Olá! Boas-vindas ao curso de Redação: Boas práticas para o Marketing Digital. Meu nome é Thalyta Onimaru e serei sua instrutora.
Thalyta é uma mulher amarela de pele clara, olhos castanhos e cabelos pretos lisos e compridos. Está de regata preta e um cordão prata, e também tem um piercing de argola no nariz. Ao fundo, uma parede lisa e branca iluminada por uma luz alaranjada, com uma decoração de folhas sintéticas.
Para você que é social media, criador de conteúdo ou profissional de marketing e deseja iniciar a sua escrita ou desenvolver essa habilidade, a fim de utilizá-la para crescer o seu empreendimento ou empresa.
Serão apresentadas ferramentas e dicas valiosas que te acompanharão desde o início da criação do seu texto até a pós-produção.
Conheceremos todos os elementos que cercam a produção de um conteúdo escrito: técnicas de SEO, estrutura e preparação do texto, todas as etapas da escrita e a revisão.
Além disso, passaremos por temas que complementarão a sua escrita e a deixarão mais efetiva, como o comportamento de compra da pessoa usuária, acessibilidade e o que acontece após a publicação do seu texto.
É sempre importante enfatizar que os seus estudos precisam estar atrelados à prática - assim, você absorverá ainda mais o conteúdo. Por isso realize todas as atividades e compartilhe conosco as suas dúvidas e o seu avanço pelo fórum e Discord.
Nós da Alura pensamos com muito cuidado na didática do curso que você está iniciando. Ficamos muito felizes por ter você aqui conosco!
Bons estudos e aproveite bastante. Nos encontramos na nossa primeira aula!
Antes de iniciar de fato os nossos estudos de redação para Marketing Digital, vamos conhecer a Olívia.
A Olívia trabalha como Social Media em uma agência de Marketing Digital e, na última reunião, sua chefe propôs a ela um novo desafio: criar um texto de boas práticas de Marketing Digital para o blog da empresa.
Apesar de a Olívia ser da área da comunicação, acostumada a gravar vídeos para o TikTok e mexer bastante no Photoshop, a escrita não é muito sua área de conforto. Para isso, ela vai precisar se desenvolver em vários pontos.
Queremos convidar você a trabalhar o seu texto junto do dela. Para isso, escolha um tema de sua preferência e que você goste bastante para escrever sobre conosco!
Você já parou para pensar por que, exatamente, você compra o que compra? Será que tudo que você consome é de maneira consciente, ou será que as outras áreas da sua vida também influenciam nisso?
Antigamente, antes da criação de conteúdo, o nosso consumo era muito diferente, muito baseado nas nossas necessidades básicas. Ou seja: quando tínhamos fome, comprávamos comida; quando tínhamos sede, comprávamos uma bebida.
Hoje em dia, isso tem mudado muito: outras áreas da nossa vida influenciam diretamente o nosso comportamento de compra.
Um exemplo: você, com certeza, conhece alguém que já comprou algum tipo de produto ou serviço porque alguma blogueira ou influenciador muito famoso recomendou. Ou, então, uma pessoa que nunca ligou muito para roupas de ginástica, creatina, suplementos ou SmartWatch e passou a consumir vários desses produtos assim que começou na academia, embarcando de vez no mundo fitness.
O círculo social em que nos inserimos, a nossa cultura, crenças e até motivações pessoais influenciam diretamente no nosso comportamento de compra.
Agora, você pode estar se perguntando: afinal, o que isso tem a ver com escrever um texto?
Como pessoa criadora de conteúdo, você precisa entender as necessidades da pessoa consumidora e também gerar outras necessidades, além de conquistar a confiança dessa pessoa.
Hoje em dia, estamos cercados de muitos conteúdos diferentes na internet. Ter um conteúdo bem estruturado contendo o que a pessoa está realmente procurando vai fazer com que ela confie muito mais no seu produto e na sua marca.
Vamos conferir alguns exemplos do que pode influenciar diretamente o comportamento de compra da pessoa consumidora.
Atualmente, é muito comum que blogueiros, blogueiras, youtubers e tiktokers façam publicidade em suas redes para vários tipos de produtos, e até coloquem seus nomes nesses produtos. Isso acontece porque o nome daquela pessoa que tantas outras seguem e confiam, atrelado a um produto, pode influenciar muito a decisão de compra.
Às vezes, pessoas de classes sociais mais baixas ou mais altas podem até consumir o mesmo produto, mas de marcas diferentes, por exemplo.
Por exemplo: quando você é estudante, você consome muito mais itens de papelaria, livros, xerox. Com o passar dos anos, quando você se forma e o seu estilo de vida muda, o seu tipo de consumo também pode mudar.
Vamos voltar ao exemplo da pessoa da academia. Quando ela tem esse foco em ser mais saudável e fitness, o seu tipo de consumo também muda. Outro exemplo são as pessoas veganas, que não consomem nada de origem animal, que sempre levarão essa motivação em consideração na sua decisão de compra.
Você, como pessoa criadora de conteúdo, precisa entender como o seu texto vai influenciar diretamente o comportamento de compra da pessoa consumidora. Para isso, você precisa definir o seu objetivo.
A nossa personagem Olívia percebeu que o objetivo final do texto dela é trazer mais credibilidade para a empresa em que ela trabalha. Então, agora é a sua vez de entender o objetivo do seu texto!
Como vimos anteriormente, é preciso entender muito bem o objetivo do seu texto e a influência que ele vai exercer sobre o leitor.
Um dos principais pontos para isso é saber identificar qual o formato ideal para o seu texto. Nesse curso trabalharemos com os formatos principais, mas existe uma diversidade de outros tipos que também podem ser aplicados com todas as dicas que passaremos aqui.
Esse formato é o mais comum e famoso. Os blogposts têm como principal objetivo informar sobre um assunto ou solucionar um problema, e será o formato principal do nosso curso.
O blogpost possui dois tipos principais:
São conteúdos virtuais mais longos e aprofundados. Por conta dessa profundidade, eles são muito utilizados para o Marketing de Relacionamento, porque alimentam a relação com a pessoa consumidora.
Você já deve ter passado pela situação de entrar em um site que oferecia um e-book. Em troca de receber esse material mais aprofundado, você deixou suas informações de contato, como nome e e-mail.
Os e-books também são muito utilizados para a coleta correta de dados. Conforme a Lei de Dados, você só pode coletar os contatos de uma pessoa para nutrir o lead caso a própria pessoa tenha fornecido esse contato e esteja ciente de que você pode utilizá-lo.
Apesar de serem coisas diferentes, o E-mail Marketing e a Newsletter estão bastante relacionados, porque ambos são utilizados para nutrir leads e aproximar clientes.
São conteúdos feitos e entregues seguindo um determinado intervalo de tempo, podendo ser diários, semanais ou mensais, a depender do seu objetivo.
Um exemplo e sugestão de Newsletter é a The News. Seu principal objetivo é informar sobre notícias do Brasil e do mundo de maneira simples e leve, sendo voltada para o público jovem que não tem o costume de ler ou assistir jornais tradicionais. Um exemplo dessa linguagem na abertura da edição do Carnaval:
"bom dia, o carnaval está chegando, mas ainda existe dia útil antes da purpurina. pegue o seu café sem açúcar e foco na segunda."
Esse exemplo é interessante para algo que falaremos mais adiante: linguagem e tom do seu texto. Além de compreender o seu objetivo e o seu formato ideal de texto, você precisa conhecer para quem você está escrevendo para adequar a sua escrita.
Agora você pode selecionar o seu formato de texto. Faremos isso na nossa próxima atividade!
O curso Redação: boas práticas para marketing digital possui 55 minutos de vídeos, em um total de 39 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Marketing Digital em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.
Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:
Impulsione a sua carreira com os melhores cursos e faça parte da maior comunidade tech.
1 ano de Alura
Assine o PLUS e garanta:
Formações com mais de 1500 cursos atualizados e novos lançamentos semanais, em Programação, Inteligência Artificial, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.
A cada curso ou formação concluído, um novo certificado para turbinar seu currículo e LinkedIn.
No Discord, você tem acesso a eventos exclusivos, grupos de estudos e mentorias com especialistas de diferentes áreas.
Faça parte da maior comunidade Dev do país e crie conexões com mais de 120 mil pessoas no Discord.
Acesso ilimitado ao catálogo de Imersões da Alura para praticar conhecimentos em diferentes áreas.
Explore um universo de possibilidades na palma da sua mão. Baixe as aulas para assistir offline, onde e quando quiser.
Acelere o seu aprendizado com a IA da Alura e prepare-se para o mercado internacional.
1 ano de Alura
Todos os benefícios do PLUS e mais vantagens exclusivas:
Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos, corrige exercícios e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com a Luri até 100 mensagens por semana.
Aprenda um novo idioma e expanda seus horizontes profissionais. Cursos de Inglês, Espanhol e Inglês para Devs, 100% focado em tecnologia.
Transforme a sua jornada com benefícios exclusivos e evolua ainda mais na sua carreira.
1 ano de Alura
Todos os benefícios do PRO e mais vantagens exclusivas:
Mensagens ilimitadas para estudar com a Luri, a IA da Alura, disponível 24hs para tirar suas dúvidas, dar exemplos práticos, corrigir exercícios e impulsionar seus estudos.
Envie imagens para a Luri e ela te ajuda a solucionar problemas, identificar erros, esclarecer gráficos, analisar design e muito mais.
Escolha os ebooks da Casa do Código, a editora da Alura, que apoiarão a sua jornada de aprendizado para sempre.