Alura > Cursos de Inovação & Gestão > Cursos de Administração e Gestão > Conteúdos de Administração e Gestão > Primeiras aulas do curso RPA: automatize processos com ferramentas No/Low Code

RPA: automatize processos com ferramentas No/Low Code

Automação de processos - Apresentação

Deseja desenvolver robôs para aliviar a rotina de trabalho ou para buscar excelência operacional na empresa, mas não tem habilidades de programação ou não deseja lidar com muitas linhas de código? Você está no lugar certo! Boas-vindas ao curso de automação de processos utilizando o NoCode.

Meu nome é Júlia Viana e sou instrutora de Inovação e Gestão aqui na Alura.

Autodescrição: Júlia é uma mulher de pele branca, cabelo comprido e castanho. Ela veste uma blusa preta e tem uma iluminação rosa ao meu fundo.

Neste curso, vamos falar sobre:

Vamos tratar também de mineração de processos, como identificar os processos, documentá-los e priorizá-los. Além disso, abordaremos a modelagem desses processos, facilitando a visualização e a comunicação desse processo para outras pessoas, identificando gargalos e oportunidades de melhoria.

Também discutiremos sobre a anotação BPMN, que é uma maneira de desenhar esse processo para garantir a correta compreensão deste fluxo de trabalho.

Para concluir, vamos desenvolver um robô. Portanto, você vai sair deste curso com um robô funcional que integra ferramentas do Google, como o Google Sheets, e o Trello, um quadro para organizar suas tarefas e atividades, facilitando também a visualização do seu fluxo de trabalho.

Este curso é direcionado a:

Planejamos cuidadosamente a didática deste curso, então, ao longo de sua jornada, existem diversos exercícios para que você possa praticar o seu conhecimento.

E em caso de dúvidas, ou se desejar compartilhar algum pensamento ou algo que ocorreu durante este percurso, temos duas plataformas de interação, o nosso Fórum e o Discord. Nestes espaços, além de conversar conosco, você também pode trocar ideias com colegas de curso ou alunas e alunos da Alura.

Nossa imersão no mundo da automação de processos está apenas começando. Vamos lá?

Automação de processos - Automação de processos

No mundo acelerado e complexo em que vivemos, as empresas estão cada vez mais em uma corrida para se manterem atualizadas e relevantes no mercado. Elas buscam excelência operacional, aprimorando a eficiência e a eficácia de suas operações. Uma maneira de fazer isso é através da automação de processos.

O que é a automação de processos?

A automação de processos é o uso da tecnologia e da integração de dados e sistemas para automatizar tarefas que antes eram realizadas manualmente.

Por que automatizar processos?

Tarefas manuais podem ser muito demoradas, propensas a erros e também ineficientes, o que pode gerar problemas operacionais, interrupção do fluxo de trabalho, estresse e frustração nas pessoas funcionárias que precisam realizar essas atividades repetitivas.

Além disso, tarefas que são lentas e exigem um alto nível de concentração podem levar a erros que resultam em problemas pequenos ou grandes dentro do fluxo de trabalho.

O que pode ser automatizado?

Alguns processos que podem ser automatizados são, por exemplo, transações financeiras de um banco que lida com grande volume de dados e sistemas. Este é um processo que pode ser automatizado, facilitando a rotina de trabalho das pessoas funcionárias do banco e agilizando a operação.

Também é possível realizar follow-up automatizado. No caso de uma equipe de vendas, uma sequência de e-mails pode ser agendada e preparada para ser enviada a potenciais clientes, aumentando a possibilidade de nutrir esse relacionamento com o objetivo de fechar uma venda.

Adicionalmente, a programação de mídias sociais pode ser automatizada. Imagine uma equipe de marketing que precisa ter presença constante nas redes sociais.

Podemos automatizar esse fluxo de trabalho, agendando esses posts e garantindo que essa presença ocorra de forma mais sistemática e frequente, sem a necessidade de um clique manual de uma pessoa para que esses posts apareçam para as pessoas usuárias que estão interagindo com a marca em questão.

Por alguns anos, atuei automatizando processos que eram realizados no SAP, que é um Sistema de Gerenciamento de Empresas (Enterprise Resource Planning - ERP), na área fiscal de uma grande mineradora.

Portanto, as possibilidades de automação de tarefas e processos são inúmeras e muito amplas. Esses recursos podem ser aplicados desde em grandes empresas, equipes, bancos, marketing e vendas, até em sua realidade individual, no que você faz em seu dia a dia, dentro de sua rotina.

Às vezes, você precisa automatizar um pequeno processo ou uma atividade que causa retrabalho ou cansaço, por ser repetitiva ou demandar muito tempo. Este tipo de atividade pode ser automatizado, liberando você para fazer coisas mais proveitosas, que realmente exigem de sua capacidade humana.

Como mencionado, a automação de processos é o uso da tecnologia como uma aliada e serve para:

A automação de processos é uma ferramenta poderosa na busca pela excelência operacional e no aprimoramento de suas operações. Agora, vamos continuar falando sobre a automação de processos, mas com foco na robotização, o RPA. Vamos lá?

Automação de processos - Robotic Process Automation

Como mencionei anteriormente, durante alguns anos trabalhei como desenvolvedora de Processo Robótico de Automação (RPA, por sua sigla em inglês Robotic Process Automation), e automatizava tarefas e serviços realizados no SAP, um sistema de gestão empresarial, para uma grande mineradora atuando na área fiscal dessa empresa.

Portanto, era uma Consultora de Tecnologia e Inovação com a função de desenvolvedora RPA. Pude perceber claramente a decepção no rosto das pessoas quando compreendiam que os "robôs" que eu criava não eram robôs gigantes como os Transformers, ou mesmo robôs feitos de Arduino, mas robôs feitos de software.

Apesar dessa decepção ser palpável, o RPA é uma ferramenta poderosa para automatizar tarefas que são repetitivas e demoradas, através do uso de software.

Esse é um tipo de robô que pode aprender, simular e executar processos com base em regras de negócio, replicando o que uma pessoa faria em relação a um sistema ou dados.

Um exemplo prático

Para exemplificar, vou mostrar na prática um robô que criei para automatizar uma tarefa simples e muito repetitiva que realizo no meu dia-a-dia.

Criei esse robô utilizando a plataforma Zapier, que discutiremos mais adiante neste processo de aprendizado sobre automação.

O robô que criei, chamado "Upload no Drive", que está ativo, possui uma tarefa muito específica. Antes de detalhar essa tarefa, informo que criei um e-mail e uma conta no Google Drive específicas para o robô, para acompanhar o log de suas atividades.

Esse robô está configurado para pegar qualquer anexo recebido no e-mail que criei para ele. Se o anexo for recebido na caixa de entrada e for marcado com uma estrela, ou seja, favoritado, o robô o move o arquivo para o Google Drive.

Para ilustrar, preparei um exemplo no qual envio um e-mail para o endereço do robô com um anexo em PDF e peço a ele para salvar o documento anexado. Após enviar o e-mail, não preciso fazer nada mais, pois o robô automaticamente adiciona o anexo à conta do Google Drive que defini.

Isso pode parecer simples, pois a tarefa do robô é apenas retirar o anexo do e-mail e colocá-lo no Google Drive, mas já é uma tarefa a menos para eu me preocupar. Dessa forma, evito o risco de perder algum e-mail importante e seu respectivo anexo.

Portanto, a finalidade do RPA é facilitar nossa vida ao automatizar tarefas de nosso cotidiano de trabalho. O RPA é um tipo de automação que utiliza software para executar tarefas que são repetitivas, manuais, propensas a erros e demoradas.

Ele simula a ação humana, como se alguém tivesse movido o anexo para o Google Drive, de uma maneira muito mais rápida e automatizada.

Quais tarefas podem ser automatizadas?

Em resumo, podemos automatizar tarefas:

Caso você esteja pensando em utilizar o RPA, procure por tarefas com essas características em seu dia a dia que possam ser automatizadas. Isso pode ajudá-lo a escolher os processos a serem automatizados e aliviar sua carga de trabalho.

O RPA (Automação Robótica de Processos) vem para auxiliar na eficiência e eficácia das operações, buscando excelência, nos fazendo economizar tempo e dinheiro e ainda aumentando a satisfação dos funcionários.

Isso ocorre, pois, a partir do momento que uma atividade repetitiva e tediosa é transferida da equipe humana para o robô, ela deixa de ser uma preocupação e sai da extensa lista de tarefas a serem realizadas no dia a dia.

Dicas adicionais

Além das dicas que já forneci sobre os tipos de tarefas que devem ser procuradas, existem algumas outras caso você queira se aprofundar e se aperfeiçoar nesse universo de automação dos processos por robôs, visando desenvolver seus próprios robôs. Esses não são Transformers, mas ainda assim são muito interessantes e é fascinante vê-los trabalhando.

Comece com processos simples e, à medida que for ganhando familiaridade e confiança no processo de desenvolvimento, vá migrando gradualmente para processos mais complexos e robustos que implicam mais regras de negócios e exceções.

Escolha também uma ferramenta fácil de usar para que o processo não seja traumático e não haja uma grande curva de aprendizado para começar a desenvolver seus robôs, tornando o aprendizado sobre o assunto mais tranquilo.

Escolha uma ferramenta que seja compatível com os sistemas e com os dados que você utiliza em seu negócio. Ou seja, o ideal é que essa ferramenta seja capaz de se integrar ao sistema que você utiliza e receba o tipo de dados que você está acostumado a trabalhar no seu dia a dia, na sua rotina de trabalho.

Agora, vamos falar sobre ferramentas. Faremos uma introdução em ferramentas tanto no-code (sem código) quanto low-code (baixo código), que são ferramentas que demandam pouco ou nenhum nível de experiência com programação e desenvolvimento de código.

Sobre o curso RPA: automatize processos com ferramentas No/Low Code

O curso RPA: automatize processos com ferramentas No/Low Code possui 107 minutos de vídeos, em um total de 39 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Administração e Gestão em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Administração e Gestão acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas