Olá, me chamo Pedro Andrade.
Audiodescrição: Pedro veste uma camiseta azul escura e utiliza óculos de grau com armação redonda. Ao fundo, há uma parede lisa e uma porta à esquerda que recebe iluminação em degradê, do rosa para o azul. À direita, uma estante estante preta com vários livros e decorações.
Pedro é formado em Publicidade e Propaganda e possui MBA em Negócios, Estratégia e Transformação pela FIAP.
Neste curso de Mídias Sociais 2, vamos acompanhar toda a construção de agentes específicos dentro da plataforma do Chat GPT para o nosso negócio e contexto. Passaremos por toda a configuração desse agente, a criação dos prompts e das bases de conhecimento.
Também vamos otimizar essas bases conforme a necessidade e aprender a treinar esse agente, entendendo as diferentes abordagens de treinamento existentes nesse contexto.
Por fim, neste curso, aprenderemos a utilizar APIs externas para integrar ao algoritmo do nosso agente, permitindo que ele ofereça resultados ainda mais robustos utilizando ferramentas externas ao Chat GPT.
Convidamos todas as pessoas estudantes a iniciar essa jornada de aprendizado conosco e a aprender mais sobre agentes específicos para o seu negócio dentro do Chat GPT.
Vamos começar?
Olá, estudante! Boas-vindas ao Curso de Mídias Sociais 2.
Para iniciar este curso, precisamos voltar um passo para abordar sobre o Curso 1. Caso ainda não tenham assistido ao Curso 1, é importante lembrar que ele existe e contém fundamentos essenciais para o uso do ChatGPT em benefício do seu negócio e contexto.
Já discutimos sobre nosso projeto, que será continuado no Curso 2. Nosso projeto será a continuidade da empresa de Renata, nossa empreendedora, proprietária da startup XYZ, que vende PDIs e planos de ação para profissionais de diversos setores do mercado.
Para avançar com o projeto da startup de Renata, é fundamental entender o contexto atual. A empresa já cresceu, com estrutura ativa, comercialização em andamento e uma base de clientes que gera lucro. Além disso, contratou uma equipe de marketing dedicada para gerenciar redes sociais e estratégias digitais da startup XYZ.
Atualmente, Renata enfrenta um novo desafio, que é o período de adaptação da equipe e potencialização das entregas, já que estão mais focados na gestão e otimização de todos os canais onde a startup XYZ está inserida. Portanto, a prioridade agora é manter as operações em andamento, sem muito tempo para buscar novidades, focando no que já está funcionando.
Assim, Renata decidiu recorrer novamente à inteligência artificial, mais especificamente ao ChatGPT, mas agora com uma visão muito mais especializada. Ela precisa de ajuda específica em seu negócio, especialmente na parte de análise.
A partir disso, Renata descobriu que é possível criar um agente de análise específico dentro do ChatGPT, que a ajudará a mapear os próximos passos de sua marca, criar e desenvolver novos insights de acordo com os resultados que já possui e também tomar decisões mais embasadas em seu negócio, gerando mais resultados dentro de sua comunicação.
Dentro da plataforma do ChatGPT, vamos guiar pelo processo de criação de um agente para a Renata e sua startup. Primeiramente, movemos o cursor até o canto superior esquerdo da tela para abrir a barra lateral. Ao abrir essa barra, todas as opções são exibidas, mas selecionamos "Explorar GPTs" para iniciar o processo.
Após clicar nessa opção, no canto superior direito, encontramos duas opções: "Criar", que é o que faremos agora, ou "Meus GPTs", caso já tenhamos um agente criado na conta.
Atenção: para criar um agente no ChatGPT, estamos utilizando uma conta 4.0, que é paga. As contas gratuitas, no momento da gravação deste curso, não oferecem a funcionalidade de criar agentes específicos. Para isso, é necessário fazer o upgrade para, no mínimo, a versão Plus.
No entanto, se você não tiver acesso à versão Plus ou ao ChatGPT 4.0, não se preocupe. Ao final desta aula, disponibilizaremos o agente que estamos criando, permitindo que você compreenda seu funcionamento e utilidade no seu negócio. Isso proporcionará mais insights para decidir se vale a pena investir na criação do agente e no upgrade da conta.
Prosseguindo, clicamos no botão "Criar" para acessar a nova interface do agente. Após clicar, a interface de configuração do novo agente é exibida, ainda vazia. Explicaremos superficialmente os campos agora, pois no próximo vídeo abordaremos cada um deles em detalhe.
A primeira visualização possui duas abas. A aba inicial é a de configuração, à esquerda, onde podemos adicionar uma foto ao chat, carregando uma imagem do computador ou utilizando a DALL-E, uma inteligência artificial para gerar imagens. Podemos nomear o GPT, por exemplo, como "teste" ou conforme necessário.
Na "Descrição", detalhamos o que o chat ou agente fará. Ao passar o mouse sobre o nome do campo, uma breve descrição é exibida, indicando o que pode ser preenchido. Por exemplo, ao passarmos o mouse sobre "Descrição", temos a mensagem "O que esse GPT faz? Como ele se comporta? O que ele deve evitar fazer?".
No campo de "Instruções", reside o "cérebro" do agente, onde estruturamos o framework para seu funcionamento, tudo sem digitar código, apenas inserindo texto e especificando nossas necessidades.
Em "Quebra-gelos", definimos o início da conversação com o agente, como "iniciar".
À direita, uma pré-visualização mostra como isso aparecerá, como um botão ou balão para iniciar a interação.
Na seção de "Conhecimento" à esquerda, as conversas com o GPT podem incluir conteúdos de arquivos carregados, que podem ser baixados quando o interpretador de código estiver habilitado. Um botão para carregar arquivos está disponível e será utilizado no próximo vídeo. Nesta seção, definimos a personalidade ou manual que o agente seguirá.
Nas funcionalidades, na parte de "Capacidades", a navegação na web e a geração de imagens com a IA DALL-E já estão habilitadas.
Como nosso agente será focado em análise de mercado, é essencial que ele tenha acesso à navegação na web, portanto, essa opção estará ativada. Como carregaremos arquivos, habilitaremos o "Intérprete de código e análise de dados" para que o agente possa ler e entender os dados inseridos, além de sua nova "personalidade".
Na última parte, em "Ações", podemos integrar APIs ao GPT. Neste momento inicial, essas são as opções básicas de configuração. Não preenchemos nada ainda que será utilizado.
Na aba esquerda na parte superior, ao subir o menu, encontramos a parte de criação (aba "Criar"). Essa seção é como o próprio ChatGPT embutido na criação do agente, auxiliando na construção do raciocínio. Nossos prompts já estão estruturados, então não utilizaremos essa parte.
No entanto, se houver dúvidas durante a construção, é possível utilizar esse chat para obter ajuda. Ele exibe uma mensagem em inglês com exemplos de uso e perguntas, mas é possível interagir em português.
No próximo vídeo, começaremos a estruturação do agente para a Renata!
O curso Mídias Sociais: construindo um agente GPT para seu negócio possui 133 minutos de vídeos, em um total de 47 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de IA para Marketing Digital em Inteligência Artificial, ou leia nossos artigos de Inteligência Artificial.
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