Alura > Cursos de Data Science > Cursos de Business Intelligence > Conteúdos de Business Intelligence > Primeiras aulas do curso Praticando Power BI: criando métricas com DAX

Praticando Power BI: criando métricas com DAX

DAX no Power BI - Apresentação

Boas-vindas! Meu nome é Marcelo Cruz, sou instrutor na Escola de Dados da Alura, e irei te acompanhar nessa jornada de aprendizagem em Power BI e DAX.

Audiodescrição: Marcelo se descreve como um homem de pele clara, com cabelo castanho-escuro curto e cacheado, barba castanho-escura curta, e olhos castanho-escuros. Ele veste uma camisa preta e está sentado em frente a uma parede clara iluminada em gradiente rosa e azul.

O que vamos aprender?

Neste curso, abordaremos os principais comandos DAX para a construção de cálculos. O objetivo é praticar a criação de métricas, de modo que seja possível ajudar a empresa fictícia do ramo de logística, chamada Hermex, a resolver seus problemas de negócio.

Aprenderemos a criar colunas calculadas para adicionar mais informações aos dados e a realizar cálculos através de medidas, com o intuito de criar métricas que auxiliem a empresa a solucionar seus desafios. Para criar essas medidas, utilizaremos diversos tipos de funções, como:

Além disso, utilizaremos uma das principais funções da linguagem DAX: a CALCULATE(), empregada para adicionar filtros aos nossos cálculos.

Ao final deste curso, seremos capazes de realizar cálculos usando a linguagem DAX e de criar métricas com foco na resolução de problemas de negócios.

Quais são os requisitos?

Para melhor aproveitamento dos conteúdos abordados neste curso, recomendamos:

Conclusão

Vamos praticar e testar nossos conhecimentos em DAX? Nos encontramos no próximo vídeo!

DAX no Power BI - Explorando os comandos DAX

Trabalhamos como analistas de dados na Hermex, empresa fictícia do ramo de logística. Anteriormente, realizamos o tratamento dos dados no Power Query.

Agora, com dados prontos e tratados, vamos responder perguntas de negócios levantadas pela nossa liderança na Hermex para ajudar na tomada de decisões estratégicas.

Para isso, usaremos diversos cálculos da linguagem DAX.

Explorando os comandos DAX

Criando uma coluna calculada no Power BI

Para utilizar os comandos DAX no ambiente do Power BI, começaremos criando uma coluna calculada. Como exemplo, podemos trazer uma das métricas importantes para a Hermex, que é o total de vendas. Na ferramenta do Power BI, podemos relembrar os dados, que incluem:

Para criar a coluna calculada no ambiente, vamos acessar a tabela de pedidos Fato_Pedidos. Nela, acessaremos a aba "Ferramentas da tabela", no menu superior.

Na seção de cálculos, clicaremos na opção "Nova coluna". Logo acima da tabela, será aberto o editor de código DAX, onde construiremos nosso cálculo.

Construindo o cálculo da coluna Total Vendas

À esquerda do sinal de igual, ajustaremos o nome da coluna para Total Vendas. Esse cálculo é realizado multiplicando a quantidade, que está na tabela de pedidos (Quantidade), pelo preço. No entanto, o preço não consta na tabela de pedidos, mas sim na tabela de produtos (DIM_Produtos).

Total Vendas = Fato_Pedidos[Quantidade] *

Para trazer o valor do preço para a tabela de pedidos, utilizaremos a função RELATED(), que acessará esse dado em uma tabela para trazê-lo para outra.

Entre os parênteses de RELATED(), passaremos DIM_Produtos[Preco].

Total Vendas = Fato_Pedidos[Quantidade] * RELATED(DIM_Produtos[Preco])

Assim, conseguimos calcular o total de vendas para cada pedido na tabela fato.

Visualização dos três primeiros registros da tabela. Para visualizá-la na íntegra, execute as etapas anteriores na sua máquina.

ID PedidoID ProdutoQuantidadeID VeiculoStatus do PedidoData da CompraData de EntregaData PrevisaoUFTempo de Entrega (dias)Total Vendas
477261VEH27Em trânsitoquarta-feira, 29 de maio de 2019-domingo, 9 de junho de 2019BR-SP-10075
497171VEH01Em trânsitoterça-feira, 18 de maio de 2021-segunda-feira, 24 de maio de 2021BR-SP-1771
690181VEH37Em trânsitodomingo, 26 de maio de 2019-sexta-feira, 31 de maio de 2019BR-SP-5287

Criando uma medida para agregar informações

Até o momento, conseguimos criar uma coluna calculada.

Nosso objetivo durante o curso é criar diversas métricas para responder perguntas de negócio, ou seja, agregar informações em apenas um número.

Para isso, podemos trabalhar com a criação de uma medida, em vez de criar uma coluna calculada. Nessa medida, traremos o valor agregado que mencionamos.

Para criar uma medida no ambiente do DAX, precisamos começar criando uma nova tabela. Na aba "Ferramentas da tabela", em vez de criar uma nova coluna, selecionaremos a opção "Nova tabela". Nessa tabela, reuniremos as medidas.

Nomearemos a tabela como Medidas, por exemplo. Com a tabela selecionada, podemos clicar com o botão direito sobre ela no menu lateral esquerdo e selecionar "Nova medida", ou retornar à aba "Ferramentas da tabela" na seção de cálculos.

Criando a medida Total Vendas

Anteriormente, criamos uma coluna calculada, onde em cada linha, isto é, em cada pedido, há o total de vendas. Agora, queremos agregar esse valor, ou seja, somar à coluna Total Vendas.

Para isso, criaremos uma medida com o mesmo nome da coluna criada, Total Vendas, pois como é uma medida e temos a coluna, é permitido utilizar nomes iguais.

A medida Total Vendas será igual à função de soma, representada como SUM(), e chamaremos entre parênteses o Total Vendas da tabela Fato_Pedidos.

Total Vendas = SUM(Fato_Pedidos[Total Vendas])

Visualizando o total de vendas

Para visualizar o valor do total de vendas, vamos acessar a "Exibição de relatório" na barra de menu lateral esquerda. Feito isso, buscaremos pelo visual de cartão na aba de visualizações à direita.

Após adicionar o visual, podemos puxar da seção "Dados" à direita o valor que acabamos de criar: a medida Total Vendas. Nesse caso, a Hermex tem um total de vendas de 9 bilhões.

Para descobrir isso, utilizamos a criação de uma medida.

Otimizando o cálculo do total de vendas

No entanto, há um problema com a medida que acabamos de construir.

Na tabela de pedidos Fato_Pedidos, inicialmente, criamos uma nova coluna que soma os valores linha a linha para realizar um cálculo. Com isso, adicionamos um total de 147 mil linhas à tabela de pedidos. Perceba que se trata de uma tabela muito grande, com diversos registros.

Dito isso, não consideramos uma boa prática adicionar novas colunas a uma tabela fato, pois adicionamos mais dados, o que pode prejudicar a performance do projeto.

Criando a medida Total Vendas Otimizada

Como podemos criar um cálculo do total de vendas sem utilizar a coluna calculada? Para isso, vamos criar uma nova medida utilizando outro tipo de função que realizará esse cálculo.

Clicaremos sobre Medidas à direita com o botão direito, e selecionaremos a opção "Nova medida". Nomearemos essa medida como Total Vendas Otimizada.

Na medida anterior, utilizamos a função SUM() para somar uma coluna. Agora, não queremos depender da coluna criada na tabela de pedidos, pois ela não será adequada para o projeto. A ideia é somar o cálculo de Quantidade vezes Preco.

Para isso, há uma categoria de funções específicas no DAX, as funções iteradoras, que conseguem realizar o cálculo linha a linha na tabela.

Com isso em mente, chamaremos a função iteradora SUMX(). Toda função com X ao final é uma função iteradora, que realiza um cálculo linha a linha na tabela.

Total Vendas Otimizada = SUMX(Fato_Pedidos, Fato_Pedidos[Quantidade] * RELATED(DIM_Produtos[Preco]))

Comparando os resultados

Retornando à visualização de relatórios, vamos criar um novo cartão para comparar os resultados, usando a nova medida Total Vendas Otimizada.

O valor é igual, pois é o mesmo cálculo do total de vendas.

Observação: com o novo cálculo criado e otimizado, sem a utilização da coluna, podemos deletar essa coluna da tabela de pedidos, o que ajudará na performance do projeto.

Conclusão

Conseguimos criar nossa medida inicial utilizando a coluna calculada.

Na sequência, fizemos essa mesma medida mais otimizada utilizando a função iteradora SUMX(), que é muito importante para o desempenho do projeto.

Com isso, conseguimos responder à pergunta de negócios da empresa Hermex, que gostaria de saber qual era o seu total de vendas atualmente.

Agora, estamos prontos para colocar em prática os conhecimentos adquiridos. Para isso, disponibilizamos diversos exercícios para você praticar e testar seus aprendizados. Bons estudos!

Sobre o curso Praticando Power BI: criando métricas com DAX

O curso Praticando Power BI: criando métricas com DAX possui 11 minutos de vídeos, em um total de 16 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Business Intelligence em Data Science, ou leia nossos artigos de Data Science.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Business Intelligence acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas