Alura > Cursos de UX & Design > Cursos de UX Design > Conteúdos de UX Design > Primeiras aulas do curso Mídias sociais: criando vídeos para as redes

Mídias sociais: criando vídeos para as redes

Desvendando o briefing - Apresentação

Boas-vindas ao curso de Criação de vídeos para redes sociais. Meu nome é Francisco Santos, sou publicitário, professor e pesquisador, e serei seu instrutor neste curso da Alura.

Audiodescrição: Francisco é um homem branco, com cabelo e barba pretos. Usa óculos de armação escura e quadrada e está de uma camisa. Ao fundo, estantes com livros e enfeites, uma planta de chão, e o ambiente está iluminado por uma luz roxa.

Para quem é este curso?

Este curso é destinado a quem deseja trabalhar com projetos de design para redes sociais, especificamente com vídeos.

O que vamos aprender?

Neste curso, aprenderemos a analisar informações do briefing para os projetos em vídeo, conheceremos um pouco sobre a linguagem audiovisual e também aprenderemos a criar roteiros, conceitos criativos e storyboards para esses projetos. Por fim, vamos aprender sobre rotina de gravação, edição e publicação de vídeos.

Lembre-se: qualquer dúvida que surgir ao longo das aulas pode ser esclarecida por meio do fórum do curso ou no Discord da Alura.

Vamos lá!

Desvendando o briefing - Conheça quem está falando

Vamos começar a criar vídeos para as redes sociais? Antes de mais nada, é importante ler bem o briefing.

O briefing é um documento que recebemos contendo os pedidos do nosso cliente, podendo incluir um histórico desse cliente com indicações de outros projetos já produzidos para ou por eles. Esse é o momento de analisar o que está sendo pedido e identificar o que é útil para desenvolver um projeto de vídeo.

Analisando um Briefing

Temos como exemplo o briefing da Novexus, destacando-se as principais informações para um projeto de vídeo.

O primeiro parágrafo traz dados importantes sobre a marca e sua abordagem em relação ao público:

A Novexus, uma empresa de telecomunicações, está planejando uma campanha para seus serviços de assinatura. A empresa oferece serviços de telefonia móvel e fixa, TV a cabo e internet fibra ótica, com preços de acordo com o mercado. Com uma abordagem jovem e bem-humorada, a marca é destinada a todos os públicos, a partir de uma linguagem amigável, demonstrando não só o atributo da qualidade nos serviços, mas também a empatia no atendimento de seus clientes e parceiros.

Com isso, já temos uma ideia de quem é a Novexus e como ela quer se comunicar com o seu público.

O próximo parágrafo indica qual é o objetivo da campanha em que trabalharemos:

De forma a aumentar o ticket médio dos seus clientes e ampliar o número de assinaturas, a campanha terá foco nos combos, com decontos na mensalidade de até 30% no primeiro ano de assinatura.

Esse é um grande desconto, sobre o qual podemos trabalhar muito bem!

Nos próximos quatro parágrafos, temos os resultados de um estudo de personas feito pelo Marketing. Essas personas são Carlos, da Joana e do Pedro, usuários com perfis diferentes que vão utilizar os serviços da empresa:

Carlos, 50 anos, advogado, casado e com dois filhos adolescentes. Ele tem TV por assinatura para consumir no dia a dia, plano de telefonia móvel para toda a familia, telefone fixo e uma internet banda larga com fibra ótica, com velocidade máxima e estabilidade.

Joana, 24 anos, trabalha em home office como designer gráfico, solteira e mora com seus dois gatos de estimação. Ela tem um pacote de internet que é útil para seu trabalho, tem um telefone em plano controle, mas não tem muito interesse em pacotes de TV a cabo.

Pedro, 36 anos, solteiro, arquiteto, mora com seu cão de estimação. Ele é um techlover, então, está sempre em busca de novos lançamentos tecnológicos. Ele tem aspirador robo, wi-fi com sistema mesh, consoles de videogames, Assistentes Virtuais e diversos aparelhos conectados à internet. Por isso, precisa de uma internet com maior banda e com estabilidade, além de ter pacote de TV para assistir a streamings e um plano de telefone móvel.

Com isso, temos uma ideia também dos públicos da Novexus. Mais adiante, nos aprofundaremos mais nesse assunto.

Após as descrições das personas, temos orientações sobre a campanha, ou seja, o contexto em que se insere nosso trabalho:

Para se comunicar preferencialmente com estes perfis, as mídias escolhidas estão divididas em duas frentes. A Mídia Básica, que vai transmitir a mensagem principal da campanha, vai focar nos descontos para os combos, utilizando filmes publicitários em canais de televisão e internet, com a participação de artistas da cultura pop brasileira. A Midia Complementar, que vai fazer a mensagem principal da campanha circular junto dos públicos, será desempenhada pelas redes sociais, tanto em perfis da marca no Instagram, Facebook, X (Twitter) e TikTok, mas também serão feitos posts patrocinados, com influenciadores digitais, todos em vídeo.

No próximo parágrafo, temos a descrição mais precisa do que precisamos fazer:

Você trabalha na equipe que vai desenvolver as estratégias de Mídia Complementar. Para isso, você vai desenvolver vídeos junto de influenciadores digitais, de acordo com os públicos levantados pelo estudo de personas. A ideia dos videos da Novexus é mostrar a variedade de planos e os descontos da marca, levando em conta as personas, os perfis dos influenciadores e a identidade da marca.

Ou seja, vamos desenvolver vídeos em parceria influenciadores digitais, considerando os públicos levantados pelo estudo de personas. A princípio, então, temos a criação de três vídeos diferentes para atender às três personas.

No final do briefing, temos uma lista com três entregáveis a serem desenvolvidos:

Para isso, você terá que criar:

Primeiro precisamos construir esses roteiros, a princípio, de três vídeos - um para cada persona.

Depois, devemos fazer os video mockups, ou seja, simulações desses vídeos para as diferentes redes sociais, pois vamos trabalhar com influenciadores digitais que possuem estilo próprio. Então, esses mockups funcionarão como sugestões ou exemplos do que deve ser feito.

Por fim, precisamos elaborar um checklist de elementos obrigatórios dos vídeos - por exemplo: os influenciadores precisam mencionar o nome da marca no vídeo, talvez incluir a logo da empresa, e assim por diante. Precisamos definir exatamente quais são esses elementos obrigatórios.

Concluímos a leitura do briefing, e sabemos o que devemos fazer. Agora precisamos entender melhor as pessoas que procuraremos atingir.

Desvendando o briefing - Saiba para quem falar

Fizemos uma primeira análise do briefing, o documento que recebemos do cliente que nos contrata, detalhando o que precisa ser feito no projeto. No nosso projeto de curso, precisamos desenvolver alguns vídeos para a Novexus.

Mapa mental

Para organizar essa tarefa e, possivelmente, ter ideias mais interessantes, vamos colocar todas as nossas orientações em um mapa mental.

Construiremos esse mapa mental num aplicativo chamado Coggle, que tem compatibilidade com o Google, facilitando a transição entre as contas. Esse aplicativo é fácil de usar e ajuda a materializar e planejar algumas ideias.

Vamos organizar nosso mapa mental ao redor do título "Vídeos para Novexus", para sabermos do que se trata.

Para começar, vamos retornar ao nosso briefing para consultar novamente o objetivo desta campanha: aumentar o ticket médio e as conversões. No nosso mapa mental, vamos adicionar um novo ramo saindo do título e escrever o objetivo.

Outra coisa importante que precisamos observar é a oferta da marca. Voltando ao briefing, temos a seguinte oferta: 30% de desconto na mensalidade no primeiro ano de assinatura. Vamos retornar ao mapa mental e adicionar um novo ramo com essa informação.

Por enquanto, teremos o seguinte mapa:

Mapa mental do site Coggle. Sob um fundo branco, uma caixa cinza com a frase VÍDEOS PARA NOVEXUS tem dois ramos para outros textos. o primeiro é uma linha verde que aponta para cima, para o texto 'aumentar ticket médio e aumentar conversões'. o segundo é uma linha verde mais clara que aponta paa a esquerda, para o texto 'oferta: 30% de desconto no primeiro ano'.

Agora, precisamos desenvolver um pouco mais o terceiro ramo, sobre as nossas três personas. Vamos analisar cada uma delas mais detalhadamente a seguir.

Personas

Temos três personas diferentes.

O Carlos tem 50 anos, é advogado, casado com dois filhos adolescentes, tem TV por assinatura que consome no dia a dia, plano de telefonia móvel para toda a família, tem telefone fixo, internet banda larga com fibra ótica e velocidade máxima. Ou seja, Carlos é a pessoa que precisa do maior pacote que a Novexus pode oferecer.

Marcamos no briefing que Carlos precisa de muita internet e pacotes com diversas opções. Vamos levar essa informação como um subramo do ramo "Personas" do nosso mapa mental.

A segunda persona é a Joana. Ela tem 24 anos e trabalha em home office como designer gráfico. Ela é solteira e mora com dois gatos. Joana tem um pacote de internet suficiente para o seu trabalho, tem um telefone em plano controle, mas não tem muito interesse em pacotes de TV a cabo.

Ela usa a internet mais para trabalho, então Joana não precisa de muita velocidade, mas precisa de estabilidade para atender às demandas do dia a dia.

O próximo é o Pedro. Ele tem 36 anos, é solteiro, arquiteto e mora com o seu cão de estimação. Pedro é um techlover (amante de tecnologia) e está sempre em busca de novos lançamentos tecnológicos. Tem aspirador robô, Wi-Fi com sistema mesh, consoles, assistentes virtuais e diversos aparelhos conectados.

Ou seja, Pedro precisa do pacote mais abrangente, com maior velocidade e muita banda. Vamos levar também para o mapa mental.

recorte do mapa mental VÍDEOS PARA NOVEXUS. à direita do título, um ramo amarelo de título PERSONAS possui três subramos: Carlos - precisa de muita internet e pacotes com diversas opções. Joana - não precisa de muita velocidade de internet, mas precisa de estabilidade para o seu trabalho. Pedro - precisa do pacote mais abrangente, com maior velocidade e muita banda.

Já temos a definição das personas, considerando seus comportamentos e necessidades. Agora, precisamos entender como a Novexus vai se posicionar em relação a elas. Ou seja, vamos pensar na estratégia de comunicação.

Estratégia

A estratégia traçada no briefing é a de dividir as mídias em duas frentes: básica e complementar. Então, vamos criar dois ramos no mapa mental, um para cada frente.

O primeiro será a mídia básica, que consiste em comercial para TV e internet. Na mídia complementar, que é onde vamos participar com nosso projeto, temos vídeos para as redes sociais da marca. Vamos colocar uma estrela nesse subramo para indicar que é nesse local que vamos desenvolver o nosso trabalho a partir daqui.

recorte do mapa mental VÍDEOS PARA NOVEXUS. na parte de baixo do título, um ramo laranja de título ESTRATÉGIA tem dois subramos: Básica - Comercial para TV e internet. Complementar - Vídeos em redes sociais.

A partir dessa organização, já temos alguns insights de como nos comunicar com o Carlos, com a Joana e com o Pedro. Agora precisamos definir como, efetivamente, chegar nessas pessoas.

Que tipo de abordagem utilizar? Que tipo de vídeos vamos elaborar para nos comunicar com essas pessoas? Para além da estratégia, agora temos que focar no objeto, nos entregáveis. Faremos isso a seguir.

Sobre o curso Mídias sociais: criando vídeos para as redes

O curso Mídias sociais: criando vídeos para as redes possui 128 minutos de vídeos, em um total de 42 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de UX Design em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda UX Design acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas