Alura > Cursos de Data Science > Cursos de Business Intelligence > Conteúdos de Business Intelligence > Primeiras aulas do curso Power BI: conhecendo o serviço

Power BI: conhecendo o serviço

Cenário - Apresentação

Olá! Te desejo as boas-vindas a este curso!

Que tal aprender as funcionalidades online do Power BI? Meu nome é Ana Duarte e te convido a conhecer o que preparamos para este curso!

Eu sou uma mulher branca, de olhos castanhos, com cabelos rosa claro, curto e ondulados. Visto uma blusa estampada, na qual destacam-se as cores azul, laranja e rosa. Estou sentada em uma cadeira preta e, ao fundo, há uma parede lisa com iluminação verde.

Nesta jornada, iremos aprender as necessidades da empresa Lótus e como ela lida com sua análise de dados.

Neste case, vamos explorar as diferentes maneiras de obter informações na plataforma e personalizar os conjuntos de dados explorando a aba Hub, além de torná-los relevantes e construir conteúdos a partir deles. Depois, vamos gerar um relatório automático e, em seguida, construir um relatório do zero na plataforma online.

Em seguida, criaremos um dashboard (painel) que unirá informações visuais de diferentes relatórios e acompanharemos os OKR's da empresa Lótus, construindo os visuais de métricas. Para finalizar, vamos aglomerar esses tipos em um aplicativo do Power BI que vai estruturá-los em uma página da Web.

Depois de construir esses diferentes conteúdos, iremos conhecer estratégias para mantê-los atualizados. Então, instalaremos o Gateway de Dados que fará a ponte entre os dados online e os dados locais. Além disso, faremos uma atualização manualmente para, depois, conhecermos a atualização automática, programando horários para que ela aconteça.

Por fim, com os dados criados e atualizados, conseguiremos compartilhar os conteúdos com diferentes pessoas, sejam elas colaboradoras da empresa ou externas. Neste tipo de compartilhamento, vamos explorar as possibilidades de exportação em diversos formatos como, por exemplo, o Power Point.

Vale lembrar que, aqui, também vamos explorar as funcionalidades dos diferentes tipos de licença do Power BI: Free, Pro e Premium, o que será sinalizado no decorrer das aulas e atividades - todas pensadas para que você tenha a experiência completa dentro da plataforma.

Te convido a entender as funcionalidades do Power BI Serviço! Vamos lá?

Cenário - Storytelling

Para iniciar, vamos ao caso com o qual trabalharemos no decorrer deste curso.

A Lótus é uma empresa que vende cadeiras de escritório e atua em todas as regiões do Brasil. Vamos centralizar nosso estudo de caso na gerência de agilidade, que possui dois departamentos: de vendas e de logística.

Cada departamento possui uma peculiaridade na hora de trabalhar com seus dados. O de vendas tem mais maturidade para lidar com os dados e dispõe do faturamento desde 2019, estruturado em relatórios e painéis que são acompanhados em diversas visualizações e foram construídos dentro do Power BI.

Por outro lado, o departamento de logística ainda não possui seus dados centralizados em um local. O que possuem é uma planilha na qual são colocados os resultados dos pedidos. Apesar disso, as análises são descentralizadas, pois os indivíduos consomem os dados e os colocam em relatórios de diferentes formatos, o que, historicamente, não coopera com uma análise estruturada e centralizada.

Para alinhar com o objetivo da Lótus, que possui uma cultura data driven, ou seja, tomadas de decisões utilizando dados, vamos centralizar essas informações em um único lugar e criar vários conteúdos para estruturar as análises.

Para isso, usaremos o Power BI Serviço, que utiliza a plataforma Power BI para centralizar o processo na nuvem, ou seja, em um local online.

Agora que entendemos o contexto e nos familiarizamos um pouco com a especificidade de cada departamento, entendendo suas necessidades, podemos partir para o Power Bi Serviço e entender como ele pode ajudar cada um desses setores.

Cenário - Ambientalização

Anteriormente, conhecemos a gerência de agilidade da Lótus, os departamentos de vendas e logística, e como tratam seus dados internamente.

Agora, conheceremos o Power BI Serviço para entender melhor cada funcionalidade que ele consegue nos entregar. Vamos lá?

No navegador, acessaremos "powerbi.com". A instrutora já possui uma conta, portanto, ao acessá-lo, foi aberto diretamente em seu login. Para criar uma conta Power BI, deixaremos uma atividade guiando-o.

Ao entrarmos em nossa conta, conseguimos identificar que estamos logados no canto superior direito, em perfil, que, ao clicarmos, identifica o e-mail e tipo de licença atribuído à conta em questão. Podemos ter uma conta Free, Pro e Premium, cada uma com níveis de funcionalidades diferentes. Para explorar essas diferentes licenças, disponibilizamos uma atividade.

Vale lembrar que o Power BI Serviço é em nuvem, online, então é diferente de serviços que necessitam de download como, por exemplo, o Report Builder ou o Power BI Desktop. Neste caso, precisamos apenas de internet e um navegador para acessá-lo. Vamos explorá-lo!

Inicialmente, ao acessarmos nossa conta, temos vários conteúdos ordenados por prioridade. Dessa forma, podem constar em destaque arquivos atualizados ou acessados recentemente, por exemplo. Mais abaixo, temos uma listagem de conteúdos aos quais a conta tem acesso, tenham sido ele criados por você ou por alguém que lhe concedeu acesso.

Clicaremos em "Tipo", na barra superior da listagem, apenas para ordená-los e conseguir melhor diferenciar os diversos itens e conteúdos. Note que temos os tipos aplicativo, conjunto de dados, painel, pasta de trabalho, relatório, workspace, entre outros que podemos encontrar, como data mart e fluxo de dados.

Até aqui, temos uma noção da diversidade de itens e conteúdos que podemos criar e trabalhar no Power BI, embora cada um atenda à uma necessidade específica, que devemos explorar ao longo do curso. Observe, inclusive, que tipo possui um ícone, o que facilita na identificação.

Outro ponto que devemos notar é a localização, pois observe que cada item está em um local diferente, embora todos estejam nessa listagem, o que facilita a centralização. No Power BI, chamaremos essa localização de workspace, ou seja, espaço de trabalho.

Para uma conta Free, que não necessita de pagamento nem licença especial, há o workspace pessoal, chamado de "My workspace", onde é possível criar e armazenar itens. No entanto, este campo tem um caráter mais pessoal. Nas licenças Pro e Premium, conseguimos criar um workspace específico, que nos permite compartilhar e criar outras funcionalidades a partir dele.

Para a gerência de agilidade, criaremos um workspace específico, assim, conseguimos reunir todos os conteúdos produzidos ao longo do curso, além de compartilhá-los com outras pessoas.

Para isso, acessaremos o menu lateral esquerdo, onde temos diferentes abas. Nele, iremos em "Workspaces", que abrirá os criados e vinculados à conta em questão. Criaremos um novo clicando em "Criar Workspace" e o nomearemos de "Ecossistema L", descrevendo-o da seguinte maneira:

Container para conjunto de dados, relatórios e painéis da gerência de agilidade

Para personalizar ainda mais, podemos incluir uma imagem clicando em "Carregar" e selecionando a logo da Lótus.

Feito isso, basta clicar em "Salvar" e nosso workspace será criado.

Pronto! Já temos um espaço de trabalho no workspace, apropriado para armazenar e compartilhar os conteúdos que criaremos a partir de agora.

Sobre o curso Power BI: conhecendo o serviço

O curso Power BI: conhecendo o serviço possui 117 minutos de vídeos, em um total de 50 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Business Intelligence em Data Science, ou leia nossos artigos de Data Science.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Business Intelligence acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas