Olá, tudo bem? Sou Felipe Labouriau, designer e instrutor na Alura. Quero te convidar a participar do curso de apresentações com o PowerPoint.
Antes de falar um pouco mais sobre o conteúdo que vamos trabalhar durante o curso, para fins de acessibilidade, vou me descrever e descrever o ambiente de onde estou gravando.
Audiodescrição: Felipe de identifica como um homem de pele branca. Tem cabelos e olhos castanhos. Usa bigode e uma camiseta preta. Ao fundo, quarto com projeção de luz degradê do rosa para o azul e um quadro pendurado na parede à esquerda.
Neste curso sobre apresentações com o PowerPoint, vamos mergulhar a fundo nesse software, explorando técnicas e funcionalidades que vão gerar um material com acabamento profissional.
Mas não será apenas um curso técnico, porque vamos, ao mesmo tempo em que conhecemos essas ferramentas, aplicar noções fundamentais de design para que as nossas decisões criativas ao longo da apresentação sejam as mais assertivas possíveis.
Além disso, vamos criar um material com acabamento profissional e, principalmente, que funcione como suporte de quem está falando. Afinal, uma apresentação funciona junto com uma pessoa apresentadora.
Na primeira aula, vamos iniciar o curso abrindo o PowerPoint. Vamos explorar a interface e entender como criar elementos dentro de um slide.
Na sequência, faremos a criação de um tema. Para isso, vamos elaborar variantes de cores e tipografia para começar a construção de uma base da apresentação, isto é, de um layout fundamental.
Na aula seguinte, vamos conhecer um conceito muito importante de slide mestre, que vai nos ajudar a ter um processo criativo que suporte a escalabilidade. Essa funcionalidade nos ajudará a criar várias apresentações com uma mesma identidade visual.
A partir da terceira aula, vamos analisar o roteiro da apresentação, que vai servir de base para o conteúdo. Em outras palavras, vamos pegar o conteúdo textual do roteiro e levar para o PowerPoint.
A partir desse momento, vamos utilizar de maneira mais expressiva as ferramentas e funcionalidades do PowerPoint para dar o acabamento visual no nosso material. Para isso, trabalharemos com a inserção de imagens, configuração de textos, criação de gráficos e tabelas e ajuste de imagens e textos para aplicar uma hierarquia correta de informação.
Além disso, a apresentação será visualmente estimulante e dinâmica, por meio da variação dentro de um layout básico. Desse modo, nosso material não ficará tedioso e cada slide terá um visual que compreenda a mesma identidade visual, mas que, ainda assim, seja um pouco diferente.
Esse curso é pensado para você que está começando no PowerPoint e, que, por vezes, nunca nem mexeu na ferramenta. Caso você já trabalhe no PowerPoint, pode ser interessante também conhecer um processo criativo que traz parâmetros do design.
Te esperamos no próximo vídeo do curso!
Vamos iniciar o curso tendo um primeiro contato com o PowerPoint, o que será especialmente útil para quem nunca trabalhou com esse software antes ou para quem está dando os primeiros passos.
Talvez você esteja se perguntando: "Já utilizei o PowerPoint. Será que preciso assistir esse vídeo?" Na verdade, mais importante do que ter esse contato inicial é entender o raciocínio que vamos desenvolver ao longo do vídeo.
Queremos criar uma nova apresentação de slides. Ao abrir o PowerPoint, estaremos na página inicial, conforme assinalado no menu na lateral esquerda da interface. Nela, podemos navegar até a seção "Novo" para criar uma apresentação em branco.
Caso quiséssemos continuar uma apresentação que já criamos, podemos conferir a lista dos documentos modificados recentemente na seção "Recente" na parte inferior da página inicial.
Podemos clicar tanto em "Apresentação em Branco" quanto na opção "Novo > Apresentação em Branco", localizada no menu da lateral esquerda, para criar uma apresentação vazia. Feito isso, seremos redirecionados para a tela de edição de slides.
O espaço mais relevante dessa tela é justamente a prancheta chamada de área de trabalho, que é um grande retângulo branco no centro da tela. Tudo que vai aparecer na apresentação deve estar dentro desse espaço reservado aos slides.
Repare que já temos uma caixa de texto que indica "Clique para adicionar um título" e, logo abaixo, outra caixa de texto que indica "Clique para adicionar um subtítulo".
Digamos que você esteja trabalhando em uma apresentação que já tem uma identidade visual, como, por exemplo, para sua empresa. Provavelmente, você já vai ter uma tipografia e um esquema de cores específico para utilizar. Vamos aprender como trabalhar com isso dentro do slide.
Vamos clicar na caixa de título e escrever a palavra "Olá". Logo abaixo, na caixa de subtítulo, vamos escrever "Este é o curso de PowerPoint".
Para seguir uma identidade visual, é preciso estilizar esse texto. Vamos começar pelo título. Podemos clicar e arrastar ou dar um duplo clique para selecionar a palavra para abrir um menu flutuante logo acima do texto selecionado para fazer edições rápidas.
Repare que essas opções do menu flutuante também aparecem no cabeçalho do software. O que significa que esse cabeçalho sempre vai ter as opções de edição dos elementos visuais - que podem ser textos, imagens ou grafismos do slide. No caso da tipografia, trabalhamos nessa aba chamada "Página Inicial".
Com o texto selecionado, podemos trocar a família tipográfica. Por padrão, a família tipográfica dos títulos no PowerPoint é a Aptos Display. No dropdown do tipo da fonte, vamos selecionar a Abril Fatface para modificar o estilo do título.
Para trocar a cor do texto, vamos clicar na seta para expandir a opção "Cor da fonte" e selecionar, por exemplo, a cor laranja.
Além disso, queremos que o fundo do slide tenha outra cor. Se clicamos em uma parte vazia do slide, não aparece a opção de editar o fundo. No cabeçalho do PowerPoint, devemos acessar a aba chamada "Design" e clicar na opção "Formatar tela de fundo".
Na lateral direita, abre-se um painel com parâmetros de preenchimento. Nesse caso, vamos manter a opção "Preenchimento sólido" marcada e, na opção "Cor", vamos clicar no ícone de balde de cor para trocar o fundo do branco para o preto.
Agora, não conseguimos mais ler o texto do subtítulo, que também está na cor preta. Basta dar um duplo clique no subtítulo e trocar a cor para o branco.
Digamos que essa seja a identidade visual que precisamos seguir. Um fundo preto, a tipografia Abril Fatface para títulos na cor laranja e a tipografia em branco para o texto corrido.
Agora, queremos criar um slide novo seguindo essa identidade visual.
Na barra lateral esquerda, aparecem as miniaturas dos slides da apresentação. Atualmente, temos apenas um slide criado. Nessa lateral, vamos clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção "Novo slide".
Porém, o novo slide não está com fundo preto e nem com as características de tipografia que acabamos de definir. Teríamos que manualmente mudar a tipografia e a cor de cada texto. Imagina se tivéssemos que fazer isso para todos os slides de uma longa apresentação!
Para essas situações, podemos trabalhar com a criação de temas dentro do PowerPoint. Vamos entender como fazer isso nessa aula a partir do próximo vídeo.
No vídeo anterior, entendemos a problemática relacionada à criação de novos slides no PowerPoint que não seguem o padrão de cores e tipografia que escolhemos no slide anterior. Neste vídeo, vamos resolver esse problema e criar esse padrão.
As decisões criativas que tomamos no vídeo anterior, em que selecionamos uma família tipográfica e algumas cores, foram aleatórias para servir de exemplo. Agora, vamos de fato trabalhar com uma identidade visual.
A identidade visual que vamos usar é da marca chamada Boltfunds, uma empresa que faz investimentos no setor de produção de energia.
O manual de identidade visual da Boltfunds explica os elementos visuais da marca. Esse arquivo PDF contém o índice, a apresentação do que é esse documento, o conceito da marca, o símbolo que constitui a Boltfunds, o logotipo e as cores.
Existem três cores distintas na paleta de cores da marca:
Para levar a paleta de cores para o PowerPoint, vamos selecionar o código hexadecimal (HEX) de cada cor. Esse código é uma combinação de letras e números, precedido por uma cerquilha (#
) e denota uma cor específica dentro do modelo de cores RGB.
O modelo de cores RGB (red, green, blue) é a mistura de luzes vermelha, verde e azul que vai produzir as cores que enxergamos em monitores, como a tela do seu computador ou a tela de um smartphone.
Primeiro, vamos selecionar o código hexadecimal que se refere ao azul-escuro, clicar com o botão direito e escolher a opção "Copiar".
Voltando no PowerPoint, posso deletar o slide que havíamos acrescentado anteriormente. Basta apertar o botão direito do mouse e selecionar "Excluir Slide" ou apenas apertar a tecla "Delete".
Desse modo, voltamos para o slide inicial. Dentro da aba "Design", no cabeçalho do PowerPoint, vamos clicar na seta à direita para expandir a seção "Variantes". Desse modo, vamos ter alguns parâmetros que podem ser definidos, como cores, fontes, efeitos e estilos de plano de fundo.
No momento em que passamos o mouse sobre os parâmetros de cores, aparece uma lista de padrões do Office. Ao passar o mouse em cima desses padrões, as cores presentes no slide inicial vão mudando.
Para criar o nosso tema, devemos clicar na opção "Personalizar cores" no final dessa lista. No menu flutuante chamado "Criar novas cores de tema", vamos dar um nome a essa nova paleta de cores. Para isso, basta escrever "Boltfunds" no campo "Nome".
Não vamos mudar as quatro primeiras opções que começam com "Texto/Plano de fundo". Na verdade, o que nos interessa, são as cores de ênfase. No nosso caso, temos apenas três cores. Então, não precisamos configurar ênfase 4, 5 e 6.
Em "Ênfase 1", vamos clicar no retângulo de cor onde já teremos algumas cores de tema selecionadas. Se você estiver criando uma paleta, pode trabalhar com essas cores. Caso prefira trazer cores específicas, como é o caso desse curso, é preciso clicar na opção "Mais cores".
Dentro da janela de "Mais cores", voltamos com o campo hexadecimal para colar o código da cor azul escura. Colamos o código #192442
com o atalho "Ctrl + V" e confirmamos a ação no botão "OK" no canto superior direito.
Podemos voltar no PDF, selecionar e copiar o código hexadecimal do tom de azul-médio com o atalho "Ctrl + C". No PowerPoint, vamos mudar a cor de "Ênfase 2" de laranja para o código #6a58cc
que copiamos.
Por último, vamos selecionar e copiar o tom de verde do manual. No PowerPoint, vamos colar o código #43d59f
na opção de "Ênfase 3".
Mais uma vez, não precisamos nos preocupar com as demais ênfases. Basta clicar no botão "Salvar" na parte inferior da janela. Desse modo, a paleta de cores que criamos já está aplicada e, com isso, a cor do título e do fundo mudaram.
Caso você não queira trabalhar com essa cor específica para o título, é possível trocar por outra cor da paleta. Basta selecionar o título e, no menu de edição rápida, vamos clicar em "Cor da fonte" e selecionar a cor de tema desejada, por exemplo, o verde-claro.
Outro parâmetro importante da identidade visual da Boltfunds é a família tipográfica, que está definida na parte de tipografia do manual da marca.
Nesse caso, é a família tipográfica chamada Poppins. Vamos disponibilizá-la para download, caso você queira instalar essa fonte na sua máquina para utilizá-la.
Vamos adicionar essa família tipográfica no nosso tema personalizado do PowerPoint.
Mais uma vez, clicando na seta da seção "Variante" na aba "Design", vamos acessar as "Fontes". Como não queremos os padrões do Office, vamos clicar em "Personalizar fontes".
Na janela "Criar novas fontes de tema", vamos nomear essa personalização de fontes de "Boltfunds".
No campo "Fonte de título", vamos clicar no dropdown e buscar por "Poppins". Como estamos falando de título, tem que ser uma tipografia que chame mais atenção, que tenha mais peso visual. Portanto, vamos trabalhar com a "Poppins ExtraBold" que é um negrito forte.
Na lateral direita, podemos conferir um exemplo de como ficará a relação entre as tipografias.
Depois de trocar a fonte de título, vamos modificar a fonte do texto. No dropdown "Fonte de corpo", vamos procurar pela "Poppins". Não precisamos descer manualmente com a roda do mouse, podemos simples escrever o nome da fonte no campo para encontrá-la. Como essa fonte não vai ser tão chamativa, vamos trabalhar com ela na sua versão normal.
Por fim, vamos clicar no botão "Salvar" na parte inferior da janela. Assim, o PowerPoint já modifica as fontes automaticamente.
Ao criar um slide novo, ele já virá configurado. Clicando com botão direito no painel da lateral esquerda do programa e selecionando a opção "Novo slide", podemos escrever um título para o novo slide. Se selecionamos esse texto, repare que a tipografia Poppins ExtraBold e a cor azul já estão selecionadas.
Reforçamos que ainda assim é possível modificar a cor e a família da fonte, caso você quiser.
Neste vídeo, aprendemos como selecionar uma paleta de cores e uma tipografia. No próximo, vamos discutir sobre a criação e importância de temas.
O curso Powerpoint: criando apresentações de alto impacto possui 123 minutos de vídeos, em um total de 46 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Design Gráfico em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.
Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:
Impulsione a sua carreira com os melhores cursos e faça parte da maior comunidade tech.
1 ano de Alura
Assine o PLUS e garanta:
Formações com mais de 1500 cursos atualizados e novos lançamentos semanais, em Programação, Inteligência Artificial, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.
A cada curso ou formação concluído, um novo certificado para turbinar seu currículo e LinkedIn.
No Discord, você tem acesso a eventos exclusivos, grupos de estudos e mentorias com especialistas de diferentes áreas.
Faça parte da maior comunidade Dev do país e crie conexões com mais de 120 mil pessoas no Discord.
Acesso ilimitado ao catálogo de Imersões da Alura para praticar conhecimentos em diferentes áreas.
Explore um universo de possibilidades na palma da sua mão. Baixe as aulas para assistir offline, onde e quando quiser.
Acelere o seu aprendizado com a IA da Alura e prepare-se para o mercado internacional.
1 ano de Alura
Todos os benefícios do PLUS e mais vantagens exclusivas:
Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos, corrige exercícios e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com a Luri até 100 mensagens por semana.
Aprenda um novo idioma e expanda seus horizontes profissionais. Cursos de Inglês, Espanhol e Inglês para Devs, 100% focado em tecnologia.
Transforme a sua jornada com benefícios exclusivos e evolua ainda mais na sua carreira.
1 ano de Alura
Todos os benefícios do PRO e mais vantagens exclusivas:
Mensagens ilimitadas para estudar com a Luri, a IA da Alura, disponível 24hs para tirar suas dúvidas, dar exemplos práticos, corrigir exercícios e impulsionar seus estudos.
Envie imagens para a Luri e ela te ajuda a solucionar problemas, identificar erros, esclarecer gráficos, analisar design e muito mais.
Escolha os ebooks da Casa do Código, a editora da Alura, que apoiarão a sua jornada de aprendizado para sempre.