Alura > Cursos de Data Science > Cursos de SQL e Banco de Dados > Conteúdos de SQL e Banco de Dados > Primeiras aulas do curso Modelagem de banco de dados relacional: entendendo SQL

Modelagem de banco de dados relacional: entendendo SQL

Introdução e instalação - Apresentação

Olá, meu nome é Ana Duarte, sou a instrutora que vai te acompanhar nos primeiros passos usando a linguagem SQL. Junto com Fernanda e Julia, do Clube do Livro, nós vamos implementar um modelo relacional, instalando primeiro o MySQL junto com o MySQL Workbench.

Além disso, vamos criar tabelas e entender como elas relacionam entre si. E entender também como inserir informações e consultar informações tanto em tabelas específica, como informações de tabelas diferentes. E eu lhe convido a embarcar e conhecer uma linguagem tão importante para a ciência de dados. Vamos?

Introdução e instalação - Entendendo o desafio

Fernanda é desenvolvedora no Clube do Livro, um e-commerce de artigos literários e livros. Ela recebeu de Artur, seu colega, esse modelo relacional, baseado em uma entrevista que mapeou as necessidades e os requisitos da empresa. Vamos dar uma olhada nesse modelo relacional.

Nós temos quatro principais tabelas. A primeira tem os livros e as suas características, que está relacionada com a tabela “estoque”, que contém a quantidade de livros disponíveis na empresa. Temos também o histórico de pedidos na tabela “vendas”, que está relacionada com os vendedores do Clube do Livro.

A missão de Fernanda e sua equipe é fazer a implementação desse modelo relacional em um sistema de gerenciamento de banco de dados, ou SGBD, se você preferir. Após a implementação, será feita a inserção de informações nesse banco de dados. Além de consultar e alterar essas informações usando a linguagem SQL.

Vamos conhecer qual SGBD Fernanda e sua equipe escolheram.

Introdução e instalação - Escolhendo o software

Júlia, que é desenvolvedora júnior da equipe de Fernanda, ficou curiosa para saber como iremos gerenciar o banco de dados aqui no Clube do Livro.

Fernanda logo explicou, que mesmo usando o SQL como linguagem de acesso aos dados, existem vários sistemas de gerenciamento de banco de dados, disponíveis no mercado.

Dentro os SGBDs mais comuns, podemos citar o SQL Server, o MySQL, o SQLite e até o DB2 da IBM, por exemplo. Mesmo cada um tempo as suas peculiaridades, todos usam a linguagem SQL para transformar um modelo de alto nível, ou seja, aquele que está mais próximo do nosso entendimento, para o modelo de baixo nível, que está mais próximo da linguagem do computador.

A equipe escolheu o MySQL para manuseio e organização dos dados. Além de ser uma opção gratuita, ele está entre os SGBDs mais difundidos e utilizados.

Júlia ficou admirada com a quantidade de possibilidade que temos para gerenciar banco de dados. E ficou animada também para instalar o MySQL em sua máquina. Fernanda combinou nos próximos passos iria mostrar como instalar os componentes necessários para usar o MySQL e colocar tudo em prática.

Sobre o curso Modelagem de banco de dados relacional: entendendo SQL

O curso Modelagem de banco de dados relacional: entendendo SQL possui 63 minutos de vídeos, em um total de 50 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de SQL e Banco de Dados em Data Science, ou leia nossos artigos de Data Science.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda SQL e Banco de Dados acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas