Entre para a LISTA VIP da Black Friday

00

DIAS

00

HORAS

00

MIN

00

SEG

Clique para saber mais
Alura > Cursos de Inovação & Gestão > Cursos de Softskills e Carreira > Conteúdos de Softskills e Carreira > Primeiras aulas do curso Oratória: conquiste a atenção do seu público

Oratória: conquiste a atenção do seu público

Fundamentos da comunicação - Apresentação

Boas-vindas ao curso de Oratória! Sou a Priscila Stuani e serei sua instrutora.

Audiodescrição: Priscila é uma mulher de pele e olhos claros. Tem cabelos lisos presos em um rabo de cavalo. Usa óculos de grau com armação quadrada e um vestido preto. Ao fundo, uma parede lisa com iluminação gradiente do rosa para o laranja. Ao lado direito, uma estante com decorações e ao lado esquerto um vaso de planta.

Se você quer melhorar a maneira como se comunica em apresentações, esse curso é para você!

O que você aprenderá:

Se interessou pelo tema? Então continue conosco no próximo vídeo!

Até lá!

Fundamentos da comunicação - Desafios da oratória

Nesse curso, vamos acompanhar a história do Pedro, analista de programação.

Conhecendo o Pedro

Pedro foi convidado para participar de um hackaton, um evento no qual as pessoas profissionais de uma empresa se reúnem para criar e colocar em prática uma ideia.

O time que tiver a melhor ideia irá conhecer o Vale do Silício, um dos grandes sonhos do Pedro.

Quando falamos em boas ideias, precisamos refletir sobre como devem ser apresentadas. Para expor essas ideias em um evento ou reunião de trabalho, por exemplo, utilizamos a oratória.

Desafios da oratória

Em relação ao hackaton, o primeiro passo é desenvolver uma nova solução a partir do trabalho em equipe. A etapa seguinte é a apresentação, na qual Pedro foi escolhido para ser o orador.

Como a apresentação é muito importante para ue a ideia seja aceita pelas pessoas avaliadoras, isso acabou deixando o Pedro um pouco nervoso.

Para ter um bom desempenho, o grande segredo é fazer uma análise desse cenário com uma percepção mais crítica. Isso inclui analisar, por exemplo:

A partir dessas informações, Pedro pode se preparar de forma mais assertiva para esse momento.

Porém, é importante lembrar que, independente da experiência, é normal sentir medo ou nervoso de falar em público. Isso acontece, pois são muitas responsabilidades envolvidas.

No caso do Pedro, por exemplo, não é apenas uma situação momentânea, afinal, envolve sua reputação a longo prazo.

Além disso, essas apresentações estão geralmente relacionadas a coisas que almejamos, como reconhecimento, respeito e confiança das pessoas.

Mas, como lidar com o medo?

Segundo uma frase dita por Aristóteles:

"Você jamais conseguirá fazer coisa alguma no mundo sem coragem."

Portanto, é preciso lembrar que, as decisões que mais causam nervosismo são as que trazem melhores recompensas.

Fazer escolhas é sempre algo difícil. Quando Pedro aceitou apresentar o projeto, optou por encarar o desafio, afinal, ele pode ter a recompensa de conquistar algo que deseja muito.

É por isso que recomendamos que você valorize mais sua coragem do que sua segurança. Nem sempre nos sentimos prontos opara encarar esses desafios, mas com coragem podemos nos surpreender com o resultado.

Nossa trajetória é marcada por etapas em busca do sucesso.

Embora o sucesso possa ter diferentes significados para as pessoas, nosso objetivo inicial é refletir sobre como podemos alcançá-lo a partir de uma boa oratória e o que pode ser feito para apresentar e vender melhor as ideias.

Também é preciso considerar que nem sempre conseguimos alcançar o resultado que desejamos. Porém, lidar com erros e falhas faz parte do processo de aprendizagem e contribuem para a experiência profissional.

Após encarar o desafio da apresentação, Pedro teve um bom desempenho e conseguiu expor todas as ideias propostas pelo grupo.

Independente do resultado do hackaton, o que gerou grande valor a essa experiência foi a sensação de realização após enfrentar o medo.

Fundamentos da comunicação - Oratória de alto impacto

Após a experiência de apresentar o hackaton, Pedro começou a refletir sobre sua comunicação e oratória.

Foi nesse momento em que ele percebeu que, além de uma ótima ideia, é essencial saber vendê-la e a comunicação é fundamental nesse processo.

Pedro ficou interessando em saber se utilizou a melhor linha de argumentação e se conseguiu cativar as pessoas com a solução apresentada.

Oratória de alto impacto

Oradores costumam ser sensíveis à presença dos outros. Isso significa que é preciso perceber o comportamento das pessoas durante a apresentação.

Após refletir sobre esse tema, Pedro decidiu que precisa ser um orador melhor. Para isso será necessário desenvolver competências de oratória para uso no dia a dia de trabalho.

Bons oradores percebem que as pessoas desejam reconhecimento mais que tudo.

Isso significa que também é importante demonstrar interesse quando outras pessoas sugerem ideias interessantes. Isso porque o reconhecimento valida socialmente como nos relacionamos com as pessoas.

Já, se durante a apresentação de uma proposta, seja identificado pontos que possam gerar problemas futuros, é importante trazer questionamentos sobre o tema.

Em uma apresentação precisamos ter boa articulação da fala, postura e organização das ideias.

Além disso, também é preciso captar a atenção das pessoas. Para isso, podemos utilizar alguns recursos, como:

É dessa forma que as pessoas se conectam e prestam atenção no que está sendo falado.

Pedro percebeu que será preciso equilibrar esses recursos em suas apresentações.

Lembrando que todos esses métodos são recomendados em todos os tipos de apresentação desde as grandes até as menores, como uma apresentação de trabalho na faculdade.

Nesse cenário, a missão principal é se tornar interessante para as pessoas que estarão assistindo.

Se os recursos acima não forem utilizados de forma organizada e correta, há muitas chances das pessoas perderem o foco. Quando isso acontece, recuperar a atenção demanda muito mais energia.

Segundo Steve Jobs, postura também é comunicação. Portanto, além dessas recomendações, falar bem em público exige muito treino.

Isso significa que, a partir de um bom repertório de ideias e recursos, também é preciso colocar em prática.

O equilíbrio em uma apresentação é essencial. Portanto, é preciso equilibrar momentos sérios e descontraídos.

A partir desses métodos você poderá ter um melhor desempenho na apresentação de ideias utilizando a oratória.

Sobre o curso Oratória: conquiste a atenção do seu público

O curso Oratória: conquiste a atenção do seu público possui 79 minutos de vídeos, em um total de 35 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Softskills e Carreira em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Softskills e Carreira acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas