Alura > Cursos de Data Science > Cursos de Business Intelligence > Conteúdos de Business Intelligence > Primeiras aulas do curso Power BI: mergulhando na linguagem M

Power BI: mergulhando na linguagem M

A linguagem - Apresentação

Olá! Bem-vindos ao curso Power BI: mergulhando na linguagem M! Meu nome é David Neves e serei seu instrutor nessa jornada.

David Neves é um homem pardo, com barba, bigode e cabelos escuros e curtos. Veste uma camiseta preta lisa. Em sua frente, um microfone na altura do queixo. Ao fundo, um sofá e uma parede com quadros sob uma iluminação verde.

Neste curso, aprenderemos o que é a linguagem M, sua importância e os motivos pelos quais a utilizaremos neste projeto. Mergulharemos no conteúdo entendendo os fundamentos da linguagem ao trabalhar com variáveis, listas, tabelas, registros etc, além de desenvolver funções personalizadas, manusear iteradores, condicionais e loops, e lidar com o tratamento de erros.

Desenvolveremos um projeto final no qual consumiremos uma API que lista os médicos e médicas. Neste projeto, conseguiremos aplicar os conceitos estudados no decorrer do curso.

Vamos lá? Conto com você!

A linguagem - Case a ser desenvolvido

Vamos supor que você é analista de dados em uma empresa e surgiu a necessidade de listar médicos e médicas, com suas respectivas informações, através de uma API do sistema de clínicas médicas para marcação de consultas.

API é a sigla para Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicação, em português. Trata-se de mecanismos que permitem que dois componentes de software se comuniquem usando um conjunto de definições e protocolos. Em outras palavras, é um conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por um software para a utilização das suas funcionalidades por aplicativos.

Para consumir essa API, precisamos entender como será feita a requisição, quais os parâmetros dessa requisição e como será o formato de retorno, que se refere à formatação do tipo JSON, sobre a qual entenderemos a estrutura e veremos quais informações estão vindo da API.

Vale ressaltar, no entanto, que é inviável analisar o formato JSON sem uma ferramenta propícia. Pensando nisso, adotaremos a linguagem M, dentro do Power Query e do Power BI, desde a conexão à API até a modelagem e estruturação dos dados, viabilizando a análise dessas informações.

Por tratar-se de um curso que visa o aprofundamento na linguagem M, recomenda-se que você tenha feito o curso de Power BI Desktop: Tratamento de dados no Power Query, dessa forma estará ambientalizado e mais preparado para imergir nesta jornada. Vamos conhecer a linguagem M!

A linguagem - Linguagem M

A linguagem M é estruturada dentro do editor do Power Query, no Power BI, que nos possibilita a obtenção e manipulação de dados, e realização de cálculos, desde a criação de colunas até a aquisição de resultados.

Diante das diversas funcionalidades oferecidas pelo Power Query, surge a seguinte dúvida: qual é o ganho de utilizar a linguagem M?

Entre outras vantagens, podemos citar melhor estruturação das etapas, performance maior e soluções customizadas e personalizadas, além da possibilidade de lidar com erros.

Agora que entendemos a importância da linguagem M, veremos como trabalhar no editor do Power Query. Para isso, acesse o editor, abra o Power BI e entre na área de transformação de dados. A partir de agora, aprenderemos a criar uma consulta nula, algo que adotaremos como hábito sempre que formos construir uma estrutura.

Na página inicial, clique na opção "Nova Fonte", no canto superior esquerdo, e vá em "Consulta Nula". Ao clicar, perceba que surgiu uma consulta na barra lateral esquerda da página. Note, também, que apareceu uma barra de fórmulas.

Caso você não tenha a barra de fórmulas ativada, vá em "Exibição", na parte superior do editor, e marque o quadro correspondente à "Barra de Fórmulas".

Nesta barra, conseguimos executar uma função ou acessar o que foi feito em cada uma das etapas aplicadas. Ao clicar no símbolo fx, na barra de fórmulas, uma nova etapa personalizada aparecerá na lateral direita.

Voltando à guia inicial, acessaremos a parte mais importante para a manipulação dos dados: o editor avançado. Ao selecionar a consulta, temos a opção de acessá-lo, que deve aparecer na parte superior da guia. Ao clicar, nos trará uma nova janela com o nome da consulta, no lado superior esquerdo, e a estrutura específica da linguagem M. Para melhor visualizá-la, utilize o atalho "Ctrl + Shift + +", que funciona como zoom. Esta deve ser a estrutura demonstrada na tela:

let
        Fonte = "",
        Personalizar1 = Fonte
in
        Personalizar1

Vamos nos atentar a duas partes do código,let e in, que são dois blocos de execução. No bloco let realizamos todos os tratamentos, inclusive manipulação e obtenção de dados, além da estrutura do editor avançado de consulta. O in, por sua vez, trata-se do retorno do que foi estruturado no bloco anterior, ou seja, em let.

Essa estrutura nos traz, ainda, algumas possibilidades de execução que facilitam a utilização da linguagem M. No canto superior direito, em "Opções de Exibição", existem algumas seleções como "Exibir número de linhas", "Renderizar espaço em branco", "Exibir minimapa" e "Habilitar quebra automática de linha", que facilitam a manipulação do código ao permitir o controle de linhas, facilitar a indentação e formatação, além de possibilitar a visualização da estrutura e da visão completa do código de acordo com a proporção da janela. Sendo assim, se for de sua preferência, você pode habilitá-las a fim de obter uma renderização semelhante à de outros editores de código, como o VS Code, por exemplo.

Ao definir suas preferências, clique em concluído.

Após essa breve ambientação, conheceremos os fundamentos da linguagem M. Te vejo nos próximos vídeos!

Sobre o curso Power BI: mergulhando na linguagem M

O curso Power BI: mergulhando na linguagem M possui 124 minutos de vídeos, em um total de 60 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Business Intelligence em Data Science, ou leia nossos artigos de Data Science.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Business Intelligence acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas