Olá! Eu sou o Roberto Pina, consultor de empresas e instrutor da Alura. Boas-vindas a este curso de frameworks de análise de negócios!
Audiodescrição: Roberto se descreve como um homem de pele clara, calvo, de olhos castanhos e sem barba. Ele usa óculos de armação retangular prateada, veste uma camiseta azul-escura, e está nos estúdios da Alura, em um cenário de fundo claro iluminado em gradiente de rosa e laranja, com uma estante preta com enfeites à esquerda e uma planta à direita.
Os objetivos deste curso envolvem apresentar os principais conceitos da análise de negócios e sua contextualização no gerenciamento de projetos, que tem uma intersecção com a disciplina.
Nas certificações CAPM e PMP do PMI, esse assunto é exigido e, portanto, estudar os fundamentos de análise de negócios vai contribuir para a sua preparação para estes exames.
O público-alvo deste curso são pessoas que desejam conhecer mais sobre gerenciamento de projetos e suas intersecções, e postulantes a essas certificações do PMI que mencionamos: a CAPM (Certified Associate in Project Management); e um nível acima, a PMP (Project Management Professional).
Apresentaremos o conceito de análise de negócios, e os papéis e responsabilidades envolvidos no seu exercício. Falaremos também sobre comunicação com stakeholders.
Em seguida, trataremos de coleta de requisitos, um assunto central em análise de negócios. Depois falaremos brevemente sobre roadmaps e metodologias, como a análise de negócio é exercida em cada abordagem metodológica de gerenciamento de projetos, e traremos também considerações sobre a validação de requisitos.
Os benefícios para você ao realizar este curso são um avanço nos seus conhecimentos sobre gerenciamento de projetos, especificamente, sobre análise de negócio e como ela conversa com o gerenciamento de projetos.
Além disso, o curso contribuirá com a sua preparação para os exames que citamos e, consequentemente, haverá uma melhora na sua competitividade no mercado de trabalho.
Vamos dar início ao conteúdo, trazendo o conceito de análise de negócios!
Uma conceituação clássica de análise de negócios é a seguinte:
Trata-se de uma disciplina que se concentra na identificação de necessidades de negócios e na busca de soluções para atender a essas necessidades.
As áreas de negócio e as operações da empresa têm necessidades para atender seus clientes, seus trabalhos internos, para o desenvolvimento de novos produtos e serviços, para se posicionar melhor na concorrência, e assim por diante. Essas necessidades precisam ser atendidas com produtos, processos e atividades que permitam o atingimento desses objetivos.
A análise de negócio identifica essas necessidades e busca soluções, especificando elementos para a construção e disponibilização dessas soluções.
Consequentemente, faz a ponte entre o negócio e áreas que desenvolvem soluções, como softwares ou processos para o perfeito funcionamento e a evolução do trabalho das áreas de negócio.
Uma curiosidade é que, assim como existe o PMI (Project Management Institute, ou Instituto de Gerenciamento de Projetos) para análise de negócios, há uma entidade internacional que é o IIBA (International Institute of Business Analysis, ou Instituto Internacional de Análise de Negócios).
Da mesma forma que existe o PMBOK para gerenciamento de projetos, existe o BABOK (Business Analysis Body of Knowledge), editado pelo IIBA.
Nas áreas de negócio, às vezes, existem necessidades não estruturadas, isto é, não muito bem definidas. Também existem expectativas irreais; existem visões de novos produtos ou serviços, ou maneiras diferentes de fazer as coisas; existem requisitos de negócio nebulosos, não formatados para uma implementação; existem sonhos, devaneios; e assim por diante.
Há uma série de coisas acerca das necessidades e expectativas de negócio, e a análise de negócio pega todo esse contexto, que é um pouco amorfo e nebuloso, e transforma em requisitos concretos de produtos e escopos de produtos.
Para atender essas necessidades nebulosas, é necessário criar soluções concretas, e a análise de negócio faz exatamente essa ponte.
Segundo o BABOK, a publicação de referência do IIBA, existem as chamadas áreas de conhecimento, ou seja, competências essenciais para a boa prática de análise de negócio. São as seguintes:
1 - Planejamento e monitoração da análise de negócios
Essa área de conhecimento envolve atividades relacionadas a planos de trabalho para análise de negócios, definição de escopos e monitoramento do progresso.
2 - Elicitação e colaboração
Trata da identificação, coleta e documentação dos requisitos por meio de técnicas de elicitação. Essas técnicas envolvem entrevistas, workshops e observação.
Há um pouco de ciência e um pouco de arte. A figura da pessoa analista de negócios identifica as necessidades, conversa com as pessoas para coletar informações, e formata essas necessidades através de uma documentação com uma estrutura que permite o endereçamento dos requisitos para serem atendidos por uma solução, fazendo, assim, a ponte necessária.
3 - Gestão e comunicação de requisitos
Enfoca a organização, a documentação e a comunicação eficaz dos requisitos, desde a área de negócios até as que construirão a solução, garantindo entendimento claro para as partes interessadas.
Entenderemos mais adiante que existe muito ruído nessa comunicação. Entre a coleta do requisito até a implementação, pode haver distorções, de tal forma que a entrega não satisfaça a necessidade. Portanto, a análise de negócios se preocupa com a eficiência dessa comunicação.
4 - Análise empresarial
Aborda a compreensão e a análise de problemas de negócios, identificando oportunidades de melhoria e recomendação de soluções. Nesse caso, temos a análise de negócios inserida em um contexto mais estratégico. Os negócios têm problemas e oportunidades que precisam ser analisados.
5 - Rastreabilidade e monitoramento de requisitos
Lida com a criação e manutenção da rastreabilidade entre os requisitos, as soluções propostas e os componentes relacionados. Uma necessidade se relaciona com a outra em uma estrutura, muitas vezes, hierárquica. A análise de negócios precisa ter essa rastreabilidade para sabermos que determinada parte de uma solução foi motivada por determinado requisito.
Portanto, alterando essa característica do produto, afetamos o requisito.
6 - Avaliação e validação de soluções
Inclui atividades relacionadas à avaliação das soluções propostas para garantir que elas atendam os requisitos e objetivos do negócio. Dessa forma, propomos soluções que precisam ser bem direcionadas, e a implementação do que foi feito para atender à necessidade precisa ser validada.
7 - Competências analíticas
Refere-se às habilidades pessoais e conhecimentos necessários para que uma pessoa profissional seja eficaz em análise de negócios. Quanto mais a pessoa responsável por desempenhar essa função entender sobre o negócio em si, melhor. Mas, além disso, ela precisa entender sobre análise de negócios.
Se essa pessoa dominar realmente a análise de negócios, é possível realizar isso em diferentes assuntos de maneira eficaz. Ela passa a aprender a respeito, não a nível de se tornar especialista, mas de maneira suficiente para entender a necessidade e transformar em requisito concreto de produto.
A análise de negócios é uma atividade profissional bastante interessante, que acaba alimentando escopos de projetos e desenvolvimento de produtos. Assim, temos a intersecção entre a análise de negócios e projetos e seu gerenciamento.
Em linhas gerais, é disso que trata a análise de negócios. Na sequência, falaremos sobre papéis e responsabilidades de análise de negócios!
Quais os principais papéis e responsabilidades no exercício da análise de negócio?
Primeiramente, temos a figura da pessoa analista de negócios. Essa pessoa é responsável pela realização de atividades de análise de negócios, colaborando com as partes interessadas da área de negócios para, por exemplo, entender suas necessidades.
É importante explicar que essas necessidades devem ser reais, pois, muitas vezes, existem confusões entre sintoma e causa. Portanto, é necessário estruturar esse conjunto de necessidades.
Além disso, a pessoa colabora para identificar soluções para atendê-las adequadamente; para documentar requisitos, de modo que a equipe possa construir algo que atenda às necessidades; e, por fim, apoiar a implementação de soluções. Sendo assim, a pessoa analista de negócios faz a ponte entre as necessidades de negócio e quem vai implementar as soluções.
Temos também a liderança de análise de negócios, que lidera a equipe de analistas de negócios, garantindo a qualidade e a consistência das atividades de análise de negócios.
Essa pessoa atua como uma espécie de mentora, fazendo um link da atividade com aspectos estratégicos da organização e apoiando no planejamento. Em alguns contextos, essa pessoa pode ser considerada como uma gestora dos analistas de negócios.
Outro papel importante é o do especialista em domínio, que é uma pessoa analista de negócios mais especializada em algum assunto. Essa pessoa tem um conhecimento específico de algum tipo de negócio ou assunto e, dessa forma, pode fornecer um conhecimento especializado, ajudando a equipe de análise de negócios a compreender determinados detalhes.
A atividade de especialista em domínio envolve:
- Explicar conceitos e termos do domínio;
- Auxiliar na elicitação de requisitos;
- E validar as soluções propostas.
Temos também o arquiteto de negócios, pessoa que projeta e garante a integração eficiente de processos de negócios, sistemas e tecnologias para atender aos objetivos estratégicos da organização.
No exercício da arquitetura de negócios, são desenvolvidos modelos de arquitetura, definidos alguns padrões, e realizados alinhamentos com a estratégia de TI.
O arquiteto de negócios não é um técnico puro, mas entende de tecnologia e sistemas, conseguindo fazer um link entre as tecnologias disponíveis e as necessidades e os processos de negócio.
A pessoa gerente de mudanças tem um papel bastante comum, principalmente nas organizações maiores, de gerenciar o impacto das mudanças organizacionais resultantes da análise de negócios.
Quando a análise de negócio gera uma solução ou avança com uma solução, isso causa uma mudança no ambiente operativo. A transição para essa nova versão precisa ser feita de maneira controlada.
A gerência de mudanças envolve: o planejamento de estratégias de comunicação para essa transição de mudanças; treinamento para as novas versões operativas; e suporte no pós-implementação.
Por fim, temos a figura de gerente de projetos. A gerência de projetos não é uma subdivisão da atividade de analista de negócios, mas tem uma função de intersecção que planeja, executa e monitora o progresso de um projeto, de modo que o produto desse projeto atenda aos objetivos do negócio.
A pessoa gerente de projetos faz planejamento, monitora o progresso, resolve problemas e relata o status. Portanto, gerência de projetos e análise de negócios são áreas muito próximas, pois o gerente de um projeto de uma solução receberá da análise de negócios os insumos essenciais para a composição do escopo do produto.
Depois, a pessoa gerente de mudanças faz a transição dessas versões operacionais e, assim, esses papéis passam a trabalhar em uma sinergia rumo ao atendimento das necessidades das áreas de negócio.
Na sequência, vamos falar sobre um assunto fundamental em análise de negócios: a comunicação com stakeholders!
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