Olá! Bem-vindos ao curso Power BI: mergulhando na linguagem M! Meu nome é David Neves e serei seu instrutor nessa jornada.
David Neves é um homem pardo, com barba, bigode e cabelos escuros e curtos. Veste uma camiseta preta lisa. Em sua frente, um microfone na altura do queixo. Ao fundo, um sofá e uma parede com quadros sob uma iluminação verde.
Neste curso, aprenderemos o que é a linguagem M, sua importância e os motivos pelos quais a utilizaremos neste projeto. Mergulharemos no conteúdo entendendo os fundamentos da linguagem ao trabalhar com variáveis, listas, tabelas, registros etc, além de desenvolver funções personalizadas, manusear iteradores, condicionais e loops, e lidar com o tratamento de erros.
Desenvolveremos um projeto final no qual consumiremos uma API que lista os médicos e médicas. Neste projeto, conseguiremos aplicar os conceitos estudados no decorrer do curso.
Vamos lá? Conto com você!
Vamos supor que você é analista de dados em uma empresa e surgiu a necessidade de listar médicos e médicas, com suas respectivas informações, através de uma API do sistema de clínicas médicas para marcação de consultas.
API é a sigla para Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicação, em português. Trata-se de mecanismos que permitem que dois componentes de software se comuniquem usando um conjunto de definições e protocolos. Em outras palavras, é um conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por um software para a utilização das suas funcionalidades por aplicativos.
Para consumir essa API, precisamos entender como será feita a requisição, quais os parâmetros dessa requisição e como será o formato de retorno, que se refere à formatação do tipo JSON, sobre a qual entenderemos a estrutura e veremos quais informações estão vindo da API.
Vale ressaltar, no entanto, que é inviável analisar o formato JSON sem uma ferramenta propícia. Pensando nisso, adotaremos a linguagem M, dentro do Power Query e do Power BI, desde a conexão à API até a modelagem e estruturação dos dados, viabilizando a análise dessas informações.
Por tratar-se de um curso que visa o aprofundamento na linguagem M, recomenda-se que você tenha feito o curso de Power BI Desktop: Tratamento de dados no Power Query, dessa forma estará ambientalizado e mais preparado para imergir nesta jornada. Vamos conhecer a linguagem M!
A linguagem M é estruturada dentro do editor do Power Query, no Power BI, que nos possibilita a obtenção e manipulação de dados, e realização de cálculos, desde a criação de colunas até a aquisição de resultados.
Diante das diversas funcionalidades oferecidas pelo Power Query, surge a seguinte dúvida: qual é o ganho de utilizar a linguagem M?
Entre outras vantagens, podemos citar melhor estruturação das etapas, performance maior e soluções customizadas e personalizadas, além da possibilidade de lidar com erros.
Agora que entendemos a importância da linguagem M, veremos como trabalhar no editor do Power Query. Para isso, acesse o editor, abra o Power BI e entre na área de transformação de dados. A partir de agora, aprenderemos a criar uma consulta nula, algo que adotaremos como hábito sempre que formos construir uma estrutura.
Na página inicial, clique na opção "Nova Fonte", no canto superior esquerdo, e vá em "Consulta Nula". Ao clicar, perceba que surgiu uma consulta na barra lateral esquerda da página. Note, também, que apareceu uma barra de fórmulas.
Caso você não tenha a barra de fórmulas ativada, vá em "Exibição", na parte superior do editor, e marque o quadro correspondente à "Barra de Fórmulas".
Nesta barra, conseguimos executar uma função ou acessar o que foi feito em cada uma das etapas aplicadas. Ao clicar no símbolo fx, na barra de fórmulas, uma nova etapa personalizada aparecerá na lateral direita.
Voltando à guia inicial, acessaremos a parte mais importante para a manipulação dos dados: o editor avançado. Ao selecionar a consulta, temos a opção de acessá-lo, que deve aparecer na parte superior da guia. Ao clicar, nos trará uma nova janela com o nome da consulta, no lado superior esquerdo, e a estrutura específica da linguagem M. Para melhor visualizá-la, utilize o atalho "Ctrl + Shift + +", que funciona como zoom. Esta deve ser a estrutura demonstrada na tela:
let
Fonte = "",
Personalizar1 = Fonte
in
Personalizar1
Vamos nos atentar a duas partes do código,let
e in
, que são dois blocos de execução. No bloco let
realizamos todos os tratamentos, inclusive manipulação e obtenção de dados, além da estrutura do editor avançado de consulta. O in
, por sua vez, trata-se do retorno do que foi estruturado no bloco anterior, ou seja, em let
.
Essa estrutura nos traz, ainda, algumas possibilidades de execução que facilitam a utilização da linguagem M. No canto superior direito, em "Opções de Exibição", existem algumas seleções como "Exibir número de linhas", "Renderizar espaço em branco", "Exibir minimapa" e "Habilitar quebra automática de linha", que facilitam a manipulação do código ao permitir o controle de linhas, facilitar a indentação e formatação, além de possibilitar a visualização da estrutura e da visão completa do código de acordo com a proporção da janela. Sendo assim, se for de sua preferência, você pode habilitá-las a fim de obter uma renderização semelhante à de outros editores de código, como o VS Code, por exemplo.
Ao definir suas preferências, clique em concluído.
Após essa breve ambientação, conheceremos os fundamentos da linguagem M. Te vejo nos próximos vídeos!
O curso Power BI: mergulhando na linguagem M possui 124 minutos de vídeos, em um total de 60 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Business Intelligence em Data Science, ou leia nossos artigos de Data Science.
Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:
Impulsione a sua carreira com os melhores cursos e faça parte da maior comunidade tech.
1 ano de Alura
Assine o PLUS e garanta:
Formações com mais de 1500 cursos atualizados e novos lançamentos semanais, em Programação, Inteligência Artificial, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.
A cada curso ou formação concluído, um novo certificado para turbinar seu currículo e LinkedIn.
No Discord, você tem acesso a eventos exclusivos, grupos de estudos e mentorias com especialistas de diferentes áreas.
Faça parte da maior comunidade Dev do país e crie conexões com mais de 120 mil pessoas no Discord.
Acesso ilimitado ao catálogo de Imersões da Alura para praticar conhecimentos em diferentes áreas.
Explore um universo de possibilidades na palma da sua mão. Baixe as aulas para assistir offline, onde e quando quiser.
Acelere o seu aprendizado com a IA da Alura e prepare-se para o mercado internacional.
1 ano de Alura
Todos os benefícios do PLUS e mais vantagens exclusivas:
Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos, corrige exercícios e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com a Luri até 100 mensagens por semana.
Aprenda um novo idioma e expanda seus horizontes profissionais. Cursos de Inglês, Espanhol e Inglês para Devs, 100% focado em tecnologia.
Transforme a sua jornada com benefícios exclusivos e evolua ainda mais na sua carreira.
1 ano de Alura
Todos os benefícios do PRO e mais vantagens exclusivas:
Mensagens ilimitadas para estudar com a Luri, a IA da Alura, disponível 24hs para tirar suas dúvidas, dar exemplos práticos, corrigir exercícios e impulsionar seus estudos.
Envie imagens para a Luri e ela te ajuda a solucionar problemas, identificar erros, esclarecer gráficos, analisar design e muito mais.
Escolha os ebooks da Casa do Código, a editora da Alura, que apoiarão a sua jornada de aprendizado para sempre.