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OKR: direcionando seu negócio para resultados

Introdução: Estratégias, objetivos e OKRs - Apresentação

Boas vindas ao nosso curso "OKR: Direcionando seu negócio para resultados". Em nossa primeira aula trataremos de assuntos introdutórios, falando de estratégias, objetivos e do que são OKRs. Esse primeiro vídeo tem como objetivo apresentar o curso.

O público alvo do curso de OKR envolve empreendedores, gestores de negócios e portfólios, membros de áreas de governança, consultores de negócios e aspirantes à essas posições. Começaremos o treinamento falando de estratégias, objetivos e OKRs.

Os OKRs são instrumentos para atingir objetivos que servem às estratégias de uma organização. Falaremos também sobre a elaboração de OKRs, diretrizes para o seu bom uso, conheceremos alguns estudos de caso e faremos algumas discussões complementares sobre OKRs.

Como benefícios para a realização do curso temos:

Seguindo o padrão pedagógico da Alura, esse curso contará também com um projeto prático que objetiva sedimentar os conceitos e melhorar a absorção dos conteúdos apresentados. Veremos detalhes a respeito desse projeto prático em nosso próximo vídeo.

Introdução: Estratégias, objetivos e OKRs - O projeto prático do curso

Neste vídeo falaremos sobre o projeto prático do curso. Visando fixar o aprendizado, te convidamos a realizar uma atividade prática envolvendo os seguintes passos:

O contexto desse projeto poderá ser na sua vida pessoal, em algum empreendimento que esteja conduzindo, na organização em que você trabalha ou em alguma iniciativa de cunho social em que participe. Ou seja, pode ser sobre estratégias e objetivos pessoais ou corporativos, e em qualquer um dos casos será possível praticar os conceitos.

Uma coisa importante para lidar com os OKRs e utilizá-los para o atingimento dos objetivos é fazer um registro deles. Nós vamos trabalhar com uma planilha de registro dos OKRs, que você poderá baixar na área do aluno. Essa planilha será preenchida progressivamente ao longo do curso, à medida em que avançarmos pelas aulas.

Você entenderá como registramos a visão e a missão, que são os pilares da estratégia, como registramos os OKRs em cima dos objetivos definidos, e como é feito o acompanhamento. A planilha possui campos para preenchermos a visão e a missão, além dos objetos, cada um com seus OKRs. Cada OKR terá N linhas, que são as key results - conceitos que serão explicados ao longo do curso. Não se esqueça de fazer o download da planilha para trabalharmos.

Em momentos oportunos do curso, serão feitas orientações passo-a-passo nesse exercício prático. No próximo vídeo começaremos a teoria, falando sobre estratégias e objetivos.

Introdução: Estratégias, objetivos e OKRs - Estratégias e objetivos

Vamos iniciar a teoria do nosso curso falando de estratégias e objetivos. "Estratégia" é um termo de origem militar/bélica, e se refere a um caminho, baseado em ações, para que se atinjam objetivos estabelecidos ou se consiga o melhor posicionamento da organização no ambiente em que ela atua.

Para estabelecer uma estratégia é possível lançar mão de objetivos e ferramentas, e a criação de uma estratégia é um processo que envolve análise e planejamento - é preciso que haja um estudo, uma reflexão. A estratégia define objetivos, e esses objetivos são atingidos com ações/iniciativas. A simples definição de um objetivo, sem que nada seja feito, não conduzirá a lugar algum.

Sendo assim, é necessário definir a estratégia e desdobrá-la em objetivos.

Quando definimos uma estratégia, dois elementos muito importantes são a visão e a missão do negócio. A visão é onde a empresa/organização deseja chegar, o seu grande sonho - por exemplo, ser o melhor restaurante do Brasil. A missão, por sua vez, indica o que a empresa se propõe a fazer, qual a sua finalidade e para quem.

Em nosso exemplo, a missão do restaurante (que pretende ser o melhor do Brasil) é:

"Atrair clientes de muito alto poder aquisitivo para um espaço luxuoso, atuando como referência de originalidade, gastronomia, limpeza, conforto e segurança".

Definida a estratégia (ou seja, a visão e a missão), devemos derivar objetivos. Existe uma abordagem consagrada para isso, que é o BSC, ou "Balanced Score Card". É uma ferramenta na qual mapeamos a estratégia, definimos os objetivos estratégicos, e associamos a esses objetivos metas e indicadores de desempenho atrelados a essas metas. Tais objetivos são distribuídos nas chamadas "quatro perspectivas do BSC":

O objetivo estratégico é o que a estratégia define para ser atingido em cada perspectiva. Os indicadores servem para estabelecer como será medido o progresso em um determinado objetivo estratégico, então os objetivos têm indicadores. As metas representam que valor deverá ser alcançado em cada indicador, e as iniciativas são as ações - o que deverá ser feito para facilitar o alcance da meta estipulada para um determinado indicador associado ao seu objetivo.

A partir desses elementos do BSC, criamos o chamado "mapa estratégico", que é o caminho no qual os objetivos se ligam uns aos outros rumo ao atingimento da estratégia da organização. Na Alura temos um curso específico sobre BSC que mostra em detalhes todo o uso dessa ferramenta.

Esquematizando: a visão macro da nossa estratégia (a visão e a missão) se desdobra em objetivos. Os objetivos têm metas, que são quantificadas e possuem indicadores numéricos para aferir o seu atingimento, e a organização toca iniciativas (operações, projetos) para o atingir tais metas e objetivos.

Como existem restrições de dinheiro, recursos e tempo, existe também uma necessidade de seleção e critérios para selecionar as iniciativas prioritárias para atender a estratégia da organização da melhorar maneira possível dentro destas restrições. Essa é estrutura do BSC.

Existem outras formas de definir estratégia, por exemplo a "Análise Importância x Desempenho". Nesse modelo, mostramos alguns critérios do nosso negócio (como preço, qualidade, velocidade de entrega, validade dos produtos e assim por diante) e verificamos, junto aos clientes, quais são os mais importantes ("ganhadores de pedido"), os intermediários e os menos importantes. Os clientes indicam, por meio de uma nota de 1 a 9 (onde 1 é a maior nota e 9 a menor), quais são os mais importantes dentro desses critérios.

Também fazemos outra análise, com esses mesmos critérios, indicando qual é nossa posição perante a concorrência. Então para cada um dos critérios damos uma nota de 1 a 9 estabelecendo se estamos melhor, no mesmo nível ou abaixo da concorrência.

Feito isso, plotamos na matriz de importância vs desempenho os critérios. Em nosso exemplo, nos critérios "variedade", "preço" e "velocidade", tivemos o posicionamento observado. O critério "variedade", por exemplo, podemos ver que os critérios deram uma nota muito alta, próxima de 1, indicando que é um critério ganhador de pedido muito importante. Porém, estamos pior que a concorrência, o que nos coloca na "zona de ação urgente". O critério "preço" também caiu nessa zona, e "variedade" está na zona apropriada - ela é mais ou menos pontuada como importante pelos concorrentes e estamos melhor que a concorrência, portanto não há o que mexer.

Nessa configuração, é uma boa ideia focar nossa estratégia - ou seja, nosso conjunto de objetivos - na melhoria da velocidade e do preço. Nesta ferramenta de análise "importância x desempenho", são os clientes que respondem no que temos que melhorar, e a concorrência responde o quanto temos que melhorar.

Fazendo esse mapeamento, temos uma forma de definir nossa estratégia e criar nossos objetivos, assim como o BSC é outra forma de ordenar o raciocínio junto à questão de definição de estratégia e dos seus objetivos (e também podemos criar metas e indicadores para aferi-los").

No próximo vídeo conheceremos os OKRs em si. A partir dos objetivos, que vieram da estratégia, daremos andamento ao seu atingimento criando e gerenciando os OKRs.

Sobre o curso OKR: direcionando seu negócio para resultados

O curso OKR: direcionando seu negócio para resultados possui 103 minutos de vídeos, em um total de 52 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Administração e Gestão em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

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