - muito importantes - de acordo com o nicho do projeto. Como fechamento, ele informa que esse cronograma permitirá que a Startup XYZ aumente sua presença nas redes sociais (que é o objetivo) de forma estruturada e engajadora, destacando o diferencial de personalização e conquistando a confiança do seu público-alvo.

Tivemos o primeiro resultado gerado, mas podemos ir mais longe. Se quisermos montar um planejamento mais robusto, conseguimos realizar mais um input para esse prompt, conforme veremos abaixo.

Enviando o segundo input

Abaixo da resposta do ChatGPT, vamos escrever um prompt em conjunto, para mostrar a linha de raciocínio na qual podemos pegar o que já nos foi retornado e otimizar ou melhorar o que gostamos nele.

Gostamos da sugestão dele. Só vamos pedir para que o cronograma retornado seja utilizado para gerar uma sugestão de planejamento para 4 semanas, o tempo médio que temos para montá-lo e nos preparar.

Utilize este cronograma acima para gerar uma sugestão de planejamento para 4 semanas, para cada dia da semana, utilizando como base as informações mencionadas acima.

Após enviar esse novo insight, ele nos retornará um planejamento maior, indicando ações para as 4 semanas que temos.

Planejamento de Postagens para 4 Semanas

Semana 1

DiaTipo de ConteúdoTema
SegundaMotivacionalHistória de sucesso: "Como João alcançou sua promoção em 6 meses"
TerçaInformativoO impacto da personalização nos PDIs: "Estudo de caso XYZ"
QuartaEducativoEstratégias para negociar uma promoção: "5 passos essenciais"
QuintaInformativoEstudo de caso: "Transformação na carreira de Maria com PDIs personalizados"
SextaMotivacionalDepoimentos de clientes: "A jornada de Ana rumo ao sucesso"
SábadoMotivacional/LeveReflexões para o desenvolvimento pessoal: "Importância do equilíbrio entre vida pessoal e profissional"

Semana 2

DiaTipo de ConteúdoTema
SegundaMotivacionalCitação inspiradora: "O segredo do sucesso é começar"
TerçaInformativoO impacto da personalização nos PDIs: "Por que personalizar é crucial?"
QuartaEducativoEstratégias para negociar uma promoção: "Como se preparar para a conversa"
QuintaInformativoArtigo de especialista: "Tendências de desenvolvimento de carreira em 2024"
SextaMotivacionalDepoimentos de clientes: "Carlos compartilha sua experiência com nossos PDIs"
SábadoMotivacional/LeveReflexões para o desenvolvimento pessoal: "A importância da auto-reflexão"

Semana 3

DiaTipo de ConteúdoTema
SegundaMotivacionalHistória de sucesso: "Como a personalização ajudou Sofia a crescer na carreira"
TerçaInformativoO impacto da personalização nos PDIs: "Dados e estatísticas recentes"
QuartaEducativoEstratégias para negociar uma promoção: "Erros comuns a evitar"
QuintaInformativoEstudo de caso: "Pedro alcança o topo com um PDI personalizado"
SextaMotivacionalDepoimentos de clientes: "Lucas fala sobre sua evolução profissional"
SábadoMotivacional/LeveReflexões para o desenvolvimento pessoal: "Benefícios do aprendizado contínuo"

Semana 4

DiaTipo de ConteúdoTema
SegundaMotivacionalCitação inspiradora: "A jornada de mil milhas começa com um único passo"
TerçaInformativoO impacto da personalização nos PDIs: "Estudo sobre eficácia e resultados"
QuartaEducativoEstratégias para negociar uma promoção: "Como utilizar feedbacks para crescer"
QuintaInformativoArtigo de especialista: "Desafios do desenvolvimento de carreira na era digital"
SextaMotivacionalDepoimentos de clientes: "Marina detalha sua trajetória com nossos serviços"
SábadoMotivacional/LeveReflexões para o desenvolvimento pessoal: "Como definir metas pessoais e profissionais"

Sugestões de Hashtags:

Implementando este planejamento para 4 semanas, a Startup XYZ conseguirá manter um fluxo constante de conteúdo relevante e envolvente, promovendo seus diferenciais e engajando o público-alvo de maneira eficaz.

Às vezes, ele entrega em modelo de planilha e às vezes, só o texto corrido. Mas o formato é sempre bem semelhante.

A planilha mostra o conteúdo por dia e número da semana. Em cada dia de semana das quatro semanas, ele detalha o tipo de conteúdo motivacional e o tema dessa postagem, informando como abordar, o que abordar e como criar esse conteúdo.

No final, ele sempre traz sugestões extras para além do que pedimos, porque está aprendendo com o que selecionamos. Foram retornadas sugestões de hashtags para utilizar nessas postagens e um complemento final.

Próximos passos

A exemplo do parágrafo final gerado pela IA, precisamos pensar de maneira lógica dentro da ferramenta. Além de fornecer mais detalhes ao prompt, com mais riqueza de informação, podemos complementar e otimizar tudo que ele gerar. É sobre isso que vamos falar no próximo vídeo.

Entendendo o cenário competitivo - Otimizando o Prompt

Vamos explorar mais o que ChatGPT já nos trouxe e o prompt que usamos. Para isso, vamos abrir o mesmo chat do final da última aula.

Usar apenas um chat para fazer solicitações acerca de um mesmo assunto é uma boa prática. Afinal, a IA mantém um histórico dentro da conversa e consegue devolver mais rapidamente respostas mais qualificadas, otimizando nosso processo. E o objetivo deste vídeo é justamente entender:

Como podemos melhorar o que a IA já nos entregou?

Melhorando o resultado entregue pela IA

Identificamos dois pontos de atenção na última entrega:

Vamos começar as melhorias por meio de mais comandos, numa conversa lógica. Primeiramente, vamos digitar o seguinte comando no chat:

Para otimizar a criação dos posts sugeridos acima, preciso que você adicione no cronograma Stories para Instagram e, pelo menos, 10 CTAs para cada um dos temas de postagens abordados, sendo eles: informativo, educativo e motivacional. 

As sugestões de Stories e CTAs vão auxiliar na criação das artes e copys das postagens

Referenciamos novamente os temas já mencionados na conversa (informativo, educativo e motivacional) porque, assim, conseguimos indicar exatamente onde precisamos de CTAs. Se deixarmos esse pedido sem referência específica, a IA pode interpretar algo diferente do que esperamos e nos devolver uma resposta não tão relevante. Com isso, ao invés de otimizar o processo, acabamos prolongando e complexificando.

Ao enviar o comando, a IA prontamente nos devolve o resultado melhorado com base no que informamos para ela.

Ela nos trouxe uma nova tabela para as quatro semanas de postagens, incluindo Stories e os CTAs. Nessa tabela, temos sugestões para dia da semana, tipo de conteúdo, tema específico do post ou criativo, conteúdo do Story e o CTA que pode ser utilizado nesse conteúdo, sendo esses dois últimos as adições novas que pedimos.

Planejamento de Postagens para 4 Semanas com Stories e CTAs

Semana 1

DiaTipo de ConteúdoTemaStoryCTA
SegundaMotivacionalHistória de sucesso: "Como João alcançou sua promoção em 6 meses"Resumo da história com foto de João e sua citação inspiradora"Descubra o segredo do sucesso de João. Clique e saiba mais!"
TerçaInformativoO impacto da personalização nos PDIs: "Estudo de caso XYZ"Infográfico destacando os resultados do estudo de caso"Quer resultados como esses? Veja como nossos PDIs podem ajudar você!"
QuartaEducativoEstratégias para negociar uma promoção: "5 passos essenciais"Vídeo curto com os 5 passos destacados"Pronto para negociar sua promoção? Confira nossas dicas essenciais!"
QuintaInformativoEstudo de caso: "Transformação na carreira de Maria com PDIs personalizados"Antes e depois da Maria com depoimento breve"Veja a transformação de Maria e comece a sua hoje mesmo!"
SextaMotivacionalDepoimentos de clientes: "A jornada de Ana rumo ao sucesso"Story com vídeo depoimento de Ana"Inspire-se com a jornada de Ana. Comece a sua agora!"
SábadoMotivacional/LeveReflexões para o desenvolvimento pessoal: "Importância do equilíbrio entre vida pessoal e profissional"Citação sobre equilíbrio e imagem relaxante"Equilibre sua vida pessoal e profissional. Veja nossas dicas!"

Temos a mesma estrutura da tabela acima para as quatro semanas de postagens. Com isso, temos os nossos pontos de atenção sanados, cobrindo aquilo que sentimos falta no nosso planejamento. Agora temos um plano de postagens muito mais robusto e guiado para quem quer que seja a pessoa ou time responsável pela criação dessas postagens!

Ao final do calendário de postagens, a IA ainda nos trouxe mais 10 sugestões de CTAs por tipo de conteúdo, conforme solicitamos também. Por exemplo:

CTAS por Tipo de Conteúdo

Informativo:

  1. "Quer saber mais? Clique aqui!"
  2. "Descubra os detalhes. Saiba mais agora!"
  3. "Fique por dentro das últimas novidades. Leia mais!"
  4. "Veja como isso pode impactar sua carreira. Confira!"
  5. "Entenda os benefícios. Saiba mais!"
  6. "Conheça as tendências. Leia o artigo completo!"
  7. "Veja o estudo completo. Saiba mais aqui!"
  8. "Fique atualizado com as últimas estatísticas. Veja mais!"
  9. "Descubra por que isso é importante. Saiba mais!"
  10. "Aprenda com nossos especialistas. Leia agora!"

[...]

Com essas adições, você terá um cronograma completo e otimizado para a criação de posts e stories, além de CTAs específicos que ajudarão a engajar o público-alvo e aumentar a presença da Startup XYZ nas redes sociais.

Ou seja: além de sugerir um CTA por post específico no calendário, ela nos trouxe mais 10 sugestões para cada um dos nossos três temas: informativo, educativo e motivacional.

Conclusão

Entendemos como todos os prompts e solicitações podem ser otimizados de acordo com a nossa necessidade. Toda vez que você pedir algo para a IA, independentemente de qual for, e não gostar do resultado, você pode fazer uma solicitação nova ou agregar novos prompts para melhorar a entrega final.

Sobre o curso Mídias sociais: aplicando estratégias avançadas de IA

O curso Mídias sociais: aplicando estratégias avançadas de IA possui 132 minutos de vídeos, em um total de 43 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de IA para Marketing Digital em Inteligência Artificial, ou leia nossos artigos de Inteligência Artificial.

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