Entre para a LISTA VIP da Black Friday

00

DIAS

00

HORAS

00

MIN

00

SEG

Clique para saber mais
Alura > Cursos de Data Science > Cursos de SQL e Banco de Dados > Conteúdos de SQL e Banco de Dados > Primeiras aulas do curso Oracle PL/SQL: procedures, funções e exceções

Oracle PL/SQL: procedures, funções e exceções

Preparando o ambiente - Apresentação

Olá, tudo bem?! Meu nome é Victorino Vila e eu serei o instrutor deste treinamento de Oracle: Procedures, Funções e Exceções.

Victorino Vila é um homem de pele clara, olhos castanhos e cabelo e barba grisalhos. Está com uma camisa verde. Ao fundo, uma parede azul-clara lisa sem decorações.

Esse será o primeiro curso em que você terá contato com a linguagem interna do Oracle: PL/SQL.

Em outros treinamentos em que introduzimos a linguagem SQL, aprendemos que:

A linguagem SQL não é uma linguagem estruturada, mas uma linguagem com comandos sequenciais.

Por isso, a maioria dos bancos de dados que implementam modelos relacionais cria uma linguagem própria com a qual se cria essa estruturação, para que você possa misturar comandos de SQL com uma estrutura de programação. O PL/SQL é a linguagem Oracle para isso.

Nos nossos primeiros programas em PL/SQL, aprenderemos os conceitos de procedure e função. Ao longo das aulas, nós:

Há muito ainda para vermos em outros cursos, mas, por enquanto, esse será o nosso primeiro contato com a linguagem PL/SQL. Espero que vocês gostem deste treinamento, vamos seguir adiante!

Um abraço e até os próximos vídeos.

Preparando o ambiente - Instalando o Oracle

Se você está começando a formação Oracle por este curso, ou então está seguindo a formação Oracle e começando o presente treinamento em uma máquina limpa, é importe lembrar que você precisa ter os softwares Oracle Database e Oracle SQL Developer instalados na sua máquina para poder seguir este curso normalmente.

Se você quer instalar esses softwares, faça o seguinte: dirija-se ao curso "Introdução ao SQL com Oracle: manipule e consulte dados", diretamente na segunda aula, de título "Instalando Oracle e conhecendo as entidades de um banco de dados". Siga os passos dos três primeiros vídeos:

  1. Instalando o Oracle Express Edition
  2. Instalando o Oracle Developer
  3. Criando a conexão

Feito isso, você pode voltar aqui e seguir com os próximos vídeos do presente curso de PL/SQL: procedures, funções e exceções.

Mas, se você vem seguindo o curso normalmente e está usando a mesma máquina em que fez os outros cursos, você não precisa repetir esses procedimentos. É só seguir adiante!

Um abraço e até o próximo vídeo!

Preparando o ambiente - Criando um novo usuário

Vamos entrar no Oracle SQL Developer e fazer a conexão naquele acesso que foi configurado durante a instalação do Oracle – o mesmo acesso que usamos em todos os treinamentos até agora.

Ele está salvo e acessível no painel "Conexões" na lateral esquerda da nossa tela, então apenas clicamos em "CONEXÃO MÁQUINA LOCAL". Ao expandir essa conexão, é exibida uma aba na parte superior da tela, ao centro, indicando a conexão que está aberta, e também uma área em branco para podermos trabalhar.

Agora, criaremos um novo ambiente Oracle através de outro usuário. Ou seja, vamos criar um novo usuário e dar a ele privilégios de acesso total a esse novo ambiente Oracle. Além disso, vamos trabalhar esse ambiente de um modo diferente do ambiente que estamos trabalhando até agora.

Primeiramente, para poder criar esse novo cliente, precisamos escrever o comando ALTER SESSION SET. Em seguida, entre aspas duplas, inserimos a declaração de uma variável interna do Oracle: "_ORACLE_SCRIPT", cujo nome deve ser escrito em letras maiúsculas. Essa variável será igual a true:

ALTER SESSION SET "_ORACLE_SCRIPT" = true;

Com esse comando, estamos dizendo que o valor dessa variável será verdadeiro para a minha sessão; ou seja, para a conexão que está aberta no momento. Mudar o conteúdo dessa variável permite criar usuários e dar acesso a esses novos usuários ao nosso ambiente Oracle. Então, vamos rodar esse comando, selecionando-o e clicando no botão Play (triângulo verde deitado) no canto superior esquerdo da área de trabalho.

Conseguimos rodar esse comando, como todos os outros, porque estamos no usuário system, aquele usuário super poderoso cuja senha determinamos durante a instalação do Oracle.

Agora vamos criar um novo usuário. Para isso, escrevemos CREATE USER e o nome desse usuário, que pode ser cursoplsql. Depois inicializamos a senha, escrevendo IDENTIFIED BY em seguida. Para facilitar, vamos definir a senha igual ao nome do usuário: cursoplsql.

CREATE USER cursoplsql IDENTIFIED BY cursoplsql

A próxima informação diz respeito ao que chamamos de tablespace – uma área de trabalho onde o usuário criará as suas tabelas.

Nós podemos determinar o tamanho que quisermos para essa tablespace, e ela estará associada a esse usuário. Porém, podemos utilizar o tamanho padrão das tablespaces. Para isso, escrevemos DEFAULT TABLESPACE USERS. Dessa maneira, usamos a tablespace padrão dos usuários.

CREATE USER cursoplsql IDENTIFIED BY cursoplsql DEFAULT TABLESPACE USERS;

Conheceremos esse comando com mais detalhes quando nos voltarmos para a parte de administração do Oracle. Por enquanto, vamos apenas entender que esse comando está criando um usuário chamado cursoplsql, cuja senha também é cursoplsql. Vamos rodar o comando, selecionando essa linha e clicando no botão Play verde.

Receberemos um retorno desse comando, na aba "Saída do Script" na parte inferior da tela:

User CURSOPLSQL criado.

Agora, precisamos dar privilégios de acesso para esse usuário, acessos totais, a essa nova tablespace que criamos. Para isso, daremos o que chamamos de GRANT, que é como um privilégio de segurança que associamos ao usuário.

Daremos o GRANT de connect e de resource para o usuário: TO cursoplsql.

GRANT connect, resource TO cursoplsql

Isso significa que estamos dando acesso total ao usuário cursoplsql, transformando-o em um super usuário. Rodamos esse comando e recebemos a saída "Grant bem-sucedido". Pronto!

Neste ponto, já temos o ambiente do usuário cursoplsql criado. No próximo vídeo, vamos testar o acesso a esse ambiente.

Sobre o curso Oracle PL/SQL: procedures, funções e exceções

O curso Oracle PL/SQL: procedures, funções e exceções possui 174 minutos de vídeos, em um total de 56 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de SQL e Banco de Dados em Data Science, ou leia nossos artigos de Data Science.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda SQL e Banco de Dados acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas