Quem nunca tomou uma decisão errada, não é mesmo?
Neste curso de negociações de sucesso, você aprenderá a fazer as melhores negociações para o seu negócio.
Audiodescrição: Francisco é um homem de pele clara, cabelo e barba curtos e pretos. Usa camiseta preta sobreposta por uma camisa branca. Ao fundo, duas estantes com livros e uma pequena planta iluminados por uma luz alaranjada.
Este curso é voltado para você, pessoa empreendedora, que presta serviços ou que ocupa um cargo de liderança e busca inovar internamente na empresa.
Neste curso aprenderemos:
Neste curso, nosso objetivo é que você se torne uma pessoa especialista em negociação e, para isso, é muito importante que você participe ativamente. Você pode fazer isso através do fórum do nosso curso e da nossa comunidade no Discord.
Aqui na Alura, nós valorizamos muito o seu aprendizado, vem comigo aprender a se tornar especialista em negociação.
Antes de começar a negociar, precisamos refletir sobre o que te trouxe até aqui.
Para ser uma pessoa negociadora competente, com as suas devidas qualidades, também é necessário ter tido um conjunto de experiências e ter adquirido um conhecimento diversificado para finalmente atingir esse ponto.
Gostaria de retomar contigo alguns elementos importantes sobre a sua carreira como pessoa freelancer.
Em primeiro lugar, temos a ideia do empreendedorismo, uma qualidade inerente ao perfil freelancer, que deve emanar de você.
Quando você aprendeu sobre empreendedorismo, desenvolveu o seu modelo de negócios. Ou seja, escolheu quais seriam as propostas de valor que você iria oferecer e como organizaria tudo isso em um negócio.
Também pensou na sua carreira como freelancer. Várias decisões: escolher entre um emprego formal ou carreira autônoma, optar por atuar como pessoa física ou jurídica, além de desenvolver as habilidades necessárias para ter destaque no mercado.
Dentre essas habilidades, temos o desenvolvimento da sua marca pessoal, que é essencial para se apresentar de forma efetiva em seu currículo ou portfólio. Além disso, a definição de liderança e autogestão são habilidades importantes necessárias para gerir seu trabalho de maneira independente.
Nesse sentido, você também aprendeu sobre liderança e autogestão, especialmente para sua carreira autônoma. Consequentemente, precisa desenvolver ferramentas de organização para gerenciar seu negócio da melhor forma possível.
Você também desenvolveu a habilidade de networking, ou seja, como construir relações com as pessoas e ter bons contatos, clientes e parceiros. Dentro desse contexto, você desenvolveu habilidades de personal branding, que envolvem entender a sua carreira como uma marca em constante evolução.
Ao identificar oportunidades internacionais, você visualiza possibilidades de carreira global, mas deve considerar o networking necessário para isso e a cultura em que irá se inserir.
Você também desenvolveu técnicas de comunicação persuasiva, ou seja, como atrair pessoas para o seu produto ou serviço. Nesse sentido, você explorou técnicas de persuasão e como aplicá-las na escrita, por meio de técnicas de copywriting.
Carreira freelancer:
- Empreendedorismo
- Emprego versus carreira autônoma
- Liderança e autogestão
- Networking
- Carreira internacional
- Comunicação persuasiva
Com todas essas habilidades adquiridas, surge a pergunta: como conseguir clientes?
E é exatamente para isso que a negociação serve. Ela é uma constante no cotidiano da gestão. Você irá negociar com parceiros, sua clientela e, muitas vezes, até consigo mesmo, ao definir prazos e organizar sua gestão. Além disso, a negociação depende das pessoas envolvidas e, especialmente, de você.
Portanto, quando falamos de negociação, estamos sempre abordando um fator humano que é muito importante.
Para construir uma carreira de sucesso como pessoa freelancer, ou mesmo como pessoa funcionária de uma empresa, é fundamental desenvolver técnicas de negociação. São elas que garantirão que você atinja seus objetivos de uma forma pacífica e tranquila.
Por fim, é importante lembrar que a negociação é uma ferramenta que contribui para a construção do seu sucesso.
Agora, precisamos entender como todo esse processo funciona e como a negociação pode nos auxiliar no contexto geral da gestão que precisamos implementar na nossa carreira. Continuaremos no próximo vídeo!
Vamos começar a negociar?
Agora é muito importante pensar que, para conseguirmos uma boa clientela e atrair novas pessoas para nosso trabalho, precisamos desenvolver negociações de sucesso. Mas, o que significa negociação? Que conceito é esse?
A palavra "negociação" deriva do latim negocium, que combina o prefixo neg, que indica negação, não, e ocium, referindo-se a ócio. Ócio é aquela preguiça, a falta de trabalho.
Então, negócio é justamente o contrário da falta de trabalho, é muito trabalho, é muita correria.
E a pessoa responsável pela área de negócios é alguém que está sempre tendo novas ideias, testando novos produtos, pensando em novas formas de divulgar seus produtos e assim por diante.
Negociação:
- Ato ou efeito de negociar; negociamento, negócio.
- Conversa que ocorre entre duas ou mais pessoas, com o fim de se chegar a um acordo em um assunto qualquer; ajuste.
- Transação comercial; negócio.
(Fonte: Dicionário Michaelis On-line)
Mais precisamente, na nossa área de gestão, temos alguns conceitos específicos sobre negociação. Aqui eu selecionei esse de Rubin e Brown que diz que a negociação é um processo construído com indivíduos que trabalham juntos para formularem acordos.
"A negociação refere-se a um processo em que os indivíduos trabalham juntos para formular acordos sobre as questões em disputa. Esse processo pressupõe que as partes envolvidas estejam dispostas a se comunicar e gerar ofertas, contraofertas ou ambas."
(Rubin e Brown, 1975, p.461)
Entendendo isso, temos o seguinte esquema.
Nesta imagem, vemos duas representações de pessoas, uma à direita e outra à esquerda. Essas são as partes da negociação. Entre elas está um desenho de uma estrela que representa o objeto da negociação. Aqui vale salientar que o objeto não é necessariamente uma coisa física.
Na área jurídica, por exemplo, quando discutimos famílias, sucessões, inventários, temos um familiar que vai deixar uma casa para um herdeiro, um automóvel, aí tratamos de objetos. Já na área de gestão, quando falamos de objeto de uma negociação, estamos muitas vezes discutindo sobre processos, produtos, gestão de pessoas, ou seja, elementos da gestão que podem ser objetos de negociação.
Além disso, temos os interesses, que estão ligados especificamente às partes envolvidas. A ideia aqui é que cada uma dessas partes tenha uma motivação, um objetivo que vai levar essas pessoas ao processo de negociação.
Temos também o contexto, que fornece o suporte para a negociação.
É no contexto que observamos como a negociação pode se desenvolver, como ela pode funcionar. Por exemplo, na divisão de um inventário na área jurídica, o contexto é particular, é familiar. Já quando pensamos em quantas pessoas devem ser alocadas em determinados espaços, ou quanto tempo será dedicado para um determinado processo, tudo isso diz respeito à gestão e é um contexto empresarial.
Geralmente, trabalhamos com o contexto empresarial, que inclui negociações de preço, prazo, produto, gestão, entre outros.
Sabendo que a negociação é uma parte constante do nosso cotidiano, o que você pensa a respeito? Acredita que a negociação ocorre apenas quando há várias pessoas envolvidas, ou pelo menos duas? Ou será que nós conseguimos negociar sozinhos, no nosso cotidiano? Qual é a sua opinião?
O curso Negociações de sucesso: convencendo e fechando negócios com excelência possui 102 minutos de vídeos, em um total de 40 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Empreendedorismo e Startups em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.
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