Olá, tudo bem? Sou Felipe Labouriau, designer e instrutor da Alura.
Audiodescrição: Felipe é um homem de pele branca, olhos castanhos e cabelos pretos. Usa bigode e está com uma camiseta preta. Ao fundo, quarto com uma iluminação gradiente do rosa ao roxo.
Queremos te convidar a participar do nosso curso de Design de Posts para Mídias Sociais.
Neste curso, vamos aprender e exercitar as melhores práticas do design para a criação desse tipo de material de comunicação visual.
Vamos nos familiarizar com boas práticas no uso da tipografia, no trabalho com as cores, na composição visual e na edição de imagens. Para isso, vamos utilizar um aplicativo online gratuito que também possui uma versão paga, chamado Canva.
Com ele, você, que não precisa ser uma pessoa profissional da área ou que usa os softwares mais avançados, será capaz de criar bons materiais de comunicação visual. Materiais estes que estejam bem acabados visualmente, atendam a um padrão e que funcionem dentro das redes sociais.
Afinal, estamos falando de um ambiente extremamente disputado que é o feed de notícias de uma rede social.
Portanto, este curso vai atender tanto às pessoas que já trabalham com design quanto àquelas que não trabalham profissionalmente e querem começar a exercitar sua criatividade.
Esperamos te encontrar nesse curso!
Queremos te dar as boas-vindas a mais um curso na Alura. Agradecemos a sua participação. Neste vídeo, vamos conversar rapidamente sobre tudo aquilo que será trabalhado durante o curso.
A proposta é criar imagens para publicação nas redes sociais. Portanto, criaremos aquelas imagens que vão acompanhar os posts e vamos atuar com o Instagram de uma empresa de telecomunicações chamada Novexus.
Trabalharemos com uma ferramenta chamada Canva, que é online, gratuita e possui sua versão paga, a qual utilizaremos durante o curso.
Contudo, mais importante do que focar toda a sua atenção na ferramenta é entender os princípios fundamentais do design que aplicaremos durante todo o processo criativo.
Observe a primeira imagem que criaremos. Note o uso de cores, tipografia, elementos gráficos e imagens.
Por exemplo, por que o fundo está numa cor laranja com degradê para o rosa, o texto está em branco e os elementos gráficos estão em roxo? Qual a proporção dessas cores utilizamos?
Se queremos dar destaque a uma parte específica do texto. Como fazemos isso? Quais parâmetros devemos ajustar?
Vamos discutir como tomar todas essas decisões, para que ao invés de ser aleatório, seu processo criativo seja fundamentado em boas práticas do design.
Todas essas decisões existem para criar um material de comunicação visual interessante, chamativo e impregnado com uma identidade e estilo visual próprios, para que consigamos nos destacar dentro de um ambiente super concorrido, que é o feed de uma rede social.
Afinal, estamos competindo pela atenção do seu público com outras empresas e pessoas que estão nessa rede social.
Uma vez que tenha esse estilo particular bem definido, você vai poder derivar outras postagens, entender como é mais simples a partir desse primeiro momento.
O Canva tem templates (modelos) prontos de design, mas não os utilizaremos durante o curso. Vamos entender como construir nosso próprio estilo, para que possa aplicar todo esse conhecimento na sua marca ou empresa.
Criaremos postagens quadradas para o Instagram, e também faremos uma postagem do tipo carrossel. Nesse momento, iremos aprofundar nosso conhecimento sobre o Canva, explorando todas as suas ferramentas para estilização de texto, imagens e edições mais atraentes, para criar uma composição chamativa. No entanto, novamente, o mais importante é entender todos os princípios de design.
Nossas criações serão baseadas num briefing (resumo do projeto) disponibilizado na atividade de "Para Saber Mais". Portanto, nosso objetivo é o design das postagens.
Não trataremos da parte estratégica, por exemplo, quais e quantas postagens serão feitas, o assunto específico ou o texto. Isso é assunto para outra formação. Inclusive, temos uma formação sobre Social Media na Alura.
Além dos vídeos, é crucial que você leia os textos que serão disponibilizados ao longo das aulas, pois trazem conteúdos complementares ao apresentado no vídeo, que também são bastante importantes para as redes sociais.
Vamos criar postagens para o Instagram, que tem uma linguagem e um estilo visual bem específico. Porém, o Instagram não é a única rede social que existe. Temos outras redes sociais, inclusive com perfis um pouco diferentes, como o LinkedIn, que tem um perfil mais profissional. Durante o curso, vamos discutir mais sobre isso, principalmente nos textos complementares.
Este curso é pensado para você, que precisa fazer as suas criações para as redes sociais, mas que não necessariamente vai trabalhar com as ferramentas mais avançadas do mercado. Você que não é necessariamente é designer, mas que ainda precisa fazer esse tipo de trabalho.
Agradecemos sua participação e nos encontramos no próximo vídeo.
Na pasta Assets, faça download das fotografias e com o logo que utilizei. Aproveite!
A proposta é que, durante o curso, criemos materiais de comunicação visual e postagens a serem utilizada nas redes sociais, com o foco no Instagram da empresa Novexus. Porém, não partiremos completamente do zero em relação à identidade visual dessa empresa. Mas, o que isso significa?
A identidade visual é um conjunto básico de elementos e estilos visuais pelos quais uma determinada marca se comunica visualmente.
Por exemplo, se observarmos o Instagram da Alura, já possuímos estes elementos de comunicação visual definidos. As cores, a tipografia, o estilo das publicações, sejam elas estáticas ou um vídeo, se repetem.
Isso é importante porque, num ambiente extremamente disputado como o feed de uma rede social, é necessário ter um material que seja visualmente interessante, estimulante e que possua um estilo ou identidade própria. Isso permite que, ao navegar pelo feed, as pessoas reconheçam a publicação como sendo da empresa que a criou, e não de uma empresa desconhecida ou de um contato pessoal na rede social.
Como já que temos esses elementos definidos para a empresa Novexus, não precisaremos escolhê-los do zero. No entanto, deixaremos algumas dicas na atividade "Para Saber Mais" sobre como escolher cores e tipografia.
Vamos trabalhar predominantemente com a ferramenta do Canva. Ela é gratuita, mas usaremos a versão Pro. Todas as funcionalidades que possuem um ícone de coroa estão disponíveis apenas para a versão Pro. A versão gratuita tem algumas restrições em relação às ferramentas, mas não inviabiliza o trabalho.
Já estamos na tela inicial do Canva, mas não vamos criar um design de início. No menu vertical à esquerda, clicaremos na opção de "Marca" para trazer os elementos de comunicação visual, de identidade da marca. Já possuímos um kit de teste criado, mas vamos criar um novo.
Vamos clicar em "Adicionar" e lhe daremos o nome da marca com a qual trabalhamos, a "Novexus". Após clicar em "Criar", teremos uma pasta com vários conteúdos e elementos dessa identidade.
Os primeiros desses elementos são os logotipos. Alguns desses já estão definidos em uma pasta chamada "Assets" (que é o jargão do design para ativos da marca). Além dos logotipos em diferentes cores, também temos uma paleta de cores, que usaremos como referência para a criação do nosso material.
De volta ao Canva, podemos clicar em "Adicionar" ou simplesmente arrastar as imagens para o espaço disponível. Clicaremos em "Adicionar", faremos o upload dos logotipos. Selecionamos o primeiro e o último com o "Shift" pressionado para levar todos os logotipos da pasta.
É interessante trazer uma imagem no formato PNG, que não tem fundo. Isso permite a sobreposição a vários fundos coloridos durante o curso.
Na sequência, temos as cores. Logotipos e cores são os elementos primários do nosso kit.
Poderíamos clicar em "Adicionar > Adicionar paleta" no canto direito para importar uma paleta de cor oferecida pelo Canva. Isso pode ser útil caso você não tenha muita prática em trabalhar com cores ou caso alguma dessas paletas faça sentido para você. Mas, como já temos cores definidas, não vamos selecionar essa opção.
Nesse caso, vamos clicar em "Adicionar nova cor", onde podemos tanto escolher uma cor manualmente no seletor de cores quanto escrever um texto de números e letras que chamamos de código hexadecimal.
O código hexadecimal é uma combinação de letras e números que representam uma cor específica dentro do espaço de cores RGB (Red, Green, Blue ou Vermelho, Verde e Azul) que é o modelo de cores da tela.
Afinal de contas, vamos criar um material de comunicação visual que vai acontecer em tela, nas redes sociais.
De acordo com a paleta de cores fornecida pela empresa, vamos adicionar os seguintes tons:
#171821
: roxo escuro#872b95
: roxo#ff7131
: laranja#fe3d67
: rosaSeguindo adiante, após cores, temos as fontes que são a tipografia. Na configuração das fontes, vamos definir um estilo de tipografia. Podemos trabalhar com mais de um estilo para criar nossos materiais.
É possível utilizar uma tipografia que o Canva oferece ou carregar a sua própria tipografia. Temos várias as categorias de entrada para serem selecionadas durante a criação da arte, como título, subtítulo, corpo, citação, dentre outras.
Mas, como vamos criar um material para a web, que não terá muito texto, não precisaremos selecionar todas essas categorias específicas de tipografia. Algumas dessas categorias são específicas para material impresso.
No nosso caso, vamos selecionar uma fonte para título e outra para corpo. Portanto, vamos clicar no ícone de lápis para "Editar" e escolher uma fonte para o título.
Em "Escolha uma fonte", podemos trazer uma tipografia específica da marca e fazer o upload dela ou podemos selecionar uma das várias tipografias que o Canva já oferece. Recomendamos que você escolha uma tipografia que dê liberdade criativa.
Por exemplo, a tipografia "Poppins" possui diversos estilos, que vão do thin (fino) até o black (preto).
A espessura da fonte permite variar a importância e o destaque do texto. Isso é um artifício importante para o trabalho durante a criação das nossas peças e vamos falar mais sobre isso durante o curso.
Como o título é algo que deve chamar a atenção, selecionaremos a opção "Bold" (negrito) da fonte "Poppins". Podemos alterar a categoria se quiser, mas deixaremos em título mesmo. E também definiremos um tamanho. O padrão é 42, mas vamos ajustá-lo para 72.
Se necessário, poderíamos definir o texto como itálico. Mas, não deixar essa opção desmarcada e clicar em "Salvar".
Como não precisamos definir todos os estilos de fontes, vamos agora editar o corpo do texto. Vamos clicar em "Poppins" e escolher a espessura "*Regular" (tradicional).
Você pode escolher tipografias diferentes no seu projeto. Porém, evite combinações extremamente contrastantes e que podem dificultar a legibilidade.
Vamos modificar o tamanho do corpo de 16 para 48 e depois clicaremos em "Salvar".
Conseguimos adicionar as cores, a tipografia e os logos. Agora, por último, devemos acrescentar as fotos.
Para isso, vamos clicar em "Adicionar > Fazer o upload das fotos". Com o astronauta e o modelo selecionados, lembre-se de manter a tecla "Shift" pressionada enquanto clica em "Abrir". Caso prefira selecionar especificamente os elementos que serão carregados, use a tecla "Ctrl".
Com isso, a base para o nosso trabalho está pronta.
No próximo vídeo, vamos começar a montar postagem, ou seja, a criar a nossa peça de comunicação visual. Vamos encerrando esse vídeo por aqui! Até o próximo.
O curso Mídias sociais: design de posts com o Canva possui 125 minutos de vídeos, em um total de 45 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Design Gráfico em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.
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