Fala, estudante! Boas-vindas ao curso Premiere Pro: criando vídeos para web.
#acessibilidade
Meu nome é Bruno Cruz, sou um homem negro de pele clara, tenho cabelo e barba curta, e estou usando uma camiseta preta. Atrás de mim, há uma parede branca repleta de quadros, livros e DVDs, e uma iluminação que deixa a parede roxa.
Esse curso da Alura é para você que precisa editar materiais para a web. Sabemos que o consumo de mídia na internet interfere diretamente na linguagem do nosso vídeo. Temos uma cadência de edição mais acelerada, vários cortes e recursos para deixá-lo mais dinâmico.
Assista ao projeto do nosso curso:
Reprodução de vídeo
Gravação do instrutor Bruno Cruz em conversa com o instrutor Guilherme Lima em um vídeo de apresentação da Imersão Dev da Alura.
Para o projeto do curso, teremos uma entrevista. Você terá uma versão dela estendida; a partir dela, faremos recortes menores. Essa é uma prática muito comum quando trabalhamos com vídeos para internet.
Normalmente temos vídeos grandes, produções que exigem vídeos extensos com muitas informações, e ao mesmo tempo precisamos fazer alguns recortes menores para lançar em redes sociais, em outras plataformas, e assim fomentar o engajamento da nossa comunidade, do nosso público.
Quando trabalhamos com web, ter cadência de postagem é uma demanda muito importante. Isso exige uma ilha de edição com processos bastante acelerados. Logo, precisamos de organização, prevendo que sempre haverá vídeos chegando para serem editados e entregas saindo.
Além disso, sempre teremos solicitação de alterações, pois o processo precisa ser aprovado por uma série de pessoas antes de ir a público e chegar à pessoa espectadora.
Visando isso, vamos criar uma pipeline de edição totalmente à prova de alterações. Ao longo de todo o processo de edição, pensaremos em como modificar determinado elemento quando uma alteração for solicitada.
Trabalharemos, então, com um processo não-destrutivo, de modo a favorecer a pipeline de edição de vídeos para a internet, a qual já conhecemos.
Espero que você tenha gostado da proposta. Te vejo no próximo vídeo!
Nesse vídeo, faremos uma visão geral de tudo o que será abordado no curso.
Vamos iniciar com uma conversa sobre ritmo de edição para vídeos de web. Entenderemos como manter o nosso público engajado frente às plataformas em que nosso material será divulgado, o que é muito diferente de fazer um vídeo que será exibido na televisão. O vídeo que será publicado no YouTube é muito diferente do que será publicado em uma rede social.
São tipos de vídeo diferentes e teremos uma conversa muito interessante sobre isso!
Em seguida, vamos partir para a interpretação do nosso briefing, entendendo como foi estruturado o projeto.
Além disso, conversaremos sobre como funcionou a produção, a gravação do projeto, como nos organizamos para isso, de modo a obter um material bem-gravado de forma fluida e interessante.
Na aula 2, partimos para o processo de edição, em que trabalharemos no modo assemble. Até o momento, não falamos sobre isso na formação de Premiere Pro. Sempre trabalhamos no modo editing, com um fluxo de trabalho em que:
Dessa vez, teremos um processo de edição muito mais ágil. O material estará somente no painel Projeto, mas irá diretamente para a timeline, assistimos no monitor de programa, e já começamos a fazer recortes, de forma muito mais prática.
Com o vídeo montado na timeline, começaremos a definir pontos de ênfase do projeto, trazendo recortes diferenciados e zoom de câmera nos pontos mais importantes do material.
Na sequência, faremos um tratamento de áudio. Ele irá contar com:
Não trabalharemos tanto com o áudio aplicado na mídia.
O próximo passo será o tratamento de imagem.
Primeiramente, faremos um balanço de branco. Nesse momento, definimos o branco padrão de uma cena cuja iluminação é parecida com a deste vídeo, com luzes coloridas misturadas com luzes brancas.
A partir disso, vamos para o processo de color grading, em que faremos um refinamento das cores, prevenindo o nosso vídeo de cores estouradas e buscando uma colorização mais interessante.
Na última aula, trabalharemos com templates de motion graphic que vêm do After Effects. Buscaremos uma integração entre o After Effects e o Premiere Pro, visando um pacote gráfico previamente construído no After.
Ao trazer esse pacote para o Premiere, temos uma composição muito mais fácil de editar e também muito mais ágil para o nosso processo.
A partir disso, faremos derivações do vídeo. Tudo o que fizemos até esse momento, será feito em uma versão estendida do vídeo.
Dessa versão, teremos um recorte que irá sair do formato horizontal widescreen e entrar nos seguintes formatos:
Trabalharemos então com versões resumidas desse conteúdo, de modo a tirar o máximo da produção que foi gravada, assim como praticamos em produtoras e agências. Há uma gravação única de todo o projeto, isto é, a produção de um material maior, a partir do qual tiramos recortes para ter uma cadência de postagem. Precisamos alimentar as redes sociais com frequência e precisamos de versões resumidas para isso.
Nem sempre o material do projeto é uma gravação; pode ser, por exemplo, uma live ou um minidocumentário.
Isto posto, teremos no nosso portfólio pelo menos 3 versões do projeto:
As duas últimas versões nos permitirão mostrar todo o senso de organização que temos com vídeos para web.
No próximo vídeo, teremos a nossa conversa sobre ritmo de edição. Te vejo lá!
O projeto desse curso é um vídeo para a web. Quando falamos nesse tipo de material, precisamos lembrar do primeiro curso dessa formação, onde falamos sobre cultura de convergência.
Existia uma época antes do YouTube em que o consumo de mídia era muito direcionado de uma minoria para uma maioria. Tínhamos como meios de comunicação em massa:
- Revistas;
- Outdoors;
- Televisão;
- Rádio.
A partir da invenção do YouTube e de celulares com câmeras que pudessem gravar vídeos, tudo isso mudou! Agora, todas as pessoas produzem vídeos na sociedade, os quais podem ser veiculados em várias plataformas, por exemplo:
- YouTube;
- Vimeo;
- TikTok;
- Instagram.
Antigamente, se as pessoas precisassem de algo para "passar o tempo", havia revistas para folhear, como em salas de espera, por exemplo.
Hoje, isso não é mais usual. Se precisarmos passar tempo em qualquer lugar, utilizaremos o celular para assistir a conteúdos em redes sociais.
Dentre esses conteúdos, estão coisas que sequer conhecemos; apenas abrimos os aplicativos e assistimos às sugestões, e quando não gostamos de um vídeo, passamos para o próximo.
Dessa forma, consumimos esse tipo de conteúdo produzido em massa, com produções que nem sempre são profissionais/caras. Trata-se de produções que qualquer pessoa com pouco conhecimento de edição ou com uma câmera na mão conseguem fazer.
As pessoas que irão nos empregar para esse tipo de trabalho, sejam empresas ou produtoras, precisam se posicionar com a marca nesse meio, o qual é bombardeado de informações constantemente por várias pessoas.
Exemplo: no momento em que assistimos stories de pessoas conhecidas, aparecerão vídeos de empresas tentando parecer familiar para nós. O mesmo ocorre com Reels e TikTok: em meio aos vídeos, surgem conteúdos patrocinados; ou até mesmo orgânicos, mas com cunho de comunicação e propaganda.
É esse tipo de projeto que traremos para o curso!
Quando estamos nessas plataformas competindo com esse tipo de conteúdo audiovisual, precisamos ter noção de que nosso vídeo deve ter um ritmo mais acelerado, além de inserts na linguagem comum dessas plataformas.
Você pode produzir filmes com qualidade e linguagem audiovisual rebuscadas, com enquadramentos muito distintos, mas não significa que isso será aplicado em qualquer plataforma.
Quando as pessoas acessam o TikTok e o Instagram, elas procuram vídeos mais corriqueiros. Teremos influência desse tipo de linguagem no ritmo do nosso vídeo, logo:
- Precisamos de cortes mais cadenciados;
- Podemos incluir memes em algumas situações;
- Haverá erros de gravação exibidos de propósito, inserindo uma vinheta ou alterando a colorização do vídeo para destacar que era um erro;
- Podemos usar e abusar de textos e de elementos.
O que acontece é o seguinte: quando o nosso vídeo começa a ficar minimamente tedioso, a pessoa irá para o próximo. Sempre haverá a oferta de um próximo vídeo para assistir, então precisamos aplicar esses elementos para manter a pessoa engajada com o conteúdo.
Suponha que estamos assistindo a um vídeo no YouTube pelo computador. Existe uma lista na lateral repleta de outros vídeos sugeridos. A partir do momento em que o vídeo começa a falar algo desinteressante para nós, selecionamos um novo na lista.
O mesmo vale para quando a parte mais importante do conteúdo é entregue muito cedo, ou seja, o que buscamos no vídeo é falado logo no começo.
Já no TikTok ou no Reels, a partir do momento em que o vídeo começar a nos entediar e deixar de nos prender, basta arrastar a tela para ver o próximo conteúdo na lista.
Imagine que estamos em uma sala de cinema assistindo a um comercial antes dos trailers. Nós pagamos por esse momento; usar o celular para passar o tempo por si só é uma prática estranha culturalmente falando, então gastaremos o tempo que for necessário para assistir ao que está na tela.
Portanto, a edição voltada para meios como cinema e televisão, em que as pessoas espectadoras estão mais acomodadas, não é a mesma aplicada em conteúdos feitos para a web.
Visto isso, entenderemos como o briefing foi escrito, ou seja, como foi planejada a produção. Este será o assunto do nosso próximo vídeo. Te vejo lá!
O curso Premiere Pro: criando vídeos para web possui 150 minutos de vídeos, em um total de 40 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Edição de Vídeo em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.
Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:
Impulsione a sua carreira com os melhores cursos e faça parte da maior comunidade tech.
1 ano de Alura
Assine o PLUS e garanta:
Formações com mais de 1500 cursos atualizados e novos lançamentos semanais, em Programação, Inteligência Artificial, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.
A cada curso ou formação concluído, um novo certificado para turbinar seu currículo e LinkedIn.
No Discord, você tem acesso a eventos exclusivos, grupos de estudos e mentorias com especialistas de diferentes áreas.
Faça parte da maior comunidade Dev do país e crie conexões com mais de 120 mil pessoas no Discord.
Acesso ilimitado ao catálogo de Imersões da Alura para praticar conhecimentos em diferentes áreas.
Explore um universo de possibilidades na palma da sua mão. Baixe as aulas para assistir offline, onde e quando quiser.
Acelere o seu aprendizado com a IA da Alura e prepare-se para o mercado internacional.
1 ano de Alura
Todos os benefícios do PLUS e mais vantagens exclusivas:
Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos, corrige exercícios e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com a Luri até 100 mensagens por semana.
Aprenda um novo idioma e expanda seus horizontes profissionais. Cursos de Inglês, Espanhol e Inglês para Devs, 100% focado em tecnologia.
Transforme a sua jornada com benefícios exclusivos e evolua ainda mais na sua carreira.
1 ano de Alura
Todos os benefícios do PRO e mais vantagens exclusivas:
Mensagens ilimitadas para estudar com a Luri, a IA da Alura, disponível 24hs para tirar suas dúvidas, dar exemplos práticos, corrigir exercícios e impulsionar seus estudos.
Envie imagens para a Luri e ela te ajuda a solucionar problemas, identificar erros, esclarecer gráficos, analisar design e muito mais.
Escolha os ebooks da Casa do Código, a editora da Alura, que apoiarão a sua jornada de aprendizado para sempre.