Boas-vindas a este curso sobre Sass, um pré-processador CSS.
Olá, eu sou a Nayanne Batista e acompanharei vocês ao longo deste curso.
Audiodescrição: Nayanne é uma mulher com pele morena, olhos e cabelos castanhos escuros, e está usando uma camisa cor de laranja.
O Sass é uma ferramenta interessante, porque é um CSS com superpoderes. Para aprender sobre os recursos avançados que o Sass oferece, utilizaremos o projeto Serenatto Café, que é uma landing page de uma cafeteria que oferece diversos serviços e produtos.
Para estilizar este projeto, aprenderemos sobre recursos que o CSS não oferece de forma nativa, como:
Além disso, para servir o projeto localmente como ferramenta de build, utilizaremos o Vite, que tornará a compilação do Sass em CSS muito mais eficiente e automática, já que é o CSS que o navegador entende.
O que é necessário para fazer este curso? É importante ter uma boa base sobre CSS, entender sobre as propriedades, display flex, grid e responsividade, para aproveitar melhor o curso.
Estou empolgada para começar, então pegue seu café e venha nos acompanhar!
Vamos conhecer o desafio que desenvolveremos ao longo deste curso? No Figma, vamos abrir o projeto do Serenatto Café.
Trata-se de uma landing page de uma cafeteria que oferece diversos serviços e produtos. Essa aplicação é bastante robusta, com recursos como o modo noturno, por exemplo. Além da versão noturna, também temos a versão para dispositivos móveis, o que nos responsabiliza pela implementação da responsividade.
Para estilizar este projeto, utilizaremos um pré-processador CSS. Nossa escolha será o Sass. Então, primeiramente, vamos acessar a documentação do Sass.
Sass é a abreviatura para Syntactically Awesome Style Sheets, ou seja, folhas de estilo sintaticamente incríveis. Segundo a documentação, essa ferramenta se intitula um "CSS com superpoderes".
Precisamos utilizar o Sass, porém o navegador entende apenas CSS, então será necessário compilar o Sass em CSS. Para isso, utilizaremos uma ferramenta moderna e rápida que servirá nosso projeto localmente e fará a compilação instantânea: o Vite.
Falaremos mais sobre o Sass e como instalá-lo no próximo vídeo. Agora, vamos explorar o Vite.
O Vite será a ferramenta que utilizaremos para construir nosso projeto e compilar o Sass para CSS. Vamos acessar a documentação do Vite.
Para começar nosso projeto, precisamos instalar essa ferramenta. Vamos clicar no botão "Get Started" e descer a página até a seção "Scaffolding Your First Vite Project", onde encontraremos o comando para criar um novo projeto com a última versão do Vite:
npm create vite@latest
Em nosso computador, criaremos uma pasta chamada "Serenatto". Com ela aberta no Explorador de Arquivos, vamos digitar cmd
na barra superior e pressionar "Enter" para abrir um terminal. Assim, o terminal é aberto já no caminho específico da pasta do projeto.
Ao usar o comando copiado da documentação do Vite, o terminal solicitará um nome para o projeto, então vamos inserir o nome "serenatto-cafe" e pressionar "Enter" novamente.
Em seguida, é preciso selecionar um framework. Usando as setas do teclado, podemos escolher entre várias opções, como:
O Vite é uma ferramenta que serve para criar templates em diversos frameworks. No nosso caso, criaremos um projeto com JavaScript puro, então selecionaremos Vanilla.
Depois, devemos selecionar a variante, pois o Vite suporta JavaScript e TypeScript. Utilizaremos JavaScript para lidar com os modais e a responsividade.
Assim, o projeto foi criado e o terminal mostrará três novos comandos que precisamos executar. Primeiramente, entraremos na pasta do projeto com o seguinte comando:
cd serenatto-cafe
Uma vez dentro do projeto, vamos baixar todas as dependências necessárias, que ficarão listadas no arquivo package.json
. Executaremos o seguinte comando:
npm install
Após a instalação, podemos visualizar o projeto no VS Code. Basta executar o seguinte comando:
code .
Após pressionar a tecla "Enter", o VS Code será aberto e podemos observar a estrutura do projeto no menu Explorer à esquerda. Essa estrutura inclui:
counter.js
, index.html
, main.js
, package.json
e package-lock.json
style.css
Na linha 11 do arquivo index.html
, notamos que ele já importa o script main.js
, que por sua vez importa a folha de estilo na linha 1. É no arquivo style.css
que começaremos a trabalhar quando instalarmos o Sass no próximo vídeo.
Para executar o projeto, vamos abrir o terminal do VS Code com "Ctrl + J', selecionar uma aba do Git Bash e executar o comando:
npm run dev
O projeto é servido no localhost na porta 5173. Podemos clicar no link disponibilizado no terminal para abrir o projeto no navegador, que exibe um "Hello Vite" com o símbolo do Vite e do JavaScript, além de um contador que incrementa quando clicamos nele.
Antes de começar a codificar nosso projeto, vamos apagar algumas partes que não precisaremos. No VS Code, no menu Explorer à esquerda, podemos excluir a pasta "public" e os arquivos counter.js
e javacript.svg
.
No main.js
, vamos manter apenas a primeira linha, que corresponde à importação da folha de estilos. O restante pode ser apagado. No arquivo style.css
, podemos apagar tudo.
Desse modo, ficamos com uma estrutura mais básica para nosso projeto. Agora, se executarmos o projeto, temos apenas uma página em branco.
Com o Vite instalado, já conseguimos criar nosso projeto. O Vite é uma ferramenta de build e servidor de desenvolvimento que otimiza a criação do projeto, oferecendo compilação instantânea do CSS de pré-processadores como o Sass.
Ele utiliza o poder dos módulos do ECMAScript para realizar essa compilação de forma automática, tornando o desenvolvimento mais eficiente.
O próximo passo é integrar o Vite com o Sass, o pré-processador que utilizaremos. Descobriremos como fazer isso no próximo vídeo.
Agora que criamos o projeto com Vite e apagamos alguns arquivos desnecessários para nossa landing page, temos apenas uma página em branco quando executamos o projeto. Que tal começarmos a mudar isso?
O foco deste curso é a parte da estilização, então disponibilizaremos uma estrutura HTML já pronta, na atividade "Preparando o Ambiente". Basta você abrir o arquivo index.html
do projeto e substituir o conteúdo. Note que continuamos importando o script main.js
, na linha 262.
Além disso, também disponibilizaremos uma pasta como todos os assets do projeto, ou seja, as imagens e os ícones. Não se esqueça de colocar essa pasta no projeto também, pois ela contém todos os produtos e serviços do Serenatto Café.
Agora, se voltarmos ao navegador e recarregarmos, veremos uma estrutura ainda um pouco distante daquela que está no Figma, mas já temos o nosso HTML com links, imagens, produtos e o formulário.
Nosso desafio agora é começar a estilizar essa página.
O projeto Serenatto possui muitos estilos e, para organizá-los de forma que não fique um CSS gigante e repetitivo, é importante utilizarmos uma ferramenta que nos auxilie. Essa ferramenta será um pré-processador CSS chamado Sass. Ele é comumente chamado de "CSS com superpoderes", e logo vamos descobrir por quê.
O primeiro passo é instalar a ferramenta no computador, então vamos acessar a documentação do Sass.
Na barra superior do site, clicaremos em "Install". Descendo a página até a seção "Install Anywhere (npm)", temos instruções de como realizar a instalação com o NPM, que é um gerenciador de pacotes.
Contudo, para utilizar o NPM, precisamos ter o Node instalado. Como sabemos se temos o Node instalado? No VS Code, basta abrir o terminal e executar o comando:
node -v
No nosso caso, temos o Node instalado na versão 20.12.2. Caso você receba alguma mensagem de erro ou dizendo que este não é um comando reconhecido, isso quer dizer que o Node não está instalado no seu computador.
O passo a passo para fazer essa instalação está na atividade "Preparando o Ambiente", mas basicamente é preciso acessar a documentação do Node e clicar em "Download" ou "Descarregar", dependendo do idioma. Depois de feito o download, basta seguir os passos para fazer a instalação e, então, será possível utilizar o NPM.
Com o Node instalado, vamos voltar à documentação do Sass e copiar o comando de instalação com o NPM. A flag -g
significa que a instalação será realizada de forma global:
npm install -g sass
No terminal do VS Code, vamos colar o comando e pressionar "Enter" e a ferramenta será baixada rapidamente.
Para verificar a versão, podemos digitar:
sass --version
Nossa versão é 1.79.1.
Agora, já temos tanto o Vite quanto o Sass. Vamos descobrir como fazer a integração dessas ferramentas.
O SASS, como mencionado, é um pré-processador CSS que nos auxilia porque estende todas as funcionalidades do CSS, adicionando vários recursos e funcionalidades avançadas que o CSS não traz de forma nativa.
Ele nos ajudará muito a modularizar nosso código, reutilizar trechos de código e deixar os estilos mais organizados de forma eficiente, facilitando a manutenção e o próprio desenvolvimento.
No próximo vídeo, começaremos a entender mais sobre a sintaxe do SASS. Nos vemos lá.
O curso SASS com Vite: otimizando e modularizando seu CSS possui 113 minutos de vídeos, em um total de 53 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de HTML e CSS em Front-end, ou leia nossos artigos de Front-end.
Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:
Impulsione a sua carreira com os melhores cursos e faça parte da maior comunidade tech.
1 ano de Alura
Assine o PLUS e garanta:
Formações com mais de 1500 cursos atualizados e novos lançamentos semanais, em Programação, Inteligência Artificial, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.
A cada curso ou formação concluído, um novo certificado para turbinar seu currículo e LinkedIn.
No Discord, você tem acesso a eventos exclusivos, grupos de estudos e mentorias com especialistas de diferentes áreas.
Faça parte da maior comunidade Dev do país e crie conexões com mais de 120 mil pessoas no Discord.
Acesso ilimitado ao catálogo de Imersões da Alura para praticar conhecimentos em diferentes áreas.
Explore um universo de possibilidades na palma da sua mão. Baixe as aulas para assistir offline, onde e quando quiser.
Acelere o seu aprendizado com a IA da Alura e prepare-se para o mercado internacional.
1 ano de Alura
Todos os benefícios do PLUS e mais vantagens exclusivas:
Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos, corrige exercícios e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com a Luri até 100 mensagens por semana.
Aprenda um novo idioma e expanda seus horizontes profissionais. Cursos de Inglês, Espanhol e Inglês para Devs, 100% focado em tecnologia.
Transforme a sua jornada com benefícios exclusivos e evolua ainda mais na sua carreira.
1 ano de Alura
Todos os benefícios do PRO e mais vantagens exclusivas:
Mensagens ilimitadas para estudar com a Luri, a IA da Alura, disponível 24hs para tirar suas dúvidas, dar exemplos práticos, corrigir exercícios e impulsionar seus estudos.
Envie imagens para a Luri e ela te ajuda a solucionar problemas, identificar erros, esclarecer gráficos, analisar design e muito mais.
Escolha os ebooks da Casa do Código, a editora da Alura, que apoiarão a sua jornada de aprendizado para sempre.