Entre para a LISTA VIP da Black Friday

00

DIAS

00

HORAS

00

MIN

00

SEG

Clique para saber mais
Alura > Cursos de Programação > Cursos de PHP > Conteúdos de PHP > Primeiras aulas do curso Design Patterns em PHP: padrões comportamentais

Design Patterns em PHP: padrões comportamentais

Strategy - Introdução

Sejam muito bem-vindos à Alura, meu nome é Vinicius Dias e vou guiar vocês nesse treinamento de padrões de projeto comportamentais. Como assim comportamentais, Vinicius? Você vai ensinar eles a se comportarem direito? Não, não é isso.

Existe um grupo que foi muito famoso, ainda é muito famoso, carinhosamente conhecido como The Gang of 4, a gangue dos 4, que escreveu um livro muito conhecido descrevendo 23 padrões de projeto, formas de solucionar problemas um pouco mais genéricos e bem interessante, de forma bem interessante, utilizando orientação a objetos.

Esses 23 padrões foram divididos em três categorias. A primeira são os padrões criacionais, basicamente eles provém mecanismos para você criar objetos mais complexos. Padrões estruturais, que explicam como juntar objetos de forma que mantenham uma estrutura flexível, extensível, e os que vamos tratar, que são os comportamentais, que tratam da comunicação e designação da responsabilidade de vários objetos, se comunicando entre si, trocando responsabilidades entre si.

Vamos ver alguns desses padrões de objetos, não vamos ver todos, vamos ver os principais, que fazem mais sentido, principalmente no mundo php. Todos os exemplos que colocarmos aqui, que vamos usar, tem alguma ligação com o mundo real, de alguma forma é possível ser aplicada em um desenvolvimento de uma aplicação php.

Vamos ver alguns padrões, e para isso vamos criar um sistema de gerenciamento de orçamentos. Um orçamento, que por enquanto vai começar tendo só valor, depois adicionamos quantidade de itens, estados para gerenciar com o padrão de projetos chamado de state, e nisso vamos ter vários estados nesse projeto, onde é possível calcular descontos, e falando em calcular descontos tem uma calculadora de descontos que vai utilizar outro padrão de projeto, que é o chain of responsibility.

Também temos uma calculadora de impostos, onde vimos como utilizar o padrão strategy, recebemos uma estratégia e utilizamos ela para realizar algum algoritmo. Vimos também sobre template method, que é basicamente uma forma de definir um algoritmo, template, template de algoritmo base que vai ser sobrescrito em partes específicas por classes base.

Vimos sobre observer, iterator, vamos ver sobre isso tudo, vamos ver bastante coisa, bastante conteúdo interessante, bastante conceitual, mas sempre colocando a mão na massa. Espero que você goste bastante desse conteúdo, te espero no próximo vídeo para colocarmos a mão na massa, e sempre se lembre que caso qualquer dúvida surja, não hesite, você pode entrar no fórum, entrar em contato. Eu tento responder pessoalmente sempre que dá, mas quando não consigo nossa comunidade é muito solicita, temos vários alunos e moderadores prontos para responder suas dúvidas.

Mais uma vez, seja bem-vindo, espero que você aproveite bastante esse conteúdo, e te vejo no próximo vídeo para colocar a mão na massa e começar a desenvolver esse sistema.

Strategy - Iniciando o sistema

Nesse você só vamos ver o que é necessário ter instalado na máquina para continuarmos com esse projeto, e só vamos começar a falar um pouco sobre o sistema. Para começar, obviamente você precisa do php instalado. Hoje na data da gravação a última versão é a 7.4.2, mas você precisa ter pelo menos a 7.4.0 instalada no seu sistema para dar continuidade neste treinamento.

Além do php também precisamos do composer, e vamos utilizar o autoloader dele. Abre seu terminal e garante que o composer já está instalado. Temos vídeos aqui sobre composer, temos outros cursos onde você aprende como instalar o php, então não vou tomar parte desse treinamento com essas coisas que já foram discutidas anteriormente.

Com as dependências instaladas, vamos começar o nosso projeto. Primeiro, o que é nosso projeto? Vamos criar um sistema que a partir de um orçamento calcula imposto, adiciona descontos e faz alguns cálculos. Vamos ter uma classe de orçamento. Dentro de uma pasta src vou criar uma classe chamada Orcamento, e o name space vai ser Alura\DesignPattern. E vou deixar isso dentro de uma pasta chamada src.

Criei essa classe e tudo que ela vai ter vai ser uma propriedade que vai ser um float valor. Se você estiver utilizando php storm e aparecer um erro, "Alt + Enter" e enter, ele já vai entender que você vai utilizar o php 7.4 e por isso consegue utilizar as propriedades tipadas.

Estou deixando público porque quase não vamos utilizar essa classe diretamente, não vai ter muita regra de negócio, então não vou perder tempo encapsulando ela, colocando um getter e setter.

Agora, para ter o autoloader configurado, vou criar o famoso composer.json e vou definir um autoload, vou utilizar a psr-4, e nosso name space é Alura\DesignPattern. Se você não está entendendo o que fiz aqui, volta no curso de composer que essa parte já foi explicada.

Com nosso autoloader configurado, vou no nosso terminal, executo composer dump-autoload. Caso você prefira utilizar outro name space, você pode colocar o name space que você quiser, só lembre de atualizar nos dois lugares. Tem que ser o mesmo.

Com isso já temos nosso projeto configurado para dar continuidade, para começarmos a desenvolver nossa cálculo de descontos, criar impostos, esse tipo de coisa. Agora, com nosso pontapé dado podemos partir para o próximo vídeo, colocar a mão na massa e ver realmente o que precisamos nesse sistema.

Strategy - Aplicando impostos

Bem-vindos de volta, vamos criar nossa calculadora de impostos, essa é a primeira feature que temos que implementar no nosso sistema de orçamento e precisamos saber quanto custa de imposto a partir do valor desse orçamento.

Vou criar na raiz mesmo, não vou ficar separando muito bem as classes. Vou criar uma calculadoraDeImpostos. Você pode pensar em um nome melhor, mas esse nome para mim é suficiente.

Essa calculadora de impostos vai fazer o cálculo, ela calcula o imposto sobre um orçamento. Ela recebe o orçamento e devolve o valor desse imposto, então ela vai retornar um float.

Só um adendo bem rápido, se você estiver trabalhando com valores monetários reais e precisar fazer cálculo, o ideal é utilizar alguma extensão, como a decymal math para que não percarmos precisão na hora de fazer algum cálculo. Como o objeto aqui não é ensinar a fazer cálculos com valores numéricos, e sim os padrões de projeto, vou fazer as contas com os operadores normais, mas vou deixar o texto para saber mais para que vocês entendam o que quero dizer e qual o problema de fazer cálculos como vou fazer aqui.

Continuando, o que precisamos fazer agora é devolver o valor do imposto. Mas qual imposto? Primeiro vamos calcular o valor do ICMS. Já vou deixar um adendo aqui também que não entendo sobre impostos e cálculos de impostos, então todos os valores que eu colocar são fictícios, mas vou devolver um cálculo de ICMS, que é de 10% no Estado onde estamos desenvolvendo isso.

Então vou simplesmente retornar o valor do orçamento vezes 10%. Com isso já tenho acesso ao cálculo de orçamento. Só que obviamente vai chegar uma demanda que precisamos calcular outro imposto, como ISS, que é de 6%, e não 10%, em cima do valor do orçamento.

O que podemos fazer na nossa cálculo de impostos? Podemos receber o nome do imposto, e se for ICMS vou retornar 10%. Agora, se for ISS, vou retornar 6%. Com isso já tenho minha calculadora de impostos relativamente criada. Consigo calcular ICMS, consigo calcular ISS. Vamos até criar um arquivo onde vamos testando as coisas. Obviamente precisamos do nosso autoloader.

Vou criar a calculadora de impostos, importar isso e criar um orçamento. Vou definir o valor desse orçamento como 100 reais. Agora se eu exibir o cálculo, ele vai pedir o imposto, então ICMS, se não fiz nada de errado ele vai exibir 10.

Exibiu 10. Caso eu passe ISS, exibe 6%. Só que temos dois problemas. Se eu precisar calcular um novo imposto vou precisar adicionar um case. Esses impostos tem regras muito simples, mas talvez tenha algum valor que dependa do valor do orçamento, tenha alguma regra de negócio. Então essa nossa classe vai crescer infinitamente. Sempre que eu tiver um imposto novo essa classe vai crescer. E quando temos uma classe que possivelmente cresce para sempre, isso é um sintoma óbvio de que precisamos resolver.

Existem algumas formas de resolver esse problema. Mas além desse primeiro problema de crescer para sempre, que é o principal problema, ainda existe da forma como implementamos um segundo problema que se eu digitar um imposto qualquer isso vai dar erro, porque não tenho uma regra para esse imposto qualquer. Só tenho erro. Minha classe não está preparada para receber só impostos válidos. Temos dois problemas.

Vamos atacar no próximo vídeo o principal problema, que é o fato dessa classe acabar crescendo para sempre. Te vejo no próximo vídeo para corrigirmos esse problema.

Sobre o curso Design Patterns em PHP: padrões comportamentais

O curso Design Patterns em PHP: padrões comportamentais possui 130 minutos de vídeos, em um total de 67 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de PHP em Programação, ou leia nossos artigos de Programação.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda PHP acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas