Alura > Cursos de UX & Design > Cursos de Design Gráfico > Conteúdos de Design Gráfico > Primeiras aulas do curso Praticando Photoshop: edição de imagens com IA

Praticando Photoshop: edição de imagens com IA

Edição de imagens - Apresentação

Olá! Eu sou Felipe Labouriau, designer e instrutor da Alura e te desejo as boas-vindas ao curso Praticando Edição de Imagens com o Photoshop!

Audiodescrição: Felipe se descreve como um homem de pele branca, com cabelos pretos e curtos. Veste uma camiseta branca e lisa. À sua frente, um microfone na altura do pescoço. Ao fundo, uma porta à direita e uma estante com itens decorativos à esquerda, iluminados por uma luz na cor magenta.

Objetivo do Curso

Neste curso, vamos praticar várias técnicas e conhecimentos para edição e ajuste de imagens utilizando o Photoshop. Vamos abordar situações do cotidiano de profissionais que lidam com imagens estáticas, como designers, profissionais de marketing, gerentes de comunidade, entre outros.

Embora não seja possível explorar todos os ajustes existentes, destacaremos noções essenciais, como o uso das camadas de ajuste, que permitem modificar imagens de forma não destrutiva.

Camadas de Ajuste no Photoshop

Uma das ferramentas mais úteis no Photoshop são as camadas de ajuste. Por exemplo, imagine que temos uma imagem que está um pouco escura e queremos clareá-la. Vamos acessar as camadas de ajuste (ou adjustment layers em inglês) no canto inferior direito e escolher uma opção adequada, como a camada "Curves". Dentro das propriedades dessa camada, faremos a edição sem alterar a camada original, chamada de plano de fundo, que é a fotografia.

Vamos imaginar que queremos ajustar a camada de curvas para visualizar melhor o que está acontecendo na tela. A ideia é deixar a imagem mais clara, então vamos selecionar os meio-tons na curva e elevá-la, clareando a imagem.

Lembre-se de que a camada de ajuste permanece separada da camada original. Caso necessário, podemos ocultar a visualização dessa camada ou até mesmo deletá-la, sem afetar a imagem original.

Novidades da Versão 2025 do Photoshop

Neste curso, estaremos utilizando o Photoshop na versão 2025, que conta com diversas ferramentas baseadas em inteligência artificial para facilitar nossos ajustes e edições. Uma dessas novidades é a Contextual Taskbar (barra de tarefas contextual), visível no rodapé do programa, que nos oferece várias funcionalidades de IA. Podemos clicar e reposicionar essa barra conforme desejarmos, e ela nos sugere funções úteis, como seleção de objetos, remoção de fundo e, para expandir a imagem, a expansão generativa, uma ferramenta de IA do Photoshop que exploraremos ao longo do curso.

Trabalhando com o Histograma

Antes de começarmos qualquer ajuste, é importante lembrar alguns princípios ao trabalhar com imagens. Quando olhamos atentamente para uma fotografia, podemos querer focar, por exemplo, nas cores. O Photoshop oferece uma ferramenta útil para entender o equilíbrio de cores: o histograma.

Para visualizar o histograma, basta ir em "Janela" e selecionar "Histograma". Através dessa ferramenta, podemos perceber, por exemplo, que nas áreas mais claras da imagem há um excesso de azul, nos meio-tons há predominância de vermelho, e nas sombras, há mais ciano. O histograma é excelente para auxiliar nessas observações.

Evitando Exageros nos Ajustes

Um ponto fundamental ao editar imagens é evitar exageros. Vamos supor que queremos aumentar a saturação para tornar as cores mais vibrantes. Para isso, vamos criar uma camada de ajuste "Vibratilidade". Ao aumentar a vibração, notamos que as cores ficam mais intensas, mas sem exageros. Isso permite realçar as cores sem distorcer a imagem. Ao desmarcar a visualização da camada vibratilidade, podemos comparar o antes e depois.

É importante dar um tempo para a imagem "descansar" após ajustes. Depois de alguns minutos, volte e analise a imagem com um olhar mais fresco. Se a saturação parecer exagerada, ajuste para algo mais sutil. Ao revisar, vemos que o ajuste foi benéfico, pois a imagem ficou mais natural e as cores mais vivas, sem parecer artificial.

Recapitulando os Pontos Principais

Para concluir, vamos recapitular os principais pontos abordados. Lembre-se de trabalhar de forma não destrutiva, utilizando camadas de ajuste, que permitem realizar modificações sem alterar a camada original da imagem. O histograma é uma ferramenta importante para ajudar a entender o equilíbrio das cores e a iluminação, fornecendo uma visão clara de como a imagem está estruturada. E, por fim, sempre que fizer ajustes, dê um tempo para a imagem "descansar", permitindo que você tenha uma visão mais crítica antes de decidir se está exagerando nas edições.

Conclusão

Espero que tenham gostado dessa abordagem prática do curso. Nos vemos em breve aqui na Alura!

Sobre o curso Praticando Photoshop: edição de imagens com IA

O curso Praticando Photoshop: edição de imagens com IA possui 6 minutos de vídeos, em um total de 12 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Design Gráfico em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Design Gráfico acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas