Alura > Cursos de Data Science > Cursos de NoSQL > Conteúdos de NoSQL > Primeiras aulas do curso MongoDB: conhecendo um banco de dados NoSQL

MongoDB: conhecendo um banco de dados NoSQL

NoSQL - Apresentação

Olá! Eu sou Danielle Oliveira, instrutora da Alura, e te acompanharei nos seus estudos durante o curso de MongoDB: Conhecendo um banco de dados NoSQL.

Danielle Oliveira é uma jovem mulher negra de cabelos pretos, longos e cacheados. Ela veste uma camiseta azul-marinho e está sentada em uma cadeira de escritório preta, dentro de um ambiente de iluminação verde. Esse curso foi pensado tanto para quem quer dar os primeiros passos em MongoDB, quanto para quem deseja relembrar alguns assuntos. Durante os estudos, utilizaremos a base da dados da empresa Alura Séries e desenvolveremos um projeto com banco de dados no SQL, mais especificamente, o MongoDB.

Nós instalaremos o MongoDB, MongoDB Compass e Shell. Criaremos o primeiro banco de dados e também a primeira coleção. Conheceremos as estruturas de um documento e os tipos de dados que podemos utilizar no MongoDB.

Além disso, vamos criar nosso primeiro documento com o MongoDB Compass e conheceremos os dois métodos usados na inserção de dados através da linha de comando: insertOne e insertMany. Realizaremos buscas com o método Find. Atualizaremos e removeremos dados da coleção, utilizando o MongoDB Compass.

Conheceremos os métodos UpdateOne e UpdateMany, utilizados na atualização de dados através da linha de comando, e os métodos DeleteOne e DeleteMany, usados na remoção de dados, também através da linha de comando. Vamos lá?!

NoSQL - Conhecendo o projeto

Agora você faz parte da nossa equipe. Nós estamos desenvolvendo um novo projeto e utilizaremos um banco de dados NoSQL, mais especificamente, o banco de dados MongoDB. Infelizmente, não existe nenhum especialista em banco de dados NoSQL na nossa equipe, mas, não se preocupe, porque eu vou te ajudar e toda a nossa equipe a dar os primeiros passos.

Para isso, utilizaremos a base de dados da Alura Séries, uma empresa de streaming de vídeos, que tem diversas séries disponíveis no catálogo. Mas, você talvez esteja se perguntando, por que utilizar NoSQL?

Maior armazenamento

Pode ser que diversas pessoas usuários utilizem o site da nossa empresa de streaming de vídeos ao mesmo tempo para assistir as séries. Essas pessoas usuárias acabam gerando muitos dados simultaneamente e esses dados serão armazenados no nosso banco de dados. Precisamos garantir um armazenamento eficiente. Esse é um dos motivos de escolhermos o banco de dados NoSQL.

Maior desempenho

Além de armazenar e gerar dados, as pessoas usuárias também buscam muitas informações. Por isso, também precisamos garantir maior desempenho nas consultas, assim nosso banco de dados não falhará. Nem sempre nós trabalharemos com dados estruturados, então, reuni toda a nossa equipe e perguntei: **O que é NoSQL?

Eu obtive algumas respostas: que NoSQL é "Não SQL"; que é "Algo contrário ao SQL"; e que "Veio para substituir o SQL". Precisamos entender o que é o NoSQL de fato. Esse será o nosso próximo conteúdo.

NoSQL - O que é NoSQL?

Conhecemos o projeto que vamos desenvolver durante nossos estudos sobre MongoDB e agora aprenderemos um pouco mais sobre o NoSQL e como surgiu esse novo conceito de banco de dados.

Vamos começar imaginando como seria armazenar as informações de 1 bilhão de usuários ativos ao mesmo tempo no facebook, além de todo o conteúdo gerado por eles constantemente. É uma loucura! Como poderíamos trabalhar com bilhões de dados não estruturados, utilizando o banco de dados relacional?

O NoSQL surgiu no ano de 2009 e, de lá para cá, só vem crescendo. O que é NoSQL? De início, a tradução realmente era "Não SQL", assim como sugeriu uma das pessoas que fazem parte da nossa equipe. Essa tradução do inglês para a língua portuguesa, acabou gerando alguns problemas, já que parecia um movimento contrário à utilização de SGBDs relacionais. Porém, este não era o principal objetivo do banco de dados NoSQL, mas, sim, suprir as necessidades que o SQL não conseguia.

Uma dessas necessidades é permitir novos modelos de aplicação. Por isso, o NoSQL passou a ter uma nova tradução que é Não apenas SQL. Mas, quais seriam as necessidades?

Com o grande crescimento da internet, temos também uma maior quantidade de dados gerados e consultados. Com isso, surge a necessidade de disponibilizar mais recursos de armazenamento e leitura de dados. Por isso surgiu o NoSQL. Vamos entender melhor quais são as diferenças entre Banco de Dados relacionais e não relacionais.

Os Banco de Dados relacionais seguem o padrão ANSI. Já os Bancos de Dados não seguem um padrão e, por isso, tem a sua própria linguagem de consulta. Diferente dos BD relacionais, que contam com a linguagem de consulta SQL. Sua estrutura de armazenamento é por tabelas. Já os BD não relacionais, contam com sua própria estrutura de armazenamento.

Sendo assim, temos diversos tipos de Banco de Dados não relacionais. Para que você conheça um pouco mais sobre esses tipos, deixarei, logo abaixo desse vídeo, um Para saber mais, falando sobre os principais Bancos de Dados não relacionais existentes.

Durante os nossos estudos, focaremos no MongoDB, que é um banco de dados baseado em documentos. Então, vamos conhecer o MongoDB? Te espero no nosso próximo conteúdo!!

Sobre o curso MongoDB: conhecendo um banco de dados NoSQL

O curso MongoDB: conhecendo um banco de dados NoSQL possui 104 minutos de vídeos, em um total de 54 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de NoSQL em Data Science, ou leia nossos artigos de Data Science.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda NoSQL acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas