Entre para a LISTA VIP da Black Friday

00

DIAS

00

HORAS

00

MIN

00

SEG

Clique para saber mais
Alura > Cursos de Inovação & Gestão > Cursos de Empreendedorismo e Startups > Conteúdos de Empreendedorismo e Startups > Primeiras aulas do curso Psicologia financeira: maximizando o potencial financeiro

Psicologia financeira: maximizando o potencial financeiro

Educação financeira - Apresentação

Animação do título "Empreendedorismo para devs" com uma música animada com guitarra e bateria

Olá! Sou Felipe Manzano, gestor da EquitasVC, um fundo de venture capital que investe em startups em fase inicial. Durante muito tempo, fui CFO de startups e sempre fui responsável pelo setor financeiro.

Audiodescrição: Felipe é um homem de pele clara, barba por fazer e cabelos pretos e curtos. Está de camiseta preta com a estampa da logo da EquitasVC em branco e verde. Ao fundo uma parede sob iluminação alaranjada e uma estante com enfeites à direita.

Se você é uma pessoa que tem dificuldade em lidar com dinheiro e acredita ser incapaz de acumular patrimônio, ou se pensa que a pessoa que ganha mais no seu ciclo de amizade teve sorte, enquanto você teve azar, este curso é para você. O objetivo deste curso é explicar os fundamentos de psicologia financeira:

Aprenderemos como mudar alguns dos nossos pensamentos e hábitos, entrando no modo de juntar dinheiro, ter clareza de sua verdadeira função e conseguir construir riqueza. Conversaremos sobre:

Descobriremos como conseguir economizar um pouco todos os meses, construindo nosso patrimônio com constância. Aprenderemos também a aplicar esse dinheiro para ter o que todos desejam: tranquilidade financeira, liberdade e um patrimônio que gere renda passiva após algum tempo.

Espero que você aprenda muito sobre esse conceito, para resolver suas questões financeiras e sua relação com dinheiro, e consiga acumular patrimônio e ter tranquilidade nessa área da sua vida.

Venha comigo, a conversa é bastante interessante, temos muito a discutir e tenho certeza de que você gostará.

Até lá!

Educação financeira - Dinheiro e crenças autolimitantes

Vamos começar nosso curso sobre Psicologia Financeira. A melhor maneira de começarmos é falarmos sobre algumas crenças autolimitantes, ou seja, algumas críticas que as pessoas fazem sobre o dinheiro ou sobre quem possui dinheiro. Listamos algumas das principais crenças, como:

Se você acredita em algum desses pontos, já está prejudicando a si mesmo, limitando o seu potencial de ter uma relação saudável e positiva com dinheiro e, consequentemente, acumular riqueza. Acumular dinheiro é algo que proporciona tranquilidade e felicidade quando conseguimos fazer isso a longo prazo.

Nós vamos discutir sobre isso no decorrer do curso, sobre a sua relação com o dinheiro e com outras pessoas. Entretanto, o primeiro ponto é refletir se você possui alguma dessas crenças autolimitantes.

Se você possui alguma dessas crenças, talvez seja o momento de revisar esse conceito. Ter uma postura negativa com relação ao dinheiro, ou ter inveja ou preconceito contra quem tem dinheiro, não ajuda em nada.

Em relação às pessoas com quem você convive, há um outro comentário importante a ser feito. No contexto de educação financeira, é crucial ter clareza sobre suas relações e o ambiente em que você vive.

Como seres humanos somos seres sociais e somos fortemente influenciados pelas pessoas com quem mais convivemos. Você terá mais aprendizado com pessoas que possuem esse tipo de conhecimento. Fatores como networking (rede de contatos) ajudam a alcançar fatores por proximidade. A influência comportamental e apoio motivacional também são extremamente importantes.

Há uma frase que acreditamos fortemente e que é universalmente aceita: "você é a média das 5 pessoas com quem mais interage". Isso se aplica também à questão financeira. Se você convive com pessoas que pensam negativamente sobre dinheiro, provavelmente você adotará o mesmo comportamento.

Supomos que, visto que você está participando de um curso sobre educação financeira, tenha interesse em pensar sobre isso. Refletir sobre as pessoas com quem mais convive e como é a relação delas com dinheiro

Se a relação delas com dinheiro for negativa, esteja ciente de que isso pode influenciá-lo. O próximo passo é ponderar se vale a pena interagir tanto com pessoas que têm uma visão negativa sobre finanças, para que você possa ter uma influência mais positiva.

Esses dois pontos são extremamente importantes: refletir sobre suas crenças autolimitantes e sobre as pessoas que você mais interage. Inicie com um exercício de autoconhecimento em relação às crenças autolimitantes que listamos e, depois, reflita se as pessoas com quem você mais interage têm uma boa relação com dinheiro.

Sem dúvida, esses dois fatores vão afetar significativamente as próximas etapas, nas quais discutiremos conceitos e comportamentos do dia a dia relacionados à interação com dinheiro. Isso fica muito mais fácil se você superar as suas crenças autolimitantes e mantiver um círculo de amizade positivo em relação a finanças.

Então, mantenha essa reflexão em mente. Agora, vamos discutir alguns conceitos mais práticos sobre as relações das pessoas com o próprio dinheiro. Certamente, os próximos conceitos serão muito mais eficazes e trarão melhores resultados para sua vida, se você já tiver resolvido esses dois pontos mencionados.

Vejo você no próximo vídeo.

Educação financeira - Sua relação com o dinheiro

Vamos começar discutindo a sua relação com seu dinheiro. Existem alguns conceitos simples, mas se observarmos atentamente e refletir sobre eles, talvez você se identifique com algumas dessas situações que vou apresentar como base para você estabelecer uma boa relação com o dinheiro.

O princípio deste curso é sobre comportamento, atitude e postura com relação ao seu dinheiro, independentemente de quanto dinheiro você tem ou deseja ter, do que propriamente sobre onde aplicar seu dinheiro. Conversaremos um pouco sobre investimentos, mas, na nossa opinião, não adianta falar sobre como aplicar seu dinheiro se você não tiver dinheiro para investir.

O jeito mais eficaz de você ter dinheiro para investir é ter clareza em relação a alguns conceitos básicos de como lidamos com dinheiro no nosso dia a dia. Um desses conceitos importante é:

"Gastar dinheiro para mostrar às outras pessoas quanto dinheiro você tem é a maneira mais rápida de você ficar sem dinheiro." - Morgan Housel

Esse ponto é primordial, porque somos seres sociais. Quando começamos a gastar dinheiro para impressionar as outras pessoas, esse é o caminho mais certo para não conseguirmos acumular patrimônio e para empobrecermos, resultando em uma situação financeira ruim. Se você se preocupa muito com como os outros vão te enxergar e gasta seu dinheiro para impressionar as pessoas, você está doente financeiro.

Outra coisa importante para entender é para que serve o dinheiro de verdade. Claro, você tem suas despesas essenciais, precisa morar em uma casa, sustentar a família, alimentação, saúde, educação, etc. Mas além dessas necessidades básicas, o valor intrínseco do dinheiro, e a coisa mais importante que o dinheiro pode trazer, é o controle do seu tempo.

"O grande valor intrínseco do dinheiro é a capacidade que ele nos dá de termos controle sobre o nosso tempo." - Morgan Housel

Se você tem uma reserva financeira, finanças equilibradas e, no caso do Brasil, onde temos uma taxa de juros muito alta e remunera bem o capital acumulado, se você tem renda passiva, consequentemente, você tem cada vez mais controle do seu tempo. Assim, quanto mais dinheiro você tem, mais controle do seu tempo você possui.

O objetivo é ter dinheiro suficiente para escolher o que você quer fazer, onde quer trabalhar e com quem deseja passar o tempo. Este é um conceito muito importante que não está relacionado a comprar coisas ou gastar dinheiro para impressionar outras pessoas.

Esses dois conceitos são básicos, mas importantes, porque são fundamentos para uma pessoa ter uma boa educação financeira, ou seja, ter uma formação técnica para gerir bem o dinheiro. Portanto, esses dois pontos são extremamente importantes e trouxemos eles primeiro para esclarecer isso. Vamos conhecer mais um conceito:

"Você pode guardar gastando menos. Você pode gastar menos se desejar menos. E vai desejar menos e não se importar tanto com o que os outros pensam de você." - Morgan Housel

Esse é um conceito muito importante, que segue a linha do que nós abordamos no outro slide: essa ideia de se desprender e não se preocupar tanto com a forma como as outras pessoas te enxergam. Essas pessoas podem ser da sua família, do seu círculo de amizade, da sociedade ou da sua profissão.

Essa estratégia é muito eficiente e eficaz para você conseguir economizar dinheiro e acumular riqueza. Porque você não estará preocupado com coisas externas, uma delas sendo a opinião das outras pessoas.

Esses conceitos sobre a relação de para que o dinheiro importa e o que ele traz de verdade são muito fundamentais para você começar a estruturar a sua educação financeira. Além dessa questão do que os outros pensam de você, temos mais dois conceitos para abordarmos.

"A forma mais elevada de riqueza é a capacidade de acordar todas as manhãs e dizer: "Eu posso fazer o que eu quiser hoje." - Morgan Housel

Esse tipo de situação é de um valor incomensurável. A pessoa que tem o privilégio de fazer isso, é uma pessoa realmente rica. E isso vem através do acúmulo de riqueza.

Se você tiver um guarda-roupa cheio de roupas de marca, um carro importado, uma casa fora da cidade em que você mora, esse tipo de situação não vai acontecer. Porém, se você tiver patrimônio que te gera receita, você alcança esse resultado.

Esse tipo de conceito é muito diferente do que nós temos quando pensamos em uma pessoa rica. Nós pensamos na pessoa no carro importado, viajando para fora do Brasil, mas não é isso. Na verdade, a pessoa rica é a pessoa que tem liberdade para fazer o que ela quer com o tempo dela.

Para concluir, nós temos um último conceito em relação a essa questão de educação financeira. É muito mais uma questão comportamental, do que uma questão de conhecimento técnico.

"*O sucesso financeiro não é uma habilidade técnica. É uma habilidade pessoal, na qual o seu comportamento é mais importante do que o seu conhecimento." - Morgan Housel

O sucesso financeiro não é uma ciência exata. O comportamento, especialmente ao longo do tempo, tem uma importância crucial. Nós vamos falar bastante de tempo, porque acúmulo de riqueza não acontece em períodos curtos de tempo. Ele acontece ao longo de várias décadas.

Portanto, precisamos alterar nosso comportamento e ter uma atitude correta na nossa relação diária com o dinheiro, diferenciando o que realmente importa, do que é cosmético ou acessório. Esse comportamento, repetido ao longo de muitos anos, terá muito mais impacto do que o seu conhecimento específico de algo.

O sucesso financeiro é majoritariamente uma questão comportamental, ao invés de uma questão de ser muito bom em algo específico ou ser muito bom tecnicamente em algum aspecto. Esses são conceitos básicos.

Existe um outro conceito muito importante que é a questão da nossa relação com a tomada de risco. Falaremos sobre isso no próximo vídeo. Espero você lá.

Sobre o curso Psicologia financeira: maximizando o potencial financeiro

O curso Psicologia financeira: maximizando o potencial financeiro possui 71 minutos de vídeos, em um total de 30 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Empreendedorismo e Startups em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Empreendedorismo e Startups acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas