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Alura > Cursos de Inovação & Gestão > Cursos de Marketing Digital > Conteúdos de Marketing Digital > Primeiras aulas do curso Redação: boas práticas para marketing digital

Redação: boas práticas para marketing digital

O que é produção de conteúdo? - Apresentação

Olá! Boas-vindas ao curso de Redação: Boas práticas para o Marketing Digital. Meu nome é Thalyta Onimaru e serei sua instrutora.

Thalyta é uma mulher amarela de pele clara, olhos castanhos e cabelos pretos lisos e compridos. Está de regata preta e um cordão prata, e também tem um piercing de argola no nariz. Ao fundo, uma parede lisa e branca iluminada por uma luz alaranjada, com uma decoração de folhas sintéticas.

Para quem é esse curso?

Para você que é social media, criador de conteúdo ou profissional de marketing e deseja iniciar a sua escrita ou desenvolver essa habilidade, a fim de utilizá-la para crescer o seu empreendimento ou empresa.

O que aprenderemos?

Serão apresentadas ferramentas e dicas valiosas que te acompanharão desde o início da criação do seu texto até a pós-produção.

Conheceremos todos os elementos que cercam a produção de um conteúdo escrito: técnicas de SEO, estrutura e preparação do texto, todas as etapas da escrita e a revisão.

Além disso, passaremos por temas que complementarão a sua escrita e a deixarão mais efetiva, como o comportamento de compra da pessoa usuária, acessibilidade e o que acontece após a publicação do seu texto.

É sempre importante enfatizar que os seus estudos precisam estar atrelados à prática - assim, você absorverá ainda mais o conteúdo. Por isso realize todas as atividades e compartilhe conosco as suas dúvidas e o seu avanço pelo fórum e Discord.

Nós da Alura pensamos com muito cuidado na didática do curso que você está iniciando. Ficamos muito felizes por ter você aqui conosco!

Bons estudos e aproveite bastante. Nos encontramos na nossa primeira aula!

O que é produção de conteúdo? - Vamos produzir textos juntos!

Antes de iniciar de fato os nossos estudos de redação para Marketing Digital, vamos conhecer a Olívia.

Projeto do curso

A Olívia trabalha como Social Media em uma agência de Marketing Digital e, na última reunião, sua chefe propôs a ela um novo desafio: criar um texto de boas práticas de Marketing Digital para o blog da empresa.

Apesar de a Olívia ser da área da comunicação, acostumada a gravar vídeos para o TikTok e mexer bastante no Photoshop, a escrita não é muito sua área de conforto. Para isso, ela vai precisar se desenvolver em vários pontos.

Queremos convidar você a trabalhar o seu texto junto do dela. Para isso, escolha um tema de sua preferência e que você goste bastante para escrever sobre conosco!

Comportamento de compra

Você já parou para pensar por que, exatamente, você compra o que compra? Será que tudo que você consome é de maneira consciente, ou será que as outras áreas da sua vida também influenciam nisso?

Antigamente, antes da criação de conteúdo, o nosso consumo era muito diferente, muito baseado nas nossas necessidades básicas. Ou seja: quando tínhamos fome, comprávamos comida; quando tínhamos sede, comprávamos uma bebida.

Hoje em dia, isso tem mudado muito: outras áreas da nossa vida influenciam diretamente o nosso comportamento de compra.

Um exemplo: você, com certeza, conhece alguém que já comprou algum tipo de produto ou serviço porque alguma blogueira ou influenciador muito famoso recomendou. Ou, então, uma pessoa que nunca ligou muito para roupas de ginástica, creatina, suplementos ou SmartWatch e passou a consumir vários desses produtos assim que começou na academia, embarcando de vez no mundo fitness.

O círculo social em que nos inserimos, a nossa cultura, crenças e até motivações pessoais influenciam diretamente no nosso comportamento de compra.

Agora, você pode estar se perguntando: afinal, o que isso tem a ver com escrever um texto?

Como pessoa criadora de conteúdo, você precisa entender as necessidades da pessoa consumidora e também gerar outras necessidades, além de conquistar a confiança dessa pessoa.

Hoje em dia, estamos cercados de muitos conteúdos diferentes na internet. Ter um conteúdo bem estruturado contendo o que a pessoa está realmente procurando vai fazer com que ela confie muito mais no seu produto e na sua marca.

Influências

Vamos conferir alguns exemplos do que pode influenciar diretamente o comportamento de compra da pessoa consumidora.

Influenciadores

Atualmente, é muito comum que blogueiros, blogueiras, youtubers e tiktokers façam publicidade em suas redes para vários tipos de produtos, e até coloquem seus nomes nesses produtos. Isso acontece porque o nome daquela pessoa que tantas outras seguem e confiam, atrelado a um produto, pode influenciar muito a decisão de compra.

Classe social

Às vezes, pessoas de classes sociais mais baixas ou mais altas podem até consumir o mesmo produto, mas de marcas diferentes, por exemplo.

Estilo de vida

Por exemplo: quando você é estudante, você consome muito mais itens de papelaria, livros, xerox. Com o passar dos anos, quando você se forma e o seu estilo de vida muda, o seu tipo de consumo também pode mudar.

Motivações pessoais

Vamos voltar ao exemplo da pessoa da academia. Quando ela tem esse foco em ser mais saudável e fitness, o seu tipo de consumo também muda. Outro exemplo são as pessoas veganas, que não consomem nada de origem animal, que sempre levarão essa motivação em consideração na sua decisão de compra.

Trazendo isso para o texto

Você, como pessoa criadora de conteúdo, precisa entender como o seu texto vai influenciar diretamente o comportamento de compra da pessoa consumidora. Para isso, você precisa definir o seu objetivo.

A nossa personagem Olívia percebeu que o objetivo final do texto dela é trazer mais credibilidade para a empresa em que ela trabalha. Então, agora é a sua vez de entender o objetivo do seu texto!

O que é produção de conteúdo? - Os formatos de redação

Como vimos anteriormente, é preciso entender muito bem o objetivo do seu texto e a influência que ele vai exercer sobre o leitor.

Um dos principais pontos para isso é saber identificar qual o formato ideal para o seu texto. Nesse curso trabalharemos com os formatos principais, mas existe uma diversidade de outros tipos que também podem ser aplicados com todas as dicas que passaremos aqui.

Blogpost

Esse formato é o mais comum e famoso. Os blogposts têm como principal objetivo informar sobre um assunto ou solucionar um problema, e será o formato principal do nosso curso.

O blogpost possui dois tipos principais:

E-books

São conteúdos virtuais mais longos e aprofundados. Por conta dessa profundidade, eles são muito utilizados para o Marketing de Relacionamento, porque alimentam a relação com a pessoa consumidora.

Você já deve ter passado pela situação de entrar em um site que oferecia um e-book. Em troca de receber esse material mais aprofundado, você deixou suas informações de contato, como nome e e-mail.

Os e-books também são muito utilizados para a coleta correta de dados. Conforme a Lei de Dados, você só pode coletar os contatos de uma pessoa para nutrir o lead caso a própria pessoa tenha fornecido esse contato e esteja ciente de que você pode utilizá-lo.

E-mail Marketing e Newsletter

Apesar de serem coisas diferentes, o E-mail Marketing e a Newsletter estão bastante relacionados, porque ambos são utilizados para nutrir leads e aproximar clientes.

São conteúdos feitos e entregues seguindo um determinado intervalo de tempo, podendo ser diários, semanais ou mensais, a depender do seu objetivo.

Um exemplo e sugestão de Newsletter é a The News. Seu principal objetivo é informar sobre notícias do Brasil e do mundo de maneira simples e leve, sendo voltada para o público jovem que não tem o costume de ler ou assistir jornais tradicionais. Um exemplo dessa linguagem na abertura da edição do Carnaval:

"bom dia, o carnaval está chegando, mas ainda existe dia útil antes da purpurina. pegue o seu café sem açúcar e foco na segunda."

Esse exemplo é interessante para algo que falaremos mais adiante: linguagem e tom do seu texto. Além de compreender o seu objetivo e o seu formato ideal de texto, você precisa conhecer para quem você está escrevendo para adequar a sua escrita.

Resumo até aqui

Agora você pode selecionar o seu formato de texto. Faremos isso na nossa próxima atividade!

Sobre o curso Redação: boas práticas para marketing digital

O curso Redação: boas práticas para marketing digital possui 55 minutos de vídeos, em um total de 39 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Marketing Digital em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

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